Tutorial: Como rodar jogos de Game Boy e Game Boy Color no seu Nintendo DS

Aprenda a configurar e usar o emulador Lameboy


O Lameboy é um emulador de Game Boy e Game Boy Color desenvolvido por Nutki de 2007 até 2009 para o console Nintendo DS, e ele roda via flashcard. É uma ótima opção para quem não quer jogar esses jogos pelo smartphone por uma razão ou outra, além de deixar a experiência mais legítima, pois você está rodando os jogos num hardware da Nintendo de qualquer forma com controles físicos.


Pokémon Puzzle Challenge rodando no NDS Lite


O Lameboy é um emulador bem pequeno e fácil de seu usar, a interface dele é bem simples mesmo, toda baseada em texto, lembrando aquelas interfaces de PCs antigos. Esse tutoria tem como objetivo mostrar onde baixar o emulador, instala-lo no seu R4, e explicar seu funcionamento.


A ROM desse emulador precisa ser patcheada, caso seu flashcard não faça isso automaticamente. Se seu flashcard já faz isso, então pode colar a ROM limpa mesmo sem problemas.

---

Primeiro você precisa conseguir a ROM do emulador, e pra isso você pode baixar desses dois links:

Site do desenvolvedor Nutki (clique em Lameboy DS 0.12)

Backup que deixei no Media Fire em caso de algum problema.

A versão 0.12 é a versão mais recente do emulador. Baixe e descompacte o arquivo ZIP com um programa como o WinRAR ou 7zip e extraía o arquivo lameboy.nds.


Copiando os arquivos para o seu cartão SD

Como qualquer ROM de Nintendo DS, você deverá copiar o arquivo lameboy.nds para a sua pasta de ROMs dentro do seu cartão SD que você usa no seu R4, conforme mostra a imagem:

Clique para ampliar


Após isso, volte e crie uma pasta para as ROMs de GB e GBC na raiz do seu cartão SD. Não é realmente necessário, mas ajuda a manter seu arquivos organizados. PS: O arquivo LAMEBOY.CFG é criado pelo emulador após o primeiro boot no Nintendo DS, então não se preocupe com ele. 

Clique para ampliar


É nessa pasta nova que você guarda suas ROMs de GB e GBC, então copie todas as ROMs que você tem para essa pasta. O Lameboy abre arquivos .gb, .gbc e .zip, então você pode botar ROMs compactadas em ZIP que o emulador conseguirá abri-las sem problemas. Ele não abre arquivos compactados em outros formatos, como .rar.


(Ignore os ícones do CSGO, isso é um bug no meu sistema)


Tudo feito então remova o SD do seu computador e coloque no seu R4. Eu uso um R4 Revolution v2 original, mas acredito que qualquer R4 rodando a kernel Wood irá funcionar.

Configurando o Lameboy

No menu do seu R4, abra a pasta de ROMs de Nintendo DS e desça a lista até achar o ícone do Lameboy e abra a ROM. PS: Após iniciado o emulador, um outro firmware é gravado na RAM do console, então não é possível dar soft reset para retornar ao menu do R4, apenas desligando e ligando o console.

Iniciado o Lameboy pela primeira vez você dará de cara com essa tela:




Essa tela pode se diferir um pouco da sua, mas basicamente o que ela mostra são os diretórios existentes na raiz do seu cartão SD (que ele chama de "fat:/" aqui). Você pode usar tantos os botões para deslocar o cursor e selecionar com A e voltar com B, ou pode usar a stylus e tocar nas opções.

Selecione e abra a pasta onde estão guardadas as suas ROMs de GB e GBC, no meu caso, é a pasta "GBC Roms".




Na tela que segue você verá uma lista em ordem alfabética com todas as suas ROMs. O Lameboy roda jogos de qualquer região, todos com som, com a habilidade de acelerar o jogo, fazer e carregar save states e também roda ROMs não licenciadas.

