Qual é a melhor escolha?
Depois de cerca de 2 anos eu voltei, e com uma matéria nova! Estou aqui para tentar auxiliar aqueles que tem dúvidas na hora de comprar um Nintendo 3DS, já que existem diversos modelos dele. Esse post vai tentar explicar as diferenças de hardware entre os dois modelos do consoles e as vantagens e desvantagens de cada aquisição.
--Nintendo 3DS--
Lançado em 2010 no Japão e 2011 no resto do mundo, o portátil Nintendo 3DS chegou com a difícil missão de continuar o legado do Nintendo DS, que foi o portátil mais bem sucedido da Big-N, e também é o portátil mais vendido da história, e o segundo console mais vendido da história, perdendo apenas pro Playstation 2 da Sony. O 3DS se destacava por tem uma tecnologia que permitia imagens em três dimensões sem a necessidade do uso de óculos especiais, e, embora tenha chamado muita atenção na época, hoje poucos se importam com isso, mas não deixa de ser um ótimo sistema.
Mesmo com a concorrência do superior PS Vita da Sony, o 3DS sempre se manteve na liderança por possuir uma biblioteca de jogos maior e mais variada, além de ter mais apoio das thirdies (e da própria produtora).
Você deve estar desejando ter um desses, certo? Eu comprei o meu 3DS em 2013, eu posso garantir que é um ótimo portátil com jogos muito divertidos. Mas com a chegada de novos modelos, como o 2DS e o New 3DS, você deve estar em dúvidas se vale a penas investir num modelo original, ou partir logo pro modelo mais robusto.
Fique sabendo que comprar um Nintendo 3DS é um ótimo investimento, ele já tem uma base formada, muitos jogos disponíveis pra comprar tanto em forma física quanto na sua loja virtual, a eShop, e ainda recebe muito suporte da Nintendo, ainda recendo jogos AAA mesmo no seu 6º ano de vida e com um modelo superior já no mercado por cerca de 1 ano.
--Hardware do 3DS--
Mídia dos jogos: física (Game Cards do 3DS) e digital (via eShop);
Controle de movimento: sim;
Wireless (conexão sem fio): sim, contecta-se à outros 3DSs e outros modelos e Nintendo DS via Wireless, e à internet através de um roteador (ponto de acesso), suportando redes com proteções até WPA2-PSK;
Câmera: sim, 3, 1 frontal normal, e 2 traseiras para fotos em 2D e 3D (em 3D só podem ser vistas na tela do console);
Controles: Circle Pad, D-pad, botões de ação A, B, X e Y, botões de ombro L e R, START, HOME, SELECT, microfone, Power, controle de volume, chave liga/desliga do Wireless, chave de controle da intensidade do efeito 3D;
Entradas: entradas pra fones de ouvido/head set, slot para os Game Cards, entrada para o carregador;
Retrocompatibilidade: sim, com todos os jogos do Nintendo DS e DSiWare;
Display: 2 telas coloridas, a superior sendo widescreen e em 3D, a inferior é sensível ao toque;
Som: Spearkers stereo;
Toca mídias: Ver imagens, ver vídeos, toca áudio (formatos AAC e MP3);
Armazenamento: possui memória internet, mas é pouca. O console já acompanha um cartão SD de 2 GB, mas pode ser expandido até 32 GB;
Hardware: 266 MHz de velocidade de CPU, 4 MB de RAM de vídeo, 133 MHz de GPU, 64 MB de memória RAM do sistema, não possui portas USB;
Alimentação: bateria recarregável (cerca de 3 horas para carregar e pode oferecer 5 horas ou mais de jogo, depende da luminosidade das telas, modo econômico, do jogo, se o Wireless está ligado ou se o 3D está ligado).
Resumo: É um ótimo console, e com o anuncio de Pokémon Sun e Pokémon Moon pro Nintendo 3DS, só prova que a Nintendo ainda está mantendo o grande suporte á plataforma. O 3DS é uma boa pra quem não quer gastar muito, já que ele é relativamente mais barato que seus modelos posteriores.
--New Nintendo 3DS--
Na esquerda temos o New 3DS normal, à direita o New 3DS XL |
O New Nintendo 3DS é o mais novo modelo do portátil da Nintendo, sendo ele uma versão mais robusta do mesmo. A maior característica dele é a melhoria de hardware, que permite que novos e melhores jogos que antes não era suportados pelo hardware do 3DS, possam rodar no New 3DS, como é o caso do remake de Xenoble Chronicles, originalmente lançado pro Wii, mas, até então, esse é o único jogo exclusivo do New 3DS. Alguns jogos do 3DS normal, como The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D fazem proveito do hardware do novo modelo para melhorar o gameplay, já, no geral, pela melhoria de hardware, os jogos do 3DS rodam com melhor performance no New 3DS, como são os casos de Super Smash Bros. for 3DS e Hyrule Wariors Legends.
O que dá medo na hora da compra é se a Nintendo vai largar o 3DS de vez e ficar com o New 3DS. Ainda não se sabe ao certo se o New 3DS vai substituir o 3DS normal, por isso que muitos que não tem muito dinheiro ficam com o pé atrás se vale ou não a pena gastar mais dinheiro no modelo novo. Existiam jogos de Game Boy Colors que rodavam (sem cores, lógico) no Game Boy tijolão, o sucessor definitivo do GB foi o GBA.
Mas o New 3DS também tem outras melhorias, ele possui um leitor NFC embutido, para fazer uso dos famoso Amiibos. O New 3DS esbanja um boost no processador, agora um ARM11 dual-core a 533 MHz (contra ARM11 dual-core a 266 MHz do 3DS normal), memória RAM de 256 MB, GPU DMP PICA 200 Lite (dual-core) a 266 MHz (contra DMP PICA 200 Lite (dual-core) a 133 MHz do 3DS antigo), 10 MB de memória dedicada de vídeo (VRAM). 3 novos controles foram adicionados, são eles os de ombro ZL e ZR, e o C-Stick (que funciona como um segundo Circle Pad). O slot de Game Cards agora fica embaixo, e a stylus na parte superior, de resto continua o mesmo do 3DS original.
O New 3DS também é compatível com todos os jogos da linha Nintendo DS, DSiWare e Nintendo 3DS, além do suporte aos títulos exclusivos que só rodam nesse sistema.
Resumo: O New 3DS garante uma maior performance nos jogos de 3DS, pode receber mais jogos exclusivos devido ao seu hardware superior, possui leitor nativo NFC e pode vir a substituir o 3DS num futuro próximo. O contra é que ele ainda é muito caro no Brasil, é fácil encontra´-lo custando cerca de 1000 reais, e isso o modelo normal, o modelo XL pode ser ainda mais caro. O console não vem com um carregador, você pode usar o carregador do 3DS antigo, se você não possuir isso, terá que comprar um a parte. Outro contra é que o New 3DS precisa que você desparafuse a tampa traseira do console para ter acesso ao seu cartão SD, sendo que no 3DS original a entrada ficava numa portinha ao lado da chave de volume.
Se está disposto a desembolsar mais, o New Nintendo 3DS também é uma ótima pedida.
Bem, espero que esse post tenha ajudado você a se decidir qual dos dois modelos comprar, ou ao menos, ter te dado uma luz para se orientar na hora da escolha. Seja qual for, ambos são ótimos consoles com uma ótima biblioteca de games. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário