Tutorial: ePSXe for Android 2.0.6 (emulador de PS1 para Android)

Jogue Spyro, Driver, e outros clássicos do PS1 no seu Smartphone Android!




Se você quer jogar os jogos do Playstation original no seu dispositivo Android, então esse emulador é uma ótima indicação.




A interface dele é similar à da versão do ePSXe para PC, o que deve facilitar para quem já está familiarizado com essa versão do emulador. 

Aviso 1: Antes de baixar os jogos, teste todos os menus de configurações do emulador, principalmente o menu de configuração dos controles, para ver se está tudo funcionando, pois esse aplicativo crasha em alguns dispositivos.

Aviso 2: Para salvar seu progresso no jogo, não se esqueça de botar os arquivos MemoryCard1 e MemoryCard2 dentro da pasta memory card do epsxe após a instalação do APK, do contrário não poderá salvar seus jogos.

Aviso 3: A BIOS não é necessária para rodar os jogos, mas se quiser usar ela, deixe-a dentro da pasta bios do epsxe após a instalação. Para testar, execute o emulador e toque na opção Run BIOS, isso também permite saber se o emulador está funcionando no seu dispositivo. A BIOS pode ser utilizada para fazer alterações dos memory cards, como no PS1 verdadeiro. A BIOS necessária é a SCPH1001.

Aviso 4: Alguns glitches e slowdows podem ocorrer, mas é recomendado que você use um dispositivo mediano para cima, usar um antigo e fraco pode deixar seus jogos mais lentos. Não pude testar muitos jogos, só testei o Crash Bandicoot 2 e o Klonoa: Door to Phantomile, mas pelo menos esses e outros jogos mais populares devem rodar sem grandes problemas.


--Configuração inicial--



Vamos iniciar as configurações básicas do ePSXe, para extrair a maior performance possível do seu smartphone. Eu testei esse emulador em um Samsung Galaxy SII, e um LG K11+. Em ambos os casos o emulador roda bem jogos em 3D, mas telefones mais modernos irão entregar uma performance melhor.

Toque em Arquivo BIOS e indique para o emulador onde está o arquivo de BIOS do PS1 no seu telefone. Usar uma BIOS ajuda na compatibilidade e performance. Se você quer usar uma BIOS externa, então ative a opção BIOS Simulada.

Pulo de Frames da CPU, pode deixar desativado. Ative apenas se seu jogo ficar lento ou estiver jogando com resolução interna aumentada.

Mostrar FPS faz o que essa opção diz, ela coloca um contador de FPS no canto da tela. Pode ser útil par saber na velocidade exata na qual o seu jogo está rodando.

Ativar FPS Manual, bote em Auto. Ativar MME selecione Automático.
*Tegra2 é um chip criado pela Nvidia, e só está disponível em alguns dispositivos Android, como Set Top Boxs. Não deverá dar problemas em smartphones comuns se você selecionar "Forçar".

Overclock na CPU do PSX, marque x1(Preciso). Aumentar só faz overclock no processador simulado do PS1, o que pode causar bugs e glitches em alguns jogos.


--Opções de Tela--

Em orientação de tela você escolhe Paisagem para jogar com o smartphone virado na horizontal.

Em Proporção de tala eu recomendo deixar em 4:3, que á a proporção que os jogos de PS1 usam. Esticar vai esticar uma imagem 4:3 para preencher a tela completa do seu smartphone.

Profundidade de Cores da tela você escolhe 16 (rápido), funciona bem e exige menos do seu smartphone.

Nas Faixas Pretas de Cima/Baixo, não se esqueça de marcar Bordas fieis ao PSX, ou poderá causar falhas nos gráficos de alguns jogos.

Modo RV (Realidade Virtual) você deixa desativado.

--Opções de Vídeo e GPU HW/SW--


Renderização de Vídeo, selecione hardware para o emulador renderizar usando a GPU do seu smartphone. Hardware + Shaders adiciona filtros por cima, usando a GPU, e por isso, pode ser mais intenso. Use OpenGL para suavizar os gráficos, se você tiver o plugin.

Resolução Interna aumenta a resolução dos jogos emulados. Melhora os gráficos as custas de performance. Eu gosto de deixar em x1 (Preciso).

Ative Filtro de vídeo para botar um filtro que suaviza os gráficos. Filtro para jogos 2D eu deixo desativado, isso poupa recursos no dispositivo.

Em Modo de atividade do HW/SW (Experimental), eu deixo em Nenhum (Preciso), mas se seu smartphone tem uma processador dual-core, ou quad-core, experimente usar a opção 2-Atividades (Mais rápido em 2/4-Núcleos).

Oversan você deixa como está, não precisa mexer. Se quiser saber mais sobre o que é Overscan, leia este artigo.

Perfil de brilho em padrão e Blit Skip deixe em Desativo (Suave).



--Opções especificas da GPU--

Em Precisão de subpixel do plugin, para melhor performance no emulador, escolha Desativado (rápido).

Dithering PSX eu deixo em Enabled (mais suave), mas se ainda ficar lento para você, escolha Disabled (mais rápido). Dithering é um efeito gráfico no qual a imagem ganha um aspecto de padrão em xadrez. Isso é bastante comum nos jogos da 5ª geração, e especialmente notável em jogos de PS1 rodando numa tela LCD/LED em HD.

Scanlines simula o efeito da tela de um monitor CRT antigo. Use essa opção para botar um filtro que simule isso. Eu gosto de deixar isso desativado.

Em Núcleo Sequencial do DMA, deixe Ativado em alguns jogos (Rápido). 


--Opções de Som--




Agora vamos configurar a saída de som no emulador.

Em Qualidade do som, quanto melhor for a saída, mais processamento o emulador irá precisar para manter a velocidade máxima. Eu uso a opção Alguns efeitos de sim (rápido). Todos os efeitos de som (lento) é mais preciso, mas pode ser demais para smartphones mais fracos.

Latência no som é outro problema que afeta muitos emuladores, é quase inevitável. Quanto menor a latência, mais processamento se faz necessário. Deixe em Normal.


--Opções de Mem. Card--


Desça na lista e vamos configurar os Memory Cards virtuais. Você vai precisar dos arquivos memory cards. Esses arquivos devem estar no formato .mcd. Se não estou enganado, estes arquivos são gerados pelo ePSXe de PC também. Você pode pesquisar esses arquivos no Google e baixar de lá.

Modo de arquivo do memcard: compartilhado para todos os jogos. Isso simula como um Memory Card funciona em um PS1 de verdade. Use a BIOS para gerenciar seus saves nos Memory cards.

Arquivo de Memcard 1: aponte para o emulador onde o arquivo Memory Card1.mcd está no seu smartphone.

Arquivo de Memcard 2: aponte para o emulador onde o arquivo Memory Card2.mcd está no seu smartphone.

De resto não precisa alterar nada para o emulador funcionar. Não ative o Interpretador da CPU, pois isso faz o ePSXe rodar em modo Interpreter, que só serve para debug e é bem mais lento que o método normal JIT (Just in Time). 

Marque a opção Mostrar a Logo do PSX se quiser que a sequencia de inicialização do PS1 apareça durante o boot de algum jogo (só funciona se você estiver usando uma BIOS externa). Vamos agora configurar os controles.


--Opções de entrada--



Em número de jogadores, marque 1/2 jogadores, pois a maioria dos jogos de PS1 são de até 2 jogadores, e você estará jogando em celular mesmo.



Toque em Jogador 1, e em Tipo de Controle, selecione o tipo de controle que você (Jogador 1) usará. Digital (Only) emula o controle original do PS1, e DualShock emula o controle do PSOne (aquele com os analógicos e vibração). As outras opções são de pistolas de luz, para jogos de tiro mais específicos.



Para ativar a função rumble (vibrar), vá em Vibração e selecione Ativado para usar no seu controle USB/Bluetooth, ou Ativado no aparelho para vibrar no smartphone. É capaz que só funcione em jogos que tem suporte ao rumble e se estiver usando o DualShock no tipo de controle.

As opções de Botões Físicos são para quem pretende usar um controle externo USB ou Bluetooth. Da minha experiência pessoal, eu simplesmente precisei apenas ligar meu controle USB esttilo PS2 no meu Galaxy SII e o emulador automaticamente mapeou todos os botões do PS1 nos botões correspondentes do meu controle USB.


--Controle na tela--



Para quem vai jogar usando o gamepad virtual, segue essas dicas: volte para o menu principal, e toque em Controle de tela. Aqui as opções principais são:

Skin do controle em paisagem: escolhe uma skin pros controles na tela no sentido horizontal. Tem várias opções para escolher.

Skin do controle em retrato: escolhe uma skin pros controles na tela no sentido vertical. Tem várias opções para escolher.

Mostrar/esconder botões de toque: selecione Mostrar botões.

Transparência da skin: configura o quanto uma skin estará visível sobre a tela do jogo no emulador. Selecione um valor de 20 em 20. Eu deixo em 20/100.

Buttons Magnifying on press: arreste o slider para selecionar um valor que indica o quanto um botões aumenta quando for pressionado. Serve como informação visual para saber qual botão foi tocado na tela.

Se quiser reorganizar a posição dos botões, use as opções Editor de skin do controle em paisagem/retrato (padrão).

Vibração no controle na tela faz seu smartphone vibrar levemente toda vez que você toca em um dos botões virtuais.

Volte tudo para salvar as configurações.



--Iniciando um jogo--

No menu principal do ePSXe, toque em Rodar Jogo para abrir a lista de seleção de jogos. O emulador trabalha com jogos de PS1 nos formatos BIN+CUE. 



Se estiver conectado á Internet, o emulador irá baixar capas para seu jogo.



A sequencia de inicialização do PS1 toque inteirinha antes do jogo iniciar.



Parabéns, você agora tem um emulador de PS1 completamente funcional no seu smartphone! Se quiser sair do jogo, não se esqueça de salvar o progresso normalmente atualizando os dados no memory cards, como se faz em um PS1 de verdade. Para sair do emulador, toque no botão de voltar do seu smartphone e um menu irá abrir.



Aqui você tem opções de salvar ou carregar estados da CPU, inserir um código de Gameshark (trapaça). Limit. Frames remove o limitador de quadros do emulador, o que pode deixar seu jogo rápido demais.

Em Mais Opções você pode resetar o jogo, pular direto para configurações de vídeo, aúdio, controle, e carregar outros perfis de configuração (caso você tenha feito mais de um). Para jogos multi-disco (como Final Fantasy VII, por exemplo), use a opção Trocar Disco e selecione o disco seguinte. Lembrando, que os arquivos BIN e CUE do jogo devem estar propriamente nomeados, e o arquivo CUE deve indicar quais são os outros discos do jogo.

É isso isso pessoal, espero que esse tutorial tenha ajudado. Até a próxima! 

Comentários

  1. Tava procurando esse emulador para meu moto g2 modificado com lineage OS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em ter ajudado. Me diz, funcionou no seu smartphone?

      Excluir
    2. Obrigado pelo emulador está funcionando no meu celular

      Excluir
  2. Estava procurando este aplicativo eu irei testar em uma tv smart ! Vamos ver como se comporta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se saiu? Eu sei por experiência própria que versões antigas de um app podem não funcionar muito bem em versões modernas do Android.

      Excluir
  3. Eu salvo um game no memory card 1, altero o memory card para o 2, quando eu salvo o jogo ao invés de salvar no 2, acaba salvando no 1, não consigo ter dois saves do mesmo jogo e alternar entre eles...alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  4. Não consigo fazer vibrar os jogos de maneira alguma, alguém conseguiu? Meu controle é o iPega Wolverine 9099

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes não funciona mesmo. Já verificou se o seu controle tem função Rumble? E também, veja se nas opções de controle do emulador o Jogador 1 está selecionado como DualShock, apenas o controle DualShock do PS1 tem função rumble. Ah! E nem todos os jogos de PS1 tem função Rumble/são compatíveis com o controle DualShock! A maioria dos jogos de PS1 não tem função vibração, apenas os jogos mais do final da vida do console.

      Excluir
  5. Eu configurei dois perfis, controle jogador 1, 2 e 3.
    Cada um específico para um tipo de jogo.
    Porém só consigo usar o 1, já tentei de várias maneiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opções de Entrada? Quais são os jogos que você está jogando? Se é para jogos para 2 jogadores na mesma tela, marque 1/2 Jogadores em Número de Jogadores, se é para 3 ou 4 jogadores, marque 3/4 Jogadores (Multitap Port 2). Jogador 1 (default) é o padrão, para mapear seu controle físico, você deve tocar em Jogador 1(2 ou 3) config para mapear os botões do seu controle físico com o emulador. Depois vá em Mapear Eixo do jogador 1 (2 e 3) para configurar as alavancas analógicas.

