Dolphin 5.0, emulador de Game Cube e Wii para PC | Tutorial Completo

Esse guia irá te ensinar a baixar, instalar, configurar e usar o famoso emulador Dolphin no seu computador para ter a melhor experiência possível


O Dolphin é um emulador de Nintendo Game Cube (GCN) e Nintendo Wii desenvolvido para PCs (Windows e Linux), Mac, e agora com port oficial para dispositivos Android top de linha. Com esse programa você poderá jogar Super Mario Galaxy, Super Smash Bros Melee e outras clássicos do GCN e Wii na sua plataforma preferida. Esse tutorial detalhado e completo irá te ensinar tudo que é necessário para instalar e usar esse emulador no seu PC para ter a melhor experiência possível com a maior quantidade de jogos, então preste a atenção. Esse tutorial é para a versão de PC Windows do Dolphin, eu nunca usei usei as versões de Linux, Mac ou Android desse emulador. Com esses primeiros avisos, let's a-go!


  • Índice:

Esse é um Tutorial longo, então veja abaixo a organização dos tópicos:

1) Baixando e instalando o Dolphin
2) Configuração inicial: Adicionando jogos à lista do Dolphin
3) Configurações gerais
3.1) Adicionando arquivos de BIOS do Game Cube ao Dolphin
4) Configurações de gráficos
5) Configurações de controles
5.1) Controles de Game Cube
5.2) Controles de Game Cube em jogos de Wii
5.3) Controles de Wii
5.4) Mapeando mais de um botão/tecla no mesmo comando
6) Instalando o Menu de Sistema do Wii e Canais
7) Iniciando um jogo no Dolphin
7.1) Criando um Mii para os jogos de Wii
7.2) Usando o Menu da BIOS do Game Cube
8) Testando jogos (+ vídeo com gameplay)

--Configuração mínima para rodar o Dolphin--

O Dolphin é um emulador bastante otimizado, porém a configuração mínima exigida pode variar de jogo para jogo, mas de forma geral, os desenvolvedores do Dolphin recomendam no mínimo:

OS: Windows 64-Bit (7 SP1/8/8.1/10), Linux, ou macOS (10.10 Yosemite or mais atual). Windows Vista SP2 e outros sistemas tipo Unix diferentes de Linux podem funcionar mas não são oficialmente suportados. A versão de Android requerer Android 64-Bit.

Processador: CPU com suporte à instrução SSE2. Uma CPU moderna (3 GHz e Dual Core, de 2008 para cima) é altamente recomendada.

RAM: Mínimo de 2 GB para jogos de GCN, e 4 GB para jogos de Wii. Velocidade da memória RAM não deve interferir na qualidade da emulação.

Gráficos (GPU): Uma placa de vídeo moderna (suporte nativo ao Direct3D 10.0 / OpenGL 3.0). Placa de vídeo com suporte ao Direct3D 11 / OpenGL 4.4 é recomendável para uma melhor experiência.

Se você quer saber, a configuração do meu PC é a seguinte:

  • Windows 10 Pro 64-Bit
  • Intel Pentium G4560 3,5 GHz
  • 8 GB DDR4 2400 Mhz
  • Nvidia Geforce GT 1030 2 GB GDDR5

Com essa configuração eu consigo ter 100% de performance em todos os jogos que eu testei, com um outro outro engasgo raramente por causa da compilação de shaders. Se o seu PC atende à esses requisitos mínimos, então vamos para a próxima etapa.

--1) Baixando e instalando o Dolphin--

Entre o site oficial do emulador clicando aqui. Clique na aba Baixar. A versão atual do Dolphin é a 5.0, mas preste a atenção, pois existem três tipos de builds disponíveis para baixar:

Versões estáveis: Versões estáveis são lançadas depois de muitos testes para garantir a performance e estabilidade da emulação. No entanto, como essas versões são lançadas com menos frequência, elas podem estar desatualizadas ou sem funções implementadas recentemente. Eu não recomendo usar essas builds.
*A partir do Dolphin 5.0, todas as builds são apenas 64-Bit. O Dolphin 4.0.2 foi a última versão 32-Bit, esse tutorial é apenas para builds 5.0. 

Versões de desenvolvimento: As versões de desenvolvimento são lançadas toda vez que um desenvolvedor faz uma alteração no Dolphin, várias vezes ao dia! O uso de versões de desenvolvimento permite que você use as melhores e mais recentes melhorias no projeto. No entanto, eles são menos testados que as versões estáveis do emulador.

Versões Beta: As versões beta são lançadas todos os meses, geralmente acompanhadas por um artigo do Progress Report. Eles são um bom equilíbrio entre as versões de desenvolvimento do Dolphin e as versões estáveis.

