Resenha: Sega 3D Classics Collection (3DS)

9 jogos em 1 pacote

Por maior que seja o meu interesse por jogos eletrônicos, dificilmente tenho conseguido me dedicar tanto tempo a eles quanto eu fazia quando era criança. Por isso, tenho dado mais importância para jogos portáteis, jogos que eu pudesse simplesmente pegar e jogar uma partida rápida, sem muitos compromissos. Nisso acabei aumentando meu interesse por retrogaming, especialmente emuladores em dispositivos móveis. Foi nessa minha busca que descobri o Sega 3D Classics Collection do Nintendo 3DS, uma coletânea de 9 jogos clássicos da Sega, dentre eles conversões perfeitas dos arcades.



--Melhor do que nunca!--

Sega 3D Classics Collection reúne num pacote só uma pequena porém efetiva coleção de títulos clássicos da série 3D Classics da Sega, muito popular no Nintendo 3DS. A Sega não é estranha para com coleções de seus títulos antigos, vivendo praticamente de nostalgia desde sua saída total do mercado de hardware caseiro ainda no início da vida do injustiçado Dreamcast. O que chama a atenção em Sega 3D Classics Collection é a presença de conversões perfeitas de jogos de arcade que nunca haviam recebido ports caseiros desse nível antes, como Power Drift - que se tornou um dos meus jogos de corrida favoritos.

As conversões foram feitas pelo estúdio M2, estúdio que trabalha com a Sega e praticamente é mestre em emular e portar esses jogos antigos para plataformas atuais. Não espere nada no nível da Digital Eclipse ou Blackbone aqui, em Sega 3D Classics Collection todos os jogos conseguem ser bem fiéis ou até melhores que nos arcades! Todos os títulos foram definitivamente portados e utilizam bem as novas capacidades do hardware mais avançado do 3DS.

--Tem um pouco de tudo!--

Sega 3D Classics Collection apresenta uma coleção interessante de jogos, abrangendo gostos e gêneros diferentes. Tem um pouco de tudo aqui, então vamos dar uma olhada em como essa coletânea se sai.


Ao iniciar, somos apresentados a essa animação de abertura. Você pode pular ela apertando o botão A. Devo marcar que esse pacote recebeu novas artworks para cada título em destaque, feitas por ninguém menos que Ken Sugimore, o principal designer da Game Freak e franquia Pokémon. Todas elas ficaram muito bonitas.

Depois da Intro temos um simples menu onde podemos escolher o jogo que queremos jogar. As demais opções são Credits - para ver os créditos dos desenvolvedores responsáveis por essa coletânea (com direito a uma animaçãozinha bacana); e Extras - mais dois jogos extras de Master System. Mais sobre isso depois. Devo também relatar sobre o tema musical original para o Menu principal. A música usa instrumentos da Board Y, a placa de arcade utilizada em jogos da Sega como Power Drift. A similaridade com as músicas de Power Drift são notáveis. Acessando o menu Extras a música muda um pouco, soando como o sistema de som FM do Master System, que utilizava o chip Yamaha YM2413. Um toque legal. A tela de fundo lembra a tela da BIOS japonesa do Mark III/Master System.


Pé na tábua com Power Drift (ARCADE)!


Power Drift é jogo de corrida arcade, lançado originalmente em 1988. É mais uma obra de Yu Suzuki, que utilizava a técnica do "super scalling" que deu vida a títulos famosos como Out Run, Hang On e After Burner II.

Aqui devo deixar claro que esses títulos do arcade não são emulados, eles foram devidamente portados. Não precisa colocar moedas virtuais, apenas aperte X para dar Start. A roleta vai passando automaticamente por cada corredor, selecione o que você quer e depois escolhe um Curso, do A ao E, cada Curso tem 5 pistas. Nessa versão do 3DS, ao vencer uma pista, você fica com ela desbloqueada para jogar nela depois quando quiser. Você precisa chegar em pelo menos 3º lugar para avançar.

