A curiosa carreira do Sonic pelos arcades

Conheça a história dos obscuros jogos de arcade do Sonic o ouriço e a sua turma


Sonic o ouriço mascote da Sega é mundialmente famoso pelos seus games de ação e aventura dos consoles caseiros, mas você sabia que existem jogos de arcade também? Nos anos iniciais da franquia, a Sega trabalhou duro para estampar a cara do Sonic em tudo quanto é lugar possível, fosse em séries animadas na TV, roupas, e nos fliperamas. A Sega era conhecida pelos seus arcades de qualidade, então era apenas natural que o novo mascote da empresa teria fez nos gabinetes coloridos. Hoje vamos fazer uma retrospectiva pela história dos arcades do Sonic, alguns nunca saíram do Japão! Vamos nessa!





Vamos começar pelo início com Waku Waku Sonic Patrol Car, de 1991.


Esse foi o primeiro título lançado para os arcades, chegando nas casas de jogos em outubro de 1991, poucos meses após o lançamento do Sonic 1 no Mega Drive. Esse jogo foi desenvolvido pela divisão Sega AM1 e lançado para a placa Sega System C2.


Waku Waku Sonic Patrol Car é um jogo para que trás o nosso amigo Sonic (dublado por Takeshi Kusao) no papel de um policial que patrulha uma cidade para manter ela segura dos ataques do Dr Eggman (Masaharu Sato). É um jogo bastante curto, onde o jogador apenas precisa guiar o carro do Sonic para esquerda ou direita em uma visão aérea, e dá os sinais de mão. Após alguns minutos o vilão Dr Eggman aparece e começa a te atacar, você pode pular para esquivar das bombas que ele lança mas após alguns instantes o carro dele explode e você retorna para a delegacia de policia e o jogo termina. Não tem jeito de perder, e a quantidade de dano que você leva apenas serve para dar o seu rank ao final da partida, que dura no máximo uns 5 minutos. 


Claramente esse arcade foi feito para crianças de colo, pois a máquina tinha espaço para duas pessoas adultas entrarem. Esse arcade tem uma versão em inglês muito rara, pois o lançamento nos EUA foi bem limitado, fora isso, esse jogo nunca foi relançado.

Enfim, SegaSonic Bros. de 1992 (cancelado)

Já existia OC de Sonic em 92

Em 1990 a Taito lançou para os arcades o jogo Sonic Blast Man, que embora houvesse uma semelhança nos nomes, não tinha nada a ver com o mascote da Sega. Mas como registro de nomes de marcas pode ser um processo demorado, a Sega of Japan optou por criar a marca "SegaSonic"  para os lançamentos de arcades e outros produtos do Sonic no Japão, para evitar problemas com a Taito. 

Então, continuando a investida para fazer o ouriço azul cair na graça do povo japonês, a Sega experimentou com o SegaSonic Bros. E "experimentou" é a palavra correta aqui, porque esta máquina nunca teve um lançamento oficial, e por tanto foi uma lost media até 2016. Conta a lenda que esse arcade não passou nos testes de aprovação na sua terra natal, e por isso foi cancelado antes de ver a luz do dia. Caso tivesse sido lançado, seria o segundo título do ouriço nos fliperamas. O jogo é um puzzle criado por Fukio Mitsuji, pai da franquia Bubble Bobble.


O gameplay consiste em alinhar os Sonics de uma mesma cor afim de fechar as outras bolinhas dentro de um "loop". Quando uma linha é fechada com bolinhas de uma mesma cor, todos as bolinhas de outras cores dentro do "loop" somem se viram pontos. Parece complicado no início, mas é bem parecido com os Special Stages de Blue Sphere do Sonic 3 & Knuckles, que mais tarde foi reutilizado como bonus no Sonic Mania.

A redescoberta

A placa mãe do jogo foi encontrada por colecionadores em 2016 e a ROM foi dumpada logo e seguida, porém ela não foi liberada, por medo de que isso poderia depreciar o valor de uma máquina tão rara. SegaSonic Bros então ficou restrito à raras aparições em eventos entre 2017 e 2018, onde visitantes podiam jogar um pouco. A ROM foi vazada na internet no final de 2018, seguido de uma versão modificada do MAME, permitido que qualquer pessoa pudesse experimentar essa joia perdida da franquia Sonic. 


A similaridade do hardware da System C2 possibilitou que fãs fizessem uma conversão para o console Mega Drive, permitindo que mais pessoas ainda tivessem acesso ao jogo, sem precisar quebrar a cabeça com o MAME. 

