ROM Beta de Pokémon Gold e Silver vaza na internet - Conheça a história

A elusiva Demo da Spaceworld 1997 finalmente se torna acessível



Se você está procurando pelas novas ROMs betas de Pokémon Diamond e Pearl que vazaram em 24 de julho de 2020, clique aqui para ler o artigo.

O período de desenvolvimento de um jogo pode ser muito conturbado. Muitas vezes o conceito inicial de um jogo que conhecemos hoje pode ter sido bem diferente. As primeiras fases de produção de um game podem contrastar bastante com o produto final, e é por essa razão que a comunidade de Pokémon está eufórica com o vazamento das ROMs Beta de Pokémon Gold e Silver, do Game Boy Color.


A segunda geração de Pokémon é o que o Sonic 2 é para a comunidade de Sonic: esse é o jogo que mais se difere da sua versão final, com suas raízes ainda lá no desenvolvimento de Red e Green. Até então tudo o que tínhamos de informações eram algumas poucas gravações de gameplay de uma build jogada na Nintendo Space World de 1997 no Japão - todas em baixa qualidade de imagem e som -, restos de dados não usados nas ROMs dos jogos finais, e material promocional da época pré-lançamento.



>>>A origem das ROMs>>>

Detalhes sobre a origem dessa ROM são escassos e confusos. Em suma, existem duas histórias que estão sendo circuladas pela internet:

1) Um colecionador japonês de videogames anonimo faleceu recentemente, e sua família botou sua coleção para a venda. Nessa coleção ele teria um cartucho de desenvolvimento com uma build antiga de Pokémon Gold & Silver, a mesma que teria sido usada na Space World de 97. A família do colecionador não saberia do valor da peça, então um vendedor teria conseguido comprar o cartucho com facilidade, e logo após dumpou a ROM do cartucho entre os dias 26-31 de março e liberou o download na internet.

Essa história tem muitos problemas. O primeiro furo é a existência de um suposto cartucho para essa ROM. Se a ROM realmente tivesse sido dumpada - ou seja, criada a partir do cartucho original - no final de março desse ano, então a data de modificação da ROM seria essa. A ROM original (a primeira ROM, que não tem a header corrigida) tem data de modificação de 15 de novembro de 1997. Todas as ROMs de Gold e Silver beta originais tem essa data de modificação, o que indica que essas ROMs nunca foram dumpadas de um cartucho recentemente. É mais certo dizer de que essas ROMs já existiam e estavam salvas em um computador antigo.

Na verdade, essa data de criação de 15 de novembro de 1997 faz muito sentido pois a Space World de 97 aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro. Se houveram cartuchos com essa ROM, então eles foram destruídos, como a Nintendo costuma fazer após esses eventos para evitar vazamento de informações. Ou a Demo foi jogada em flashcards que escreviam a ROM para uma memória flash. Pode observar que todas as ROMs modificadas que surgiram depois tem datas de modificação mais recentes.

Ainda com essa história, é dito que a ROM primeiramente chegou às mãos do pessoal da The Cutting Room Floor no final de março, e iria liberar a ROM para download só após eles terminaram de desmembrar o conteúdo dos jogos e traduzir tudo, e um usuário do 4Chan teria vazado a ROM nos fóruns e isso teria forçada ao TCRF a liberar a ROM mais cedo.


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2) A segunda história diz que um usuário anonimo teria postado um link com limite para 20 downloads para as ROMs em um chat do Discord. Ele teria apenas dito "Fiquei sabendo que vocês gostam de protótipos" e sumido. Depois disso alguma dessas vinte pessoas teria postado as ROMs no 4Chan, que teria sido esse o primeiro lugar onde as ROMs se tornaram acessíveis ao público geral.


A parte do limite de 20 downloads explicaria do porque da demora para as ROMs se popularizarem, considerando o quanto que a 2ª geração é amada e o quanto os protótipos de 1997 já eram procurados pela comunidade de Pokémon fazia anos. Se essa história for verdadeira, então o suposto usuário anonimo do Discord tinha acesso ao equipamento original que guardava a ROM original.

