Vamos entender os eventos de cada jogo
Pokémon é série de jogos eletrônicos, e disso nós sabemos, mas são poucos os que conhecem e entendem a linha cronológica dos acontecimentos de cada jogo, então eu vou tentar explicar de uma maneira simples.
Nota: Para ter um melhor entendimento, é recomendado que você tenha jogado todos os jogos de Pokémon, da Gen I até a V. Spin-offs não serão incluídos (Ranger, Trozei, Dash, Mystery Dungeon, etc...), por não estarem ligados com a série principal.
O início na geração 1 (Red/Blue/Yellow)>>>
No início da linha do tempo, temos Red (vamos chama-lo por esse nome). Ele inicia sua jornada Pokémon pela região de Kanto com seu rival Blue (Green/Gary). Ele enfrenta líderes de ginásio, ganha insígnias, derrota Blue, enfrenta a perigosa Equipe Rocket e derrota ela toda, desafia a Liga Pokémon de Kanto e se torna o campeão. Após esse acontecimentos, Red completa sua Pokédex e vai para o topo do Mt. Silver, aguardando por um treinador capaz de derrota-lo.
Da geração 1 para a 2 (Gold/Silver/Crystal)>>>
3 anos após os acontecimentos da primeira geração, um novo treinador inicia sua jornada, vamos chama-lo de Gold. Gold inicia sua jornada pela região de Johto, que se localiza a esquerda de Kanto. Gold faz um novo rival chamado Silver, que é o filho de Giovanni, o líder da Equipe Rocket. Por falar nela, Gold enfrenta a "Neo" Equipe Rocket, que foi reconstruída graças aos seus secretários que restaram e escaparam. Eles precisam de dinheiro, e para isso, criaram uma máquina que força Pokémon a evoluírem, e estavam evoluindo Margikarp's para venderem Gyarados, porém, um deles evoluí para um Gyarados vermelho, que entra em batalha contra Gold. Com a ajuda de Lance, o novo campeão da Liga Pokémon de Johto (antigo campeão de Kanto, antes de ser derrotado por Blue), Gold derrota os membros remanescentes da Equipe Rocket. Ele enfrenta ginásios, desafia a liga de Johto e vence. Gold, mais tarde, viaja até Kanto para desafiar seus líderes. Blue agora é líder de Viridian, visto que Giovanni está desaparecido após Red ter derrotado a Equipe Rocket 3 anos atrás. Após vencer todos os líderes, Gold escala o Mt. Silver para uma última batalha, a contra Red. os dois travam uma feroz batalha Pokémon, em que Gold sai vitorioso. Red e vai embora e Gold permanece no topo da montanha prateada.
A partir daí, a linha do tempo já estaria formada, visto que Gold e Silver seriam os últimos jogos de Pokémon, mas, devido ao grande sucesso dos jogos, a Game Freak decidiu criar 2 novos jogos, e a linha do tempo segue.
O recomeço na geração 3 (Ruby/Sapphire)>>>
A Game Freak decidiu fazer um jogo diferente, visto que o enredo já tinha se encerrado, uma noa história tinha que ser escrita. Brandom (vamos chama-lo assim) acabou de chegar de Johto à Hoenn de mudanças. Lá ele conhece os professor Birtch e May, sua rival. Ele parte numa jornada Pokémon por Hoenn para ser um Mestre, enfrentando ginásios, Contests, e enfrentando as temíveis Equipe Magma e Equipe Aqua, que querem destruir Hoenn com os poderes de Groudon e Kyogre. Após derrotar as duas equipes vilãs, Brandom desafia a Liga Pokémon de Hoenn e vence derrotando Steven, o campeão. Agora, como atual campeão de Hoenn, Brandom parte para novos desafios...
A ligação da geração 3 com as anteriores (FireRed/LeafGreen)>>>
Voltando para a geração 1, lembra-se de Red? O protagonista dos jogos Red/Blue/Yellow. Então, ele foi para o Mt. Silver após vencer a liga pokémon de Kanto, disso você já sabe, mas agora vamos falar dos acontecimentos entre a vitória de Red e o término de sua jornada no Mt. Silver.
