Os buracos deixados pela 6ª geração de Pokémon e os mistérios que foram solucionados

Após 4 anos, será que a Game Freak nos deu as respostas para os mistérios?




Rumores e teorias não são desconhecidas para a franquia Pokémon e seus jogos. Na verdade, Pokémon pode ter uma das fan bases mais imaginativas e apaixonadas por debater mistérios relacionados à marca, então não me foi espanto algum o quanto burburinho os jogos Pokémon X e Pokémon Y do 3DS fizeram lá em 2013. Admito que X e Y me decepcionaram demais em relação aos jogos que os antecederam (Black 2 e White 2, e até mesmo Black e White), me vi jogando um jogo extremamente fácil, curto, linear (até na construção da região), e com personagens e enredo superficiais. Até mesmo os jogos seguintes dessa geração pegaram um pouco dessa filosofia. Mas se teve algo que ao menos compeçou nessa época foi o fato de a 6ª geração transbordava de buracos, como algo estivesse faltando lá, e a esperança e desejo de muitos jogadores era do lançamento de um jogo novo que completasse esse vazio.


Desde o lançamento em 12 de outubro de 2013, se passaram já 4 anos desde X e Y. Ainda nesse mesmo ano eu fiz um post aqui no blog listando e discutindo todas as teorias e mistérios a cerca desses jogos, que pode ser conferido clicando aqui, por isso eu decidi voltar e revisar esses antigos mistérios e ver o que se concretizou, o que era viagem da cabeça das pessoas (e da minha), e o que ainda continua sem respostas, afinal, a 6ª geração ainda continua com um ar incompleto, e com o início da 7ª geração ao final de 2016 a impressão que eu sempre tive é que a Game Freak evita ao máximo se lembrar dessa geração, como se ela estivesse envergonhada do que fez. Enfim, isso pode ser um tópico para outro dia, agora vamos ver aquela lista - Ligue seu 3DS, pegue aquela sua cópia antiga de X ou Y e vamos nos aventurar por Kalos mais uma vez!

1. 72 Pokémon

Essa é a Pokédex completa da 6ª geração

X e Y chocaram alguns jogadores no lançamento ao saberem que apenas 69 criaturas haviam sido adicionadas à National Dex, uma diferença gritando se comparado com os 156 monstros que Black e White introduziram na 5ª geração. A expectativa era que X e Y recebessem algum tipo de DLC que adicionasse mais Pokémon, e na época, o que favorecia esse rumor/desejo era o fato de que hackers haviam encontrado 3 Pokémon que não estavam listados na Pokédex desses jogos nos arquivos deles: Hoopa, Diancie e Volcanion. Uma forma diferente do Eon Duo Latios e Latias também foi encontrado nessa época, que mais tarde foi confirmado como formas Mega desses Pokémon.

Bem, a DLC nunca veio, a Pokédex estava completa. Esses 3 Pokémon estavam na programação de X e Y simplesmente para estarem lá. Cerca de 1 ano depois os remakes OmegaRuby e AlphaSapphire foram lançados, e através desses jogos, o trio mítico de Kalos se tornou disponível para os jogadores, a ideia era que eles transferissem esses Pokémon de OR/AS para X/Y. Não houve nenhum evento especial no in-game de X e Y, nem mesmo em OR/AS, só alguns diálogos rápidos de alguns NPCs aleatórios. Nada de novas partes do mapa liberadas, nada. Uma decepção e oportunidade perdida, até porque a 4ª e 5ª geração tiveram bastante disso.

Mega Diancie e Hoopa Unbound permaneceram exclusivos de OR/AS.

Não haviam mais Mega Stones para X e Y, as novas eram totalmente exclusivas da Hoenn de OR/AS e não poderiam ir para Kalos, excluindo a Latiosite, que estava programada em X/Y por algum motivo.

A ideia de que haviam mais itens de Mega evolução meio que estava correta, mas não como pensávamos. Queríamos poder customizar onde a Key Stone ficaria, mas isso não aconteceu. Mas em OR/AS vimos vários personagens usando suas Key Stones em diferentes lugares e apetrechos.