Minha recomendação é que você use uma versão Beta, por serem bastante atuais e estáveis o suficiente. Clique no botão azul Windows x64 para baixar o pack. Você vai precisar usar o WinRar ou 7zip para descompactar os arquivos.

Clique para ampliar as imagens
ATENÇÃO: Versões Beta e Versões de desenvolvimento precisam do 64-Bit Visual C++ redistribuitable for Visual Studio 2019 instalado para funcionarem! Se você ainda não instalou essa versão 2019 do Visual C++ então baixe e instale, basta clicar no aviso em vermelho na mesma página de download do emulador. Para saber se você já tem isso instalado ou não, abra Painel de Controle>Programas e Recursos:


*Caso você já tenha o Visual C++ 2015 ou 2017 instalados, vai aparecer como "2015-2019" ou "2017-2019".

Com isso instalado, baixe o Dolphin, abra a pasta zipada e extraia o conteúdo todo para uma pasta separada no seu PC, para ficar organizado.


Depois de extrair vai ficar assim:


Clique duas vezes no programa dolphin.exe para iniciar o emulador. Se tudo estiver correto, o Dolphin deverá abrir sem problemas. Vamos para o próximo passo.

--2) Configuração inicial: Adicionando jogos à lista do Dolphin--

Não me pergunte onde baixar jogos para o Dolphin, você será ignorado.


Ao abrir o Dolphin pelas primeira vez, você será recebido por ela tela em branco. Já aqui eu quero deixar avisado que o visual e layout da interface do emulador pode variar de build para build, pois existem vários programadores trabalhando em lançando versões novas do Dolphin a cada instante, mas a aparência e opções disponíveis deverá se manter a mesma.

Vamos mudar o idioma do emulador. Clique em Options>Configuration>Interface. Em User interface, em Language, clique e selecione Português (Brasil). Em Theme você pode trocar o tema de cores dos botões do emulador.

Use isso para trocar o idioma do emulador para ele ficar 100% em PT-BR

Reinicie o emulador para as alterações de idioma serem realizada. Agora vamos adicionar nossos jogos à lista do emulador. O Dolphin usa jogos de Game Cube nos formatos .iso e .gcm, jogos de Wii nos formatos .iso e .wbfs, e jogos de Wiiware no formato .wad. Todos os jogos devem estar descompactados.

Novamente clique em Opções>Configuração.


Clique na aba Locais. Deixe a caixa Procurar nas Subpastas marcada e clique no botão Adicionar. Selecione todos os locais onde seus jogos de Wii, GCN e Wiiware estão guardados.




Automaticamente a sua lista de jogos começará a aparecer na interface do emulador.




Você não precisa preencher essas outras caixas abaixo.

Q) "Meus jogos estão todos sem banners!"
R: Os banners são adicionados apenas após você rodar um jogo pela primeira vez estando conectado à Internet, reinicie o emulador e o banner estará lá.

Q) "Meus jogos de Wiiware não aparecem na lista!"
R: Jogos de Wiiware precisam ser instalados para rodar no Dolphin. Mais á frente explicarei como fazer isso.

--3) Configurações gerais--

Clique na aba Geral. Copie as configurações na imagem abaixo:


Em Configurações Básicas, marque Ativar Dual Core (aumento de velocidade). Isso faz o Dolphin usar dois núcleos do seu processador para executar a emulação, o que aumenta a performance no emulador. Todos os processadores modernos de hoje em dia tem no mínimo dois núcleos físicos, então não tem porque não marcar essa caixa.

Se você quer usar cheats nos jogos, deixe a caixa Ativar Cheats marcada. Eu pessoalmente não uso cheats, então eu deixo desmarcado.

As outras caixas deixe desmarcadas. Não altere Limite de Velocidade, deixe em 100% (velocidade normal).

Desative as atualizações automáticas do emulador, para evitar dele ficar procurando e instalando atualizações toda hora.

Desmarque Envio de Estatísticas de Uso, sei que isso ajuda os desenvolvedores a melhorar o emulador, mas eu gosto de desativar isso sempre por questões de privacidade e para não ficar consumindo recursos da minha máquina com processos desnecessários. Lembre-se, nós almejamos a melhor performance possível em vários jogos no Dolphin!

Com essa aba pronta, passemos para a Aba Interface.

Essa é a área menos importante, então você pode configurar como quiser. Se quiser pode copiar da imagem abaixo:


Passe para a Aba Áudio.


Também não tem muito o que se fazer aqui, apenas deixe a opção Emulação DSP HLE (rápido) marcada. A vasta maioria dos jogos de GCN e Wii rodam sem problemas com a emulação de áudio em HLE (High Level Emulation), apenas algum jogo ou outro pode precisar usar uma opção LLE (Low Level Emulation). Mas já adianto que TODOS esses meus jogos que aparecem na lista funcionam 100% com o Emulação DSP LLE (rápido) marcado.

