Análise: Sonic The Hedgehog 4: Episode I

Análise do jogo Sonic 4: Episode 1



O inicio em 2009...>>>


Em 2009, a Sega revelou um projeto intitulado Project Needlemouse. O que era? Ninguém sabia. A Sega não fez nenhum marketing, mostrando apenas alguns vídeos, mas nada demais... a Sega então fez uma gincana interativa com seus seguidores do Twitter, e pouco a pouco foi revelado que se tratava de um jogo 2D com o universo de Sonic. Pouco a pouco os personagens foram excluídos, sobrando apenas Sonic e Mr. Needlemouse, o novo amigo de Sonic. Mais tarde sobrou apenas Sonic, e a informação inédita de que Mr. Needlemouse foi o primeiro nome do Sonic(!).

Enredo>>>


World Map

O enredo do Episode 1 é meio confuso... O jogo se passa logo após os eventos finais de Sonic & Knuckles (Genesis). Após a destruição do Death Egg e a batalha na Doomsday Zone, Eggman fica morrendo de ódio de Sonic, então resolve "melhorar suas armas mais perigosas, e usar elas no Sonic outra vez". Sonic volta ao planeta Mobius (não é planeta Terra, esse segue a história original) e descobre que Eggman voltou a capturar seus amigos para transforma-los em Robôs para procurar as Esmeraldas do Caos outra vez.

Sabendo disso, Sonic não pode ficar parado, ele foi a luta!

Jogabilidade>>>

Sonic 4: Episode 1 trás toda a sensação de estar jogando um jogo antigo. Gráficos em 2D, plataformas flutuantes, inimigos (Badniks) que surgem do nada para te atrapalhar, anéis, postes de estrela, molas, placas de fim de ato, e Special Stages!
Apesar de tentar trazer o o Sonic clássico de volta, o Episode 1 é muito primário... O uso do Homing Attack está no centro de tudo, onde você deve sempre usa-lo para destruir uma fileira de Badniks voadores para chegar à outra plataforma... 
Por se tratar de ser um jogo divido em partes (como Sonic 3), o Episode 1 apresenta apenas 6 Zonas, cada uma divida em 4 atos, o 4º é o Boss, vamos conhece-las melhor:

Splash Hill Zone: Cenário tropical, com cachoeiras, pontes de madeira, pedras, plataformas verdes com quadradinhos em tons de amarelo e marrom, badniks em forma de peixes, palmeiras, oceano atrás de você, bem, cenário típico de primeira fase de um jogo do Sonic. O Boss é o mesmo da Green Hill Zone do Sonic 1 (Genesis).


Casino Street Zone: Uma cidade que nunca para para dormir a noite, e está sempre jogando nos Cassinos, até Sonic. Corra por plataformas vermelhas, aposte seus anéis nos mini-games e gimmick's para ganhar vidas extras, pontos extras ou anéis extras, ou... perder tudo. Jogue pinball e tome cuidado com os "morceguinhos chatos"... O Boss é o mesmo da Casino Night Zone do Sonic 2 (Genesis).




Lost Labyrinth Zone: Um labirinto sub-aquático que esconde muitos segredos (segredos que serão revelados no Episode Metal)... Aqui Sonic usará uma tocha para iluminar o local escuro e ativar as velhas plataformas de pedra e abrir portas... Equilibre-se sobre uma bola gigante de metal por trilhos e tome cuidado com os badnik's e lanças que saem do chão. O Boss é o mesmo a Labyrinth Zone do Sonic 1 (Genesis).




Mad Gear Zone: Uma cidade construída por Eggman para a criação da E.G.G Station, uma fortaleza espacial. Em Mad Gear Sonic deve escapar de várias armadilhas e usar canos furados que soltam vapor para ganhar altitude e usar as fileiras de badnik's voadores para chegar as outras plataformas. Tome cuidado com espinhos e prensas prontas para "amassar" o Sonic. O Boss é o mesmo da Metropolis Zone do Sonic 2 (Genesis), porém, no final você terá que perseguir Eggman e alcança-lo para destruir sua nave, mas tome cuidado com os "Mini-Eggman's" que explodem.



