Mario pisa fundo no seu primeiro jogo de corrida para smartphones!
Após muito tempo de espera, Mario Kart Tour chega nos dispositivos Android e iOS, com a proposta de trazer a diversão e adrenalina das corridas da famosa série Mario Kart para as telas do seu smartphone. E tudo isso pela bagatela de absolutamente nada... de início. Será que o jogo ficou bom? Como o jogo funciona em aparelho mais fracos e antigos? Eu joguei Mario Kart Tour por tempo o suficiente, testando em um LG K11+ e no LG K9 do meu irmão. Aperte o cinto e veja como ficou o jogo.
--Mario Kart de celular--
Toque no 180º para olhar para trás |
De início, a melhor forma de resumir Mario Kart Tour é com a frase "Mario Kart no celular". Todas as mecânicas de gameplay dos jogos de consoles estão presentes aqui, apenas com um novo esquema de controle para acomodar a tela de toque. Você pode fazer drift, mini-turbos, manobras no ar para ganhar um boost, usar os mesmos itens, lança-los pra frente ou pra trás, as pistas são as mesmas, músicas no geral são as mesmas, e o jogo no geral se comporta como em um Mario Kart normal. Obviamente agora você joga com a tela de toque, e tudo foi feito para ser jogável com apenas um dedo.
Seu carro acelera automaticamente, deslize seu dedo para esquerda ou direita para controlar a direção. Toque uma vez na tela usa o item, deslize para trás para jogar um casco verde ou bomb-omb para trás, encoste ou passe por rampas e outras elevações na pista para ganhar turbos, arraste o dedo e segure em curvas para fazer um mini-turbo, e segure dedo a partir do 2 na contagem regressiva e solte no "Já!" para começar com um mini-turbo.
Leva algum tempo para se acostumar com controles. Tem também uma opção para jogar com sensores de movimento, caso o seu smartphone tenha suporte. Mas os controles padrão funcionam muito bem, palmas à Nintendo pela adaptação.
--Rodando em smartphones fracos--
Mario Kart Tour se destaca pelos seus belos gráficos, nessa área a Nintendo não polpou esforços. Porém, isso pode ser demais para jogadores com smartphones mais antigos ou limitados. Felizmente a Nintendo incluiu uma opção muito útil: o Modo de Economia de Energia.
No menu das Copas, abra o Menu principal, depois abra o menu de configurações. Marque a opção Modo economia de energia.
Como o nome diz, essa configuração visa reduzir a qualidade gráfica para preservar carga da bateria. E por ter essa redução na resolução das texturas e efeitos visuais, o jogo passa a rodar melhor em aparelhos mais limitados. No meu K11+ foi de 25-30 FPS para 50-60 FPS com essa opção ativada, no vídeo acima mostra os resultados. Com o modo econômico ligado, os gráficos ficam mais próximos do que um Nintendo 3DS renderiza. Mesmo assim o jogo continua bonito.
--Objetivos e microtransações--
Ok, hora de falar do elefante no quarto. Obviamente que, por se tratar de um jogo free-to-play, Mario Kart Tour adotaria o sistema das compras dentro do app como método de venda. O jogo é 100% grátis para baixar e iniciar. Você recebe alguns personagens e veículos grátis no início, e pode receber mais itens aleatoriamente em presentes diários ou após completar determinado número de desafios.
O jogo é estruturado em competições chamadas de "Copas", cada Copa é formada por quatro estágios (ou pistas), sendo geralmente três corridas normais e um desafio com personagem pré-determinado (que você não ganha se completar o desafio). Em cada pista normal você corre em corridas de duas voltas - ideal para partidas curtas na rua - contra bots. Seu grande objetivo é fazer pontos. Quanto mais pontos fizer numa fase, mais maxiestrelas ganhará, com total de cinco por fase.
Após completar uma Copa, você pode voltar e competir numa fase anterior para tentar uma pontuação maior. Fases com cinco estrelas alcançadas ganham a etiqueta de "Perfeito!". Pelo que eu olhei, existem dezenas de Copas, e elas desbloqueiam com número X de maxiestrelas, ou no tempo determinado.