O resto você não precisa mexer. Passe para a Aba GameCube.


Nessa tela você também não precisa alterar nada. Você pode adicionar mais um Memory Card virtual ou mudar acessório clicando no menu ao lado de Espaço A e Espaço B. O Memory Card virtual gerado pelo Dolphin tem espaço suficiente para salvar muitos jogos diferentes. Você pode importar arquivos de Memory Card de GCN do Dolphin clicando no ... ao lado.

SP1 você pode deixar em <Nada>.

  • Adicionando arquivos de BIOS do Game Cube ao Dolphin:

O Dolphin precisa das BIOS de Game Cube para a emulação dessa plataforma. São ao todo três BIOS, uma americana (USA), uma europeia (EUR), e uma japonesa (JAP). Coloque os arquivos IPL.bin dentro das respectivas pastas em Documentos/Dolphin Emulator/GC/.


Se quiser, você pode marcar a caixa Pular menu principal em Configurações do IPL para o Dolphin não mostrar a intro do GCN toda vez que você abrir um jogo de GCN.

PS: Não me pergunte onde baixar a BIOS de Game Cube.

Clique na Aba Wii. Não tem nada você precise alterar aqui, para a maioria dos jogos de Wii você pode deixar as configurações padrão.


Passe para a última aba, Avançado.


Em Opções da CPU, certifique-se que a opção de Motor de emulação da CPU está em Recompilador JIT (recomendado). Isso ativa a recompilação Just In Time na emulação da CPU, o que melhora a performance do emulador. Fora isso, todo o resto pode deixar inalterado, como mostra a imagem acima.

Alguns tutoriais no YouTube erroneamente dizem para aumentar o clock da CPU emulada, o que é errado. Isso não só não te ajudará a ter uma melhor performance, como fará seu PC gastar mais recursos para emular a CPU do console e ainda pode quebrar alguns jogos que dependem de tempo precisamente corretos para funcionarem.

Clique em Fechar, terminamos as configurações gerais.

--4) Configurações de gráficos--

Clique em Opções>Configurações de gráficos. Aqui somos apresentado a mais quatro abas, vamos começas pela aba Geral.

Copie o que está nessa imagem

Essa é a parte mais importante da configuração do Dolphin, pois tudo aqui pode impactar na performance e estabilidade do emulador, especialmente se você estiver usando um PC fraco. Você pode correr o ponteiro do mouse sobre cada opção que logo abaixo aparece uma descrição do que aquela opção faz. Aqui nas configurações dos gráficos a maioria das configurações podem ser deixadas no padrão, mas aqui vão alguns ajustes e explicações, preste a atenção:

Backend: é a API usada para renderizar os gráficos. Renderizador em software é o mais lento, pois ele usa a sua CPU para renderizar os gráficos. Minha recomendação é a OpenGL, por ser a mais estável e mais compatível com a grande maioria dos jogos. Mas aqui não tem fórmula mágica, alguns jogos podem funcionar melhor com outras backends, então talvez você queira testar entre OpenGL, Direct3D 11 e 12, e Vulkan.
*Para saber se sua GPU tem suporte para essas APIs, use um programa como o GPU Caps Viewer para verificar informações detalhadas da sua Placa de Vídeo. Lembre-se que o Direc3D 12 só está disponível para usuários de Windows 10.
**Vulkan pode ajudar a reduzir o tempo de compilação de shaders em GPUs.
***OpenGL costumava ter desempenho inferior no Windows com placas da AMD, mas creio que isso já foi corrigido em atualizações dos drivers da AMD.

Adaptador: só está disponível para quem tem duas ou mais GPUs diferentes instaladas, geralmente quem tem GPU dedicada e uma GPU integrada (ex: Intel HD graphics). Na dúvida, selecione sua GPU dedicada.

Proporção de tela: deixe em automático. Jogos de GCN rodam em 4:3 e jogos de Wii em 16:9.

Marque V-Sync para ativar a sincronização vertical. Isso pode ajudar o jogo a rodar mais suave, mas tome nota que essa função pode diminuir a performance caso o jogo rode abaixo de 100%. Por tanto, caso seu PC seja muito fraco é melhor desmarcar isso.

Em Outros, deixe tudo desmarcado mas marque Renderizar na Janela Principal. Isso faz o jogo aparecer na janela principal do Dolphin, evitando que o emulador crie outra janela só para mostrar a tela do jogo, evitando criar um processo que na minha opinião é desnecessário.

Em compilação de shaders, caso você tenha uma placa de vídeo antiga ou fraca, recomendo usar a opção Síncrono. Essa função é ideal para GPUs modestas, pois usa poucos recursos, mas engasgos pequenos podem ocorrer no gameplay durante a compilação de shaders. Esses engasgos devem ser menos frequentes a medida que você avança no jogo, pois menos shaders novos precisam ser compilados.

Caso você tenha uma GPU moderna muito potente, tente experimentar marcar a opção Síncrono (ubershaders), para uma experiencia sem engasgos, mas a utilização da GPU é muito alta.

Alternativamente, caso sua CPU seja muito velha (2 núcleos ou menos) vale a pena marcar a opção Compilar shaders antes de iniciar em conjunto com Síncrono. Essa função faz o Dolphin compilar todos os shaders antes de iniciar o jogo, o que pode ajudar a reduzir engasgos durante a partida, às custas de aumentar o tempo para carregar um jogo.

Terminamos aqui, passe para a Aba Melhorias. Aqui temos muitas opções que também pode fazer a diferença para quem tem um PC mais modesto.

Eu gosto de deixar tudo aqui no nativo. Aumentar a qualidade dos gráficos irá exigir mais trabalho da sua GPU

Aqui são feitas "melhorias" nos gráficos dos jogos do emulador. Quase tudo aqui é alto explicativo, então você já sabe que qualquer melhoria gráfica irá consumir mais recursos do seu PC. Se você não tem interesse ou o hardware que aguente fazer isso, então deixe tudo como está na imagem acima e pule para a Aba Hacks. Eu apenas recomendo que você deixe as caixas Desabilitar filtro de cópia e Detecção arbitrária de mipmap marcadas.

Aba Hacks, aqui você copia as marcações da imagem abaixo:


Passe para a Aba Avançado.


Deixe tudo desmarcado, apenas marque a caixa Multi-Threads no backend. Isso aumenta a performance em máquinas com CPUs com mais de dois núcleos quando a backend (API) gráfica selecionada é compatível com essa função. Atualmente só é compatível com a backend Vulkan, mas não faz mal deixar essa caixa marcada.

Clique em Fechar. Terminamos as configurações gráficas, agora vamos passar para a parte mais complicada do Dolphin: os controles.

--5) Configurações de controles--

A configuração dos controles no Dolphin é a parte que pega muitos usuários. O Game Cube e o Wii usam muitos tipos de controles diferentes, mesmo entre os jogos mais populares. Tentarei explicar da melhor forma possível em partes e oferecer "colheres de chá". Clique em Opções>Configurações de controles, essa janela irá aparecer:


  • Controles de Game Cube:


Vamos primeiro configurar o controle para os jogos de GCN (imagem acima). O Game Cube tinha até 4 portas para controles serem plugados, por padrão o Dolphin vem com um controle de GCN "conectado". Para adicionar mais controles, clique nas caixas ao lado de "Porta" e selecione o tipo de controle que você quer usar. A vasta maioria dos jogos usam o Controle Padrão (imagem acima), mas para alguns específicos você terá que selecionar outra opção. Ex: Donkey Konga e Donkey Kong Jungle Beat usam o controle DK Bongos para serem jogados. Eu não irei focar em cada controle específico, apenas no controle padrão, então você terá que fazer uma pesquisa própria.

Clique em Configurar para abrir a janela de mapeamento de botões.


Primeiro, selecione o dispositivo que você usará como controle em Dispositivo, conforme mostra na imagem acima. Se você vai usar mouse e teclado mesmo, deixe em Dinput/0/Keyboard Mouse. Se você vai usar um controle externo, como um joystick USB ou controle de Xbox, selecione esses dispositivo nessa caixa. Caso seu dispositivo conectado não apareça na lista, clique no botão Atualizar para recarregar a lista de dispositivos.

Aqui as funções e opções são autoexplicativas:

Padrão: restaura as configurações padrão de controle de GCN do emulador.

Limpar: apaga todos os botões e teclas mapeadas.

Perfil: essa é a função mais importante! Aqui você digita um nome para o perfil de configuração de controle que você fez, basta digitar o nome e clicar em Salvar ao lado. Para recuperar o mapeamento do perfil, basta selecionar ele e clicar em Carregar. Excluir deleta o perfil de controle. Essa função é muito útil pois você pode fazer inúmeras configurações de controle diferentes para jogos e estilos de jogo diferentes.


Para mapear uma tecla ou botão em um comando do controle de GCN, basta clicar uma vez em uma caixa ao lado do respectivo comando, e pressionar o botão ou tecla que você quer usar.
Pressione com a roda do mouse em cima da caixa para limpar o botão mapeado.
Clique com o botão direito do mouse na caixa par abrir uma janela de opções extras. Nela você pode mapear mais botões e teclas em um mesmo comando.