Edit: Parece que a 1ª história é realmente falsa. A história real da origem das ROMs parece ser essa:


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Uma fonte anônima passou as ROMs para um grupo de ROM Hacking. Um dos membros do grupo chamado "Hans" teria vazado as ROMs nos fóruns do 4Chan e em um canal off-topic de um servidor do Discord chamado Omniarchive, um servidor dedicado a preservar versões antigas de Minecraft. Esse tal de Hans teria ameaçado outros membros do grupo de ROM Hacking com a possibilidade dele vazar alguns Logs IRC de 2010, que deveriam ser deletados por questões de privacidade. Deve ter sido assim que ele conseguiu as ROMs e as vazou, pois, aparentemente, nem todos desse grupo tinha acesso às ROM.


A demora para o surgimento das ROMs ao grande público era porque os membros do grupo não acreditavam na veracidade das ROMs, e queriam investigar o código delas antes de fazer qualquer anuncio ou teorias, pois eles sabiam o estardalhaço que isso faria na comunidade de Pokémon. Outros membros simplesmente não sabiam o que fazer com as ROMs. Outra intensão do grupo era liberar as ROMs só apos a tradução para o inglês.

A história do colecionador teria sido criada por alguém do 4Chan querendo levar os créditos pelo vazamento.

Ainda assim, não se sabe que "fonte anônima" é essa e de onde realmente surgiu essas ROMs. Mas elas são legítimas pelo que parece. Elas foram feitas do mesmo código fonte, uma "ramificação" do Pokémon Blue Japonês (que é uma versão especial limitada de Red e Green japoneses com muitos bugs corrigidos, e serviu de base pro Red e Blue internacionais). Esse usuário do Youtube chamado "Nobody" se diz parte do grupo de ROM Hacking que recebeu as ROMs inicialmente.


  
>>>Sobre as ROMs>>> 


Existem duas ROMs do protótipo: uma pra versão Gold, e outra pra versão Silver. São a mesma coisa, apenas as bordas do Super Game Boy que mudam de cor. Nesse ponto do desenvolvimento o lendário Lugia ainda não existia, então ambas as versões tem Ho-oh como mascote. Essas ROMs também não são daquela build do evento japonês que tinham um Ho-oh vermelho na tela de título e o nome dos jogos ainda era "Pocket Monster 2: Gold & Silver", o "2" já foi removido nessa build, mas o nome interno das ROMs ainda se chama POKEMON2.


Estou disponibilizando pra download todas as versões das ROMs que encontrei. Tome nota que todas estão em japonês, a tradução para o inglês ainda está em andamento.

O primeiro link é para um ZIP que contém 4 ROMs na extensão .SGB, são as ROMs originais vazadas. Use a versão com a Header consertada, essa vai abrir na maioria dos emuladores e em hardware original. A pasta que tem dentro desse ZIP contém as mesmas ROMs, mas com a extensão alterada para .GB, assim você poderá abri-las em emuladores de Game Boy que não suportam o forma .SGB.

Essa ROM é para jogar o modo ""demo" das builds. Você já começa com um Pokémon (um dos iniciais novos aleatório) e Pokédex completa. Não tem nada o que fazer senão usar o menu Debug e explorar o mapa.

(Pokémon GS 97 Prototype Demo): Media Fire

E essa outra ROM aqui foi editada por alguém do 4Chan para tornar o "modo história" acessível desde o início, então você joga como um jogo de Pokémon qualquer.

(Pokémon GS 97 Prototype Story mode): Media Fire 

Essas ROMs funcionam nos emuladores MyOldBoy e Lameboy DS (com exceção das ROMs com as headers originais), ambos os emuladores podem ser encontrados aqui no blog, através desses links:

Lameboy DS (emulador de GB/GBC para Nintendo DS): Clique aqui

Quanto aos jogos em si, é uma sensação de surreal. Eu mesmo olho e pesquiso sobre o desenvolvimento de muitos dos meus jogos favoritos, e o de Pokémon Gold e Silver sempre foi um dos que mais me interessou. Agora pensar que aquela mesma demo de 1997 aparece assim na internet...

Muitas mudanças foram feitas desde essa build até a versão final. A mais notável dela é o mapa de Johto, que nessa encarnação foi modelada a partir do Japão inteiro. No caso, o mundo de Pokémon seria o Japão, com cada distrito sendo uma cidade, e por causa disso, a região de Kanto foi comprimida em uma única cidade. Claramente essa ideia veio antes da entrada de Satoru Iwata no time de desenvolvimento, que foi quando ele conseguiu colocar todo o mapa de Kanto da 1ª geração no jogo, então Johto foi remodelada.