2. A porta continua fechada

Essa cena deixava a entender que esse lugar era importante

Você se lembra dessa cena aí em cima? Ela estava presente no trailer de revelação de X e Y, e do jeito que ela foi mostrada (até pelo angulo da câmera e a construção ao fundo) fazia parecer que aquele lugar mostrado era algo relevante, mas no final não era nada demais.



Em Lumiose Badlands, na Rota 13, temos que derrotar um membro da Team Flare para ter acesso a uma das fábricas da Kalos Power Plant, essa é a única fábrica que temos acesso nos jogos, e está relacionada a uma missão do enredo principal. Do lado direito, existem mais três fábricas, cada uma com sua própria porta e modelo, porém cada uma delas está trancada, apesar do jogo insinuar de que ela poderiam ser abertas. No museu de Lumiose City havia pinturas dessas três fábricas, explicando um pouco o que se fazia nelas e como elas funcionavam.

É muito estranho pensar que a Game Freak teve o trabalho de modelar essas três fábricas só para servir de cenário. Se fosse o caso, pra que botar uma porta na frente de cada uma se só poderíamos entrar numa delas durante o jogo? Se fosse pra botar uma porta, poderia ser uma só de cenário, uma textura, sem aquela mensagem, S/M/US/UM fazem bastante disso.

Era pra ficar bonito pro trailer inicial? Pra mostrar os novos gráficos possíveis no 3DS? Se fosse o caso então modelar apenas uma fábrica já bastava.

Uma das teorias na época era de que cada uma dessas três fábricas estava relacionada com um dos Pokémon míticos encontrados, mas isso já se provou falso faz tempo. Trazer Hoopa, Diancie e Volcanion de OR/AS pra X/Y não faz nada, nenhum evento acontece.

Se a Game Freak teve planos para essas fábricas, então eles foram descartados ainda durante o desenvolvimento dos jogos, pois nenhum mapa extra foi encontrado. Pode ir pro TCRF e ver por si só.


3. As berries que faltavam




Em Pokémon X e Pokémon Y era possível usar os campos de berries ao sul da Rota 7 para plantar mais berries. Um fato que chamou a atenção na época era que nem todas as berries estavam disponíveis em X e Y. Qualquer veterano da franquia sabe que qualquer item que um Pokémon segura não pode ser transferido de uma geração para outra, logo, berries obtidas em Unova de BW/BW2 ou colhidas no Dream World não poderiam ser enviadas para a 6ª geração pelo Pokémon Bank. Para passar essas berries faltantes para X e Y, um jogo da mesma geração teria que trocar com estes, mas na época X e Y eram os únicos jogos da 6ª geração, e foi isso que iniciou os rumores.

A expectativa era de sequencias, jogos que continuassem a história de Kalos, algo que parecia possível, já que Black 2 e White 2 eram realidade, ou mesmo uma versão definitiva dos jogos, um "Pokémon Z", que teria estes itens restantes.

A artwork de Kalos escondia muitas áreas com nuvens

Fazia um pouco de sentido. O guia oficial até dizia que essas berries não existem em Kalos, e só poderiam ser trocadas com "regiões vizinhas", e bem, o mapa de Kalos escondia muitas áreas com sevens, e como grande parte do backstory de Kalos fala sobre guerras da região com regiões próximas, esperava-se um novo jogo onde teríamos acesso a essa região, uma "Kalos parte 2". Outras teorias até diziam que o trem de Couriway Town nos levaria até esses lugares, mas já já falamos nele.

