Revendo o Master System Handy da TecToy

O obscuro Master System portátil da TecToy de 2004


O console

Ainda me recordo do esforço que eu (com a ajuda da minha mãe) fiz quando era criança para juntar, de moedinha em moedinha, 100 reais, com o objetivo que comprar o meu tão desejado Master System. O que eu queria mesmo era um Mega Drive, pois era (e ainda sou) super fã de Sonic, mas o Mega era caro demais para mim na época, a solução era o console de 8 bits da SEGA, que eu também curtia, tendo-o conhecido através de um amigo quando passei alguns dias na casa dele, ele tinha um Master System Collection, aquele de 74 jogos na memória, conheci ótimos jogos através daquele aparelho, como Alex Kidd in Miracle World, Action Fighter, Vampire, e claro, o Sonic The Hedgehog de 8 bits, que hoje considero como mais divertido que a versão do Mega.


Depois de muito esforço, eu consegui juntar o dinheiro, mas não para comprar a versão Collection, e sim um estranho modelo bem mais barato que acabara de chegar nas lojas, intitulada Master System Handy


Era uma versão reduzida do Master System que eu conhecia, um console montado em um chip só, ele sendo o controle em si com as saídas de áudio e vídeo, e funcionando à pilhas. Eu não me lembro de ter visto nenhum comercial de TV ou publicidade (fora alguns em seções de video game em algumas revistas de lojas na época) sobre esse aparelho, algo estranho se considerado que a TecToy sempre fez um excelente trabalho de marketing para os produtos da SEGA aqui em terras verde-e-amarelas. Depois que comprei o aparelho, nunca soube de ninguém que o comprou também, e rapidamente ele sumiu das lojas, enquanto que novos modelos de mesa do Master System e Mega Drive da TecToy saiam. Mas agora, com o tal do Master System portátil sendo vendido nas lojas brasileiras, acho que é uma boa hora para falar sobre essa peça de hardware esquecida, afinal, os dois aparelhos trazem ideias bastante parecidas, mas de execuções diferentes. Confira o SMS Handy em ação no vídeo abaixo:






Frente da caixa do MS Handy
Parte detrás da caixa
(repare que ela mostra uma
imagem do Sonic 1 do Mega
Drive)


O Master System Handy foi lançado em 2004 pela TecToy, se tratando de um modelo direcionado à pessoas que não podiam pagar pelo Master System normal da época, que em algumas lojas podia custar até 200 reais.


Ele era um console Plug and Play, ou seja, ligava direto na TV e funcionava à pilhas, quatro pilhas AA pra ser exato. O consumo de energia era baixo, por isso as pilhas duravam bastante, mesmo pilhas já usadas alimentavam o aparelho sem problemas. O MS Handy ainda podia ser alimentado por uma Fonte AC externa, de 5 à 25 Volts. Não sei isso ainda se vende hoje em dia, mas naquela época era relativamente simples de achar um, muita gente usava essas fontes para ligar outros videogames e outros aparelhos.


4 pilhas AA davam conta do recado
(a tampa era super dura de se abrir!)



Uma fonte externa como essa podia ser usada
para ligar o MS Handy



E fica assim (essas fontes davam choque,
o esparadrapo servia pra evitar isso)



Na parte superior do console ficavam as saídas de Áudio (mono) e Vídeo. Como o MS Handy usava cabos AV comuns (não requerendo nenhum conector proprietário), era fácil substituir os cabos caso eles dessem problema, qualquer cabo AV servia. Aliás, o cabo AV que eu uso ainda é o original do console, funciona muito bem.

De controles o MS Handy faz uso do D-pad do Mega Drive (um ótimo direcional, super resistente e ideal para jogos com movimentação na diagonal), os botões Pause e Reset, e os botões de ação 1 e 2, como no Master System original, sendo o botão 1 o Start também, e uma chave Liga/Desliga na lateral direta do console. Todos esses botões e controles são super resistentes, funcionam muito bem até hoje comigo, aliás, o MS Handy em si, apesar de ser um modelo bem mais em conta do Master System, tem um ótimo acabamento, super resistente, a TecToy não utilizou materiais baratos na confecção desse aparelho, e o design dele, na minha opinião, também é bonito. Pelo menos crianças menores não quebrariam esse aparelho com tanta facilidade.

