Tutorial: Como fazer o Sony Vegas Pro parar de travar ou crashar (13, 14, 15 e 16)

Siga essas simples instruções para corrigir problemas de congelamentos e instabilidade em qualquer versão do Sony Vegas


Algum tempo atrás eu tive um problema sério com o meu Vegas Pro 13.0, onde ele crashava o PC inteiro quando eu tentava renderizar um vídeo. Você já deve ter tido esse problema ou algo similar. Alguns projetos funcionam, outros não. Bem, essas dicas resolveram o meu problema, e talvez te ajudem também. Essas dicas servem para qualquer versão do Vegas - 13, 14, 15 ou 16.

Quando eu tentava renderizar, acontecia isso



1) Cheque se sua source media não está corrompida ou é incompatível com o Vegas


Parece bobo, mas um arquivo corrompido no projeto pode causar esses problemas. Vídeos gravados por determinados modelos de câmeras, smartphones ou software de captura de tela podem gerar arquivos incompatíveis com o Vegas. Se você nunca teve problemas antes no Vegas, teste remover as source medias que você acredita estarem causando o problema e tente renderizar para ver se funciona. Substitua os arquivos. Veja esse post no fórum do Sony Vegas que explica um pouco sobre formatos de vídeo incompatíveis com o Vegas.


As vezes o vídeo que você está usando foi gravado com um codec que não está presente no seu PC. O programa K-Lite Codec Pack instala automaticamente diversos tipos de codecs para diferentes formatos de áudio e vídeo.

2) Desligue GPU acceleration





 Apesar de estar lá para ajudar na tarefa, em muitos casos usuários tem reportado que a aceleração pela GPU tem causado instabilidades no Vegas. Por padrão ela vem ativada (vem selecionada sua placa de vídeo), então desative ela. Clique em Options>Preferences>aba Video: Na opção GPU acceleration for video playback, selecione a opção off. Clique em Apply e depois Ok. Reinicie o Vegas.



3) Coloque o Dynamic RAM Preview em 0 MB



A opção de cima já resolve muitos dos casos, mas se você ainda tem travamentos e crashes, então volte na aba Video e veja a opção Dynamic RAM Preview max (MB). Por padrão vem em torno de 200 e 300 MB, então apague isso e digite 0. Clique em Apply e depois Ok. 
PS: é capaz que o preview do vídeo fique com uma qualidade bem inferior após essa configuração, isso é normal.

4) Desative o multi-core rendering for playback



Se seu problema ainda não foi resolvido, tente então desativar a renderização em todos os núcleos do seu CPU para o playblack. Clique em Options>segure a tecla SHIFT e clique em Preferences. Uma nova aba terá aparecido na janela, é a aba Internal, clique nela. Na caixa lá embaixo, digite enable multi-core rendering for playblack




Por padrão, ele estará em TRUE. Clique duas vezes na célula, apague o que está escrito, digite FALSE. Clique em Apply e Ok. Reinicie o Vegas e teste se funcionou agora.

5) Feche o video preview antes de renderizar

Não creio que isso irá ajudar muito, mas se a renderização estiver muito lenta, tente fechar a janela do preview do vídeo antes de começar a renderizar. Para fazer isso, basta clicar no X.



Para colocar a janela do preview novamente, basta clicar em View>Window>Video Preview. Se aparecer numa janela separada, então arraste a janela até o local desejado e "prenda" a janela ao painel segurando a tecla CTRL.

6) Super aquecimento?

Também parece bobo, mas será que o seu PC/Notebook não está esquentando demais? Vale a pena verificar a temperatura ideal para o seu hardware atual, e qual o máximo suportado. É bom também abrir o gabinete e fazer uma limpeza e trocar as pastas térmicas de vez em quando, especialmente se você usa o mesmo PC a anos e nunca fez uma limpeza interna. Eu gosto de fazer uma limpeza interna pequena de 6 em 6 meses, e uma limpeza geral com troca das pastas térmicas 1 vez por ano.

7) Reinicie o PC antes de renderizar um projeto

Depois que você terminou de editar seu projeto, é recomendável reiniciar seu PC, para limpar todo o cache e a memória RAM. Também é bom evitar atualizações invasivas e processos de rede, então desconecte seu PC da Internet antes de renderizar um projeto.

No Windows 10 especificamente a memória RAM funciona de uma forma diferente. O Windows 10 guarda dados de programas, serviços e arquivos frequentemente acessados no seu computador na memória RAM, e os mantém lá mesmo após desligar e ligar o PC. Isso é feito para agilizar o sistema. Para limpar a memória RAM de verdade no Windows 10, você precisa usar especificamente a função Reiniciar.

Bem, espero que essas dicas tenham sido úteis. Até a próxima.

Comentários

Postar um comentário