Cerca de alguns meses depois a Game Freak anunciou os remakes OmegaRuby e AlphaSapphire, que integraram um pouco da lore da Gen 6 a da Gen 3 tinham os itens restantes. As pessoas estavam contentes, muitos queriam esses remakes, mas, esses jogos eram só isso, remakes de jogos antigos, não adicionavam muito à Kalos, e em alguns pontos, até bagunçavam o enredo e informações que X/Y davam, agora não se sabe qual é a história verdadeira. Em X/Y é dito que as Mega Stones foram criadas através da energia vital de vários Pokémon mortos em guerras e de Xerneas, que teria energizado pedras de evolução comuns, e Lucario teria sido o primeiro Pokémon a mega evoluir. Em OR/AS é dito que as Mega Stones vieram de meteoritos do espaço, as Key Stones seriam fragmentos de uma maior que foi criada através do sacrifício de muitos humanos na Hoenn de muitos anos atrás, e Rayquaza teria sido o primeiro Pokémon a ter feito a mega transformação.


As outras berries vieram aqui
4. Couriway Town: caminho pra lugar nenhum




Parece que não havia nada de especial mesmo nessa cidadezinha.

Dois aspectos que chamam a atenção nessa cidade são as enormes cascatas, e a estação de trem. Enquanto que as quedas d'água só tem função de impressionar o jogador com os ângulos de câmera e gráficos (pelo menos era legal na época), a estação de trem se tornou bem mais interessante para os teoristas.

Basicamente a teoria que existia na época era de que essa estação de trem teria uma condução que nos levaria a algum lugar.

A tal estação não tinha nenhum trem lá, nem meios de se chamar um. Nada de tickets, itens que indicassem que houvesse mesmo um trem a vir até lá. Nenhum NPC falando sobre um suposto trem, nada. Havia só uma carta do Professor Sycamore criança para ele mesmo no futuro, mas aquilo não significava nada, não dava nenhum item, nenhum evento, nem mesmo um dialogo especial do professor. O tal trem nunca apareceu. Não houveram DLCs, nenhuma dica em OR/AS sobre essa estação, nadinha. Parece que essa estação e a ponte eram só por questões estéticas.

5. Shauna


Shauna é uma das rivais nos jogos X e Y, e a única que teve um mínimo de personalidade, embora não tenha sido uma das melhores.

Após derrotar a campeã Diantha pela primeira vez e recomeçar o jogo, Shauna aparece em Vaniville Town para dar ao jogador o inicial que ela escolheu no início do jogo, e permanece lá após isso.

Ela tinha algumas falas pré-programadas e as dizia aleatoriamente. Nada demais, tirando uma frase em especial: "Quer saber? Eu vou pra uma região distante da próxima vez!"

Até eu me espantei com essa frase lá em 2013, já que eu li ela primeiro no meu jogo, foi uma surpresa pra mim. Eu mesmo me peguei teorizando sobre isso e logo logo descobri que outros pessoas também discutiam sobre o assunto.

A teoria tá na cara: Shauna estaria dando dicas de uma continuação para a história de Kalos. Essa teoria se ligaria com as ideias das "regiões vizinhas", o mapa que escondia partes atrás das nuvens, o trem de Couriway, e o segundo trem-bala da estação de Lumiose, que sempre esteve lá, mas não dava pra embarcar nele e não havia indicações de pra onde ele iria.

Passou 2014 e 2015 e nada de continuação de X/Y.


Vamos para 2016. Após o anuncio de Pokémon Sun e Pokémon Moon, e a liberação das primeiras informações e cenas de gameplay, uma teoria nova surgiu envolvendo a personagem: Shauna seria a mãe do/da protagonista desses jogos.

A ideia era de que ambas as pessoas eram super alegres, eram morenas, tinham cabelo da mesma cor e cortes similares. Ela até mesmo usava uns óculos escuros preso no cabelo, o que seria uma referencia aos óculos usados pelos protagonistas de X e Y (nas roupas e artes oficiais deles), e indicaria que ela teria se casado com o protagonista masculino, Xavier/Calem (por quem ela aparentava ter um crush). De certa forma, o protagonista masculino de S/M se parece um pouco com o protagonista masculino de X/Y.

No final das contas não era nada disso. A mãe em S/M morava na região de Kanto antes de vir para Alola, e em US/UM é revelado que o pai continua em Kanto. Também, Shauna tem olhos verdes, a mãe tem olhos castanhos escuros.



A única menção aos antigos personagens que tivemos em S/M e US/UM foi por parte de Dexio e Sina, os dois assistentes do Professor Sycamore e os únicos personagens de X/Y a aparecerem na Gen 7. E pela aparência dos dois, não teria como a Shauna estar tão velha ao ponto de já estar casa e com filho de 11 anos ao tempo que os eventos de Alola começam, Dexio e Sina ainda estão muito jovens, e eles tinham quase a mesma idade da Shauna e dos demais treinadores de Kalos.


Dexio e Sina em X/Y


Eles aparentam serem apenas alguns poucos anos mais velhos
que os protagonistas de Sun e Moon

6. Os homens sem face


Era só uma historinha boba, provavelmente criada para forçar uma interação do protagonistas com os amigos dele, afim de faze-los parecerem mais tridimensionais do que realmente são. Esse NPC não se refere a nenhum Pokémon existente, nenhum Pokémon bate com essa descrição, nem mesmo uma Ultra Beast, a mais próxima que consigo pensar são Nihilego e Xurktree, mas uma é sempre citada como parecendo uma garotinha, e a outra parecere uma decoração natalina, respectivamente. Bora pro próximo.


7. Mistérios de Lumiose

"Lumiose não é só grande em área, né?" Foi o que eu disse aqui em 2013, em relação aos mistérios da cidade das luzes e capital de Kalos, mas hoje, 2018, ainda não tivemos respostas. Bem, vamos começar pela Estação de Lumiose:

Como eu disse anteriormente, existem duas linhas de trem nessa estação, uma delas leva pra Kiloude City, e a outra não é utilizada, apesar de ter um trem lá parado. Mas talvez o que mais chama a atenção são as mensagens escritas atrás de uma placa dentro da estação.



A mensagem diz: "Eu vou pedir ajuda. Espere no lugar habitual."

Claramente essa mensagem foi escrita pelo treinador(a) do Skidoo que dorme da entrada da estação. Existe um Skidoo que dorme na entrada na estação de Lumiose, aguardando pelo retorno de seu treinador.

O NPC que parecia estar procurando por algo ou alguém não pode ter relação com aquele Skidoo, pois, de acordo com outros NPCs fora da estação, esse Skidoo sempre espera na entrada e já estaria ali faz bastante tempo, não teria como alguém procurando por um Pokémon perdido não ter notado isso, e só existe uma saída para a cidade Lumiose da estação. Claramente isso tudo não passa de uma referência à aquela história do cão que aguardou seu dono retornar numa estação de trem até sua morte.

Pelo menos um mistério resolvido e explicado. Ok, agora vamos para a Lumiose Press.

Na Avenida Estival, se encontra o prédio da Lumiose Press, local de trabalho da irmã de Viola, a Alexa. Ela apenas nos indica lugares da cidade para visitarmos, então o que resta aqui é a misteriosa história do desaparecimento da chefe de edição da revista. Ela teria ido para a região montanhosa de Kalos em busca de um Pokémon lendário. 

Esse mistério foi resolvido em setembro de 2016, com a liberação oficial do Pokémon mítico Volcanion, um dos Pokémon encontrados pelos hackers lá em 2013.

Levando um Volcanion em sua equipe até a Lumiose Press, você encontrará a chefe de edição em sua cadeira. Ela diz que estava procurando Volcanion por 15 anos. Ela te deixa ler alguns documentos secretos com algumas informações que ela reuniu sobre o Pokémon durante as viagens dela. Um detalhe curioso é que ela saiu pra procurar o Pokémon na região montanhosa, mas na Pokédex de Kalos o Volcanion está na parte da area Central, e não Mountain Kalos.