Com os remakes da geração 1, podemos entender melhor como a Equipe Rocket se reergueu do nada. Esses eventos se passam no período de 3 anos que separa a vitória de Red e o início da jornada de Gold em Johto, então preste a atenção.
Após derrotar seu rival Blue e se tornar o novo campeão de Kanto, Red recebe um passe para visitar as Sevii Islands, um arquipélago próximo da região de Kanto. Lá, Red conhece Celio, um amigo de Bill. Os dois são responsáveis pelo sistema de ligação entre as regiões de Kanto e Hoenn. Pronto, o elo estava formado. Já se podia dizer que Hoenn sempre existiu desde a jornada de Red. Celio e Bill pedem para Red ajuda-los com a máquina que faz a transferência de Pokémon de Kanto para Hoenn/Hoenn para Kanto, então Red ajuda trazendo os materiais que eles precisam. Red ainda investiga lugares como Navel Rock, onde era possível encontrar Lugia e Ho-oh (ligação com a geração 2), Faraway Island, e Birth Island, onde Red enfrentou o Pokémon Deoxys (outra ligação com a geração 3). Como Deoxys apareceu primeiro em FireRed/LeafGreen, Red foi o primeiro a ter contato com esse Pokémon, antes de qualquer outro. Red ainda encontra membros restantes da equipe Rocket, que ele havia derrotado (ou achava ter). Com a ajuda de Lance (antigo campeão de Kanto e futuro campeão de Johto), Red acaba com mais alguns membros da Equipe Rocket nas Sevii Islands, porém, alguns fugiram, dizendo reerguer a equipe vilã, então eles somem. Esses membros da Equipe Rocket só seriam vistos novamente 3 anos após, em Johto, eles são aqueles executivos que foram derrotados por Gold na geração 2. Após derrotar esses Rockets, Red explora mais as Sevii Islands, desafia a Trainer's Tower e vence, após isso ele segue para o Mt. Silver para aguardar por um treinador capaz de derrota-lo. Sua jornada havia terminado. Um pouco mais de 3 anos após, Red é desafiado por Gold e perde a batalha. Ele vai embora do Mt. Silver para treinar e ficar mais forte.
Novos desafios na geração 3 (Emerald)>>>
Continuando com a história de Brandom, o mesmo vai até a Batalha da Fronteira, um local um pouco afastado da região de Hoenn que contém 7 locais de batalha com seus próprios líderes, chamados Cérebros de Fronteira.
Brandom desafiou todos os Cérebros de Fronteira e conquistou todos os símbolos de fronteira, se tornando o treinador mais forte da região.
Pouco tempo depois, Brandom ajudou os cientistas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas a desvendar alguns mistérios, e para isso, ele teve que capturar Groudon e Kyogre. Após obter os dois lendários, Brandom foi informado da localização do Sky Pillar, onde ele encontrou e enfrentou o Pokémon Lendário Rayquaza.
Após capturar Rayquaza, Brandom ficou sabendo que Wallace, o antigo líder de ginásio da cidade Sotopolis, havia se tornado o novo campeão de Hoenn, então ele desafiou a Liga Pokémon de Hoenn mais uma vez para defender seu título, e obteve exito.
Ao saber sobre a localização de Steven, o antigo campeão de Hoenn, antes de Brandom derrota-lo, o treinador parte para a Meteor Falls, onde encontra o antigo campeão, e o desafia para uma última batalha, e Brandom vence.
Depois de recuperar seu título de campeão de Hoenn, Brandom foi visto em Navel Rock, o mesmo lugar onde Red esteve, para enfrentar Lugia e Ho-oh, depois na Birth Island, onde teve um encontro com o Pokémon Deoxys. Brandom ainda teve a chance de encontrar o pokémon Latios/Latias selvagem, e ele não desperdiçou a oportunidade e capturou. O treinador ainda visitou a Faraway Island, onde encontrou o lendário Mew, talvez o mesmo que Red tenha visto quando visitou a ilha. E para terminar sua jornada, Brandom conseguiu um ticket especial que o dava acesso a distante Southern Island, onde ele encontrou e capturou Latios/Latias. Desde então, Brandom vem treinando na Batalha da Fronteira para ser cada vez o melhor.