Eu recomendo fortemente que você faça uma pesquisa sobre os controles e o gameplay do jogo que você quer rodar no Dolphin, para você saber como você quer configurar os controles para esse jogo. Uma característica do controle padrão do GCN é que ele tinha gatilhos L e R analógicos, significa que os comandos atribuídos a eles nos jogos podiam varias dependendo da pressão que o jogador imprimia nos gatilhos. Claro que isso não pode ser reproduzido em um teclado ou os controles de hoje em dia, e é por isso que o Dolphin mostras os comandos L, R, L-Analógico e R-Analógico. Você terá que mapear todos para ter acesso à todas as funções do controle do GCN no Dolphin, jogos como Super Mario Sunshine são injogáveis sem os gatilhos analógicos.

Quando terminar, clique em Salvar.

Eu vou dar uma colher-de-chá e deixar disponível abaixo os meus perfis de controle de alguns jogos de GCN bastante populares, apenas os que eu já tenho. Isso vai te ajudar a já ter um controle configurado para rodar esses jogos em específico, mas você pode editar eles no seu Dolphin se quiser. Esses arquivos foram feitos usando o meu Controle USB Genérico (Estilo PS2), então não servirão para teclados, mas devem servir para outros tipos de controles externos.

Coloque esses perfis de mapeamento de Game Cube em: 
Documentos/Dolphin Emulator/Config/Profiles/GCPad.

Os perfis de mapeamento de Wii ficam em: 
Documentos/Dolphin Emulator/Config/Config/Profiles/Wiimote.




  • Controles de Game Cube em jogos de Wii:

Normalmente os jogos de Wii oferecem várias opções de controles e estilos de gameplay diferentes, uma delas é o uso de controles de Game Cube. Caso você queira jogar seu jogo de Wii com o mapeamento de um controle de GCN, você tem que deixar a Porta 1 em Controles de GameCube em "Controle padrão". A prioridade do emulador é de sempre usar o Controle de GCN para jogos de Wii compatíveis caso este esteja conectado. Se você quer usar o controle do Wii mesmo, então deixe Porta 1 em "Nenhum".

  • Controles de Wii:

Eu estou parecendo um disco arranhado, mas essa é a parte mais complicada do Dolphin: a configuração dos controles dos jogos de Wii. O Wii era caracterizado pelos seus controles modulares e de movimento, o que nos trás várias configurações possíveis para um mesmo jogo. Eu vou tentar explicar da melhor forma possível, mas antes quero explicar os tipos mais comuns de controles de Wii:

Wii Remote: é o controle principal do Wii. Esse controle em forma de controle remoto de TV é normalmente usado sozinho em jogos com comandos por movimento (ex: Wii Sports) e jogos com gameplay simples. Na parte de trás tem um "gatilho" B, e ele pode ser usado tanto na vertical quanto na vertical (o jogo geralmente te avisa sobre isso na introdução). O Dolphin tem configuração e teclas de atalho para mudar essa posição do Wii Remote, o que inverte o funcionamento do D-pad, então preste a atenção em como você mapeia o direcional! A parte de cima tem um sensor IR que é usado para controlar ponteiros no Menu do Wii e nos jogos (ex: Super Mario Galaxy 1 e 2).


Wii Remote + Nunchuck: o Nunchuck é um periférico que se conecta ao Wii Remote e expande as suas possibilidades, adicionando uma alavanca analógica e mais dois gatilhos. Jogos de movimentação 3D pedem que o Nunchuck esteja plugado, ou o Classic Controller. O Dolphin oferece opção para emular diferentes expansões pro Wii Remote.

Classic Controller: o controle clássico é outra expansão pro Wii Remote que é usado para jogos com gameplay mais tradicional, como Sonic Colors e Mario Kart Wii por exemplo. Esse é o controle de Wii mais fácil de se configurar, pois ele é apenas um controle normal sem comandos de movimento. Quando essa expansão é selecionada, apenas os botões do Classic Controller são usados, então não precisa mapear os botões do Wii Remote.


Wii Motion Plus: essa expansão se encaixa na ponta do Wii Remote original ou vinha já embutido em modelos mais novos do controle. Basicamente essa peça adicionava novos controles de captação de movimentos, aumentando a precisão em jogos compatíveis. Alguns poucos jogos do Wii exigem que esse acessório esteja conectado, como The Legend of Zelda Skyward Sword e Wii Sports Resort. No Dolphin, para usar a emulação do Wii Motion Plus você não deve se marcar a sua caixinha na janela de mapeamento de botões do Wii Remote.

Ok, agora que já expliquei os controles principais do Wii chegou a hora de configurar eles. Clique em Configurações de controles.


