Análise: Sonic The Hedgehog 4: Episode II

Análise do jogo Sonic 4: Episode 2






O renascimento do vilão, o retorno do parceiro, uma nova aventura!>>>



2012 chega e o anúncio do Episódio 2 de Sonic 4 logo corre o mundo todo. Dessa vez a Sega ouviu todos os Feedbacks no seu fórum online, todos podiam dar idéias e dicas, até eu ajudei =) Com o passar do tempo, as explicações finais do Episódio 1 começaram a fazer sentido, assim como seu enredo. O Episódio 1 era apenas uma introdução para a história principal, e iria começar a se desenrolar no Episódio 2. Metal Sonic renasce e o parceiro Tails volta para ajudar Sonic, agora como personagem jogável e parte crucial na aventura do ouriço.




Uma nova fronteira>>>


O enredo de Sonic 4: Episode II é muito mais bem explicado do que o do Episode I. Sonic e Tails iniciam viajando e conversando (o jogo não tem trabalho de dublagem) no avião Tornado. Depois da batalha na E.G.G Station Zone, Sonic pulou das estação espacial e Tails o salvou. Meses depois de tanta procura, os dois descobriram que Eggman ainda estava vivo e que voltou a trabalhar em seus planos de dominação global. Cabe aos dois amigos deterem o vilão barrigudo e sua criação mecânica, Metal Sonic. O jogo ainda trás de volta o Little Planet, de Sonic CD, que volta à Mobius para pairar sobre o Never Lake, porém, Eggman já tinha planos para o planetinha...


Jogabilidade>>>

Agora o Horming Attack não está mais no centro de tudo, e o "Spider Sonic" não existe mais. A jogabilidade lembra e muito a do Genesis. Agora com Tails, Sonic pode executar diversos combos, são eles:



Subimarine Combo: Tails usa suas caldas para ajudar Sonic a se locomover pela água. Extremamente flexível e funcional.
Como fazer: Action dentro da água, sem encostar no chão.





Rooling Combo: Sonic e Tails se agarram e giram ao mesmo tempo, fazendo um Spin Dash e destrói tudo. Só pode ir para uma direção.
Como fazer: Action no chão.


Helicopter Combo: Tails gira suas caldas para voar e puxa Sonic para faze-lo alcançar áreas mais altas.
Como fazer: Pule e Action no ar.




Special Combo: Depois de destruir o monitor dourado, Sonic e Tails fazem uma sequencia de ataques por todos por todos os lados, destruindo tudo ao seu redor e multiplicando os pontos.



Tornado Stage: Apenas em Sky Fortrees Zone Act 1 e Boss. Tails usa seu avião Tornado para ajudar Sonic a batalhar nos céus. É possível agora usar um ataque giratório com o avião, que destrói paredes que Sonic sozinho não pode.
Como fazer: Action com Sonic em sima do avião.



Special Combination: Nos Special Stages, Sonic e Tails podem ficar unidos por uma linha colorida, que faz com que ele possam se afastar mais, e assim pegar mais anéis.
Como fazer: Pegue o item de duas mãos unidas para ativar a combinação automaticamente.



Nota: Todos esse movimentos são desbloqueáveis, de inicio você não pode fazer nenhum. É possível chamar o Tails mesmo no Single Player.

Fases>>>


Sylvania Castle Zone: Um castelo antigo, cheio de ruínas misteriosas. O cenário aquático da fase lembra muito a Aquatic Ruin Zone de Sonic 2 do Genesis. Aqui Tails deve ajudar Sonic a alcançar lugares mais altos e escapar de armadilhas e badnik's que caem das paredes do castelo. Preste a atenção, pois existem monitores, armadilhas, badnik's e molas escondidas atrás de arbustos. Fique de olho nas plataformas móveis. O terceiro ato se passa a noite, com um céu estrelado, com vista para a grande floresta de pinheiros ao fundo e o Little Planet. O Boss é uma planta carnívora gigante controlada por Eggman que dispara raios laser.



White Park Zone: Um parque de diversões abandonado nas montanhas de neve, reativado por Eggman. Aqui Sonic e Tails devem tomar cuidado com as constantes nevascas e avalanches que podem te soterrar e mata-lo. Explore cavernas de gelo sub-aquáticas no ato 3, mas cuidado com o folego. Use o Submarine Combo para guia Sonic pelos labirintos de gelo. Tome cuidado com o Urso das neves gigante, ataque ele 3 vezes para destrói-lo, ou 2 com Super Sonic. O Boss é o Metal Sonic, que venho da Splash Hill Zone no foguete vermelho do Tails. Tome cuidado quando ele começar a destruir a montanha russa, ou você pode cair.



Oil Desert Zone: Uma grande refinaria de petróleo no meio do deserto escaldante. No ato 1, tome cuidado com as constantes tempestades de areia, que podem te empurrar para outros lugares. Use Tails para controlar a direção da queda. Use escorregadores com óleo para deslizar pelas fases e alcançar novas áreas. Tomes extremo cuidado com as areias movediças e os badnik's roxos que saem dela para te pegar. Desvie das bolas explosivas que o besouros fazem, fuja delas! No ato 3 você deve escapar de galpões que se enchem de areia. O Boss é um robô que Eggman criou a partir de restos de outras máquinas. Cuidado com as caixas que caem do céu e os espinhos e bombas, use as cetas para indicar o caminho mais seguro para ir.


