Nintendo DS e PSP: qual é o melhor? (análise 2012)

Uma pequena análise para identificar os pontos fortes e fracos de cada console


Se alguém cria algo de sucesso, outra pessoa cria algo parecido e tenta vende-lo. O primeiro tenta superar o outro, e o segundo tenta superar o primeiro, e assim sucessivamente. Isso cria uma verdadeira batalha pela conquista do gosto popular, e com os Video Games não é diferente, visto que o mercado de Video Games já faz mais lucros que o do Cinema. 

Sempre há fãs de consoles, e suas briguinhas, então farei uma análise de dois consoles muito populares no mundo, e que sempre estão em pé de guerra, falo do Nintendo DS e do Playstation Portable.

>>>Nintendo DS


Nintendo DS (modelo original)


O Nintendo DS é um console portátil da 6º geração, lançado em 2004. Ele tem um design de "abre e fecha" ou "concha", podendo assim ter o modo "Spleep" ou soneca, que permite pausar o jogo e quando fechado, poupar bateria. Durante seu desenvolvimento teve o codename de Project Nitro. As letras D e S reference à Dual Screen (Duas Telas) e Developers System (Sistema dos Desenvolvedores), devido as capacidades de hardware do console. 


O Nintendo DS tem duas telas, ambas usadas nos jogos, sendo que a inferior é Touch Screen, possibilitando grandes interações com Video Games. O sistema ainda vem com um microfone embutido, que é usado em alguns jogos, seja para falar ou soprar. Um bom exemplo, é o jogo The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, lançado em 2007 para o DS, onde se usa o Microfone para soprar e limpar a sujeiras dos mapas, apagar tochas e velas e gritar para chamar alguém que está bem longe, ou assustar algum inimigo. 

>>>Especificações técnicas

O Nintendo DS original tem uma CPU de 67.028 MHzARM946E-S (ARM) e 33.514 MHzARM7TDMI, serviços Wi-Fi (Nintendo Wi-Fi Connection) e conexão Wirelles (sem Fio). 4 MB de Ram e retrocompatibilidade com os cartuchos do GBA, sendo que não é possível jogar Multiplayer com o mesmo no DS. Usa cartões de memória Flash do DS como mídia.

Nintendo DS Lite com a sua stylus


O sistema acompanha 2 canetas Stylus para usar na Touch Screen, mas também é possível  usar os dedos, e qualquer parte do corpo.


>>>Modelos

Nintendo DS Lite (versão reformulada do Nintendo DS, lançada em 2006, mais compactada e com maior duração de bateria e maior brilho na tela, com ajuste de 4 níveis de intensidade); Nintendo DSi (versão que trás 2 câmeras para tirar fotos, editar e usar em jogos, editor de som, mais memória Ram, processador de 133 mhz, nova loja online, a DSiWare, melhor Wireless, maiores telas, porém sem retrocompatibilidade com os jogos do GBA); e Nintendo DSi XL (maior duração da bateria e maiores telas e speakers, assim como uma nova Stylus).

>>>Biblioteca de jogos

Vamos ao que interessa, os jogos. Se compra um console pelos seus jogos, e não pelos gráficos. O DS tem uma biblioteca de mais de 6000 jogos, sendo que ainda há jogos em desenvolvimento para o sistema, então este número tende a aumentar. O DS tem várias grandes franquias com ele, como Super Mario, The Legend of Zelda e Pokémon, e algumas exclusividades, como jogos do Sonic The Hedgehog. Pra quem gosta de jogos mais casuais, RPG, plataforma e aventura, o DS tem uma vasta biblioteca de jogos assim, e a DSiWare aumenta essa biblioteca com jogos mais simples, criados por desenvolvedores menores. Mas o DS também seus jogos Hardcore, como o Remake do primeiro título da série Resident Evil, Spin-offs de Assassin's Creed I e II, Mortal Kombat e mais. 

>>>Desbloqueio

Por usar Cartões de memória Flash, fica fácil. É preciso ter a Rom do jogo, e um Flash card, que são cartões criados por hacker's, e sua Kernel ou Homebrew, para executar os jogos. Todos os Flashcards do DS precisam de um SD Card para guardar os jogos. Não é preciso desbloquear o aparelho, o Flashcard inserido no Slot 1 já o desbloqueio. Mas no Nintendo DSi e DSi XL, as vezes isso não é possível.