>>>Os jogos, qualidade de emulação e diferenças do MS portátil>>>

Um fator que pode tirar o interesse de muitos em adquirir um desses nos dias de hoje é que ele não tem entrada pra cartuchos. Isso mesmo mesmo, o console te limita aos 27 jogos pré-instalados em sua memória, sendo que 20 deles são da coletânea do infame 20 EM 1, então o Master System Handy oferece apenas 7 jogos na sua memória, mas quais são esses jogos e como eles rodam no aparelho?

Já adianto que a qualidade da emulação dos jogos pré-instalados é muito boa. O MS Handy não tem o hardware original do Master System, mas a qualidade da emulação dele é praticamente perfeita, olhando entre um SMS original e um emulador preciso, como o Kega Fusion, você não notará diferenças, os jogos rodam exatamente como o Master System real. A TecToy provavelmente utilizou o hardware do Master System Collection de 74 jogos como base para esse aparelho, que também emulava muito bem o SMS original, tanto que o menu de seleção de jogos é idêntico, só ficou de fora a música "2P Race Results" do Sonic 2, isso deve ter sido feito porque o MS Collection de 74 jogos era montado mais como um clone do Mega Drive, talvez para rodar jogos que utilizassem sons em FM, a música do menu funcionava assim, e essa parte deve ter sido removida do MS Handy, para cortar custos, até porque os jogos na memória dele não fazem uso desses sons FM.

O menu é similar ao do MS Collection de 74 jogos


Como já devem ter reparado, diferente do Master System portátil de 30 jogos vendido hoje em dia,o Master System Handy usa um hardware desenvolvido pela própria TecToy, e de melhor qualidade, o MS portátil é na verdade desenvolvido pela AT Games como um console portátil com tela própria,a TecToy apenas adaptou o hardware o botou numa versão plug and play para vender aqui no Brasil.


Esse é o MS portátil da AT Games/TecToy que você
encontrará nas lojas atualmente (fique longe dele!)


As diferenças entre o MS Handy e o MS portátil não para por aí! Como eu já disse, o MS Handy aceita fontes externas para ser ligado, o MS portátil só funciona com 4 pilhas AA; o MS portátil tem 3 botões de ação, apesar do SMS original só ter 2 botões de ação; e, talvez o principal: O Master System Handy emula o Master System real, enquanto o Master System portátil da AT Games/TecToy, na verdade, emula o Game Gear, um portátil da década de 90 lançado pela SEGA para rivalizar o Game Boy da Nintendo, que tinha um hardware similar ao do Mater System, o que permitiu diversos ports de um para outro. Talvez essa tenha sido a intenção da AT Games, afinal, o MS portátil é realmente vendido como um console de mão lá fora, mas quando a TecToy o trouxe para o Brasil, o chamou de Master System. Talvez isso tenha sido feito pois o Master System é muito mais conhecido e adorado por aqui no Brasil do que o Game Gear, que fez mais sucesso lá fora, como nos EUA.

Ok, agora passando para os jogos pré-instalados na memória do MS Handy, nós temos:

20 EM 1




Uma coletânea de 20 joguinhos abaixo de medíocres que não divertem nem por 5 minutos. Lançada em 1995, já havia aparecido pré-instalada no MS Collection de 74 jogos. Apareceu pela primeira vez junto ao Master System III Compact da TecToy.

Alex Kidd in Miracle World




Primeira aventura do Alex Kidd, um ótimo jogo com elementos de plataforma, puzzle, aventura e RPG.

Bank Panic



Um jogo simples onde temos que coletar os sacos de dinheiro de cada um dos 12 quartos, tomando cuidado com os bandidos no caminho. A TecToy adaptou o jogo para usar o direcional para cima como o terceiro botão de ação desse jogo.

Black Belt




Adaptação de um jogo de Hokuto no Ken do Sega Mark III para o mercado ocidental, um beat'em up frenético e divertido. O D-pad no MS Handy é super útil nesse jogo, pois ajuda a dar pulos altos sem muito dificuldades.

Hang On




Jogo de corrida de moto em que você deve chegar ao próximo ponto de partida ante que o tempo acabe, e seguir nessa corrida até o final acumulando tempo extra. Essa versão foi traduzida em português pela TecToy por motivos desconhecidos, já que se tratando de um jogo de corrida, ele é auto-explicativo, não seria preciso conhecimento de inglês para jogar esse jogo. Na minha opinião, era o Alex Kidd in Miracle World que deveria ter sido traduzido.

