O que é verdade e o que é mentira, e minhas idéias:
Depois do sucesso de Sonic The Hedgehog para o Genesis em 1991, a Sega of Japan se preparava para lançar uma sequência do primeiro título, e este seria lançado para o Sega CD (Mega CD no Japão). Por que em CD?! Muito simples: A Sega of Japan tinha uma ideia de fazer com que Sonic viaja-se pelo tempo, passando por diversas fases (bem mais que o primeiro título), e por causa disso, o Genesis não suportaria o jogo, então ele seria para o Sega CD.
A ideia de viagens no tempo logo ganhou a mídia na época, e várias revistas já falavam que o novo Sonic teria as viagens no tempo, inclusive, algumas até citavam que o jogo sairia também para o Genesis e o Game Gear, todos com o sistema de viagem no tempo. Vejam essa revista brasileira da época, antes do lançamento de Sonic 2:
Essa era uma das melhores revistas da época |
Essa revista fala que Sonic 2 não tem viajem no tempo |
Como vocês viram, a "viajem no tempo" estava programada para a sequência de Sonic 1, inclusive, uma das revista diz quem em uma fase, Sonic pode mudar de tamanho e encolher, talvez isso seja uma referencia à Metalic Madness Zone de Sonic CD, em que alguns raios laser encolhem você para que você passe por espaços pequenos, e depois volte ao normal.
Continuando... A Sega of Japan já tinha seu projeto de Sonic 2 para o Sega CD, mas o tempo estava se esgotando... a Nintendo já estava investindo em novos jogos do Mario, então a Sega of Japan foi trabalhar junto a Sega of America para terminar o game mais rápido. Contudo, a equipe americana tinha outras ideias, e queria o Sonic 2 para o Genesis, mas a SoJ não permitia, e continuou com seu projeto. Então a SoA começou a "refazer" o Sonic 2, pegando algumas coisas do projeto da SoJ (basta compararem as entradas das Zonas de Sonic 2 Final e Sonic CD Final, possuem as mesmas cores e desenhos).
O tempo passou e a Sega of America tinha criado várias Zonas para o Sonic 2, mas por causa do curto tempo para o lançamento, algumas fases não puderam ser terminadas, nem a "viajem no tempo" que as duas equipes planejavam para o Sonic 2 foi terminada, então algumas fases foram cortadas (como a Hidden Palace Zone), bem como a "viajem no tempo".
Depois de introduzir alguns diferenciais do Sonic 1 (Tails, Super Sonic e alguns sprites novos) no projeto (para que não sabe o Sonic 2 da Sega of America começou a ser feito em "cima" de Sonic 1), a SoA "estava pronta" para lançar seu jogo (depois de muitos vazamentos de Protótipos e Betas), então a Sega of Japan que ainda trabalhava no seu Sonic 2, foi obrigava a parar o projeto e engaveta-lo...
Em 1992, a Sega of America lançou o jogo pelo qual conhecemos como Sonic The Hedgehog 2, sequencia direta de Sonic The Hedgehog. O jogo foi lançado para o Genesis e Game Gear, e não contava com viagens no tempo.
Mas e o projeto da Sega of Japan? Bem... 1 ano depois... em 1993, esperava-se uma sequencia de Sonic 2, porém ela ainda não venho... A SoJ pegou seu antigo projeto de Sonic 2 que havia sido abandonado, e começou a trabalhar nele novamente. A SoJ criou um enredo totalmente fora dos enredos de Sonic 1 e 2, introduzindo 2 novos personagens: Amy Rose (namorada do Sonic) e Metal Sonic "versão 2" (uma nova versão do robô criado por Eggman que também apareceu na Death Egg em Sonic 2 Final).
O enredo se tratava da busca de Sonic por Amy para salva-la de Eggman, que havia levado ela para o Little Planet (um planetinha que aparece 1 vez por ano no Never Lake). Ordenado por Sally (segundo o manual americano de Sonic CD), Sonic corre até o Little Planet, e lá usar sua velocidade para quebrar as barreiras do tempo e espaço e assim viajar no tempo, e assim recuperar a paz em cada Zona, mas para isso ele também precisa das Time Stones (que não são esmeraldas). Sonic CD é bem futurista, incluindo o Special Stage com seus UFO's.
Enfim... A SoJ havia criado um novo jogo do Sonic em 1993, que ficou batizado simplesmente de Sonic CD, um jogo que não tem nada a haver com a série principal (Sonic 1, 2, 3 e Knuckles), então se tornou um spin-off.
Com cutescenes e músicas ao estilo pop rock (graças ao CD), Sonic CD foi lançado no Japão, logo após chegou à Europa, e mais tarde à América, onde teve toda sua trilha sonora modificada pela Sega of America (não sei o porque).
Porém, Sonic CD aparenta também faltar uma Zona, a conhecida "Dust Desert Zone". O mapa do Little Planet apresenta um deserto, mas o jogo não tem nenhuma fase de deserto, e a tela secreta de seleção de fases (cima, baixo, baixo, esquerda, direita + B na tela de título do jogo) apresenta um erro: Palmtree Panic é a Zona 1, e Collision Chaos (Zona seguinte) é a "Zona 3". Onde esta a Zona 2?! O mapa mostra claro que perto de Palmtree Panic há um deserto! Ai fica a dúvida: Há uma fase cortada de Sonic CD final?
Enfim... Sabemos agora que o que era pra ser o Sonic 2, se tornou o Sonic CD, e o Sonic 2 que conhecemos, venho de um projeto da Sega of America que foi feito em cima de Sonic 1. Basta ver as versões Alfa de Sonic 2 e você verá Green Hill com Sonic e Tails bugados.
Sonic 3 e Sonic & Knuckles também apresentam um elemento vindo de Sonic CD: A entrada das fases que foram inspirada nas de Sonic CD, outra prova de que Sonic CD é o legitimo Sonic 2, além dos sprites de Sonic 1 usados em CD, são outra prova.
Comentários
Postar um comentário