"Cidade" de Kanto carrega alguns dos principais pontos
da região, como Pallet, a Silph Co. e a Torre Pokémon
Sendo assim, todas as outras cidades e mapas dessa build são super diferentes das localidades da versão final. Vários elementos de gameplay, ideias para cenários e Pokémon foram descartados até a versão final de Gold e Silver, mas mais tarde reutilizados em outros jogos de Pokémon, confira alguns exemplos:




Esta cidade é acessível vindo do sul, passando pelo mar e redemoinhos. Essa cidade descartada serviu de inspiração mais tarde para a cidade Canalave, de Pokémon Diamond/Pearl e Platinum.





Aqueles tiles escuros na saída oeste da cidade são terra rochosa. A ideia era utilizar algum equipamento ou pokémon para atravessar por essa parte, do contrário o jogo te empurra pra voltar. Esse conceito inspirou o Mudsdale Galop em Pokémon Sun e Moon/Ultra Sun e Ultra Moon.



Por falar em condução, o mítico skate está presente nessa build e funcional. Pressione o botão B para controlar a direção. O skate é mais rápido que a bicicleta nessa build, porém mais difícil de controlar. Através do menu Debug temos quatro opções: à pé, bicileta, skate e Lapras (Surf).
Esse Pokémon peixe-espada com uma ancora está presente na demo, e depois foi retrabalhado no Sharpedo, que estreou em Ruby e Sapphire. A parte da ancora talvez deva ter inspirado também o design do Pokémon Dhelmise, da 7ª geração.


Este aqui seria a forma evoluída do Fartetch'd. Sua aparência lembra um pouco o Lugia, e pode ter servido de base, já que o Lugia não está presente na Pokédex dessa build.

Essas três criaturas podem ter sido os designs iniciais do trio de cães lendários de Johto - Raikou, Entei e Suicune, respectivamente.

A National Pokédex completa dessa build pode ser vista aqui: The Cutting Room Floor

A ordem não está comparando um Pokémon da versão final com a da beta, mas sim o seu número na National Dex. Alguns Pokémon receberam posições diferentes na versão final. Nenhum desses Pokémon beta têm nomes oficialmente localizados, então os nomes em inglês que eles receberam são todos fan-made, baseados nos nomes japoneses. Nenhum desses Pokémon descartadas tem descrição da espécie nessa build.




Essa ideia do aquário foi utilizado mais tarde em Ambrette Town de Pokémon X e Y, ou mesmo no museu oceânico de Slateport City de Pokémon Ruby/Sapphire e Emerald.


É possível ver os sprites do overworld de cada personagem e prop pelo menu Debug e coloca-los pra seguir o personagem do jogador (só humanos e pokémon). Seria isso um teste para o feature de Pokémon te seguindo que HG/SS trouxe?


Design original das insígnias de Johto?


Na ROM com o modo história, essa tela aparece depois que você sai da sua casa pela primeira vez e seu rival vem falar com você. Uma das teorias mais fortes sobre o beta de Gold e Silver era de que o jogo te permitia dar nome à mãe do protagonista. Aparentemente existe ainda código dentro dos jogos finais com essa função intacta, mas 
inacessível. No modo história a mãe não está dentro de casa no início, apenas um NPC que só te deixa sair após você ver o e-mail do Prof Carvalho no computador. Esse NPC é o irmão do protagonista, o que acaba com a teoria de que o Gold/Ethan é irmão do Red. O sprite dessa mulher não se parece com o sprite da mãe do protagonista, mas deve ser nessa parte que o jogo te pergunta o nome dela. Nessa build alguns personagens tem o nome em cima da caixa de dialogo, embora apenas números apareçam.


No modo história, o Blue (rival do Red) é assistente do professor Carvalho.

Você pode conferir o mapa completo do jogo nessa ótima imagem que junto todos os mapas: Spaceworld.png

Eu recomendo jogar a versão com a história primeiro, depois jogue a versão com o debug. Para ativar o modo debug, aperte Select na tela de título. Um menu irá aparecer. Escolha a segunda opção que te lançará direto para seu quarto. Para abrir o menu do debug, pressione B+Start ao mesmo tempo.




Para verem a tradução e explicam dos menus de debug e do resto do jogo, leiam esse documento online: Poké GS Demo Spreadsheet

O pessoal que está trabalhando na tradução da ROM constantemente atualiza esses documentos com alguma informação nova.

Bem, é isso. Espero que tenha sido interessante para você. Agora vamos ficar no aguardo das ROMs traduzidas. Quem sabe mais quais mistérios serão descobertos? Até.

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