E.G.G Station Zone: A fortaleza espacial de Eggman. Sonic pega um foguete vermelho (com o emblema do Tails) para seguir o vilão até o espaço. Lá Sonic terá que enfrentar todos os Bosses anteriores novamente. O chefão final é o mesmo da Death Egg Zone do Sonic 2 (Genesis), mas agora ele está melhorado, tome cuidado com a eletricidade que sai do seu corpo... 






Após a explosão da estação, Sonic corre e escapa da morte... (outra vez). Fim do Episode 1.


Special Stage Zone: Os estágios especiais retornam em Episode 1. Inspirados nos clássicos do Sonic 1 do Genesis, estes são como labirintos, onde você deve "girar" o próprio labirinto para fazer Sonic encontrar e pegar a Esmeralda do Caos. Mas agora há um limite de tempo, e você deve coletar os anéis para abrir as portas e deve tomar cuidados com os círculos com exclamações, são os Game Over's da fase. Destrua losangos coloridos para abrir caminho por entre a fase e conquistar todas as 7 Esmeraldas do Caos e liberar o Super Sonic, jogável em todas as fases, exceto Bosses, com exceção da E.G.G Station Zone, que tem mais de 50 anéis pela fase.


Leve pelo menos 50 anéis ao fim de cada fase para acessar o SS




Veja outras imagens:


Super Sonic jogável em todas as fases





Resumindo: Sonic The Hedgehog 4: Episode 1 não é um jogo ruim, mas poderia ter ficado melhor... Os sprites do Sonic correndo são muito artificiais, além dos cenários me si, que parecem serem feitos todos de plástico, além de brilharem sem motivo algum... Como as palmeiras de Splash Hill Zone que funcionam como postes de luz... O jogo é fácil e rápido, 2 horas de jogos já são o suficientes para termina-lo, a dificuldade fica por conta dos Special Stages. Aliás, na versão da WiiWare é possível mover o labirinto do Special Stage movendo o Wii Remote com o Tilt, basta configurar em Options na tela de título.




Time Attack Mode>>>


O jogo ainda conta com os famoso Time Attack, também presentes nos Special Stages. Aqui você deve quebrar recordes de tempo e terminar as fases no menor tempo possível.


Leaderboards>>>


É um sistema em que todos aqueles registrados no Steam podem competir com outros jogadores no Time Attack. O Leaderboard's motra os melhores tempos de cada jogador em cada fase.




Gênero: Plataforma e Aventura
Plataformas: WiiWare, PSN, XBox Live, plataformas on-line do Iphone e Ipod Touch e PC.
Gráficos: 8,0
Diversão: 8,5
Jogabilidade: 10,0 (o game vem com um manual virtual)
Alta Definição: Sim, nas versões da PSN, XBox Live e PC, à 720p. A versão da WiiWare roda à 480p.
Considerações finais: Ótima tentativa da Sega e Dimps de fazer Sonic retornar as suas origens, mas poderia ter ficado melhor... Mesmo assim é uma ótima pedida, pena que não há multiplayer local... Mas aumentar a experiencia, é recomendável jogar com um Joystick se for jogar a versão para PC.




Curiosidade>>>


Sabia que pouco tempo antes do lançamento do Episode 1, o jogo todo vazou na internet? Pois é, e devido a esse vazamento, a Sega teve que refazer o jogo todo. Talvez esse deve ter sido o motivo do jogo não ter ficado tão bom...


Download>>>


Gostou do jogo? Achou ele interessante? Pois você pode baixar a versão da WiiWare aqui neste Blog! Basta ver a matéria do download e ir até o servidor e baixar. A matéria para o download pode ser acessada clicando Aqui.

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