Teste mais de 200 sistemas operacionais e 800 flavors direto no seu browser!
Ubuntu 19.04 |
A cada ano que se passa, a comunidade open source ganha novos adeptos. Linux é uma kernel 100% de código fonte livre, o que permite que qualquer um possa montar seus projetos em torno dele sem precisar pagar nada. Dentre esses projetos, os sistemas operacionais de desktop são muitos, mas ainda não alcançaram a popularidade do Windows. Na área dos smartphones a coisa já é bem diferente, pois o Android, sistema da Google, é baseado no Linux, e de acordo com o statcounter, o Android se mantem o sistema dominante nesse segmento de computadores. Com dados mais recentes, no período de setembro de 2018 até o mesmo mês desse ano, o Android se manteve na faixa nos 76% globalmente, enquanto que o iOS, sistema da Apple, arranhou com cerca de 21% no mesmo período.
Google está investindo pesado no Linux, não só com as reformulações que o Android 10 trás, mas também o Stadia, que rodará em um sistema Linux. Valve, dona da Steam, também tem investido nisso, com o interessante porém mau-sucedido Steam Machine que rodava o SteamOS, e agora com o mais bem sucedido Proton, uma camada de compatibilidade que torna muitos jogos de Windows compatíveis com o Linux através do client da Steam. E também, em uma das atualizações mais controversas dos últimos tempos, a Microsoft trouxe o kernel do Linux para o Windows 10.
Você que quer mudar pro Linux, ou simplesmente está curioso, não sabe por onde começar? Deixa eu te apresentar o DistroTest.net, um site que agrupa diversos sistemas operacionais para testar online direto no seu navegador (computador ou smartphone).
Usar o site é bem fácil. Carregue a página, escolha um sistema na lista, clique em System start, e aguarde sua vez na fila. Em todos os meus testes a espera foi curta, já que não tem muita gente usando ao mesmo tempo. Sistemas mais populares podem ter uma fila maior.
Quando sua vez chegar, uma janela se abrirá, que é onde a imagem do sistema aparecerá. Se não abrir, clique em Open builtin VNC-Viewer.
Os sistemas rodam através do QEMU, um emulador genérico de computadores. Tudo é executado em um servidor remoto, e transmitido para a tela do seu PC via Internet. É como se fosse uma stream no YouTube ou Twitch. Por isso, os sistemas podem ser bem lentos, o que não representa como eles rodariam se estivesse instalados localmente, mas dá pra ter um gostinho de como é cada Distro. Esse site é ideal para quem não quer ficar de Distro Hopping o tempo todo.
Existem centenas de sistemas e diversas versões. Você pode até pedir para os proprietários do site adicionarem mais sistemas se quiser. É tudo de graça, só clicar e pronto. Por isso, considere doar para manter o projeto vivo.
Quer testar a mais nova versão do Linux Ubuntu? Claro, vai em frente! O Ubuntu é a distribuição de Linux mais conhecida e uma das mais usadas por usuários comuns. Foi a distro que popularizou o Linux nos desktops mundo afora, por trazer uma interface totalmente fácil de usar, estilosa, e vir pré-carregada com programas essenciais que o usuário possa achar necessário no dia-a-dia. Ainda é considerado por muitos como a porta de entrada para o Mundo Linux.
O Linux Mint é outra distribuição popular de Linux. Essa distro irlandesa usa o Cinnamon como interface gráfica, e trás suporte multimídia total direto da caixa. Por ser mais parecido com o Windows em aparência, acaba sendo uma das distros mais indicadas para usuários que ainda estão transitando do Windows para o Linux.
Procurando alguma experiência nova? Tem também Manjaro, Deepin, Arch e muitas outras versões para escolher.
Tem até uma versão do FreeDOS no site! O FreeDOS é um sistema operacional open source que funciona como o antigo MS-DOS. Todos os jogos e software de escritório feito para o MS-DOS deverá instalar e funcionar no FreeDOS sem problemas. Esse sistema é recomendado para quem precisa recuperar ou alterar dados de softwares muito antigos, como de uma empresa que não faz upgrades de seus servidores tem décadas, ou instalar em máquinas de atendimento que não conseguem rodar Linux. Ou talvez você esteja apenas nostálgico. Todos os comandos de DOS deverão funcionar aqui.
E também o melhor sistema operacional de todos: o TempleOS! Isto é, se você conseguir fazer ele dar boot. Eu testei várias opções, mas nenhuma iniciou o sistema. Talvez porque eu não seja o escolhido...
Sua sessão é limitada a alguns minutos, para dar vez aos demais usuários. Quando quiser terminar, feche a janela do sistema, e não se esqueça de clicar no botão System stop, para passar a vez.
Limitações: Os computadores virtuais não tem acesso a Internet mais. As redes foram desligadas depois que usuários mal intencionados começaram a usar o site para ações ilícitas.
O F.A.Q diz que dá pra instalar software nas máquinas virtuais - tudo o que você altera é perdido quando o emulador é encerrado - com um "CD do sistema". Dos sistemas que eu testei, quase todos tinham uma opção de instar o Linux. O emulador funciona como um PC que está rodando o Linux no modo Live CD, ou seja, rodando o sistema operacional direto do CD/DVD, e não do HD. Não se com isso eles querem dizer que você pode instalar os Linux na máquina virtual, ou pode instalar software comum no sistema. Sem acesso à internet, não tem como baixar nada, e a maioria das pastas vem vazia. Fora os comando dos mouse e teclado, não sei se o emulador acessa outras partes do hardware do sistema anfitrião, como USB e drive de CD/DVD.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, veja no vídeo-tutorial abaixo:
Considerações finais: vale a pena dar uma olhada e conhecer um pouco desse mundo Linux. Acredito que no futuro tudo será baseado em Linux, e isso vem de alguém que usa Windows 10 Pro e se mantém fiel à Microsoft. Mesmo que por pura curiosidade, dê uma olhada, basta alguns poucos cliques para experimentar, e como eu já disse, esse site também funciona em smartphones.
Comentários
Postar um comentário