Um fan game de respeito!
Se você está sempre de olho no lado bom da fanbase de Sonic, então sabe que a cada dia surge um novo projeto de algum jogo feito por fãs, principalmente hack roms. Não vou mentir, existem muitas hack roms completas e muito interessantes, algumas até parecem jogos novos, como Metal Sonic Hyperdrive e Sonic 1 Next Level, mas os projetos que costumam chamar mais a atenção da comunidade são os Fan games, jogos feitos do zero (ou ao menos quase que do zero), sem as limitações das ROMs originais e hardwares antigos. Eu sou o Zenny, e hoje falarei um pouco sobre um desses jogos que tem feito muito sucesso na comunidade de fãs do ouriço, é o Sonic After the Sequel.
>>>Sobre>>>
Sonic After the Sequel (ou Sonic ATS) é um fan game desenvolvido por LakeFeperd (Felipe Daneluz) e lançado em junho de 2013, um brasileiro super fã do Sonic, que visa não só resgatar a jogabilidade do Sonic de Mega Drive, como também explicar os eventos que antecedem Sonic 3.
>>>Enredo>>>
Situado entre o final de Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive) e o início de Sonic the Hedgehog 3, After the Sequel começa com Sonic e seu amigo Tails no binaplano Tornado. Após avistarem uma ilha com um grande anel de metal flutuando próximo a uma montanha coberta de neve, os dois decidem descer para investigar o lugar. Passando pela Zona dos Altos Horizontes, Sonic encontra um robô muito similar ao Tails, que quando ativado começa a atacar o ouriço. Com a destruição do robô, Sonic percebe que foi tudo uma armadilha do Dr. Eggman pra roubar as Esmeraldas do Caos do Sonic, mas antes que o cientista conseguisse botar sua mãos nelas, Tails aparece e manda as esmeraldas de volta pras Zonas Especiais. Após isso, Eggman bate em retirada pra sua bate temporária. Sonic e Tails agora precisam recuperar as Esmeraldas do Caos e impedir que o Dr. Eggman relance sua Death Egg para atacar a Ilha dos Anjos.
>>>Jogabilidade>>>
A jogabilidade de After the Sequel não tem mistério pra quem já jogou os primeiros jogos do Sonic, ela é bastante similar a dos jogos do Mega Drive e Master System, mas para quem nunca jogou, os controles são muito simples e intuitivos.
Ao iniciar o jogo, podemos escolher entre desligar ou deixar ligada as cutscenes, que contam o enredo do jogo, mas nada que atrapalhe caso você queria apenas jogar o jogo em nenhum comprometimento. Em seguida escolhemos nosso personagem, Sonic ou Tails, ambos com suas jogabilidades da era Mega Drive mantidas, ambos Sonic e Tails podem pular sobre seus inimigos para destruí-los, ambos podem girar para destruir seus inimigos, ambos podem fazer o "Super Peel Out" apertando cima + Z, mas não como em Sonic CD, e ambos tem acesso ao Spin Dash apertando baixo + Z, que garante velocidade instantânea e também serve de ataque. Nas peculiariedades, temos os Escudos Elementares, que conferem novas habilidades ao Sonic enquanto estiver com eles, são elas: Air Dash com escudo de chamas e permite que ele não se queime, double jump com escudo de água e dá fôlego infinito, e escudo de espinhos, sendo este algo novo, que dá ao Sonic um ground pound e permite que ele ande sobre espinhos.
Já Tails pode voar se pressionado Z novamente enquanto estiver no ar e girando, aperte Z novamente para dar impulso, mas Tails pode se cansar e cair, e enquanto ele cai está totalmente vulnerável. Tail não pode usar as habilidades extras conferidas pelos escudos elementares.
Escolhemos nossa resolução e começamos. No jogo principal podemos escolher entre Story Mode, que permite que o jogador jogue todas as fases e automaticamente receba o Final Bom, e o Classic Mode, onde o jogador deve juntar 50 anéis por fase pra entrar num Special Stage e conseguir uma Esmeralda do Caos, tendo todas as 7 até o final do jogo e o Final Bom é destrancado, do contrário você recebe o Final Ruim. O progresso é salvo da mesma forma que em Sonic 3, ou seja, quando uma Zona é completada.
São ao todo 10 fases, ou "Zonas", como são chamadas, dividas em 4 Atos cada, sendo sempre o último o Chefe. São elas:
Horizon Heights Zone: A primeira zona do jogo, e como de costume dos jogos do Sonic, é a mais colorida e animada. Cuidado com as plataformas invisíveis no Ato 3.
Sugar Splash Zone: Uma grande fábrica de açúcar. Tocar nos montes de açúcar faz Sonic (ou Tails) terem uma espécie de ataque de adrenalina, um "Sugar Rush", por um curto período de tempo, fazendo ambos ficarem mais rápidos. Essa é única Zona que não tem um Chefe.
Cyan City Zone: Inspirada na Grand Metropolis de Sonic Heroes, essa é a minha Zona favorita. No Ato 2 somos introduzidos aos Power Ups Beam para Sonic e Mirror para o Tails, tirados dos jogos de Kirby.
Foliage Furnace Zone: Zona inspirada em Planet Wisp de Sonic Colors com alguns elementos de Rail Canyon e Bullet Station de Sonic Heroes. Mighty aparece no Ato 1 e no Chefe para ajudar Sonic e Tails.
Technology Tree Zone: Uma grande auto-estrada no meio da floresta. É a zona favorita de um dos compositores da trilha sonora do jogo.
Moon Mansion Zone: Uma mansão mal assombrada, da qual Tails tem medo. Visivelmente inspirada na fase Mystic Mansion de Sonic Heroes.
Redhot Ride Zone: Uma zona com temática de vulcão, tendo o mesmíssimo nome de uma fase do jogo Donkey Kong Country 2. Escudo de Chamas é extramente útil aqui.
Parhelion Peak Zone: Uma cidade no topo de uma montanha coberta de neve. O Ato 3 é uma homenagem ao estágio do Frost Man de Mega Man 8.
Storm Station Zone: Fortaleza do Dr. Eggman e local de controle do clima da ilha. Aqui o tempo pode variar aleatoriamente entre normal e nebuloso.
Dream Dance Zone: É o confronto final contra o Dr Eggman pelo destino da Ilha dos Anjos!
Special Stage Zone: Para aqueles que escolherem o Classic Mode, terão que juntar e vencer uma fase segurando 50 anéis. Ao fazer isso, um Super Ring irá aparecer no final da fase, pule nele pra entrar num Special Stage. O esquema é simples: Use as molas para dar impulso e assim ganhar velocidade pra alcançar a Esmeralda do Caos, esferas verdes diminuem sua velocidade, e você deve fazer isso antes que o tempo acabe, é como o Special Stage do Sonic Heroes, só que em 2D.
>>>Trilha sonora>>>
Sem dúvida alguma essa é a melhor parte do jogo! Se já de praxe jogos oficiais do Sonic nunca desapontarem nesse quesito, Sonic After the Sequel segue a regra e trás uma trilha sonora impecável, composta em sua maioria por faixas totalmente originais, feitas por sete compositores. Você pode saber por qual dos compositores a música que está tocando foi feita ao observar a chamada das fases, onde aparece o nome dele.
Como você pode ter percebido, apesar de ser um jogo feito aos moldes do Sonic de Mega Drive, After the Sequel teve muita inspiração nos jogos da "Era Adventure", mais precisamente em Sonic Heroes, que aliás, também é um jogo feito aos moldes do Sonic de Mega Drive.
>>>Conteúdo extra>>>
Se após completar o Modo História e você deseja mais, sem problemas. Após finalizar uma zona, a mesma de torna acessível no Level Select, onde você pode escolher de uma zona pra começar a jogar, sempre começando no Ato 1. Em cada Zona, tirando Dream Dance Zone, há uma Special Ring escondida, que quando coletada, libera um Special Act, que pode ser jogado separadamente em outro menu. Existe um Special Ring por Zona, exceto Foliage Furnace que tem dois Special Rings.
>>>Curiosidades>>>
-LakeFeperd trabalha muito rápido, e logo após finalizar seu projeto anterior, outro fan game chamado Sonic Before the Sequel, ele já havia terminado After the Sequel, a única coisa que o impediu de postar o jogo pra download foi que a trilha sonora ainda não estava pronta.
-O jogo foi feito na Sonic Worlds Engine, e, apesar de se focar muito no Sonic de Mega Drive, pra quem já jogou um, irá notar que a física é bem diferente de um jogo oficial do azulão, mas nada que atrapalhe ou irrite, After the Sequel funciona muito bem e seus controles são precisos.
-A maioria dos Atos Especiais tem neve pois aqui no Brasil não temos neve, então Lake resolver colocar isso no seu jogo.
-Quando a Zona Sugar Splash foi revelada, alguns fãs de Sonic brincaram ao chamarem ela de "Cocaine Coast Zone". Fácil entender o porque...
-After the Sequel foi muito bem recebido pela comunidade de fãs do Sonic, dentro e fora do Brasil, chegando inclusive a ter algumas análises "não oficiais" feitas por membros de grandes portais de análise de video games, quase sempre ressaltando a qualidade do jogo para um fan game o quão boa a trilha sonora dele é.
>>>Considerações finais>>>
Sonic After the Sequel é um ótimo convite pra quem é fã do gameplay clássico do Sonic, mas está interessado em alguma novidade. O jogo é acessível para todos, roda sem problemas em computadores mais antigos, e é um mix muito bem equilibrado entre Clássico e Moderno.
Se ficou interessado, aqui está um link para uma playlist da trilha sonora completa: Clique aqui.
Se está afim de testar o game, clique aqui para ir ao site oficial de baixar o jogo e a trilha sonora (só precisa baixar o jogo pra jogar, mas a trilha sonora pode ser escutada separadamente).
É isso, até a próxima!
soincysw
ResponderExcluirfhr