Aprenda a transferir arquivos direto pro seu 3DS via FTP
Copiar algum arquivo novo para o seu Nintendo 3DS pode ser um saco as vezes. Você precisa tirar seu cartão SD e inserir no seu computador. Não seria legal se desse pra transferir esses arquivos sem precisar tocar no SD? Bem, tudo o que você precisa é de um roteador e mais dois programinhas.
O FTP, ou File Transfer Protocol, envia os dados do seu computador pro 3DS (e vice versa) através da sua rede doméstica. *seu computador e 3DS precisam estar ambos conectados à essa rede para funcionar. Pois bem, é um processo bem simples. Como exemplo, mostrarei como enviar um arquivo CIA do meu computador para o meu 3DS.
-Reunindo o material-
Será necessário:
-3DS com CFW e/ou acesso ao Homebrew Launcher;
-FTP-GMX (baixe a versão estável mais recente). Se você tem CFW, baixe e instale o arquivo .cia. Se você só usa o Homebrew Launcher, então baixe o arquivos .3dsx e bote na pasta /3ds/ do SD.
-Filezilla FTP Client. Baixe a versão estável mais recente. Preste a atenção para qual plataforma é. Se você usa Windows 32 bits, então clique no ícone do Windows 32 em "Other Platforms" para baixar a versão x86.
Instale o Filezilla FTP Client. Esse programa funciona como o "cliente" de algum "servidor", sendo assim ele precisa pedir permissão para conectar ao algum servidor para transferir os arquivos. O FTP-GMX transforma o 3DS em um servidor.
-Conectando os dois dispositivos pela rede-
Abra o FTP-GMX no seu 3DS. Você será apresentado à uma tela escura com os dizeres "Waiting for wifi..."
Quando o 3DS se conectar à sua rede Wi-Fi (tem que a ser a mesma da qual seu computador faz parte), o programa irá mostrar dois números: Seu IP e a Porta.
Após instalar o Filezilla Client, execute o programa. Na interface, digite o número de IP que aparece na tela do seu 3DS no campo "Host". Digite o número de "port" no campo de "Porta". Feito isso, clique em "Conexão rápida.
*Pode demorar para os dispositivos se conectarem. Se isso acontecer, cancele e tente novamente até conectar.
**Se o Filezilla disser que a conexão é insegura, ignore e clique em Ok.
Após conectado, a tela do seu 3DS apresentará essas informações adicionais.
A interface do Filezilla Client é bem simples de entender. À direita em os arquivos do "servidor", ou seja, são os arquivos e pasta presentes do cartão SD do seu 3DS. Infelizmente não é possível ter acesso à memória interna do 3DS por esse programa.
Do lado esquerdo temos os arquivos presentes no "cliente", que é o seu computador. Para transferir arquivos basta arrastar os arquivos e pasta de um lado para outro.
Você pode deletar arquivos e pastas no SD do 3DS direto da interface do Filezilla. Também é possível criar pastas.
Arrasta o arquivo que quiser para "dentro" do SD do 3DS. Você pode abrir a pasta que quiser. No meu caso, estou enviar um jogo no formado CIA para a pasta sd/cias.
Ao arrastar e soltar um arquivo, aguarde a transferência terminar. Isso demorar vários minutos, dependendo do tamanho e quantidade de arquivos, pois o wireless do 3DS só pode receber e transmitir poucos dados por segundo.
Na área marcada em vermelho você acompanha uma barra de progresso e a velocidade da transferência. Na área em azul você acompanha quantos arquivos faltam na fila de transferência e o total de dados que faltam para serem transferidos para o servidor (3DS).
A tela do FTP-GMX ficará assim quando ele receber arquivos do cliente |
Quando o processo terminar, o sistema operacional (Windows, Linux, etc) informará que todos os arquivos foram enviados. Para sair do FTP-GMX, aperte o botão B duas vezes. Para sair do Filezilla, clique em Arquivo>Sair.
Pronto. Se o arquivo que você enviou for um jogo no formato CIA, então você só precisa instala-lo usando algum instalador de CIAs como o FBI (precisa de CFW).
Como o Filezilla Client e FTP-GMX podem ser usados para fazer o caminho reverso, você pode usar para enviar arquivos de áudio, fotos e vídeos do seu 3DS direto para o seu computador. Se você quer enviar arquivos que estão na memória interna do seu 3DS, você antes precisa copiar esses arquivos para o cartão SD, para então envia-los para o seu computador via FTP.
É bom evitar de ficar mexendo com o cartão SD para prevenir a corrupção de arquivo ou até mesmo danos físicos à mídia.
Se você é um fãs do 3DS e quer tirar mais proveito dele, então veja esse tutorial de como rodar ROMs de GBA no 3DS desbloqueado com excelente performance para 99% dos jogos, aqui mesmo no blog.
É bom evitar de ficar mexendo com o cartão SD para prevenir a corrupção de arquivo ou até mesmo danos físicos à mídia.
Se você é um fãs do 3DS e quer tirar mais proveito dele, então veja esse tutorial de como rodar ROMs de GBA no 3DS desbloqueado com excelente performance para 99% dos jogos, aqui mesmo no blog.
Espero que esse tutorial tenha sido útil. Qualquer dúvida, coloque nos comentários. Até!
Comentários
Postar um comentário