Resenha: Sonic Chaos (Remake)

Clássico do Master System e Game Gear recebe recriação pelas mãos de fãs dedicados


Sonic Chaos, ou Sonic & Tails como é conhecido no Japão, foi um jogo de plataforma lançado outubro de 1993 para o Game Gear, e mais tarde recebeu port para o saudoso Master System com uma trilha sonora nova. Embora não alavancado o mesmo sucesso dos seus antecessores Sonic 1 e 2, Sonic Chaos ao longo dos anos desenvolveu uma base de fãs pela internet e se tornou um clássico cult do portátil da Sega, alguns fãs até alegando este ser o melhor Sonic 8 bits de todos. Foi esse amor pelo jogo em conjunto com a inspiração trazida pelo Sonic Mania (2017) que deu luz ao remake Sonic Chaos 2018.




Sonic Chaos (2018) é um projeto sem fins lucrativos encabeçado pelo canal A+Start, da famosa série Son of a Glitch. O que destaca esse projeto dos demais fangames é que Sonic Chaos começou a ser desenvolvido pouco tempo após o lançamento do Sonic Mania, e roda em um engine totalmente feita do zero, a Crimson Engine, ao invés de usar alguma já pronta como a Sonic Worlds por exemplo. Os gráficos e fidelidade de gameplay são de cair o queixo, ainda mais porque tudo isso roda em 60 FPS lisos e foi feito por apenas um grupo de fã sem ajuda da Sega e em cerca de 1 ano (e a engine em si em 3 meses). Olhando em vídeos parece até um mod pro Mania.


Como você pode ver no gameplay completo acima, a primeira demo do jogo trás a Turquoise Hill Zone completa com dois chefões. Apesar de ser um remake, a equipe do A+Start não se conteve e retrabalhou o level design das fases. Na minha opinião foi uma decisão benéfica para o jogo, pois o level design da versão original era muito curto e favorecia mais a exploração e plataforma, ideal para um jogo portátil, mas não tanto para um Sonic de console de mesa.


A trilha sonora foi recriada aos moldes do Sonic Mania, cortesia do musico e compositor Michael Staple, que adicionou mais charme às antigas músicas do jogo com vocais e samples estilo Sonic CD. Sonic Chaos tem uma das minhas trilhas sonoras favoritas dos games de 8 bits, o que me deixa mais ansioso para saber o que eles farão com o tema da Aqua Planet Zone, minha faixa favorita da trilha sonora original. Também me pergunto se eles seguiram pela OST do Game Gear ou a do Master System, o SMS tem algumas músicas diferentes da versão portátil por caixa de algumas pequenas mudanças internas do funcionamento do chip sonoro do console.

O jogo muda a paleta de cores durante o avanço da fase

Em resumo, Sonic Chaos (2018) é um dos fan games mais legais que já saíram dos fãs do Sonic. Quem saber se teremos uma nova demo na SAGE desse ano? Você pode baixar e jogar a demo da Turquoise Hill Zone no site do Sonic FanGames HQ e acompanhar o progresso do projeto pelo twitter do A+Start.

Comentários