Levando o Volcanion para OR/AS, no estúdio da Mauville TV em Mauville City, você encontrará um outro NPC, o dono da emissora, que irá te mostrar fitas de três episódios de uma série de documentários que ele e outros jornalistas fizeram sobre o elusivo Volcanion muitos anos atrás, mas nunca foi ao ar. O que essas fitas revelam é que Volcanion foi visto não só em Kalos, mas também em Sinnoh e Johto. E, parando pra pensar, se esse documentário foi gravado tempos atrás, e a chefe de edição da Lumiose Press esteve fora por 15 anos procurando pelo Pokémon, estariam todas essas pessoas conectadas? Afinal, todos eles são jornalistas, e o dono da Mauville TV diz que apenas as pessoas desse grupo tinham visto o Volcanion. Pokémon OR/AS se passa muitos anos antes de X/Y, mas chega a ser 15 anos, a diferença de tempo é de 7 anos, pois os eventos de X/Y ocorrem em paralelo com os de B2/W2. Ainda restaria 8 anos na conta, tempo o suficiente pra chefe de edição e os jornalistas de Hoenn terem saído numa  jornada em busca de Volcanion, tempo o suficiente para eles terem viajado por três regiões e ainda deixarem as fitas com as gravações engavetadas por bastante tempo até elas serem vistas pelo protagonista de OR/AS. Tanto as gravações quanto os documentos da chefe de edição são chamados de "secretos", e ninguém além desse pessoal sabe sobre o Volcanion e parece que as informações não podiam vazar. Se tratando de material televisivo até faz algum sentido, mas porque as anotações pessoais da chefe de edição da Lumiose Press também são secretas? Bom, ao menos o mistério da mulher desaparecida foi resolvido, mas talvez eu tenha acabado de criar outro agora mesmo...

Ok, agora vamos ao maior mistério de Lumiose: a garota fantasma.



Como você já sabe, em um certo prédio em Lumiose, no 2º andar, ao sair do elevador pela primeira vez, a tela irá escurecer e ao retornar a figura de uma Hex Maniac aparecerá atrás do seu avatar. Ela irá se deslocar (sem mexer o corpo) um pouco e dirá "No, you're not the one.", que se traduz em "Não, não é você", e não "Não, você não é o único", como eu havia feito em 2013. Enfim, após essa frase ela se desloca até sair do seu campo de visão e desaparecer para sempre. Mesmo retornando ao 2º andar esse evento não se repete. Um detalhe curioso é que nesse andar em específico, todos os computadores e maquinário são antigos, tecnologia antiga, um grande contraste com o resto dos dispositivos eletrônicos dos demais andares e prédios de Kalos, lembrando que X/Y está bem final da linha cronológica da franquia, então a tecnologia nesse ponto já está bem mais avançada. Os NPCs do térreo e 3º andar desse prédio agem como se não soubessem da existência do 2º andar, o que é meio estranho, afinal ele não está fechado e tem muito equipamento velho lá, isso chamaria a atenção de alguém.

Indo para o Hotel Richiessimie encontramos outra Hex Maniac no 4º andar, que diz estar tentando "escutar o elevador". Pode até parecer que há alguma relação dela com a Hex Maniac do 2º andar do outro prédio, mas está mais pra uma brincadeira por parte dos desenvolvedores. O quarto dela fica ao lado do elevador do hotel, ela estava com o ouvido na parede, ela poderia estar esperando algum serviço de quarto ou simplesmente gostava de ouvir as pessoas subindo e descendo nele, afinal, Hex Maniacs são esquisitos. Não é de hoje que diferentes personagens usando sprites e modelos iguais, é a classe de treinadores que eles são.


Parece que ela não tem nenhuma relação com a
outra Hex Maniac

Em OR/AS, no térreo do Mt. Pyre, encontramos uma outra Hex Maniac, que diz: "No, you're not the one... Ah..". É, é mesma frase da Hex Maniac de X/Y. Levando em consideração que OR/AS se passa muitos anos antes de X/Y, as duas Hex Maniacs podem ser a mesma pessoa. Diferente de sua primeira aparição, em OR/AS ela não desaparece após interagir com o jogador, ela permanece parada no mesmo lugar. O Mt. Pyre de Hoenn pode ser considerado como o equivalente da Pokémon Tower e House of Memories de Kanto, Lost Tower de Sinnoh, e Celestial Tower de Unova, ou seja, é um grande cemitério de Pokémon, onde vários treinadores vem rezar pelos seus antigos parceiros. Também tem alguns humanos enterrados aqui, evidenciado pela Phoebe que pode ser encontrada no topo do monte conversando com espíritos após o Delta Episode, ela diz que estava visitando a avó dela.