Você deve estar pensando: "Puxa, um Mario Kart grátis com muitas Copas pra correr!" Pé no freio meu amigo, não é tão simples assim. É verdade que existem dezenas de Copas diferentes, cada uma com quatro pistas, porém, as Copas repetem pistas de outras Copas. As vezes uma pista pode vir em reverso, mas é só isso. O jogo também recicla pistas, temáticas e trilha sonora de outros Mario Karts, com algum ou outro elemento novo. Isso pode agradar ou desapontar veteranos da série que esperavam novidades, mas por outro lado, apresenta gerações de pistas de Mario Kart para um público novo e bem mais amplo.
Nas corridas você coleta moedas, e dá pra ganhar mais dependendo da sua colocação na corrida. Moedas servem para comprar itens na Loja. Os itens da loja são muito caros, geralmente pedindo de 700 moedas para cima - e numa corrida você tem sorte se ganhar 20 moedas - e variam periodicamente, então esteja atento. Os rubis são a moeda do jogo. Você compra eles com dinheiro real, e aqui eu tenho que deixar minhas críticas mais pesadas: Mario Kart Tour pode ser muito ganancioso.
Facilmente você gasta 8 reais para comprar 3 rubis, sendo que essa quantidade não faz nada dentro do jogo! Os rubis são usados para disparar o cano, que por sua vez funciona como a roleta do antigo Sonic Runners, ou seja, você paga para ter uma chance de ganhar algo aleatório. É uma loteria. Pode ser personagem, carro, ou planador. Se bobear pode até ser coisa besta como mais moedas ou bilhetes para gerar itens aleatórios numa corrida. Você gasta 5 rubis para dar um disparo no cano, e 5 rubis para acessar o modo mais simples da Febre das Moedas. Você gastaria em torno de 16 reais só para testar um dos dois, e cerca de 32 reais para tentar os dois modos nas suas respectivas piores opções!
Na versão 1.0.1 não tem muitos personagens |
É possível tirar itens e personagens repetidos, e quando isso acontece, o jogo funde os dois itens para melhorar o que você já tem. Isso mesmo, Mario Kart Tour tem o sistema de Level Up tão famoso em jogos mobile. Seus personagens e equipamentos ganham pontos de experiência após cada corrida, o que permite se tornarem melhores com o passar do tempo. Por que? Pois cada personagem, veículo e planador dispõe de uma habilidade diferente que impacta no seu desempenho nas corridas. Por exemplo: alguns personagens se saem melhor em determinadas pistas, determinados veículos te dão mais ou menos slots de itens, planador X tem mais chances de te retornar item Y quando quebrar uma caixa de item. O jogo geralmente te indica qual build é mais indicada para cada pista.
Existe também uma barra de progresso geral que pode aumentar ou diminuir, de acordo com seu desempenho nas corridas. Subir de nível nessa barra faz liberar modos de jogo, como os modos 100 CC (normal) e 150 CC (difícil), e alguns presentes pré-determinados. O modo 200 CC é exclusivo para portadores da licença dourada. Oh boy, ainda tem isso! Você começa com uma licença prateada, que te dá acesso a tudo no jogo, menos o modo 200 CC. A licença dourada funciona como um serviço de aluguel, você paga um pouco todo mês, e ela te dá acesso ao já mencionado modo 200 CC nas corridas, além de vantagens extras, como personagens e veículos especiais. Claro que quem pagar mais terá a vantagem.
--Vale a pena jogar?--
A Nintendo disse que multiplayer online será adicionado no futuro, por enquanto, temos que jogar contra bots em preparação para um torneio. Após cada corrida a sua pontuação geral formada pela pontuação na Copas te bota num ranking online. Por causa disso, MKT precisa de uma conexão constante à Internet para funcionar, então tome cuidado para não gastar seus dados móveis na rua.
Mario Kart Tour, apesar de tudo, é um jogo de corrida divertido para jogadores mais casuais e partidas rápidas na rua. Procure evitar ao máximo gastar dinheiro real. O jogo te dá alguns personagens aleatórios e carros no início, e pelo menos contra bots dá pra se divertir e distrair a mente um pouco numa viagem de ônibus ou metrô. Com o Modo de Economia de Energia ligado, MKT roda muito bem em aparelhos antigos ou fracos.
Este jogo está disponível para Android e iOS em suas respectivas lojas, 100% grátis para baixar e testar. Vale a pena dar uma conferida e fazer uma partida ou outra sem muito compromisso. Tome nota que Mario Kart Tour irá baixar dados adicionais após instalado, então procure baixar e instalar esse jogo em casa através de uma rede wi-fi.
Espero que essa análise tenha esclarecido algumas dúvidas. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário