Relembrando: Dangerous Dave (MS-DOS)

Você se lembra desse clássico das aulas de informática da escola?


A aula de informática (ou computação) era sempre a favorita de muitos estudantes do ensino fundamental. Significava dar uma pausa no ritmo entediante das aulas comuns, e passar algumas horas na frente do PC. Se sobrasse tempo, tínhamos permissão para jogar algum jogo instalado nas máquinas, e dentre esses jogos, tinha um que se destacava por seu gameplay simples e brilhante, e efeitos sonoros memoráveis. Vamos relembrar de Dangerous Dave de 1990, o tal "jogo do foguinho".

Origens


Dangerous Dave in the Deserted Pirate's Hideout é um jogo de plataforma lançado originalmente em 1988 para o Apple II. Essa versão inicial de Dave foi criada por John Romero, que mais tarde viria a fundar a ID Software, berço de franquias como Doom e Quake. O jogo foi programado do zero em apenas um mês, como projeto de exemplo de GraBASIC para a revista UpTime Disk Magazine.


"Eu não me lembro de onde eu tirei a ideia para o Dangerous Dave além da forte influência de Mario que eu tive, então deve ter sido daí. [...]"
John Romero, Planet Romero, 2004

Nessa época, computadores pessoais não tinham processamento suficiente para deslocar telas suavemente como os consoles domésticos. Era necessário hardware customizado para realizar esse feito, então Dangerous Dave nasceu do conceito de que as fases seriam divididas em telas fixas, cada uma com uma sessão de obstáculos e desafios. 

O objetivo do jogo era guiar o titular Dave por 10 fases através da covil do seu inimigo Clyde, pegando os troféus para destrancar as portas no final delas. Os demais tesouros no caminho apenas adicionavam pontos extras. Tudo o que não era chão e parede matava o Dave, até a água! Perca todas as três vidas e é Game Over sem chance de continuar.

A versão de MS-DOS


Em 1990, a versão de MS-DOS foi lançada pela pela publisher Softdisk, dessa vez intitulada apenas "Dangerous Dave". Essa se tornaria a versão mais famosa de Dave ao redor do mundo, graças à popularidade de PCs compatíveis com o DOS, e a retrocompatibilidade que o Windows manteve com software do DOS por anos.


Muito mais colorido do que antes graças ao suporte para gráficos VGA, essa versão do DOS deixava mais aparente os paralelos de Dave com Mario, mas ainda mantendo um charme próprio. Paredes são formadas por blocos de tijolos vermelhos ou azuis, e as vezes Dave sai de um cano. O esquema das dez fases foi mantido, mas todo o level design foi refeito e expandido. Em adição, existem quatro "Warp Zones" escondidas que te levam para fases secretas, encontrar todas elas é um dos objetivos novos. Essas Warp Zones oferecem maior incentivo para a exploração dos cenários, pois elas ficam em lugares normalmente fora de cogitação para o jogador.

Algumas dessas plataformas roxas são falsas. Cuidado onde pisa!

Dave aqui ganhou seu design definitivo, esbanjando o seu visual característico com o jeans azul, camisa branca, e boné vermelho. O jogador é incapaz de causar dano em algum inimigo, por essa razão, ele precisa pegar um arma para atirar nos monstros. Tome cuidado, enquanto você só pode disparar um tiro por vez, monstros podem atirar duas ou três vezes pro ciclo.


Uma outra adição legal foi a mochila à jato, que te permite flutuar e se deslocar para qualquer direção, enquanto você tiver combustível. Muitas vezes essa mochila à jato é usada para pegar o troféu que abre a porta. Os controles eram simples de se entender: as teclas direcionais movem o personagem e para cima fazia ele pular. CTRL dispara o revolver, e R-ALT aciona e guarda a mochila à jato.

Boas memórias



Na minha escola a sala de informática era dominada por computadores antigos, ainda datando do início dos anos 90. A grande maioria ainda rodava Windows 95 ou 98, e isso era por volta de 2005. Não fazia mal, para aulas de digitação no Microsoft Word e outras operações mais básicas servia bem aos alunos e professores. A maior joia dessas máquinas velhas eram os jogos instalados nelas. Eu não sei quem foi o responsável por isso, mas quase todos os PCs na sala tinham uma pasta lotada de joguinhos prontos para serem acessados - isto é, caso você tivesse terminado a sua tarefa.


Eu sempre achei que esses bastões fossem pirulitos.
Imaginação de criança vai longe!

Alguns dos jogos mais disputados pelas crianças - porque nem todo PC tinha todos instalados - eram Ms. Pac-Man, Road Fighter, e uma versão curiosa de Super Mario Bros para MS-DOS. Agora, esse Mario não era oficial, mas era divertida, talvez um dia eu fale dela. Dangerous Dave era um jogo que estava instalado em todas as máquinas na sala, e por isso se tornou o passatempo favorito de muitos alunos. Em 2005 (e por mais alguns anos) a galera do meu bairro ainda estava curtido seus Famiclones e Mega Drives em casa, se você tivesse uma condição melhor você tinha um N64 ou PS1 destravado. Agora, PC em casa?! Claro que algumas pessoas já tinham e até antes disso, mas não era pra qualquer um. Fazer o que com ele? Criar mais uma conta com Internet discada e ainda ocupar a linha do telefone? Ficar só em joguinho quando um Famiclone era mais barato e já vinha com jogo na memória? Para mim e outros alunos só na escola que tínhamos contato com PCs, então qualquer jogo neles nos impressionava.


As vezes parecia que o jogo se passava num planeta alienígena

Até os dias de hoje, eu nunca consegui vencer esse jogo. Acredite em mim, são apenas dez fases, mas também são algumas das fases mais difíceis da história dos games! Muito dessa dificuldade vem da física do jogo. Dave as vezes parece que está na lua, o que faz o jogador sentir que o personagem não tem peso. Quando ele pula, demora a cair, e muitas vezes, ficar tempo demais no ar é tempo suficiente para algum monstro atirar em você. Outro problema da física é que o Dave não consegue descer em linha reta quando ele desce de uma plataforma. Ele sempre cai na vertical, e virar para o lado oposto apenas redireciona essa descida vertical, e ainda aumenta a velocidade de queda. Em um jogo de plataforma o jogador deve ter domínio total sobre o personagem jogável a todo instante, o que não é caso nesse jogo.


Lá na escola a estratégia nessa parte era colidir com o monstro pra matar ele

Como eu já mencionei anteriormente, os monstros nesse jogo são rápidos e podem atirar até três vezes em um mesmo ciclo, um grande contraste com o Dave, que é lento e só dispara uma bala por vez. Quando eu era criança, eu tinha muita dificuldade para passar da 3ª fase, por causa dos pulos precisos que precisavam ser feitos para não morrer nas algas. O problema tava em como os pulos eram acionados e controlados no ar, onde era necessário primeiro apertar para cima para pular, e depois apertar para direita para controlar a queda. Inverter a ordem dos botões era morte certa, pois enquanto anda, o jogador fica impossibilitado de pular. Pare antes e depois pule, um estranho comportamento desse jogo, mas hey, para 1990 esse jogo era impressionante do ponto de vista técnico. John Romero programou a engine do jogo para reposicionar os mesmos gráficos já carregados durante a transição de telas, cortando o tempo de loading. Embora isso deixasse os cenários parecendo bem repetitivos, foi um sacada de gênio isso, permitindo que até PCs mais lentos e com pouca RAM conseguissem rodar o jogo em velocidade máxima.



Mas mesmo com todos esses problemas, eu me diverti bastante com esse jogo, e aparentemente muita gente também ao redor do mundo. Eu costumava achar que esse era só mais um joguinho qualquer jogado nos PCs velhos na minha escola, mas graças à Internet descobri que esse game tem uma grande base de fãs ao redor do globo, e hoje é considerado um clássico cult.

Legado


O sucesso de Dangerous Dave no MS-DOS garantiu três sequências: Dangerous Dave in the Haunted Mansion em 1991, Dangerous Dave's Risky RescueDave Goes Nutz! de 1993, sendo que esses dois últimos não tiveram envolvimento do criador John Romero, na época já ocupado com a ID Software. Um remake do primeiro jogo foi lançado para iOS em 2015, e trazia gráficos totalmente repaginados.



Atualmente você pode jogar a clássica versão do MS-DOS de Dangerous Dave e todas as suas sequências no website Classic Reload, que mantém um acervo online de mais de 6000 jogos antigos abandonware. Basta clicar e jogar direto no seu navegador, tem até suporte para controle USB. Mas me diz, você já jogou Dangerous Dave na sua infância? Foi no PC da sua casa ou na sua escola? Conta aí embaixo as suas histórias da aula de computação.



-------------------

Referências:

Dangerous Dave: Wikipedia
The Saga of Dangerous Dave: Planet Romero
Dangerous Dave in the Deserted Pirate's Hideout! MobyGames

Comentários