Em Wii Remotes, selecione a opção Emular adaptador Bluetooth do Wii. Você pode conectar até 4 controles de Wii ao Dolphin, nós vamos configurar o Jogador 1, então em Wii Remote 1 selecione a opção Wii Remote emulado. Clique na caixa Configurar ao lado.


A janela de configuração dos controles de Wii é um pouco mais complicada que a do Game Cube, e dependendo a build do Dolphin que você estiver usando, essa interface pode parecer mais simples ou mais complexa. Eu tentarei dar um guia geral aqui, pois eu não tenho como abordar todos as formas de configurar e ajustar os controles para todos os jogos de Wii, em muitos casos você terá que experimentar um pouco e criar os seus próprios ajustes. Na imagem acima mostra a janela do mapeamento de um Wii Remote + Nunchuck, que é a configuração usada para jogos como Super Mario Galaxy 1 e 2, como eu sei que muita gente gosta desse jogo, usarei esse como exemplo inicial.

Em Dispositivo você seleciona seu controle, se é no teclado ou no controle externo. Em Perfil você carrega ou salva um perfil de mapeamento de controle. Na aba Geral e opções, Nas áreas de Botões e D-Pad você irá mapear os botões do Wii Remote sozinho.

Em Teclas de atalho preste a atenção: aqui você mapeia uma tecla ou botão para dar um comando de mudar a posição do Wii Remote emulado. Lembre-se que tem jogos de Wii que se jogam com o controle na horizontal, e outros que se jogam na vertical, então você pode mapear um botão ou tecla para usar de atalho para esses comandos durante o gameplay no Dolphin. Essa parte não é obrigatória, você pode deixar tudo em branco se quiser, pois você pode também simplesmente deixar marcado em Opções se quer deixar o controle sempre na vertical (Wii Remote na vertical), ou na horizontal (Wii Remote Sideways). Inverter a posição do Wii Remote também altera o funcionamento do D-Pad, então preste a atenção nisso quando for configurar.

Para ativar a emulação do Wii Motion Plus, marque a caixa Acoplar o Wii Motion Plus. Alguns poucos jogos do Wii, como Zelda Skyward Sword, necessitam do Wii Motion Plus para funcionarem, então para esses jogos não se esqueça de marcar essa caixa!

Em Acessório você adiciona uma extensão ao Wii Remote emulado. Eu já expliquei cada extensão popular lá em cima, então se você não vai usar nenhuma, deixe esse campo em Nenhum. Mas se o seu jogo precisa do Nunchuck, como Super Mario Galaxy 1 e 2, selecione Nunchuck. Se você quer jogar com o Controle Clássico, selecione Classic Controller. Você perceberá que novas abas irão aparecer nessa janela, mas antes vamos passar para a Aba Simulação de Movimento.


Em Simulação de movimentos (imagem acima) você configura e mapeia os comandos de sensores de movimento do Wii Remote. Essa é a parte que mais pega para a maioria dos usuários, mas eu vou tentar explicar a melhor forma possível:

Sacudir simula o movimento de sacudir do Wii Remote, é aquele movimento que você faz rapidamente para fazer o Mario girar no Super Mario Galaxy, por exemplo. X, Y e Z indicam os eixos para onde você está balançando, sendo X esquerda e direita, Y cima e baixo, e Z a profundidade (frente e trás). Eu recomendo que você mapeie esses três eixos no mesmo botão e tecla, conforme mostra a imagem acima! Ao pressionar esse botão/tecla, o Dolphin irá simular esse movimento de sacudir nos três eixos de uma vez só, o que gera um movimento de chacoalhar mais natural de como fazemos com nossas mãos.

  • Mapeando mais de um botão/tecla no mesmo comando:

Para todos os comandos de controles no Dolphin você pode mapear mais de um botão ou controle se quiser. Você até mapear um botão no controle externo e ou no seu teclado para o mesmo comando ao mesmo tempo. Essa função te oferece bastante flexibilidade durante o gameplay para que você não tenha que ficar configurando os controles toda hora, o que vem a ser bem útil em jogos onde o estilo de gameplay muda constantemente, como nos dois Super Mario Galaxy.

Para usar essa função, clique com o botão direito do mouse em um campo de mapeamento e essa janela vai abrir. Selecione seu dispositivo no topo, e selecione o botão/tecla e ele será adicionado à lista abaixo. Clique em Aplicar e Ok para fechar a janela. Caso você não consiga encontra seu botão ou tecla, clique em Detecta e pressione para o Dolphin te apontar o nome do botão/tecla que você apertou.

Nessa imagem mostra que eu tenho os Botões "3" e "4" do controle USB + o Botão
"Click 2" do meu Mouse mapeados em um mesmo comando.