O legado

Ao jogar SegaSonic Bros você perceberá que muitas faixas da trilha sonora desse jogo foram reutilizadas por outros jogos e produtos da Sega que lançaram mais tarde. O caso mais notável é o tema dos Special Stages do Sonic 3 & Knuckles que saiu da música do Nível 40 desse jogo. É incrível ver o quanto que este arcade obscuro continuou a influenciar a franquia Sonic mesmo após anos depois de seu cancelamento.

SegaSonic Popcorn Shop de 1993

Eles estão em uma mega fábrica de pipocas?

Como SegaSonic Bros nunca teve um lançamento oficial, o primeiro "jogo" a usar a marca SegaSonic foi o SegaSonic Popcorn Shop, que não era bem um jogo completo, era uma espécie de filme interativo feito para uma máquina de pipocas.


O Dr. Eggman por acaso odeia pipoca?

Ao inserir os créditos, Sonic pergunta ao "jogador" qual sabor de pipoca ele quer. Após isso, Sonic e Tails colocam a vasilha de milho na esteira e ligam ela, mas são interrompidos pelo Dr Eggman que reverte ela. Nessa sessão o "jogador" é instruído a girar a manivela para ajudar o Sonic a escapar do vilão. Ao final o milho entra no forno e o "jogador" precisa girar a manivela para fazer o Tails girar suas caldas para cozinhar a pipoca. Nada disso é realmente necessário fazer, pois sua pipoca ficará pronta de qualquer jeito, você "vencendo" o jogo ou não, e seu desempenho não afeta a qualidade da pipoca verdadeira, que de acordo com pessoas que usaram a máquina, não tinha um gosto bom. Esse jogo também desenvolvido pela Sega AM1 para a placa System C2. E também nunca foi relançado.



SegaSonic Cosmo Fighter de 1993


Também sob a autoria da Sega AM1 para a System C2, esse jogo de shoot'em up faz parte da linha de games infantis da Sega, como o previamente mencionado Waku Waku Sonic Patrol Car. Em Cosmo Fighter Sonic assume o papel de um piloto de uma espaçonave em uma missão para salvar seus amigos animais da estação espacial dos ataques do Dr Eggman.



Nesse jogo o objetivo é atirar nas naves inimigas e obstáculos enviados pelo Eggman. A nave do Sonic pode trocar de armas com o pressionar de um botão, indo de tiros normais até punhos foguetes que precisam ser recurados após lançados. A grande novidade desse gabinete é que ele se movia junto com o jogo, então usar a alavanca chamada "SPEED UP" inclinava o gabinete todo, que apropriadamente tinha um formato de uma espaçonave.

Apesar de ser ligeiramente mais complexo que o Waku Waku Patrol Car, Cosmo Fighter ainda era uma experiência bem curta que o jogador terminaria em uns 5 minutos. O ranking da partida era determinado por estrelas ao final. Eu até que gosto desse game, a trilha sonora e estética me lembram dos jogos do Master System. Não preciso dizer que esse aqui também continua exclusivo dos arcades, né?



SegaSonic the Hedgehog de 1993




De longe o arcade mais famoso do ouriço.  Desenvolvido pela Sega AM3 para a placa System 32 - que era mais poderosa que a C2 - SegaSonic the Hedgehog trás Sonic e os novatos Mighty o tatu e Ray o esquilo voador em uma das aventuras mais brutais dessa franquia. Nesse jogo temos que escapar da ilha prisão do Dr Eggman, passando por uma série de fases com muitos obstáculos pelo caminho. O gameplay abandona o estilo plataforma com visão lateral dos jogos de console e trás uma câmera isométrica, dando a possibilidade de se deslocar em 8 direções.



Três jogadores podem jogar simultaneamente, e dependendo da configuração da máquina os três podiam dividir a mesma ficha. O gameplay aqui é bem mais sobre reação rápida do jogador para desviar de armadilhas e obstáculos, do que plataforma normal. Outro detalhe que distancia esse arcade dos jogos de console é que o gabinete original usava uma trackball para controlar os personagens, então o jogador tinha que deslizar a bola para direção que ele queria se mover. É um jogo bem frenético e bem desgastante, o que deve ter feito dele um verdadeiro papa-fichas nas casas de jogos.



