Como migrar Pokémon da 3ª geração para a 4ª geração com o DeSmuME | Tutorial Completo

Aprenda a transferir seus Pokémon do GBA para o seu jogo de NDS através do emulador DeSmuME


Migrar Pokémon de uma geração passada para uma nova tem sido uma marca nos jogos da franquia Pokémon, e nos jogos da 4ª geração isso não foi diferente. Através da conexão entre um cartucho de GBA e o cartão de jogo do NDS via Slot 2 (Nintendo DS/Lite), treinadores podiam transferir uma equipe de até 6 Pokémon por vez de um jogo para outro. Mas agora estamos em 2020, e realizar essa processo já não é algo tão simples. O processo de migração da 4ª geração requer um modelo de Nintendo DS que tenha uma entrada para cartucho de GBA, ou seja, apenas o modelo original de 2004 e o Nintendo DS Lite de 2006, do DSi em diante todos os modelos de portáteis da Nintendo dispensaram o barramento de cartucho de GBA. O que fazer agora? É nesse momento que entram os emuladores! O DeSmuME é um emulador bastante popular no PC pela sua alta compatibilidade e facilidade de uso, e esse emulador permite emulação do Slot 2 também. Nesse tutorial nós vamos aprender a migrar Pokémon do GBA para o NDS via DeSmuME.

--Requisitos necessários para a migração--

Antes de você pensar em começar a migrar seus Pokémon do GBA para o NDS, alguns requisitos precisam ser atingidos e regras seguidas:

1) Apenas Pokémon da 3ª geração (Ruby, Sapphire, FireRed, LeafGreen, Emerald) podem ser migrados para um jogo da 4ª geração (Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold, SoulSilver);

2) O jogo de GBA e o de NDS devem ser da mesma região! Exemplo: Pokémon FireRed (U) e Pokémon Diamond (U), Pokémon Sapphire (J) e Pokémon SoulSilver (J), Pokémon Emerald (E) e Pokémon Platinum (E);

3) No seu jogo da 4ª geração você deve ter a National Pokédex. Sem ela você não terá acesso ao Pal Park (mais sobre isso ao final do tutorial);

4) Todos os Pokémon que você quer migrar devem estar dentro de uma box do PC no jogo de origem (GBA), Pokémon da sua Party não serão considerados;

5) Pokémon que sabem movimentos ocultos (HMs) como Cut e Strenght não podem ser migrados. Use o Move Deleter do jogo de origem para remover o HM do seu Pokémon antes de iniciar o processo de migração. Em Kanto (FR/LG) a casa do Move Deleter fica em Fuchsia City, e em Hoenn (R/S/E) fica em Lilycove City.

6) Pokémon migrados do GBA para o NDS NÃO PODE RETORNAR PARA O JOGO DE ORIGEM! Migração entre gerações não como uma simples troca de Pokémon;

7) Em Pearl, Diamond, e Platinum você tem um limite de apenas 6 Pokémon migrados por vez em um intervalo de 24 horas. Em HeartGold e SoulSilver esse limite de Pokémon migrados por vez foi removido totalmente, mas você ainda tem que aguardar 24 horas para repetir esse processo com um mesmo jogo. Como essa trava de 24 horas é para apenas um save, então você pode imediatamente migrar Pokémon de outro jogo do GBA ou mesmo reiniciar o save do seu cartucho de origem que vai funcionar como outro save;

7) Você pode usar o DeSmuME para migrar seus Pokémon de um emulador de GBA do seu smartphone para o seu save de Pokémon do NDS que foi criado pelo TWiLight Menu++ do 3DS ou pelo seu Flashcard (R4). Para isso, você tem que copiar as ROMs e os saves de bateria (geralmente no formato .SAV) para o seu PC e deixar tudo na mesma pasta. No DeSmuME abra a ROM do seu jogo de NDS e use a função File>Import Backup Memory... e selecione o arquivo SAV referente ao seu jogo de NDS e use as instruções da caixa de dialogo do emulador para converter corretamente o tipo de save de bateria (já que o DeSmuME usa um formato proprietário de tipo de save). Pela minha experiência pessoal todos os saves de todos os jogos de Pokémon convertem facilmente com a primeira opção geralmente.

Com tudo pronto, vamos começar!

--Abrindo o save de bateria do seu jogo de GBA no DeSmuME--

Abra o DeSmuME e inicie sua ROM de Pokémon da 4ª geração normalmente. Clique em Config>Slot 2 (GBA Slot) conforme mostra a imagem abaixo. No meu exemplo eu usarei o jogo Pokémon Platinum (U) como exemplo de jogo da 4ª geração.


Na janela que aparecer, clique no menu deslizante e selecione a opção GBA cartridge. Na caixa de endereços abaixo clique em Browse e selecione o arquivo de bateria do seu jogo de Pokémon da 3ª geração, esse arquivo deve estar no formato .sav e ter o mesmo nome que a ROM de GBA correspondente. A ROM de GBA e o arquivo .sav devem estar juntas em uma mesma pasta.


No meu exemplo para esse tutorial eu usarei o save do meu Pokémon Emerald (U) do meu MyBoy do meu smartphone.


Após indicar o caminho do save do GBA, clique em OK e o DeSmuME deverá reiniciar (caso não reinicie, clique em File>Reset). Você pode ver que agora no menu do Nintendo DS (eu estou usando uma firmware original de NDS) apareceu a opção "Start GBA gba". Clique/Toque na opção de cima para iniciar o jogo de NDS (caso você esteja usando o menu do NDS que nem eu).


--Processo de migração--

Avance meu seu jogo de Pokémon normalmente de dê Start. No menu do jogo desça e você encontrará uma nova opção chamada Migrate from <jogo>. No meu caso, como eu inseri um save de Pokémon Emerald, a minha opção se chama "Migrate from Emerald". Selecione essa opção e preste a atenção.


Clique/Toque em YES para iniciar o processo de migração. Pokémon migrados não podem ser retornados ao seu jogo de origem.


Na tela de baixo você verá uma versão bem simplificada das boxes do PC do seu jogo de GBA inserido. Selecione todos os Pokémon que você quer migrar para o seu jogo da 4ª geração, lembrando que em D/P/Pt você só pode migrar até 6 Pokémon por vez a cada 24 horas, em HG/SS você pode migrar quantos quiser por vez, mas tem que aguardar 24 horas para a próxima migração também.




Selecione os Pokémon e clique/toque em YES para confirmar. Aguarde enquanto o emulador grava os dados nos dois jogos.


O jogo de NDS irá reiniciar. Agora entre no jogo normal.

--Concurso de captura de Pokémon (minigame)--

Ainda não terminou! Os Pokémon que você migrou ainda não são seus. Para consegui-los você precisa antes "capturar" cada um deles em um mini-game em um lugar chamado Pal Park.


O Pal Park é um local que só é aberto para visitas após você conseguir a National Pokédex. Em Sinnoh (D/P/Pt) o Pal Park é localizado no final da Rota 221, você vai precisar usar o Surf na costa de Sandgem Town para chegar lá pela primeira vez, mas após isso você poderá voar até lá quando quiser. Em Johto (HG/SS) o Pal Park fica em Fuchsia City, no local onde ficava a antiga Safari Zone de Kanto.


O interior e funcionamento do Pal Park é idêntico em todos os jogos da 4ª geração. Converse com o NPC construtor no balcão e responda Enter e Yes para entrar na competição de captura. Ele comenta alguma coisa sobre pontuação mas isso não é importante, você demorar o quanto você quiser - na verdade não tem jeito de "perder". 

Ao entrar pela porta dos fundos você estará em um campo aberto similar a uma Safari Zone. Seu objetivo é simplesmente correr pelo gramado e água, encontrar os Pokémon que você migrou e "chamar eles de volta". Você irá receber o número exato de Park Balls para capturar os seus Pokémon, e todas elas tem 100% de taxa de captura. Apenas atire as bolas e você pega eles.

Meu Mewtwo que eu capturei no LeafGreen e troquei com meu Emerald,
e migrei para o meu Platinum do R4

É só atirar uma Park Ball, é captura na certa!

O mini game termina quando todos os seus Pokémon migrados são capturados. No Pal Park você só encontrará os Pokémon que você migrou, não existem Pokémon selvagens aqui.


O Pal Park tem áreas de gramados alto, floresta, rochosas e de água. Pokémon de tipos específicos gostam de se esconder em locais apropriados para eles, por exemplo: se você migrou um Pokémon do tipo água, você terá mais chances de encontrar ele na superfície da água ou pescando com uma vara.


Por último, ao sair do Pal Park o mesmo NPC irá te perguntar se você quer enviar seus Pokémon capturados ao seu PC, responda Yes para ele. Agora seus Pokémon migrados estão em uma box do seu PC da 4ª geração e podem ser usados à vontade em qualquer batalha. Esse processo todo deve ser repetido toda vez que você migrar um Pokémon do GBA para o NDS.

Meu Mewtwo migrado. Note que a descrição dele diz que ele vem de Kanto

Não se preocupe com as Park Balls, ao enviar seus Pokémon migrados para o seu PC eles retornam para as suas Poké bolas originais.

Agora ele faz parte do meu time no Platinum!
 --Concluindo--

Caso você não vá mais migrar nenhum Pokémon desse jogo, abra o menu Slot 2 (GBA Slot)  do DeSmuME novamente e selecione a opção None no menu e dê ok e reinicie o emulador.

Caso você continue jogando no seu PC, o tutorial acaba aqui. Mas caso você tirou o seu save do Pokémon da 4ª geração do seu Flashcard ou do TWiLight Menu++, então agora você precisa transferir esse seu save de volta para lá. Com a ROM do Pokémon ainda aberta do DeSmuME, clique em File>Export backup memory...

Essa função do emulador exporta um arquivo .SAV puro para ser usado em outros dispositivos (como Flashcards/R4) e emuladores (como o melonDS), e o TWiLight Menu++. Caso esse seja o seu alvo, deixe na opção Raw Save Format (.sav) selecionada e digite um nome para o save. O nome deve ser igual à ROM que você usa esse emulador/dispositivo, e preste a atenção, o Wood R4 e o TWiLight Menu++ usa o formato .nds.sav (é só digitar o .nds como parte do nome, o formato do arquivo ainda será apenas SAV).


Caso você esteja importando para usa o emulador No$GBA, escolha a segunda opção NO$GBA Save Format e salve.

Após isso não se esqueça de colocar o novo save exportado dentro do local onde o seu emulador/flashcard/TWiLight Menu++ procura pelo save de bateria.

É isso pessoal, espero ter ajudado. É a terceira vez que eu refaço esse tutorial, mas nunca fiz ele baseado em um emulador, e acho que esse aqui está bem explicativo. Dúvidas ou problemas, comente aí embaixo. Se esse tutorial te ajudou, então Siga esse blog no botão lá em cima e compartilha esse post com seus amigos. Abraços e até a próxima!

Comentários