Apontar simula o movimento do ponteiro IR do Wii Remote. É esse o comando que move o cursos nos jogos e menu do Wii. Nesse caso, para muitos jogos eu recomendo sempre mapear esse movimento no seu mouse. Sim, você pode mapear um mesmo perfil com controle externo + mouse e teclado ao mesmo tempo se quiser. Para mapear o Apontar com o seu mouse, basta clicar no campo e mover o seu mouse para a direção correspondente: Para cima clique e mova o mouse para cima, Para baixo mova para baixo, esquerda para a esquerda, e direita para a direita. No gráfico acima mostra a posição do ponteiro IR do Wii no Dolphin. O centro é o centro exato da sua tela.
*O Apontar não irá funcionar corretamente se o Wii Remote estiver na horizontal, coloque el na vertical para que ele "aponte" para a sua tela.

Inclinar simular o movimento de inclinar o Wii Remote. No Super Mario Galaxy 1 e 2 esse movimento é usado para as fases de rolar em cima de uma bola, voar com o pássaro, e surfar em cima do golfinho, por exemplo. Nesses casos, pense no Wii Remote como um manche de aeronave, e você inclina o manche para controlar sua direção. Nesse lugar dependendo do jogo e da sua preferência você pode mapear esses comandos para o mouse, teclado ou analógicos do seu controle. No perfil do SMG que eu deixei para download eu mapeei para o analógico direito do controle externo.

Balançar é o movimento de deslocar rápido para algum lado, usado em jogos como Wii Sports e No More Heroes. Aqui eu recomendaria mapear esses comandos para o seu mouse nesses tipos de jogos. Para jogos que não precisam desses comandos, pode deixar isso em branco.

Passe para a Aba Acessório.


A aba Acessório só aparece quando você seleciona algum acessório em Geral e Opções. O visual dessa aba pode diferenciar dependendo do acessório que você selecionou lá. Na imagem acima mostra o painel de mapeamento do Nunchuck.

Eixo mapeia a alavanca analógica do Nunchuck. Eu gosto de mapear isso para o analógico esquerdo nos controles externos. É só clicar e mover a alavanca uma vez para a direção indicada.

Em Botões basta mapear os comandos C e Z, referentes aos dois gatilhos C e Z do Nunchuck.


No exemplo acima vemos como é a janela de configuração do Controle Clássico. Nesse caso, quando o Classic Controller está conectado ao Wii Remote, o jogo não usa o Wii Remote, então você só precisa mapear esse aba Acessório, que funciona como um controle tradicional sem sensores de movimento. Não se esqueça de mapear os L e R (analógicos) em botões ou teclas diferentes, pois geralmente nos jogos esses comandos realizam funções diferentes do L e R pressionados até o fim.

--6) Instalando o Menu de Sistema do Wii e Canais--

Com os controles já ajustados, vamos agora aprender a instalar Canais e programas Wiiware no Dolphin.

Diferente dos outros jogos de GCN e Wii, os jogos e programas de Wiiware precisam ser instalados no Dolphin para serem executados. Mas primeiro precisamos instalar o Menu do Wii e outros canais de sistema. Você pode baixar esses arquivos da Internet através do programa NUS Downloader.

Baixe a última versão do Menu do Wii, que é a v4.3. Baixe também o Mii Channel, você precisa disso para criar o seu Mii. Programas Wiiware vem no format .wad.

Clique em Ferramentas>Instalar WAD...


Na janela que abrir, procure e selecione a WAD do System Menu. Instale uma WAD de cada vez. Primeiro instale o System Menu, depois instale o Mii Channel.


Aguarde alguns instantes para o Dolphin concluir a instalação. Quando terminar, uma mensagem aparecerá te avisando sobre a instalação bem-sucedida.

Caso os seus jogos programas de Wiiware não apareçam, vá em Visualizar>Mostrar Plataformas>WAD. Programas de sistema do Wii não tem banner.


Vai ficar assim:


--7) Iniciando um jogo no Dolphin--

Basta dar dois clique sobre a coluna do jogo para iniciar ele no emulador. Caso você não tenha marcado a caixa Renderizar na Janela principal nas configurações gráficas, o Dolphin irá abrir uma nova janela para mostrar apenas o jogo. Jogos de Wii iniciam automaticamente, jogos de GCN tem a opção de ver a intro do console. Vamos começar abrindo o Menu do Wii.


