Tutorial: Como transferir Pokémons do GBA para o Nintendo DS (Pal Park)

Aprenda como fazer o chamado Pal Park no Nintendo DS

>>>O que é o Pal Park?

O Pal Park é um lugar onde podemos capturar os nossos Pokémon de jogos anteriores do Game Boy Advance, ele apareceu primeiramente em Diamond & Pearl (DS), localizado na rota 221, logo após apareceu também em Platinum, também no mesmo lugar, e em 2009 apareceu pela última vez em Heart Gold e Soul Silver, dessa vez localizado em Fuchsia City, já que o Safari Zone foi movido para Johto, o Pal Park ficou no seu antigo lugar.

>>>Como funciona?

AVISO: Para executar a transferência de monstrinhos de jogo do Pokémon de GBA para outro jogo do Pokémon do DS, você só poderá usar um Nintendo DS e um Nintendo DS Lite, os sistemas do Nintendo DSi e DSi XL não funcionam, já que não possuem retrocompatibilidade com o GBA.




>>>Do que eu vou precisar?

-1 Nintendo DS ou DS Lite;
-1 jogo de Pokémon para GBA (Ruby, Sapphire, Fire Red, Leaf Green, Emerald)
-1 jogo de Pokémon para NDS, compatível com o sistema (Diamond, Pearl, Platinum, Soul Silver, Heart Gold).
-Você deve ter a National Pokedex e derrotado a Liga Pokémon ao menos 1 vez, no jogo de Nintendo DS que você quer que receba os Pokémons antigos.

>>>Processo de Migração

Certifique-se de que a bateria de seu Nintendo DS está carregada o bastante. Antes de ligar o console, insira no Slot 1 o Pokémon de DS que você quer que receba os monstrinhos antigos, e insira no Slot 2 o Pokémon de GBA que você deseja migrar para o DS. Ligue o console e certifique-se no menu do sistema de que dos dois jogos foram reconhecidos. Toque no ícone do Pokémon de DS para inicia-lo. Após a tela de título, aperte Start ou A, no menu do jogo de DS, procure e selecione a opção Migrate From [nome do Pokémon de GBA] (exemplo: Se inserir Pokémon Emerald no Slot 2, aparecerá Migrate From Emerald), neste momento o jogo irá informar que o processo de Migração foi iniciada, Toque em Yes para continuar, Mais uma vez o jogo dirá que uma vez transferido dos Pokémons do GBA, nunca mais poderão serem transferidos de volta ou para outros jogos, toque em Yes para continuar. 


Agora aparecerá as Boxes do PC do GBA, você pode selecionar até 6 Pokémons por vez, mas só os que estiverem no PC, monstrinhos no Party não poderão ser transferidos. Depois que tiver selecionado todos os 6 Pokémons que quer migrar, uma mensagem dirá que Pokémons que estiverem segurando itens não poderão ser transferidos, deixe os itens na Bag do GBA, toque em Yes para migrar, o jogo irá salvar os monstrinhos do GBA no DS. Após a gravação dos dados, o jogo irá reiniciar sozinho. Pronto! Seus monstrinhos do GBA foram migrados com sucesso para o DS! Mas ainda não acabou, vá até a o Pal Park de sua versão.

Lá dentro, fale com o guarda de capacete amarelo, ele lhe dará 6 Poké Bolas especiais, e te deixara entrar no Pal Park. Ande pela matinho até achar um Pokémon seu do GBA (exemplo: se tiver transferido de Ruby, aparecerá: "Ruby's [nome do Pokémon] appeared!"), você não batalha, apenas lance a Poké Bola para chama-lo de volta (Come Back!), faça isso com todos os 6 Pokémon que você migrou. Após isso, saia do Pal Park e cheque seus Boxes do PC, pronto, 6 monstrinhos migrados do GBA e prontos para serem usados por você.


Comentários

  1. voce deume uma grande ajuda, muito obrigado

    :D

    ResponderExcluir
  2. Eu estava em duvidas sobre que jogos de DS funcionari, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, fiz todos os passos, mas não aparece essa opção no ds : /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer que não aparece a opção Migrate from (nome do jogo de GBA)? É isso. Verifique se não é uma mal contato nas vias de comunicação do cartucho. Tenta dar aquela assoprada no cartucho, pode ser poeira. Mas cuidado pra não cuspir nos contatos.