Secret Commando




Jogo estilo Ikari Warrios. Novamente, o D-pad do MS Handy ajuda muito nesse jogo que requer muita movimentação diagonal. Como o MS Handy é apenas um controle e sem portas para conetar outro, esse jogo só pode ser jogado no modo Single Player.

Sonic The Hedgehog


A versão de Sonic 1 desenvolvida pela Ancient Games em 1991. As fases são um pouco diferentes da versão do Mega Drive, mas eu diria que a progressão das montanhas xadrez da Green Hill até a fortaleza flutuante do Dr Robotnik no topo da ilha é bem mais coesa do que na contraparte de 16 bits. Se joga e roda que é uma beleza, um divertido jogo de plataforma. 

Woody Pop


Jogo no estilo Breakout, mas com power ups para agitar as coisas e escolha de caminhos para ir para fases diferentes. Fique apertando o botão 1 sem parar na tela de Game Over para ganhar Continues infinitos. Um fato curioso desse jogo é que, até então, a versão de Master System desse jogo era exclusiva do Japão, apenas a versão do Game Gear teve um lançamento internacional, essa foi a primeira vez que Woody Pop de Master System saiu do Japão. Lá nas terras nipônicas, o jogo era jogado utilizado um paddler, um controle em forma de válvula, a versão que roda no MS Handy foi adaptada para usar o direcionar e o Botão 1 para acelerar.

>>>Considerações finais>>>

O Master System Handy passou rápido e logo foi esquecido, os poucos que se lembram dele fazem piada sobre ele hoje, não sendo aconselhável à ninguém, talvez só se você queira MUITO jogar a versão ocidental original de Woody Pop do Master System da melhor e mais pura forma possível. 

O Master System Handy talvez tenha pecado em tentar ser um modelo barato demais, ele tinha tudo para ser um ótimo modelo compacto do SMS, ele tinha:

-Um design bonito;
-carcaça resistente;
-o cabo AV não ficava preso ao console, diferente do MS portátil de 30 jogos;
-podia ser alimentado usando uma fonte externa;
-tinha uma boa pegada, não era pesado e não cansava as mãos;
-ótima qualidade de emulação do hardware do SMS original.

Se o MS Handy tivesse entrada para cartuchos como o MS Super Compact da TecToy e entrada para um segundo controle, seria muito melhor, ou pelo menos mais jogos na memória, eu tiraria 20 EM 1 na hora e botaria o Action Fighter, ou Alex Kidd in Shinobi World em pensar duas vezes.

Você poderá encontrar o Master System Handy da TecToy no mercado livre, usado, obviamente. Não recomendo isso para ninguém, se quer um Master System, fique longe do MS Handy, e se você por acaso for um super colecionador de todos os modelos de Master System da TecToy, procure sempre pelo melhor preço possível, e nem faça questão de cabos e manual, esse console usa qualquer cabo AV que você tiver em casa, e você pode conferir e baixar as scans do manual aqui.

É isso. Ainda assim, não abro mão do meu Master System Handy, não vou jogar fora o esforço que fiz quando era criança e esse aparelho me proporcionou muitas horas de diversão. De vez em quando eu ainda o ligo para zerar Sonic 1 outra vez. Mas e você? Teve ou conhece alguém que comprou esse console? Conte aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos fãs do Master System e da TecToy. Até a próxima!

Comentários

  1. Comprei o meu por 3 reais com problema no compartimento de pilhas, consegui uma fonte e joguei Sonic 1 e zerei novamente nele. Mas bateu a crise e tive que vender.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive um desse! Ganhei no álbum de figurinhas do Brasileirão em 2005. Joguei muito kkkkk agora bateu saudades e vim pesquisar sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera, você ganhou algo em um sorteio de álbum de figurinhas?! Eu sempre achei que isso fosse mito kkkkk

      Excluir
  3. Vc sabe dizer conto custa um desses hoje em dia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Mas você deve achar baratinho em sites de revenda. Esse modelo tem poucos jogos na memória, e não tem entrada para cartuchos, então não vale tanto quanto os outros modelos antigos de SMS da TecToy.

      Excluir

Postar um comentário