Todas as suas WADs instaladas também irão aparecer no Menu do Wii, porém, você não pode abrir nenhum canal através desse menu, pois o emulador irá simplesmente reiniciar o Menu do Wii. Para abrir um jogo de Wiiware ou outro canal você deve iniciar pelo menu principal do Dolphin. O Menu do Wii está funcionando, ótimo. feche a janela ou clique em Parar para encerrar a emulação.
  • Criando um Mii para os jogos de Wii:
Muitos jogos de Wii utilizam o seu Mii de alguma forma, seja como personagem jogável, NPC ou ícone para os menus. É recomendável que você crie um Mii, então abra o Mii Channel pelo menu do Dolphin e siga as instruções do jogo para criar o seu Mii. Você só precisa de um Mii.


Pronto, criamos um Mii, pode encerrar o Mii Channel. Ao abrir um jogo de Wii que use Miis, o seu Mii criado aqui irá aparecer lá, como mostra o exemplo à seguir:


  • Usando o Menu da BIOS do Game Cube:

Ao iniciar um jogo de GCN, caso você não tenha marcado a caixa de Pular a Intro do GC, a animação do GCN irá tocar sempre antes do jogo começar.


As vezes pode acontecer de o Dolphin acusar a sua BIOS (IPL) de Game Cube de ser uma dump ruim. Isso varia de build para build, eu tenho a build 11824 que diz que a minha BIOS é ruim, mas a build 9413 não me diz nada. Nesses casos você pode resolver isso simplesmente clicando em OK, pois isso não deve interferir no funcionamento do emulador.


Ao iniciar um jogo de GCN, segure o equivalente ao botão A do GCN durante a intro para acessar o menu do console. Nesse menu você pode examinar o conteúdo dos memory cards, deletar saves ou copiar eles para o outro slot. Para iniciar o jogo, volte e a opção de iniciar o jogo e pressione Start.

Alternativamente, você pode dar boot direto no menu do Game Cube sem disco clicando em Ferramentas>Carregar menu principal do Gamecube>Aqui selecione a região do IPL que você quer carregar. Quando você carrega um jogo de GCN no Dolphin, o IPL que carrega automaticamente é baseado na região do jogo que você está rodando, então um jogo americano usa a BIOS americana (USA/NTSC-U), um jogo europeu usa a BIOS europeia (EUR/PAL-E), e um jogo japonês usa a BIOS japonesa (JAP/NTSC-J).

Você também pode carregar o Menu do Wii clicando em Ferramentas>Carregar menu de sistema do Wii v[nº da versão que você está usando].

--8) Testando jogos--

Já temos todos os essencial pronto, então vamos testar alguns jogos! Eu recomendo fortemente que você veja a Lista de Compatibilidade oficial do Dolphin. Nela mostra o nível da qualidade de emulação de centenas de jogos de Game Cube e Wii nesse emulador, muito útil para você saber se o jogo que você quer jogar funciona, qual é a melhor build para ele, quais as melhores configurações específicas, e quais os bugs conhecidos, então leia essa lista!

Você pode ver nas screenshots abaixo alguns games populares rodando no meu PC. Eu queria mostrar um pouco de tudo, mas esse post já está grande demais. Você pode conferir o gameplay desses e outros jogos de Game Cube e Wii no Dolphin rodando no meu PC nesse vídeo abaixo, nele eu também dou algumas dicas de como melhorar a performance no Dolphin 5.0:


Super Mario Galaxy é um clássico! Qualquer fã de Mario e jogos de plataforma 3D precisa jogar essa
obra de arte. Eu já zerei esse jogo no Dolphin!

Aperte F11 ou clique em Tela Cheia para jogar no modo Fullscreen. Você pode editar este e outros atalhos do Dolphin indo em Opções>Configurações das teclas de atalho...

The Legend of Zelda the Wind Waker pode dar alguns engasgos aqui e ali, mas no geral roda muito bem
em máquinas mais modestas. O Dolphin é um emulados bastante otimizado.

Sonic Colors também roda bem, mas engasga um pouco as vezes quando troca de 60 FPS dos menus
para os 30 FPS do gameplay. Mas depois de um tempo esses engasgos param.

Ufa, que maratona! Espero que esse extenso guia tenha te ajudado a instalar e usar o Dolphin na sua máquina. Eu estarei atualizando a pasta de perfis de mapeamento de eu conseguir perfis melhores ou para mais jogos. Dúvidas, escreva nos comentários que eu te ajudo. Esse tutorial levou dias para ser escrito e verificado, e eu ainda estarei constantemente revisando e até atualizando ele, então se esse tutorial te ajudou, siga esse blog e compartilha ele com seus amigos. Um forte abraços e até!

Comentários

  1. Matheus, na hora de baixar os Wiiwares o NUSD não gera a WAD dele como faz com os canais normais e o system menu. apenas aparece MSG NO nusd "This title has no ticket and cannot be packed/decrypted!" e na pasta de download aparecem vários arquivos sem nome. como você fez para baixar as wads dos jogos wiiwares???

    ResponderExcluir

Postar um comentário