Hardware original VS emulador

Vale a pena trocar um pelo outro?


Não é de hoje que muitos de nós usamos emuladores para jogar nossos jogos, ainda mais quando se trata de jogos antigos cujos os consoles não são mais fabricados oficialmente. Eu mesmo ainda uso bastante, principalmente pra jogar jogos de Game Boy Advance no multiplayer (visto que o Nintendo DS não permite isso). O problema aparece quando volta e meia alguém diz que emulador é melhor que o hardware original. Talvez, muitos deles oferecem muitas opções interessantes, como filtros para melhorar a imagem dos jogos, capacidade de rodar ROMs de testes/protótipos, não possuírem trava de região, etc. Mas tudo isso substitui a experiência de se jogar no hardware real?

Por muitos anos, eu joguei jogos de Nintendo DS através de emuladores, quase sempre o DeSmuME, mas já me aventurei em outros, como o No$GBA e o iDeaS. Embora eu conseguisse um gameplay satisfatório na maioria dos jogos que eu tentava, nada tirava da minha mente que eu queria ter um NDS real. 

No início de 2012 eu consegui comprar meu própria Nintendo DS Lite + R4 após fazer um esforço e juntar um grana. Não vou dizer quanto gastei, o importante é que eu realizei o meu sonho e tinha o console real nas minhas mãos, e pude jogar meus jogos nele desde então. Testei as exatas mesmas ROMs que eu usava nos emuladores no meu PC, como, por exemplo, a ROM de Pokémon Pearl que eu tinha desde 2008 e foi passada por um amigo de escola, aguentou vários CDs de backup, e tenho ela até hoje num SD do meu R4, funcionando de boas.

É quando você joga o jogo no console real que você percebe as pequenas coisas que fazem toda a experiência, coisas que o emulador não pode reproduzir. Seja por bugs gráficos gerados pela emulação, problemas no som, erros ao salvar o progresso, os botões macios do NDS, o D-Pad frágil que parece que vai amassar com o mais simples toque, o jogo rodando na sua velocidade máxima agora que está no hardware a qual foi designado. Isso sem falar de coisas que o emulador nunca poderia fazer, ou reproduzir com exatidão, como poder levar meus jogos no bolso e jogar onde quisesse, pode jogar contra outras pessoas que também tivessem o console, jogar online, participar de torneios, etc, eu dei sorte de ainda estarem saindo jogos do NDS na época, aproveitem bem essas capacidades do console enquanto a WFC ainda estava ligada.

Você pode jogar os mesmos jogos num emulador, mas nunca terá a experiência real de jogar no console original, por mais que a performance possa ficar melhor no emulador, ele só chegou naquilo graças a muitos plugins, flitros e do hardware em que você está emulando.

Volta e meia aparecem pessoas nos grupos do Facebook que eu faço parte pergunto onde elas podem baixar ROMs de Nintendo 3DS e emulador. Eu tento sempre ser o mais educado. O melhor que nós temos é o tal do Citra, mas esse é um emulador que ainda está em fase de desenvolvimento, e nem deveria estar sendo usado por usuários finais, apenas desenvolvedores. É fato que o projeto avançou muito em cerca de 2 anos desde que ele conseguiu abrir uma ROM comercial pela primeira vez, mas ainda está muito primitivo, vendo vídeos de computadores Gamers rodando os mesmos jogos de 3DS que eu tenho me faz perceber isso, ainda falta muito, todo emulador está longe de ser 100% funcional. Tente jogar WarioWare Touched num emulador no PC.

É por isso que eu sempre aconselho quando alguém diz que vai esperar o emulador sair pra jogar tudo: Vale mais a pena ir juntando dinheiro e fazendo pesquisas de preços pra comprar um 3DS/console real. Foi o que eu fiz em 2013, juntei dinheiro de bicos desde o início do ano e comprei um 3DS, e o Pokémon X no lançamento, pois eu não queria ficar chupando dedo esperando por um emulador (ainda mais quando a configuração do meu PC é fraca).

Não condeno quem usa emulador ou ROM, eu uso pra jogar jogos de Master System até hoje, já que o meu está velho e meio ruim, ou testar jogos que eu nunca tive a chance de por as mãos, como o Knuckles' Chaotix do 32X. Divirta-se, e eu acho que jogar jogos antigos/nostálgicos é o melhor argumento para usar esses programas, mas lembre-se que você nunca poderá ter a experiência real com um emulador, tente ver se você consegue ter acesso ao hardware original, ainda mais se tratando de consoles mais recentes, com o Playstation 2 ou o Nintendo 3DS.

Comentários