Power Drift no 3DS tem suporte a widescreen e roda a 60 FPS, além do efeito 3D. Todos esses jogos tem o efeito 3D, o que os tornam ainda mais bonitos, pois muitos desses jogos tentavam simular esse efeito de profundidade nos arcades originais. Todos os títulos de Arcade aqui rodam em 60 FPS e widescreen. Opções para configurar dificuldade, som, controles, sound test, formatos de tela, efeito 3D e modos de jogo estão disponíveis na tela de baixa, basta apertar Start para dar pause. Qualquer configuração feita o jogo terá que reiniciar.

Power Drift chamou a atenção pelos eleito de super scalling mais avançado, quando um efeito pseudo-3D mais convincente. As pistas parecem montanhas-russas, com muitas elevações e descidas. A trilha sonora é incrível, você vai se pegar cantarolando "Like the wind" (Curso B) que eu sei.

Quebrando a cabeça com Puyo Puyo 2 (ARCADE)!


Puyo Puyo é uma série de jogos puzzle bem famosa no Japão, mas no ocidente foi obrigada a mudar de identidade várias vezes para ser vendido. No Mega Drive tivemos o Dr Robotnik Mean Bean Machine, e no SNES tivemos Kirby's Avalanche. Puyo Puyo 2 (1994) é a versão japonesa da sequencia, e dá as caras pela primeira vez no 3DS. Não tem muito segredo, o gameplay é o mesmo, e se você curte esses outros dois jogos, certamente gostará desse aqui. Essa é a versão de arcade, então os gráficos são melhores que a versão do Mega Drive.

Multiplayer local contra outro jogador que tiver outra cópia de Sega 3D Classics Collection está disponível para este título.

Muita ação aérea com Thunder Blade (ARCADE)!


Mais um dos jogos da tinha "experiência física". Thunder Blade (1987) te bota na cabine de um helicóptero. Atire nos inimigos e desvia de projéteis. O efeito 3D é especialmente incrível nesse título. As fases variam numa visão em 2ª pessoa e outra visão aérea, atirando em inimigos que estão no chão ou na água.

Galaxy Force II (ARCADE) é de outro mundo!


Em Galaxy Force II (1988) o seu objetivo é viajar por cinco planetas (fases) e se infiltrar nas fortalezas do Exército Imperial, e destruir os núcleos de energia deles. Nessa versão pro 3DS os gráficos foram retrabalhados e são melhores que a da versão do Arcade. É possível jogar com os gráficos originais após zerar o jogo pela primeira vez.

Mais colorido do que antes: Fantazy Zone II W (ARCADE)!



Fantasy Zone II W ou Fantasy Zone II DX é um remake de Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, jogo originalmente lançado para uma placa de arcade muito parecida com o hardware do Master System, o que possibilitou um port perfeito na época. Esse remake foi feito pela própria M2 em 2008, numa revisão da placa System 16, como parte da coletânea Sega Ages 2500 series: Fantasy Zone Collection do PS2.

Essa versão do 3DS consegue ser ainda mais Deluxe do que a do Arcade e PS2. Widescreen foi adicionado. Ao vencer uma fase, ela fica salva para ser escolhida depois, em caso de game over. O novo modo Coin Stock guarda suas moedas num banco, para que, em caso de game over, você não as perca. Numa nova partida, você tem escolha de retirar o quanto quiser essa banco para usar na Loja par fazer upgrades imediatos ao Opa-Opa.


O novíssimo modo Link Loop Land é praticamente um jogo novo. Para entrar nesse modo, aperte Start, e em game mode troque de Story para Endless e reinicie. Nesse modo o jogo se torna um endless shooter. Seu objetivo aqui é simplesmente fazer a maior pontuação possível numa partida.