Parece que é a mesma Hex Maniac do 2º andar
daquele prédio em Lumiose City

Com essas duas aparições, sabemos que essa Hex Maniac está procurando por alguém em especifico. Não se sabe se esse alguém é um humano ou um Pokémon, ou mesmo se está vivo. Infelizmente ainda não temos nenhuma resposta para esse mistério, S/M e US/UM não adicionaram mais nenhuma informação sobre essa garota, e acho bem difícil que a Game Freak volte atrás para nos contar o que aconteceu. Alguns jogadores chegaram a pensar que essa Hex Maniac estaria procurando por uma Player ID em específico, e como cada Player ID é gerada aleatoriamente ao iniciar um novo jogo e ela não pode ser alterada, faria sentido ninguém ter sido reconhecido por ela, porém, existe uma falha nessa teoria: se ela estivesse mesmo procurando por um jogador com um número de identificação em específico, então hackers já teriam descoberto esse número nos dados do jogo e vazado o suposto evento especial para todos verem, porém, nada foi encontrado, não existem variáveis ou condições no evento dela, ela tecnicamente não está procurando por nada dentro do sistema dos jogos, pode ir olhar nas páginas do TCRF. 

Também é bem capaz que isso tudo tenha sido uma grande piada por parte dos desenvolvedores, afinal, todos os treinadores da classe Hex Maniac na 6ª geração são esquisitos e falam algumas coisas estranhas e sem muito sentido.


Não é a primeira vez que a GF deixa pontas soltas
em Pokémon, lembra do Old Chateau?
Bem, acho que a Game Freak adora creepypastas...


8. AZ e a Floette Eterna


AZ foi o o rei de Kalos cerca de 3000 anos atrás (partindo dos eventos de X/Y), e após ter sua amada Floette tomada pelos horrores da guerra, ele construiu uma arma suprema para ressuscitar sua Floette e por um fim na guerra, ao fazer um disparo com seu poder para matar todos. Entristecida com seu treinador, Floette partiu e desde então AZ vaga pelo mundo em busca dela, ambos carregando a maldição da imortalidade.

Com OR/AS nós não tivemos mais muitas informações sobre ele, apenas de que cerca de 3000 anos atrás ele esteve em Hoenn e testemunhou a batalha entre Mega Rayquaza contra Primal Kyogre e Primal Groundon. A energia da arma suprema do AZ também foi usada pelo avô do Sr. Stone (pai do Steven Stone) para melhorar as vidas de humanos e Pokémon, levando à criação da Infinity Energy. E a Floette do AZ ficou por um tempo em Sootopolis City, é possível ainda ver sua flor na grande árvore do centro da cidade durante os eventos do jogo, mas nesse período o AZ já não estava mais em Hoenn.

Sobre sua Floette, ela não só era uma personagem da história dos jogos, como está totalmente programada na 6ª geração como uma forma alternativa de uma Floette. Além do seu design com o esquema de cores e flor diferentes de uma Floette comum, a Floette do AZ - chamada de Eternal Flower Floette - aprenderia um movimento novo ao chegar no Level 50, o Light of Ruin, movimento do tipo fada. Essa Floette faria parte do Undiscovered Egg Ground e não poderia evoluir. Seus base stats seriam maiores que o de uma Floette normal, mas um pouco abaixo dos de uma Florges.

Até hoje, em 2018, essa Floette se encontra inacessível por meios legítimos em todos os jogos de X/Y em diante, o que faz o movimento Light of Ruin também ser completamente inacessível, já que nenhum outro Pokémon pode aprender esse movimento.