Sky Fortress Zone: A grande frota aérea de Eggman está se aproximando! Corra para o Tornado! Sonic e Tails devem invadir a fortaleza voadora pelos céus usando o avião Tornado, por isso tome cuidado para não "prender" o avião e nenhuma plataforma, senão Sonic cai e morre. Preste a atenção na direção dos anéis e use o botão Action para quebrar as paredes de caixas. No ato 2 e 3 Sonic e seu amigo devem procurar por Eggman e Metal Sonic pela nave, desvie de turbinas que podem soltar fogo e use hélices para pegar impulso para chegar em lugares mais altos. O Boss é o Metal Sonic numa nave azul, cuidado com os lasers que ele dispara e os badnik's vermelhos que ele solta em sua direção. Corra o mais rápido que puder para alcança-lo e derrota-lo.


Death Egg mk.II Zone: Finalmente os dois heróis chegam na batalha final. Eggman se apossa do Little Planet e transforma ele no Ovo da Morte mk.II. Aqui as leis da gravidade  
nem sempre são validas, por isso fique esperto. Corra por diversas plataformas invertidas e use bastante o Helicopter Combo para não cair em armadilhas. No ato 1 você enfrenta Metal Sonic em uma corrida, igual a de Sonic CD. Cuidado, pois as portas fecham, use o Rooling Combo para quebra-las. Aquele que perder, será eletrocutado no fim. No último ato você enfrenta o vilão Dr. Eggman, pegue muitos anéis no início, e preste a atenção nas plataformas que dão choque. Cuidado com a máquina de Eggman, que só pode ser golpeada por cima, por isso, use o Helicopter Combo e ataque coma as caldas de Tails. Depois de vencida a batalha, Sonic e Tails fogem do Ovo da Morte e escapam do lugar pelos módulos de fulga. O Death Egg explode... Fim de Sonic 4?





Special Stage Zone: Inspirado no de Sonic The Hedgehog 2 (Genesis), aqui você deve coletar um determinado número de anéis para passar dos "Gates", são 3 aos todo em cada estágio. Se não conseguir todos os anéis, você perde, mas se conseguir, você ganha uma Esmeralda do Caos. Juntando todas as 7, você libera o uso do Super Sonic em todas as fases, inclusive Bosses.








Special StageEtapa 1Etapa 2Etapa 3
Special Stage 1 (Ciano)50 anéis100 anéis150 anéis
Special Stage 2 (Roxa)100 anéis200 anéis300 anéis
Special Stage 3 (Vermelha)100 anéis200 anéis300 anéis
Special Stage 4 (Azul)150 anéis250 anéis350 anéis
Special Stage 5 (Amarela)100 anéis200 anéis300 anéis
Special Stage 6 (Verde)150 anéis300 anéis450 anéis
Special Stage 7 (Cinza)120 anéis350 anéis500 anéis


Super Sonic>>>


Como no Episódio 1, Super Sonic retorna, jogável em todas as fases. Para ativa-lo, junte no mínimo 50 anéis e aperte o botão de transformação, na versão de PC é o botão C, mas pode ser configurada para ser outro botão ou tecla.


De olho nos monitores>>>


Super Ring: Quando quebrado este monitor, dá ao Sonic 10 anéis de uma vez.


Shield: Quando quebrando este monitor, dá ao Sonic um escudo, protegendo ele de perder seu anéis ou morrer.


Speed Shoes ou Power Sneakers: Quando quebrando este monitor, dá ao Sonic mais velocidade, por um curto período de tempo.


Invencibility: Quando quebrado este monitor, dá ao Sonic e Tails invencibilidade contra tudo (menos quedas e esmagamentos) por um curto período de tempo.


1 UP ou Extra Life: Quando quebrado este monitor, dá ao Sonic e Tails uma chance extra.


Combination Dash: Só encontrado nos Special Stages. Quando adquirido, Sonic e Tails ficam interligados por um fio colorido, assim, podendo se afastar e pegar mais anéis.


Special Combination: Monitor extremante raro. Quando quebrando, Sonic e Tails começam a atacar todos os badnik's ao seu redor, aperte o botão na tela para ganhar mais pontos.


Red Ring: Existe 1 por fase, exceto Bosses. Quando obtidas todas, ganha-se um troféu ou archivement. Geralmente estão escondidas em lugares pouco explorados e de difícil acesso.

Gráficos>>>

A gráfica do jogo melhorou muito em comparação ao Episode 1. Os backgrounds estão mais bem feitos, com mais profundeza e detalhes. Os cenários tem mais efeitos e são agora em 3D, mudando sempre de perspectiva. 

Áudio >>>

O efeitos sonoros são os mesmos das versões antigas do Genesis, trazendo muita nostalgia. A música das fases é bem feita, se adequando bem a temática da fase e o que acontece nela. Mas não é tão boa assim, algumas músicas são remixes de outras músicas do Sonic, como a de batalha com Metal Sonic, que trás uma parte remixada de Live and Learn de Sonic Adventure 2, e White Park Act 2, que é um remix de Trinkle Park de Sonic Adventure, mas ficaram muito bem feitas.

Menus e opções>>>


O menu principal trás: Single Player (jogue sozinho), Multiplayer (Local ou Online, Time Attack ou Co-op), Help & Options (configurações ingame do jogo e um manual virtual bem completo), Leaderboards (veja os melhores tempos no Time Attack Online através da plataforma que estiver jogando), e Exit Game (sair do jogo e retornar ao sistema operacional).

Plataformas: PC (Steam), XBox 360 (XBox Live), PS3 (PSN), dispositivos Android com Tegra 3.
Lançamento: 15/05/2012 e 16/05/2012
HD: Sim, todas as versões, até 1080p.

Considerações finais: Sonic The Hedgehog 4: Episode II é sem dúvidas muito melhor e mais divertido que o Episode I, e trás certo nível de  nostalgia, mas poderia ter sido melhor. A trilha sonora poderia ter sido melhor.

Nota final: 9,0

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