      Excluir
  6. Obrigado pelo tutorial! Pode dar uma dica de qual controle devo adquirir para jogar no meu smartphone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu não jogo muito no meu smartphone, mas acredito que qualquer controle Bluetooth pareado com seu smartphone irá funcionar. No meu antigo Galaxy SII eu jogava com um controle USB de computador comum contado à porta Mini USB usando um adaptador, e funcionou de primeira nesse emulador. O seu smartphone precisa ter suporte à tecnologia OTG para pode usar esses controles USB.

      Excluir
  7. Rapaz, tu sabes colocar pra jogar dois jogadores em smartphones difererentes? Via bluetooth ou online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PS1 é um console de mesa, então todos os jogos multiplayer dele são locais/tela dividida. Não tem essa de cada um jogar em sua própria tela com smartphones diferentes. Se quer jogar com mais de um jogador no ePSXe, tem que parear e configurar dois controles no mesmo dispositivo (Jogador 1 e Jogador 2).

      Excluir
  8. Meu jovem, eu entendi sua justificativa. No entanto, tenho de discorda efetivamente. Eu já joguei os emuladores de Nintendo - que são console de mesa - onde ambos os jogadores jogavam em sua casa - em tela dividida, que seja - mas cada um no seu PC. Eu perguntei só pra ter uma certeza de que isso seria possível em sistema Android. Se não me engano, até o ePSXe tem conectividade online, ao menos no PC. Minha dúvida, enfim, era se havia possibilidade de fazer esse tipo de conexão bluetooth. Ou talvez, online no Android.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já entendi, o que você quer é uma função Netplay. Essa função está presente no ePSXe de Android, as ainda em Beta (instável). No Menu Principal, toque em Multijogador, e selecione Servidor ou Cliente, e depois um jogo. O Cliente se conecta ao Servidor, então um dispositivo será o Servidor, e o outro terá que ser o Cliente que se conecta ao Servidor. Eu não sei se eles se conectam via Bluetooth ou Wi-Fi, o emulador não pergunta se você quer ligar algum deles. Infelizmente não posso testar aqui porque eu só tenho um smartphone que rode o ePSXe agora.

      Excluir
  9. Eu tenho o ePSXe pago da paystore e mesmo deixando marcado a opção o de aparecer o logo, não aparece :( eu queria essa nostalgia. Uso o moto G7 play

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que colocar uma BIOS original de PS1 para ver essa animação. Isso está escrito no início do tutorial.

      Excluir
  10. Cara,onde eu aperto para aparecer a tela de salvar ou carregar estado?? Me responde, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literalmente no final do texto está escrito "Para sair do emulador, toque no botão de voltar do seu smartphone e um menu irá abrir", seguido de uma screenshot do menu in-game do ePSXe com as opções de Salvar e Carregar Estado.

      Excluir
  11. O uso do plugin instalado pela playstore é recomendável, ele pode interferir na performance de alguns jogos os deixando mais lento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que plugin é esse? Eu não sei dizer, testa com e sem o plugin em algum jogo e veja se a performance diminui.

      Excluir
  12. Instalei no moto G4 plus e os controles ficaram lentos a resposta, tipo, tem que pressionar pra responder, só no toque não vai, sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como configurar o controle para apertar dois botões ao mesmo tempo

      Excluir
  13. O meu e u m IPEGA9076 E não funciona o analogico do lado direito! Respectivos Eixos Z e RZ existe alguma forma te ativar? Plug, app? Meu cel e android.

    ResponderExcluir
  14. Opa beleza? Tenho um Samsung Galaxy S9 Plus, com um dos melhores processadores para jogos. Gostaria de usufruir da melhor configuração possível desse emulador, você poderia me ajudar a configurar? Se você quiser podemos entrar em contato via e-mail. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga esse tutorial que você saberá como configurar o emulador. Não há nada de especial no seu smartphone para esse emulador, já que o ePSXe é um emulador que roda muito bem até em modelos de smartphone antigos e de entrada. A única coisa que eu te recomendaria seria parear um controle bluetooth no seu Android e mapear os botões nas configurações do emulador.

      Excluir
  15. Alguém saber como muda a capa ou o nome do jogo no emulador ePSXe de android?(eu tenho jogos com mod porém ele fica com nome do jogo original)eu tentei mudar o nome das isos porém fica do mesmo jeito no emulador e isso complica saber qual jogo é qual...

    ResponderExcluir
  16. Mesmo na internet o emulador pra Android não baixou a capa da internet.tem como por manualmente.
    O jogo e valkirie profile legendado

    ResponderExcluir

Postar um comentário