Não se sabe se a Game Freak planejou uma última batalha do jogador contra o AZ com ele usando sua Floette, ou se em algum momento os desenvolvedores planejaram distribui-la para os jogadores através de um evento especial. Na minha opinião, não faria sentido algum dar essa Floette para os jogadores, já que no contexto do enredo de X/Y, só existe uma Floette de flor negra, e ela pertence ao AZ, que a estava procurando por mais de 3000 anos, não faria sentido ele simplesmente entregar seu Pokémon para um treinador qualquer que ele acabou de conhecer. Ela deve ter sido colocada no Undiscovered Egg Ground pra evitar que hackers que obtivessem ela não pudessem passar Light of Ruin para outros Pokémon através de breeding. Por questões de consistência (e evitar crashes) essa Floette também tem uma forma shiny, também inacessível por meios legítimos.

Um outro detalhe revelado é que essa Floette foi dada pela mãe do AZ para ele.


9. O mochileiro, o sourvenir estranho, e o Pokémon Z

E chegamos ao final da nossa discussão, e talvez o ponto mais importante.


O Souvenir Estranho

Recapitulando a história do Strange Souvenir: Após finalizar a campanha principal de Pokémon X/Y, é possível encontrar um Backpacker viajando ao redor de Kalos. Ele se hospeda em um dos grandes hotéis da região e muda de hotel pra hotel de dia em dia. Interagindo com o mochileiro ele irá falar um pouco sobre a região de origem dele, conversando com ele algumas vezes ele sempre dará novas informações sobre sua terra natal, apesar de todas elas serem muito vagas. No final ele diz ao jogador que sua terra não é Kanto, nem Johto, nem Hoenn, nem Sinnoh, e nem Unova, e te entrega um item chamado "Strange Sourvenir", "Sourvenir Estranho", um ornamento que se assemelha à uma estátua Tiki. Era descrito como tendo a aparência de um Pokémon que era venerado como o protetor de uma região distante. O item não fazia nada dentro do jogo, e podia até ser vendido nas lojas. Quando OR/AS foi lançado, fãs ficaram ansiosos para saber se o item teria alguma função dentro desses remakes se ele fosse transferido para ele através de uma troca, mas nada aconteceu, ele não fazia nada em OR/AS também.

Hoje nós sabemos que a região da qual o mochileiro falava era Alola, que foi revelada em fevereiro de 2016, como parte da comemoração dos 20 anos da franquia.

O Strange Souvenir no final das contas não tinha propósito nenhum nem dentro de sua região de origem, nem mesmo era um ornamento ou lembrança especial feita pelos nativos, era literalmente só uma lembrancinha que você comprava no mercado e não fazia nada. O formato da estátua representa o Tapu guardião, no caso, representava os quatro Tapus que protegiam as quatro ilhas que formavam Alola. Percebe-se que tudo não passou de uma grande piada por parte dos desenvolvedores.

Agora, falando sobre o Zygarde. Esse Pokémon lendário só foi descoberto após o lançamento dos jogos X e Y, enquanto os jogadores exploravam o jogo. Não houve nenhum anúncio ou dica, como é de se esperar dos "terceiros lendários", aquele Pokémon lendário maior que controla uma dupla de lendários menores que estampam as capas de dois títulos. Por esse motivo, e dada as poucas informações que os jogos davam, uma grande expectativa de um terceiro título de Kalos fosse revelado, uma versão definitiva de X/Y, um "Pokémon Z".

Passou 2014 que trouxe OR/AS (que não acrescentaram nenhuma informação nova ou relevância ao Zygarde) e chegou 2015, mais precisamente outubro de 2015, quando a Corocoro anunciou as formas Zygarde Cell, Zygarde Core, Zygarde 10% e Zygarde 100% ou Complete Forme. O Zygarde que conhecíamos era a forma 50%. Haviam dois núcleos de Zygarde e 100 células espalhadas por Kalos. Porém, todo esse material não era pra um jogo, e sim pro anime, era tudo parte do enredo do arco XY&Z, e por bastante tempo foi assim, até o lançamento de Pokémon Sun e Pokémon Moon que tornou essas formas acessíveis aos jogadores, incluindo os movimentos Thousand Arrows e Thousand Waves, que estava programados em X/Y mas nunca foi liberados.