Lembra-se do Gyarados vermelho que Gold enfrentou na geração 2? Pois é, sua existência correu o mundo todo, e vários repórteres espalharam a notícia de que um Gyarados de coloração vermelha estava descontrolado no Lake of Rage. E são exatamente essas notícias que um jovem, que iremos chama-lo de Lucas, está assistindo, antes de sair para sua jornada Pokémon. Com a ajuda do Professor Rowar e sua assistente Dawn, Lucas e seu amigo (rival) Barry iniciam suas jornada pela região de Sinnoh. Ou seja, Lucas iniciou sua jornada pouco tempo depois de Gold enfrentar o Gyarados vermelho, em Johto.
Lucas compete por insígnias, participa de Super Contests, e enfrenta a estranha Equipe Galáctica, que quer criar um "Novo mundo", usando os poderes dos lendários Dialga e Palkia. Com a ajuda de Barry, Lucas detém os planos da Equipe Galáctica e salva o espaço-tempo de Sinnoh, libertando assim os lendários Dialga e Palkia da Red Chain de Cyrius, o chefe da Equipe vilã, e o trio de elfos, Uxie, Mesprit e Azelf, restaurando o equilíbrio das emoções na região.
Após derrotar a Equipe Galáctica e conseguir sua última insígnia em Sunyshore, Rowan diz que Lucas deveria participar da Liga Pokémon de Sinnoh, e assim ele o faz, e desafia a Elite dos quatro e Cynthia, e vence, se tornando então o novo campeão de Sinnoh.
Após a liga, Lucas segue para o Noroeste de Sinnoh, onde ele treina na Battle Tower para se tornar mais forte, e depois escala até o topo da Stark Mountain, onde ajuda uma garota chama Marley. De vez em quando, Lucas ajuda Marley em seus treinamentos. Ao final de sua jornada, Lucas voltou para a Battle Tower para se tornar o campeão das batalhas e ver cada vez mais Pokémon, para ajudar na pesquisa do Professor Rowan.
Pontas soltas da aventura de Lucas (Platinum)>>>
Com Platinum, em 2008, algumas dúvidas foram esclarecidas. Quando a Equipe Galáctica chamou Dialga e Palkia, ela acabou por liberar um portal para um dimensão chamada Mundo Distorcido, onde um Pokémon maligno vivia, era Giratina. Com a ajuda de Cynthia, a ainda campeã de Sinnoh, Lucas liberta o trio de elfos, Uxie, Mesprit e Azelf, e capturando o temível Giratina, libertando Sinnoh do Mundo Distorcido. Um tempo atrás, quando Lucas foi ao Lake Acuity para verificar o local para procurar por membros da Equipe Galáctica, a entrada do lago estava guardada por repórteres, e um deles diz ser o repórter que gravou a matéria sobre o Gyarados vermelho, estava aí mais uma ligação com a geração 2, provando que os eventos da geração 4 se passam após os eventos no Lake of Rage (geração 2). Mais a frente, após Lucas capturar Giratina, ele vai para Sunyshore conquistar sua última insígnia de ginásio. Lá ele encontra Jasmine, uma líder de ginásio da região de Johto, que certamente chegou a enfrentar Gold. Mas o que Jasmine estaria fazendo el Sinnoh? É ela quem entrega o HM07 (Waterfall) a Lucas, após conseguir sua última insígnia. Avançando um pouco na jornada de Lucas, lembra do final dela? Lucas foi até a Battle Tower para se tornar o rei das batalhas, porém, algum tempo depois, a Battle Tower deu lugar a Batalha da Fronteira de Sinnoh. Lá, Lucas e Barry desafiaram todos os cinco novos Cerebros de Fronteira, incluindo Palmer, o chefe da Torre de batalha, e pai de Barry. Lucas conquistou todos os símbolos de fronteira e sua jornada estava prestes a terminar.