      Excluir
  4. Amigo, por favor, me ajude: existe alguma forma de eu transferir meus pokémons de jogos do Game Boy Color para o Nintendo DS Lite? Queria começar jogando desde os primeiros jogos da franquia e ir transferindo geração a geração. Isso é possível? Se não for, não teria como, por exemplo, jogando Pokémon Blue num GBA transferir para um Pokémon de DS os meus pokémons? Vou agradecer muito se puder me ajudar! Primeira visita minha ao seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, eu já ouvi dizer que seria possível fazer "chain" de geração pra geração, mas não sei se é possível, mas creio que não. O GBA tem retrocompatibilidade com os cartuchos do GB e GBC, mas não é possível enviar Pokémon da 2ª gen pra 3ª, justamente por isso que não dá pra você jogar Pokemon de GB no seu Pokémon de DS.

      Excluir
  5. Tem como passar da antiga gold para os atuais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Pokémon da 3ª gen não se comunica com o Pokémon da 2ª e nem da 1ª gen. O Pal Park serve apenas passar Pokémons da 3ª gen pra 4ª. Foi justamente por esse motivo que criaram o HeartGold e SoulSilver.

      Excluir
  6. Você disse que após migrados pra esse jogo, não poderão ser migrados pra mais nenhum; isso inclui o caso de se, por exemplo, eu decido agora passar todos os meus pokemons do jogo do DS (incluindo os migrados do GBS) para algum jogo da proxima geração?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona assim: Ao migrar um Pokémon vindo de um jogo da Gen 3 pra um jogo da Gen 4, ele não poderá seri trazido de volta para a Gen 3. Você pode perfeitamente migrar um Pokémon da Gen 3 pra Gen 4 e depois disso migrar o mesmo Pokémon pra Gen 5 e depois pra Gen 6. Exemplo: Um Pokémon de FireRed é transferido pra Platinum, e de Platinum, o mesmo Pokémon é transferido pra Black, e de Black, pelo PokéTransporter e PokéBank, ele é transferido pra X/Y.

      Excluir
  7. Vlw kra ajudou bastante mesmo mas eu tenho é um Nintendo Dsi e um Nintendo 2ds alguns deles dois funciona com o GBA? E também sempre quis saber aonde é o Slot 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o Nintendo DSi e o Nintendo 2DS não possuem o Slot 2, por isso, não aceitam cartuchos de GBA. Para migrar Pokémon de jogos da Geração 3 pra jogos da Geração 4, é necessário um Nintendo DS ou Nintendo DS Lite, e ambos os modelos já não são fabricados mais pela Nintendo. O único jeito é você comprar eles usados. Slot 2 é a segunda porta do NDS/Lite, ela servia pra encaixar cartuchos de GBA (só GBA) e alguns acessórios de expansão pro console, como o Rumble Pak e o Cartucho de expansão de memória RAM que vinha junto com o cartucho do Nintendo DS Browser.

      Excluir
  8. Amigo eu gostaria de ter todos os pokemons neste quero começa com a da 1 geração ate a atual geração e quero transferi- los ate chegar na atual geração neste caso vc poderia mepassar quais seriam os consoles e os jogos certos para que eu consiga fazer isso.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o Game Boy e o Game Boy Color não possuem compatibilidade com o GBA, não tem como vc passar aqueles seus Pokémon do GB/GBC pros jogos da 3ª geração, é por isso que a Game Freak teve que fazer remakes de Red e Green pro GBA e remakes de Gold e Silver pro NDS.

      Excluir
  9. Olá amigo! Jogo o pokemon omega ruby, mas gostaria de transferir meus pokemons do fire red pra platinum e do platinum para o omega ruby. Porém, meu fire red não é original, porém salva normal. Gostaria de saber se eu teria algum tipo do problema com o pokebank ou o registro online se eu tiver pokemons de um Game não original. E eles teriam o registro da nintendo mesmo sendo de fita falsa? Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpe-me pela demora, eu não tenho mais dado atenção a esse blog, mas estou dando uma geral nele agora. Enfim, sobre sua questão, eu ACHO que o PokéBank pega mais com Pokémon hackeados, e não Pokémon gerados em jogos piratas. Os meus Pokémon que estão no meu X vindos do meu Black 2 passam de boas, e meu Black 2 é pirata (R4), eu troquei meus Pokémon com uma pessoa que tinha o Black 2 original e podia usar o Pokémon Bank no 3DS dele, depois ele destrocou comigo em X e Y, deu tudo certo, até já usei eles em torneios oficiais e nunca fui barrado. Pra transferir da Gen 3 até a Gen 6, você terá que fazer a chain: Do seu jogo da Gen (FireRed) pra seu Platinum (via Pal Park), depois do seu Platinum pro seu jogo da Gen 5 via Poké Shifter (precisa ter dois NDSs ou um NDS e um 3DS) (Black, White, Black 2 ou White 2), daí do seu jogo da gen 5 pro seu Omega Ruby via Poké Transfer (que vai mandar pro servidor do seu Poké Bank pra descarregar seus Pokémon no seu Omega Ruby).