>>>Playstation Portable (PSP)

PSP modelo 3000

Playstation Portable, ou PSP, é um console portátil da 6º geração também, basicamente é um Playstation 2 Portátil. Lançado no fim de 2004 no Japão, e resto do mundo em 2005, ele apresente gráficos parecidos com o do PS2, tela Widescreen de alta definição (não é HD) e luminosidade.

O PSP utiliza como mídia de armazenamento principal o disco UMD (com capacidade de 1.8 GB), podendo utilizar também o Memory Stick Duo (além da versão PRO) (somente PSP-1000, PSP-2000 e PSP-3000) podendo ter armazenamento de 32MB, 64MB, 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB, 24GB e 32GB, e também Memory Stick Micro M2 (somente PSP Go e com adaptador de Micro M2) que pode ter 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB e 32 GB, todos esses formatos proprietários da Sony. Existem discos UMD com filmes e músicas.

O PSP segue o estilo básico de jogo, sem nenhuma interatividade, apenas botões, que são os mesmos já conhecidos da família Playstation. Ele vem um um D-Pad e um Analog Stick, do lado L, apenas o PSP Go! Vem com 2 Analógicos. O PSP ainda pode se conectar à internet através do Wireless.


Apenas o PSP Go tem memória interna, de 16 GB, sendo que os modelos 1000, 2000 e 3000 precisam do Memory Stick e Memory Stick Pro Duo, podendo ser expandidos até 32 GB. 

O PSP usa como mídia o disco UMD (Universal Media Disk), que pode guardar até 1,8 GB de informações. Ele vem protegido com uma espécie de capsula de plástico, que não deve ser tirada do Disco. 

>>>Especificações Técnicas

GPU: Frequência de clock: 166 MHz, Saída de vídeo: Vídeo Composto ou Componente para conexão com TVs(somente PSP 2000, 3000 e go); Resolução de vídeo: 480x272; Chip gráfico: Bus 512-bit; Filtros Gráficos: PSP 3D Curved Surface + 3D Polygon Compressão de texturas Hardware Clipping, Morphing, Bone (8) Hardware Tessellator Bezier, B-Spline (NURBS) ex 4×4,16×16,64×64 sub-division; Paleta de cores: 16-Bit ou 32-Bit
CPU: 1-333 mhz de velocidade.
UMD: Tamanho máximo de 1,8 GB, e 11Mbps de taxa de transferência de dados. 60mm de diâmetro.
Áudio: Saída de áudio estéreo.


>>>Modelos

PSP 2000; PSP 3000 (mais popular); PSP Go! (modelo que usar uma tela de deslizar, e uma tamanho reduzido, bem menor que o original, e seus jogos funcionam por Download, e não UMD, por ser pequeno demais para o disquinho).

PSP Go é menor e tem controles
deslizantes
>>>Biblioteca de Jogos

O PSP também tem uma vasta biblioteca, mas nem tanto quando o DS. Pra quem gosta de jogos mais hardcore, o PSP tem muitos jogos assim, como God of War: Chains of Olympus e Ghost of Sparta, além de ter gráficos melhores, mas nenhuma interatividade, nem no modelo PSP Go! há alguma, apenas os clássico apertar de botões. Mas o PSP também conta com jogos de RPG e aventura, como Final Fantasy VII: Crisis Core, mas não são tantos quando o DS. Jogos de esportes, batalhas, lutas, tiro e FPS são o forte do PSP.

>>>Desbloqueio

Você pode instalar uma Custom Firmware em qualquer modelo de PSP via Memory Stick, e através disso, rodar homebrews, emuladores, e ISOs de PSP. 

>>>Resumindo

Quem gosta de jogos mais casuais, quebrar a cabeça com um bom RPG, de divertir com um bom jogo de Plataforma, jogar só pra distrair ou diversão mesmo, e interatividade, o Nintendo DS é uma ótima escolha. Já para quem é mais hardcore, adora um bom FPS, jogos de esporte, aventura mais sangrenta, melhores gráficos, e não se importa muito com interatividade, o PSP é uma ótima escolha. Enfim, compra-se um console de acordo com os jogos que você quer jogar, cada plataforma tem sua própria biblioteca de jogos, você nunca verá Super Mario em um console da Sony ou Microsoft, ou um Uncharted em um console Nintendo ou Microsoft, ou mesmo um Halo em um console da Sony e Nintendo.

Comentários