Lucas escalou o Mt. Coronet uma última vez, e voltou ao Spear Pillar, o local onde encontrou Dialga, Palkia e a Equipe Galáctica pela última vez. Lá, ele encontrou o lendário Arceus, cujo entrou em batalha com o garoto de boina. A jornada de Lucas havia terminado. Ele costuma ficar ou minerando e explorando cavernas no Underground Sinnoh, ou no Wi-Fi Plaza, fazendo novos amigos. As vezes também aparece para disputar nos Super Contests.
Pontas soltas da aventura de Gold (Heart Gold/Soul Silver)>>>
Voltando para a jornada de Gold, vamos esclarecer algumas dúvidas com os remakes da segunda geração.
Voltando um pouco para o início da jornada, Gold teve vários encontros com o lendário Suicune, e, devido a isso, conheceu um treinador chamado Eusine, que estava a procura do Pokémon por toda sua vida. Suicure foge e some diversas vezes, mas sempre tornava a aparecer para Gold. Após vencer a liga pokémon e viajar para Kanto, quando Gold chega na cidade Cerulean, ele visita a Nugget Bridge, onde encontra um membro da "Neo" Equipe Rocket. Ele havia roubado um pedaço de máquina que sem ele, não era possível gerar energia elétrica para uma parte de Kanto, fazendo com que a torre de rádio da região não funcionasse. Gold batalha contra o Rocket, e recupera a peça roubada, e devolve aos donos, restaurando a distribuição de energia em Kanto, fazendo o Trêm Magnético em Saffron City voltar a funcionar, e as transmissões da Torre de Rádio. Depois disso, Gold foi até a rota 26, onde encontrou Suicune uma última vez, para uma batalha selvagem. Gold captura Suicune e Eusine aparece e admite que Gold é um treinador melhor que ele, então ele vai embora e não é mais visto.
Com a Torre de Rádio funcionando, Gold pôde tocar a música Poke Flute na sua PokéGear para acordar os Snorlax dorminhocos, e abrir novos caminhos por Kanto, assim como Red fez com uma Poké Flauta de verdade 3 anos atrás.
Após derrotar Red, Gold saiu do Mt. Silver para fazer mais algumas coisas, como revanches contras os líderes de ginásio de Johto e Kanto. Em uma dessas revanches, Gold viu Erika, a líder de Celadon City, conversando com Jasmine, a líder de Olivine. Jasmine disse que gostaria de ir para Sinnoh para competir nos Super Contests de lá. Pronto, estava explicada o por que de Lucas ter encontrando Jasmine em Sunyshore City durante sua jornada, Sunyshore e Olivine são cidades muito parecidas, ela devia estar com saudades de Johto.
Ainda em Celadon, Gold viu e conversou com Crasher Wake, um líder de ginásio da cidade Pastoria, em Sinnoh, na loja de departamento da cidade. Ele deu uma mascara de Contest para Gold, e saiu cantando sua música tema.
Um tempo depois, Gold retorna para Johto, e vai para a floresta Ilex. Lá ele encontra o lendário Celebi, que o leva para o passado. Celebi o leva para o momento em que ele estava atacando a base dos Rockets, em Mahogani Town, e salvando a Torre de Rádio de Goldenrod. Celebi o deixa numa caverna, em Tohjo Falls, onde ele encontra Giovanni, o chefe desaparecido da Equipe Rocket. Ele estava escondido desde que Red havia o derrotado 3 anos atrás, e, vendo semelhança entre Red e Gold, o homem de sobretudo o desafia para uma batalha pokémon, em que Gold sai vitorioso. Giovanni não acredita, mas vai embora, e ninguém mais o viu desde então. Celebi reaparece e leva Gold para outra viajem no tempo, dessa vez para mais no passado ainda, mostrando a ele uma cena em que Silver e Giovanni estão brigando. Estava provado que Silver era o filho de Giovanni, e que ele odiava a Equipe Rocket. Celebi retorna Gold para o seu tempo.
Mais tarde, Gold seguiu para a nova Batalha da Fronteira, onde ele permanece treinando para ser o mais forte treinador.