Zygarde Complete Forme fez bonito no anime

Nuca tivemos um "Pokémon Z", então o anime foi o mais próximo que tivemos disso. O enredo era basicamente uma mistura da missão de completar o Zygarde de S/M e o colocando nas mãos da Team Flare ao invés de Xerneas/Yveltal.






Nos jogos S/M e US/UM ele não teve uma importância real. O jogador teria que procurar todas as células e núcleos (no jogo são 5) para completar o Zygarde, usando um item chamado Zygarde Cube,  que fora entregue por Dexio e Sina. Aparentemente o Zygarde Cube foi descoberto pelo Professor Sycamore. Fora isso, Zygarde não teve nenhuma relevância para o enredo de nenhum jogo. Ele deveria ser o guardião do planeta Terra e entrar em ação quando o equilíbrio da natureza entrasse em crise, mas em momento algum ele aparece pra ajudar em OR/AS quando Primal Groundon/Kyogre está desestabilizando o clima da região, ou quando um meteoro enorme ameaça colidir com o planeta. Ele também não aparece pra ajudar quando Ultra Beast começam a aparecer em Alola e mais tarde ficam a solta na região, apesar de todos os seus núcleos e células estarem lá. Não houve um evento especial pra celebrar o Zygarde.


O Zygarde Cube

A possibilidade de um "Pokémon Z" agora é praticamente nula, embora algumas pessoas ainda esperem por isso. Mas parece que a Game Freak evita olhar para a 6ª geração, e eu não falo só na ausência de novas Mega Evoluções (embora eu considere elas um erro), falo que o estilo de escrita e narrativa nos jogos mudou bastante da 6ª geração para a 7ª, a estrutura da aventura e o desafio  do in-game também mudou, a trilha sonora na 7ª geração soa familiar, soa como música de Pokémon. Quero dizer que o estilo da 7ª geração é mais parecido com o que tivemos na 5ª geração: um jogo mais puxado pro enredo e personagens, embora haja um teor mais cômico na abordagem, estes elementos de Sun e Moon são muito mais profundos e bem trabalhados do que muitos jogadores percebem.

Para criar um novo jogo de Pokémon com todo esse cuidado e qualidade nesses elementos, as vezes é melhor recomeçar "do zero", que foi como a 5ª geração fez. Você pode olhar e perceber que o enredo da 7ª geração não depende de elementos narrativos do passado para fazer sentido, você pode remover Dexio, Sina e o Zygarde desses jogos que tudo continuará igual.

Talvez a Game Freak tenha mesmo pensado em criar uma expansão pra Kalos com um "Pokémon Z", mas desistiu no meio do caminho para criar algo maior, talvez porque o aniversário de 20 anos da franquia estava chegando e um mero título requentado de 2013 não seria um bom "presente".

A 6ª geração parece que foi uma experiência da Game Freak, uma tentativa de mudar o estilo dos jogos, tentar deixar os jogos mais fáceis e simples, tem quem goste assim. Não parece que a Game Freak ficou muito satisfeita com a 6ª geração, e eu não falo nos jogos e anime como produtos, pois eles se saíram bem, mas falo do ponto de vista artístico, e as vezes, você simplesmente quer fazer algo melhor ou diferente...


Um sonho distante

O plot do Zygarde nos jogos ficou inexistente, e ele foi empurrado pra 7ª geração como um bonus. Sem relevância. Sem jogo.


Bem galera, é isso. Deu bastante coisa, né? Mas diga aí embaixo o que você achou da 6ª geração de Pokémon e seus mistérios? Eu particularmente amei todos esses mistérios e teorias na época, ainda considero a 6ª geração como a melhor nesse quesito.

Você acha que eu me esqueci de algo? Errei alguma coisa? Deixa sua opinião aí embaixo. É isso, até a próxima!


Comentários