Tutorial: Como compactar arquivos de forma eficiente usando o WinRar

Tutorial simples para a compactação de arquivos grandes


Compactar arquivos sempre é uma solução interessante para o armazenamento em discos de baixa capacidade. As vezes você pode estar querendo fazer um backup de seus arquivos e documentos num Pen Drive ou DVD, mas não tem espaço o suficiente para guardar tudo, principalmente se forem arquivos como imagens, músicas e jogos. Acontece que para muitos a compactação de arquivos ainda é um mistério, mas mais simples que a interface pareça, muitos usuários ainda não a compreendem ou não sabem porque os resultados não são tão satisfatórios quanto os dos arquivos compactados encontrados na internet. Muito bem, este pequeno tutorial irá lhe ensinar a compactar seus arquivos usando o programa gratuito Winrar e explicar o porque algumas compactações não ficam tão, bem... compactadas.


"Por que o tamanho do arquivo compactado foi tão pouco reduzido em comparação ao original?"

Alguns tipos de arquivos simplesmente não podem ser devidamente comprimidos. A compactação funciona assim: Alguns conjuntos de caracteres são substituídos por caracteres menores e de nenhuma importância, gerando um arquivo final que ocupa menos espaço de armazenamento. Por isso nem todos os arquivos ficarão tão menores quanto o original.

>>>Compactando>>>

Se você ainda não tem, baixe o Winrar clicando aqui. O winrar é um programa simples para compressão e descompressão de arquivos, e continua funcionando mesmo após o termino do trial. Clique no botão azul para baixar, não precisa comprar a licença de uso. Se seu sistema for 64 bit, clique no link abaixo para baixar a versão 64 bit. Caso seu sistema seja 32 bit, clique no botão azul mesmo para baixa a versão x86. Caso você não saiba qual versão é o seu Windows, vá em Computador>Propriedades do Sistema, na parte Tipo de Sistema mostra se seu sistema é 32 ou 64 bit.

Ok, após instalado o winrar, você já terá ele integrado ao seu sistema operacional.

Selecione o arquivo que você quer compactar e clique nele com o botão direito do mouse. Selecione a opção Add do archive.../Adicionar a arquivo...


Marque a opção Create Solid Archive/Criar Arquivo Sólido, verifique se o Dictionary Size/Tamanho do Dicionário está no máximo, no caso 4096 kb, se possível, coloque maior. Escolha o método de compressão, selecione Best/Melhor. Clique OK para iniciar a compressão.



Como pode ver, nesse caso a mudança foi melhor do que com uma compactação comum, que diminuiria até 1 MB, nesse caso diminuiu até 23 MB, a pasta original desse jogo pesa 25 MB.


Esse é o melhor método para se compactar arquivos com o winrar, mas como já explicado lá em cima, alguns tipos de arquivos diminuem pouca coisa ou mesmo nada. Testei esse jogo e quatro arquivos de vídeo no formato WMV renderizados no Sony Vegas Pro 13, os resultados não foram bons, apesar de eu utilizar esse método, porém, para outros tipos de arquivos, como ROMs e ISOs, esse método é ótimo para armazenamento, veja outros resultados: 


Como podem ver na imagem acima, esse compactação ficou muito melhor, é uma pasta com diversas ROMs de Nintendo DS, Game Boy e Game Boy Color, e mais alguns arquivos extras. No total, essa pasta pesava cerca de 1,7 GB, com a compactação utilizando esse método passou para 691 MB. De fato, eu tenho 4 pastas de ROMs de Nintendo DS, no total elas pesam juntas quase 7 GB, compactados elas pesam apenas 2,39 GB, o que me permitiu gravar essas ROMs num DVD de 4,7 GB.


Nesse outro exemplo, comprimi uma ISO de PSP que pesa cerca de 1,5 GB até ficar em 708 MB.

Então, basta seguir essas dicas para ter os melhores resultados com o winrar, se você tem costume de armazenar ROMs e ISOs para usar em emuladores ou consoles desbloqueados, esse ´um bom método de armazenar suas cópias de segurança.

Comentários