6 anos de Pokémon Black e White Version (Nintendo DS) + a minha história com os jogos

Jogos da 5ª geração de Pokémon já marcam 6º ano de lançamento!


O tempo passa muito rápido, meu pai mesmo me disse que dos 15 pros 20 anos passa voando, e eu acabo de perceber isso, pois 14 pra 15 anos era a idade que eu tinha quando fiquei sabendo dos jogos Pokémon Black Version e White Version, e cá estou com 20 anos já.

Algumas das primeiras imagens dos jogos na época


Antes de falarmos do jogo em si, vou contar a história de como eu conheci eles.

Pokémon nunca foi estranho pra mim, conhecendo a franquia desde criança e jogando desde a 3ª geração, eu já havia zerado SoulSilver em 2010 (todo em japonês) e hoje a 4ª geração é a mais marcante pra mim por diversos fatores, e eu havia conseguido o tão sonhado acesso à internet em casa nesse ano, e estava doido procurando por uma ROM nova de HeartGold. 

Por ser ainda muito "noob" na internet, eu não sabia onde pesquisar, tento só acessado a internet em Lan Houses (e eu ainda tinha que ter uma boa desculpa, como um trabalho de escola), eu estava acostumado a receber links prontos e discos com os jogos de amigos, e não procurar pelos arquivos. Nessas pesquisas eu acabei indo parar num portal de notícias de jogos, e li uma matéria sobre Black e White. "Um jogo de Pokémon que eu não conheço?" Isso explodiu minha mente na época, ainda mais por ser da série principal.

Não me lembro se o jogo já havia sido lançado no Japão nessa época, mas na América do Norte ainda não. Acabei indo parar no YouTube e assistindo os vídeos de atualizações do canal giancarloparimango11, vi muitos daqueles vídeos dele, eram de um formato bem simples, tinha só uma música de fundo e algumas cenas dos trailers e fotos, parecia ser tudo editado no Movie Maker do Windows, mas me lembro daquelas músicas fan made até hoje. Foi o primeiro jogo de Pokémon que pude acompanhar as informações até o lançamento. E pensar que recentemente ele fez um vídeo no mesmo estilo para Pokémon Sun e Moon.

Eu já estava acostumado a usar emuladores, e estava louco por uma ROM, mesmo em japonês. A primeira que eu consegui baixar (minha net na época era via rádio e 300kb, terrível, ainda mais em dias chuvosos), foi do site de compartilhamento 4Shared, e ela funcionava, mas não dava EXP pros Pokémon. Isso foi uma trava anti-pirataria que a GF botou nos jogos. Só consegui ir até Accumula Town (ou Karakuza Town, como eu chamada na época)...

Mas mais tarde consegui uma ROM com um patch em inglês e com EXP consertada. Essas e outras coisas marcaram a 5ª geração pra mim, foi realmente uma renovação da franquia pra mim.


Primeiro trailer japonês de Setembro de 2010


Essa música fan made me lembra dessa época, pois foi uma das primeiras que eu ouvi e pensei que era oficial, ouvia ela o tempo todo. Infelizmente não consegui botar no Player.

Enfim, sobre os jogos em si, Black e White foram lançados em 18 de setembro de 2010 no Japão primeiro. Eles são ótimos, uma verdadeira revolução na franquia. Temos a introdução de 153 novos Pokémon e uma região nova chamada Unova, a primeira a não ser baseada numa região do Japão, dessa vez, na ilha de Manhatan, em Nova York. 

Os jogos não te dão acesso aos Pokémon antigos até você chegar a campanha, fazendo com que os jogadores veteranos tivessem que reaprender a jogar Pokémon tudo outra vez, colocando veteranos e novatos no mesmo nível. Com tudo começando do zero, novos fãs foram conquistados, renovando a comunidade de Pokémon na época.

Novos modos de batalha, Triple e Rotation Battle foram ótimas introduções para quem gosta do metagame, trazendo um novo leque de possibilidades. 

Black e White também exploraram mais o lado RPG, sendo estes até hoje os jogos de Pokémon com a melhor trama e personagens de todos, trabalhando o tema de se é correto ou não capturar Pokémon e bota-los para batalhar, se humanos e pokémon devem ficar mesmo juntos. 

A trilha sonora também é fenomenal, e os gráficos levaram o Nintendo DS limite, explorando transições dinâmicas de câmera para dar mais profundidade à aventura.

Pokémon Black e White tiveram nota 40/40 da respeitada revista Famitsu, sendo um dos pouquíssimos jogos a receber pontuação máxima nessa revista, The Legend of Zelda: Ocarina of Time integra a lista.


Certamente que Pokémon Black e White deixaram um bom legado, e ainda foram os únicos jogos a receberem sequencias diretas, com Black 2 e White 2 em 2012.

E você? Quem história tem pra contar com esses jogos?

Comentários