Esse gameplay complicado aliado a dificuldade extrema impediu que esse título recebesse conversões caseiras. Uma pena, pois esse jogo é legal mesmo. A Sonic Team pensou em portar esse jogo para a coletânea Sonic Gems Collection do PS2 e GameCube, mas no final isso não foi possível porque não conseguiram emular corretamente os controles do jogo. Não havia como mudar os tipos de controles sem uma reprogramação do código do jogo, então essa joia da franquia Sonic permanece acessível apenas por meio do emulador MAME, embora os controles não funcionam muito bem.

Sonic the Fighters/Sonic Championship de 1996





Outro título de arcade famoso da franquia Sonic. O conceito de Sonic the Fighters nasceu quando os desenvolvedores do estúdio do Yu Suzuki, a Sega AM2, experimentaram com a ideia de um game de luta do Sonic inspirado pelo gameplay de Virtua Fighter e Fighting Vipers. Para a surpresa deles, Yuji Naka deu o aval e o resto é história.



Embora STF seja inspirado pelos outros jogos de luta da Sega AM2, o gameplay aqui foi simplificado para deixar o jogo mais acessível para crianças e jogadores menos experientes. São apenas três que o gabinete usa: Barreira, Soco, e Chute, que juntos com a movimentação da alavanca de controle fazem os movimentos dos lutadores. No enredo o Dr Eggman construiu a Death Egg 2, e para chegar até lá, Sonic e Tails precisam do poder das 8 Esmeraldas do Caos para carregar o foguete Lunar Fox. Mas o foguete só tem espaço para uma pessoa, então Sonic sai na porrada com todos os amigos para decidir quem fica com as esmeraldas e quem vai até a fortaleza espacial do Eggman impedir os planos do vilão. Faz sentido? Não, mas quem liga para enredo em jogos de luta?



Por ser um jogo do Sonic, os personagens não sangram e nem gritam de dor, então eles perdem anéis quando levam dano - esteja pronto para ouvir o som dos anéis caindo durante todas as suas partidas. As arenas são no formato de caixas ou ringues, como em Vighting Vipers, mas a movimentação é totalmente 2D. Nessa época a franquia Sonic não tinha muitos personagens, então alguns novos tiveram que ser criados, como Bark o urso polar, e Bean o pato, e uma personagem especial chamada Honey a gata, inspirada na personagem de mesmo nome de Fighting Vipers.



STF deve ter feito sucesso o bastante, pois ele recebeu um port para o Sonic Gems Collection, e mais tarde uma remasterização em HD para as plataformas online PSN e Xbox Live Arcade. STF se destaca por ter sido o primeiro jogo em 3D renderizado em tempo real do Sonic, o que botou certa pressão nos desenvolvedores na época, porque nenhum personagem da série Sonic tinha sido desenhado em 3D até então, o pessoal da Sonic Team teve que trabalhar em conjunto com a Sega AM2 para refazer os designs.

Outras máquinas

A partir da segunda metade dos anos 90, a franquia Sonic se afastou um pouco dos fliperamas, apenas lançando ou licenciando máquinas caça-níqueis e relacionados aqui e ali. Não estranhe ver a cara do Sonic estampando uma máquina de apostas, a Sega é uma pequena parte de um grande conglomerado de empresas do ramo do entretenimento e lazer, a SEGA SAMMY GROUP.

Dessa era pós-anos 90 podemos citar algumas máquinas mais notáveis:

CR Sonic é uma máquina de pachinko lançada em 2003 para os arcades japoneses. Pachinko é um tipo de máquina de apostas bastante popular no Japão. CR Sonic usa o hardware do Dreamcast para rodar algumas animações em tempo real de uma versão modificada do jogo Sonic Adventure 2 com alguns cenários e trilhas sonoras novas. A ROM ainda não foi dumpada.




Sonic Live é uma máquina caça-níqueis lançada em 2008. A máquina é operada por uma maçaneta e um botão vermelho na frente. O gabinete mostra um vídeo do Sonic, Tails, Knuckles e Amy tocando em uma banda. Como é de praxe nesse tipo de máquina, o objetivo é combinar imagens iguais nas três roletas para ganhar um prêmio.



Existem algumas outras máquinas no mesmo estilo, mas essas são as mais interessantes. Os jogos Sonic & Sega All Star Racing e Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 também receberam versões para os arcades. Parece que enquanto a Sega permanecer nesse mercado (que ainda é bastante lucrativo no Japão), continuaremos a ver o azulão nas telas dos fliperamas, só tomara que seja com mais jogos legais, e não pachinkos. Já teve experiência com algum arcade do Sonic? Comenta aí embaixo e compartilha essa matéria com seus amigos. Abraços e até a próxima!

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