Selecione a ROM do jogo que quer abrir e pronto. Existem algumas configurações e menus que merecem explicação, pois alguns deles podem ser complicados de se entender.




Ao abrir uma ROM, a tela de menu automaticamente apaga quando não estiver em uso, para faze-la aparecer, dê um toque na tela de baixo. Enquanto o menu do emulador estiver aberto, os controles do jogo ficarão travados até que você selecione a opção Continue. Preste a atenção a explicação das opções e dos menus:

Menu <Lameboy>

Exit: Encerra a ROM atual e retorna ao último diretório aberto. Se a opção de save state estiver ligada, o emulador automaticamente fará um save state antes de fechar a ROM.

Continue: Fecha o menu Lameboy e retorna o controle ao jogo atual.

Save: Um pouco chatinho de se entender. Alguns jogos de Game Boy e Game Boy Color tem uma função chamada Battery ou SRAM, ou seja, eles conseguem gravar os dados de progresso do jogo por si mesmos. São os jogos que tem opção de salvar dentro deles mesmos, como Pokémon Red e Blue, por exemplo. Outros jogos, como Super Mario Land, não têm essa função, por isso depende de save states para guardarem o progresso do jogador para depois.

Se a opção State Slot estiver em None (Nenhum), então as opções Load e Delete State ficam inacessíveis nesse menu. A Opção Save serve tanto para gravar os dados de save state num slot selecionado, quanto para gravar os dados da bateria. Se o jogo que você está  jogando tem função bateria, então não precisa usar save states, coloque o State Slot em None e após salvar o jogo por ele mesmo, abra o menu <Lameboy> e selecione a opção Save. O jogo irá congelar por um instante e mensagem de OK irá aparecer. Você deve realizar esse processo sempre que salvar o progresso da bateria num jogo, do contrário o emulador não irá salvar ou atualizar os dados da SRAM.




Num jogo que não tem bateria, você seleciona um slot de 0 à 9 e vai na opção Save, que ele irá gravar um save state do estado atual do jogo. Para voltar, seleciona a opção Load. Para apagar um estado, selecione o slot e depois selecione a opção Delete State. Se um jogo tiver save states, na próxima vez que a ROM for aberta, o emulador irá automaticamente carregar o estado mais recente.

Exit without save: Fecha a ROM atual sem gravar dados de save state.

Reset: Reinicia a ROM atual.

Mova o cursor para cima até chegar em <*Lameboy*> e mova para a direita ou esquerda para acessar os demais menus.

Menu <Log>

Mostra um Log das rotinas que o emulador executou ao carregar uma ROM. Pode variar dependendo das suas configurações e da ROM usada.


Esse exemplo mostra informações da ROM do jogo
Kirby's Dream Land. Note que o Log não mostra que o
jogo suporta Bateria.



Quando o Memory Controler mostra "battery backed)
significa que o jogo suporta save pela bateria.




Quando você tentar salvar os dados da bateria de algum jogo, olhe no menu <Log> que ele terá printado duas novas linhas, uma que diz que ele está tentando salvar com mbc e a segunda linha mostra o resultado. Se ele mostrar o nome da ROM com a extensão .sav no final e um OK, significa que o emulador conseguiu salvar os dados da bateria. O save do lameboy (bateria) é no formato SAV, que tem o mesmo nome da ROM. Se o nome da ROM for alterado, então o emulador não conseguirá encontrar o save. O arquivo da bateria fica na mesma pasta das ROMs, bem como os arquivos de save state (que tem outro formato).

Menu <Controls>



Altera as funções dos botões X, Y e L dentro do emulador.

X Y Key: Mudas as funções dos botões X e Y respectivamente. Recomendo deixar em Start Select, pois fica mais fácil usar esses botões como Star e Select do que usar os próprios Start e Select do NDS que são muito pequenos e frágeis.

L Key: 

Fast - Segure L para acelerar o jogo.
Fast Toggle - Aperte L uma vez para acelerar o jogo. Aperte L outra vez para voltar à velocidade normal.