      Excluir
  10. eu comprei 5 gba (pokemon) fitas como originais, mas eu não consegui passar pro perola, talvez seja porque esta em alemao e parece que e preciso ser da mesma regiao, entao eu vou zera o heartgold de novo e tentar passar, mas caso as fitas não sejam originais vai ter problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se a Nintendo/Game Freak colocou algum sistema anti-pirataria pra impedir a transferência de Pokémon entre as Gerações 3 e 4, que eu saiba, tem que ser da mesma região (ex: Emerald americano e Pearl americano). Se seu HG é de uma região diferente das suas fitas, não vai passar, você tem que ter todos os jogos da mesma região. Um amigo meu me emprestou a fita do Pokémon Sapphire dele que devia ser francesa, e meu Pokémon Platinum americano não reconheceu ela no meu Nintendo DS.

      Excluir
  11. Amigo tem como passar pokemons com itens ?

    ResponderExcluir
  12. Amigo ja sei que pokemons com tm não pode passar mas e com itens, pode ?

    ResponderExcluir
  13. Amigo tem como passar pokemons com itens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora. Não tenho mexido muito nesse blog e me esqueço de olhar os comentários, dificilmente recebo. Bem, isso vale para TODOS os jogos de Pokémon: Não é possível TRANSFERIR Pokémon segurando itens de uma geração para outra. Pokémon com HMs também não passarão. Migração entre gerações é um processo diferente do de trocas entre jogos da mesma geração.

      Excluir
  14. Fala meu amigo, blz? Me tira uma Dúvida: É possível Transferir Pokémons do DS Lite com R4 para o Wii? Onde ambos os aparelhos são Desbloqueados? Quero pegar pokémons do Soulsilver e passar pro Pokemon Battle Revolution do Wii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do R4 e NDS pro Wii deve funcionar sim, nem precisa ser um Wii desbloqueado. Só preste a atenção para enviar apenas Pokémon com itens e movimentos que existem em Battle Revolution, já que esse jogo foi lançado uns 2 anos antes de HG/SS.

      Excluir
  15. bom dia matheus oque eu preciso ter no cartucho do pokemon fire red para poder passar para o soul silver, estou tentando passar logo no começo mas nao aparece a opção migrete fron, meu pokemon fire red e paralela sera que é isso ?

    ResponderExcluir
  16. ola matheus estou com dificuldades de passar pokemons do fire red para op soul silver no meu ds lite, o cartucho do fire red eu nao joguei muito só passei o primeiro gyn e parei, capturei alguns pokemon so pra tentar fazer o teste mas nao aparace a opçao migrate fron no ds, minha fire red e paralela sera que tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartuchos de GBA que são piratas ou de outra região não funcionam. O cartucho tem que ser o original e da mesma região que o Pokémon da Gen 4 no Slot 1. O FireRed estar no início não deve atrapalhar, mas todos os Pokémon que você quiser migrar devem estar armazenados no PC.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Como quw tranfere pelo R4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa. Insere o cartucho de GBA no Slot 2 e inicia a ROM de Pokémon da Gen 4 pelo R4. Vai aparecer a opção "Migrate from [jogo de GBA]" no menu principal. Eu já testei isso uma vez com o meu NDS Lite e R4 Revolution + um cartucho original de Pokémon Sapphire.

      Excluir
  19. funciona com cartuchos de gba não originais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Tentei só uma vez com um R4 + cartucho pirata de Pokémon Sapphire no meu NDS Lite, muitos anos atrás. A mensagem "Migrate from Sapphire" apareceu no menu principal, mas eu não cheguei a testar a migração porque o cartucho não era meu. Se você joga no NDS com flashcard, caso não funcione, certifique-se de que a função "Link com o Slot 2" está ativada.

      Excluir

Postar um comentário