Sonic the Hedgehog (MEGA DRIVE) outra vez


Acharam que ele não estaria aqui, né? Sega sempre enfiando Sonic onde pode. Essa versão é a mesma do 3D Classics. Efeito 3D adicionado; Spin Dash programado no jogo. É possível fazer save states durante a partida. Um modo para acessar instantaneamente o Level Select foi adicionado. É possível escolher o tipo de som utilizado, se é do Mega Drive modelo 1 ou o 2. E os efeitos de parallax scrolling foram concertados (escolha a versão japonesa pra ter isso).

Altered Beast (MEGA DRIVE) reergue-se da tumba!



O jogo que foi carro-chefe do Mega Drive antes do ouriço azul também está presente nessa coleção. Estranhamente a versão escolhida é a do Mega Drive (1988), e não a do Arcade. A explicação seria de que a versão do Mega Drive tem parallax scrolling, o que torna o efeito 3D mais efetivo, diferente dos fundos estáticos da versão do Arcade.

Um modo "Forma Aleatória" foi adicionada. Multiplayer local (dois jogadores co-op) é possível com dois 3DS e duas cópias de Sega 3D Classics Collection.


--Jogos bônus do pacote--



Em Sega 3D Classics Collection o menu Extras te dá acesso a mais três jogos bônus, são três títulos do Master System que rodam via emulação, mas o trabalho ficou muito bom.

Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa



Essa é a versão original de Master System do jogo Fantasy Zone II. Aqui temos a opção de jogar ouvindo o som PSG original do Master, ou ouvir o som FM produzido pelo FM Sound Unit do Sega Mark III japonês. O toque bacana que geralmente só é acessível em outros emuladores e pra quem tem os consoles e acessórios originais.

Dá pra ativar ou desligar o radar pra localizar as naves inimigas. Fora isso funciona como o Fantasy Zone II W, apenas com gráficos e som inferiores, mas ainda é um jogo divertido.

Todos esses jogos de SMS podem ser jogados com tela pequena 4:3, 4:3 mas com zoom, ou preenchendo a tela toda (ignora o aspect ratio).

Maze Walker



Maze Walker - também chamado de Maze Hunter 3D - é um jogo de Master System lançado originalmente em 1988. Nesse jogo o objetivo é encontrar o caminho para a saída numa série de labirintos em uma visão aérea. Armado com uma estaca, você também precisa matar monstros para se proteger. Esse jogo chamou a atenção na época por fazer uso dos óculos 3-D do SMS. Estando portado para o 3DS, o efeito 3D ficou ótimo, e diferente da versão original, aqui é possível jogar o jogo inteiro no modo 2D. Nada de imagem duplicada. Som do FM Sound Unit também está disponível para esse título.

Fantasy Zone (SMS) (jogo secreto)

Sim, a versão de Master System do Fantasy Zone original está presente em Sega 3D Classics Collection também. Para desbloqueá-la, basta ir no menu Extras e tocar no espaço ao lado do botão "Return to Main Menu". Um ícone novo irá aparecer, toque nele para iniciar o jogo.




Esse é o Fantasy Zone que você provavelmente jogava no seu Master System quando era criança. A TecToy colocou ele na memória dos modelos Master System Collection. Bem, essa versão do Sega 3D Classics Collection conta com o som FM habilitado. É a primeira vez que o som FM dessa versão é disponibilizado para o ocidente de forma oficial. De resto, funciona como os demais jogos extras de SMS nessa coleção.



--"Go for nº 1!"--

Sega 3D Classics Collection trás um singelo pacote de títulos clássicos da Sega por um preço convidativo (especialmente a versão digital da eShop). Definitivamente é a melhor opção de se jogar esses jogos no 3DS, ao invés de ter que comprar cada título separado  ter que ficar fechando cada um deles pra jogar outro. Os jogos extras de SMS não estão disponíveis para compra separada.

A apresentação é simples, porém sólida. Nas telas de loading você receberá dicas para os jogos que estão carregando. Se procura diversão rápida e simples, mas com aquele charme da Sega dos anos 80 e 90, pegue Sega 3D Classics Collection.


São ao todo 10 games num pacote só


Comentários