Uma nova jornada numa região distante (Black/White)>>>
Um novo treinador, que iremos chamar de Hilbert, inicia sua jornada em Nuvema Town, com seus amigos Cheren e Bianca. Ele logo conhece a Equipe Plasma, que diz querer libertar os Pokémon dos humanos. Mas logo o verdadeiro plano da Equipe Plasma é revelado, então Hilbert enfrenta ela de frente, com a ajuda de seus amigos e todos os líderes de ginásio de Unova. Hilbert se alia ao lendário Reshiram/Zekrom para batalhar contra N, que se aliou a Reshiram/Zekrom. Os dois travam uma grande batalha, e Hilbert vence, e com isso, enfrenta Ghetsis, o chefe da Equipe Plasma, e o derrota em batalha. Hilbert havia salvo Unova.
Mais tarde, Hilbert desafiou a líder Pokémon de Unova outra vez e derrotou Alder, se tornando o campeão de Unova. Sempre nas primaveras e verões de Unova, Cynthia, a ex-campeã de Sinnoh, visitava Undella Town, então Hilbert foi desafia-la para uma batalha. Após a batalha, Cynthia menciona Hilbert lembra-la de um certo treinador que a derrotou uma vez, esse treinador é Lucas, provando assim que os eventos da geração 5 (Black/White) se passam após a vitória de Lucas em Sinnoh. Ao final de sua jornada, Hilbert era sempre visto no Battle Subway, desafiando treinadores fortes para batalhas e fazendo apresentações no Musical de Nimbasa City.
Uma nova jornada em Unova (Black 2/White 2)>>>
2 anos após os eventos finais de Black/White, em Aspertia City, um novo treinador inicia sua jornada pokémon pela região de Unova, com seu amigo (rival) Hugh. Este treinador, que vou chamar de Nate, encontra a "Neo" Equipe Plasma, que foi reformada após Hilbert ter derrotado ela. A Equipe Plasma foi separada, entre aqueles que seguiam N, e aqueles que seguiam Ghetsis. Nate viaja por Unova para obter todas as 8 insígnias de ginásio, e participar da Liga Pokémon de Unova. Antes de entrar na liga, Nate e Hugh enfrentam a "Neo" Equipe Plasma, e ambos conseguem derrotar, com a ajuda de N que reaparece com Reshiram/Zekrom.
Mais tarde, após derrotar de vez a Equipe Plasma "ruim", Nate desafia a liga, e chega até a campeã. A nova campeã é Iris, a antiga líder de ginásio de Openlucid, que deve ter enfrentando Hilbert anos atrás. Nate derrota Iris e se torna o novo campeão de Unova.
Um tempo depois, Nate encontra N na Dragonspiral Tower, e ele entrega seu Reshiram/Zekrom ao treinador.
Ao fim de sua jornada, Nate visitava muitas vezes o Musical de Nimbasa, e o PokeStar Studios, para gravar seus próprios filmes. Antes de terminar sua jornada, Nate desafiou a Black Tower/White Treehollow, e detonou todos os 10 andares, e enfrentou Benga, o neta de Alder, o campeão de Unova 2 anos atrás, antes de Hilbert tirar seus posto.
Nate terminou sua jornada, e foi para o Battle Subway para treinar e enfrentar treinadores mais fortes. As vezes ajudava os membros antigos da Equipe Plasma "boa" em Driftveil City a encontrar os treinadores desaparecidos dos Pokémon sequestrados 2 anos atrás.
Bem galera, é isso. A linha do tempo ainda é meio confusa, mas acho que deu para entender o que cada jogo trouxe, e que até as edições especiais tem papel fundamental na linha do tempo. Então eu acho que fica assim:
Red/Blue/Yellow e Ruby/Sapphire/Emerald estão juntos na linha do tempo, ocorrendo ao mesmo tempo. 3 anos depois, vem Gold/Silver/Crystal/HeartGold/SoulSilver e Diamond/Pearl/Platinum, que também estão todos juntos na linha do tempo, ocorrendo ao mesmo tempo após as jornadas de Red e Brandom.
Black/White não se sabe ao certo quando se inicia, porém, como Unova fica muito distante das demais regiões, creio eu que ela se passe anos após a segunda e quarta geração. Black 2/White 2 se passam 2 anos após o fim da jornada de Hilbert.
É isso, até a próxima matéria especial!
Comentários
Postar um comentário