Menu <Emulation>

Aqui você altera e testa alguns aspectos da emulação.




GBC: Liga e Desliga a emulação do Game Boy Color.

Always - Sempre ligado. Deixando essa opção, o emulador irá rodar todas as ROMs como se elas estivessem sendo jogadas num Game Boy Color. Isso significa que que jogos do Game Boy original irão rodar com a paleta de cores especial gerada pelo GBC, por exemplo, Pokémon Red e Blue irão rodar com cores nas cidades e em alguns sprites nas telas de título e batalha.

If Needed - Nessa opção os jogos de Game Boy Color irão rodar como no GBC, e os jogos de GB original irão rodar em preto e branco.

Never - Jogos de Game Boy original irão rodar em preto e branco, jogos de GBC com suporte ao GB original irão rodar em preto e branco também (como Pokémon Gold e Silver), mas aqueles jogos que são "Game Boy Color Only" não irão rodar. Eles irão abrir, mas o jogo irá apresentar uma mensagem de erro, pois ele entenderá que está rodando num Game Boy original. Pokémon Crystal não inicia se esta opção for escolhida.

SGB (On/Off): Liga e Desliga as bordas do Super Game Boy. O Lameboy consegue desenhar as bordas especiais geradas pelo Super Game Boy para jogos que tem suporte, como o remake de Donkey Kong dos arcades e Zelda Link's Awakening.

Rumble (On/Off): Liga e Desliga a função Rumble, que faz o console vibrar. Se você tiver um Rumble Pak ou cartucho com vibração no Slot 2 do seu NDS/Lite (DSi e 3DS não têm esse slot), e quer usufruir dessa função, então deixe essa ligada.

Test Rumble: Testa o motor de vibração.

Menu <Display>




Aqui você altera configurações relacionadas às telas.

GB Colors: Muda as cores da escala dos jogos em preto e branco do Game Boy original.

Gray - escalas em cinza, como o jogo é internamente, deixa tudo preto e branco.
Green - escalas em verde, que é como a tela do Game Boy DMG era originalmente, então esse modo simula aquele visual.

Vertical Pan (1 até 5): Controla a posição vertical da telinha do jogo. O número 2 é o centro da tela.

Game Screen: Escolha se a tela do jogo aparece na tela de cima na de baixo do NDS.

Scaling: Muda em que formato de tela o jogo aparece.

Off - O jogo roda numa telinha, no tamanho da tela do Game Boy Color.

x 1.5 - Estica a tela pra preencher melhor a tela do NDS, mantendo o aspect ratio original.

Fullscreen - Estica a tela pra preencher a tela do NDS toda, ignorando o aspect ratio original.

Scaling Filter (On/Off): Liga e Desliga o filtro e borra um pouco os pixels pra dar uma aparência mais suave. É praticamente imperceptível se o Scaling estiver desligado, mas se pretende jogar com a tela esticada, recomendo ligar esta opção.




Show FPS (On/Off): Adiciona um pequeno contador de FPS na tela oposta ao do jogo. Não é realmente necessário, visto que todos os jogos rodam na velocidade original nesse emulador sem problemas.

Menu <Settings>




Save Settings: Salvas as configurações que você acabou de fazer.

Default Settings: Reseta o emulador para a configuração padrão.

E é isso pessoal. O Lameboy roda praticamente qualquer ROM, uso à anos e até hoje só encontrei uma ROM que não consegui abrir nele, que é foi o Shantae (U), que realmente não me surpreendeu, é uma das maiores ROMs do GBC, senão a maior, e um jogo que levou o hardware do GBC ao limite. Quando isso acontecer, o emulador simplesmente não irá abrir a ROM e instantaneamente retornará a tela do último diretório aberto. Você pode dar uma conferida no Log para ter certeza do erro, deverá aparecer algo como isso:


Outra coisa é que o Lameboy não emula o cabo Link e nem o IR do GB e GBC, por tanto não é possível fazer partidas multiplayer por esse emulador, nem trocas de Pokémon. Você pode conferir uma demonstração abaixo:


Bem eu espero que esse tutorial tenha sido útil. Segue esse blog, para ajudar ele a crescer! Até lá!

PS: Meu Nintendo DS Lite quebrou de vez, não tenho como ensinar a rodar emulador de GBA no NDS.

Comentários

  1. Esse Emulador não salva normalmente os meu jogos de Pokémon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogue normalmente>Salve o progresso normalmente pelo menu do jogo>Abra o menu e coloque, State Slot no "None" e depois selecione a opção "Save". Você tem que fazer isso sempre, é para salvar os dados da SRAM do jogo.
      Não é tão direto quanto outros emuladores, mas esse emulador não é atualizado desde 2009, mas não existem emuladores melhores de GB e GBC para o Nintendo DS.

      Excluir
    2. Obrigado Zenny!
      Esse emulador estava funcionando perfeitamente com o relógio do Pokémon Gold/Silver e Crystal sendo as mesmas horas do DS mas errei nas horas do relógio do jogo e deletei o arquivo save para criar novo mas infelizmente depois disso nenhum save mais funciona salvando normalmente!

      Excluir
    3. Estranho. Pra salvar o Pokémon você salva pelo jogo mesmo, abre o menu , seleciona o State Slot para None, e depois aperta A na opção Save. Vai aparecer um "OK" na tela debaixo e o jogo vai travar por uns instantes. Olhe no menu para ver se os arquivos .SAV do jogo estão sendo carregados e gravados.

      Excluir
  2. Gostei bastante desse emulador! estou aguardando a publicação do emulador de GBA para o nintendo DS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem emulador de GBA para 3DS aqui no blog. Depois que eu terminar de reorganizar o blog, eu posto.

      Excluir
  3. Obrigado pelo post!
    Mas estou tendo problemas, tenho 59 roms e todas as vezes que jogo Pokemon em um determinado momento tenho algum problema na ROM ou no SAVE. Na primeira vez metade dos arquivos (SAVEs e ROMs) a partir se não me engano da letra M desapareceram, na segunda vez ao tentar ir em CONTINUE tinha a mensagem SAVE DESTROYED e na terceira vez (novamente) os arquivos (SAVEs e ROMs) a partir se não me engano da letra M desapareceram. Eu gostaria de saber se há limite de arquivos por pasta?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmenente eu não tenho mais como testar esse emulador porque o meu Nintendo DS Lite quebrou. Que eu me lembre, o Lameboy tinha uma função muito irritante de fazer save state ao fechar uma ROM, e automaticamente carregar o estado da CPU ao iniciar a mesma ROM. Para corrigir isso, eu tinha que colocar o Save State Slot em None para não fazer isso. Esse negócio do save state realmente confunde e buga o save da bateria interna dos jogos, eu já perdi progresso assim também.

      Sobre a limitação de jogos eu não sei mesmo, eu nunca tive 59 ROMs de GB/GBC no R4 para saber se tem um limite. O que você pode tentar é dividir a sua coleção de ROMs de GB/GBC em pastas diferentes, tipo, botar 20 ROMs numa pasta e 39 ROMs em outra. Para retornar para a pasta acima no menu do lameboy, selecione o "..." no início da lista.
      Ah! Verifique se esses seus jogos com M estão compactados no formato .RAR. O Lameboy abre ROMs compactadas em .ZIP, mas não em RAR.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Funciona no Twilightmenu? Se não, pode me ajudar com outra questão?
    Eu tenho o Gameyob e os jogos de Pokémon em específico da Primeira geração RBY ficam travando nos menus e eu não faço ideia do pq só eles travam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TWiLight Menu++ agora tem emuladores nativos para Game Boy, GBC e outros consoles. Basta instalr o TWiLight Menu++ por meio do Universal Updater no 3DS e colocar suas ROMs de Game Boy nas respectivas pastas do TWiLight Menu++.

      Excluir

Postar um comentário