Veja como a prévia do Project Xcloud da Microsoft funciona em conexões lentas e com equipamento não adequado
O beta do projeto Xcloud da Microsoft chegou ao Brasil trazendo a experiência de jogar diversos jogos da linha Xbox no seu dispositivo móvel Android via Internet, sem a necessidade de hardware dedicado. Porém, nem todo mundo tem acesso à Internet de fibra óptica ultra veloz ainda, por isso eu acredito que minha Internet de bairro de 20 Mb - mas que raramente chega nisso - com meu velho roteador TP-Link WR740N 2,4 Ghz cria um cenário muito mais próximo da realidade de muitos brasileiros. Será que o Brasil está preparado para a onda de jogos em núvem?
Nesses testes que eu fiz eu utilizei um tablet Samsung Galaxy Tab A 8.0, modelo SM-T295, um tablet bem mais ou menos, indicado para estudos e trabalhos leves. Também testei durante o horário de pico numa noite de sábado, e com a rede wi-fi da minha casa sendo utilizada por outros dois computadores ao mesmo tempo. O resultado me surpreendeu bastante. Embora exista sim um pouco de lag na resposta dos comandos, a qualidade de imagem dos jogos no geral se manteve bem clara e vibrante. Isso é um aspecto do Xcloud que você repara menos quando se está jogando em uma tela menor. Gráficos são bonitos e coloridos, e texto pequeno é fácil de se ler.
Eu já falei do input lag e não tem como evitar ele. Quando se adiciona uma camada de Internet entre o controle e o jogo, sempre haverá uma demora na resposta solicitada pelo jogador. O melhor que você pode fazer para minimizar isso é usar um controle cabeado. Quando o input lag se torna grande demais, o Xcloud automaticamente diminui a qualidade da stream para preservar o FPS - você pode reparar isso no vídeo acima. Até que que dá para jogar games de luta, talvez não competitivamente, mas umas partidas casuais até rola.
Estranhamente foram os jogos de corrida que me deram maior problema. O tempo de resposta em Forza Horizon 5 é tão grande que parece que o carro se move 1 segundo após o meu comando. Eu acredito que isso seja mais um problema da minha internet e roteador do que do Xcloud, mas ainda assim achei estranho como o input lag afeta mais jogos de corrida, quando Devil May Cry 5 e Tekken 7 parecem melhor otimizados para funcionarem nessa plataforma.
Com isso você deve ter percebido que os jogos que melhor se adaptam ao Xcloud foram os de gameplay mais lento, como o Biohazard: Resident Evil 7, que roda quase que perfeitamente via stream, apenas com alguns bugs nos gráficos por causa da compressão da imagem, mas o tempo de resposta é quase imediato.
“Ok Zenny, mas e se minha internet cair durante o gameplay?”
Quando isso acontece, o Xcloud imediatamente tenta reconectar a stream para você continuar de outro parou. O serviço interpreta isso como uma desconexão do controle, então o jogo automaticamente pausa. Eu estive testando o Xcloud por semanas já, e em todos os casos que minha stream caiu o sistema conseguiu reconectar em menos de 5 segundos.
Depois de algum tempo jogando você meio que se acostuma com o Xcloud e joga como se fosse em um console qualquer. Você tem acesso à dashboard do Xbox dentro dos jogos, ganha achievements para o seu Perfil Xbox, pode comprar DLCs na loja, e se tiver amigos registrados e inscrição no Xbox Live, pode jogar partidas online. É um Xbox completo porém longe da sua casa. Você pode jogar no modo picture-in-picture e trocar de jogos facilmente, basta fecha a stream atual e iniciar outro jogo disponível na lista. Seu progresso é automaticamente salvo no seu Perfil do Xbox, então você não perde nada.
Nesse beta a maioria dos jogos precisa de um controle externo para serem jogados, com exceção de dois títulos: Hellblade e Minecraft Dungeons, que te permitem jogar direto na tela de toque. Eu acho legal como que os controles de tela se adaptam ao contexto do jogo, então apenas os botões necessários aparecem por vez. Imagino que leve algum tempo até a Microsoft implementar esse sistema nos outros jogos.
Depois de experimentar esse beta do Xcloud a promessa de jogos via streaming parece mais próxima do nunca, e com o desenvolvimento do serviço e da infraestrutura de internet no Brasil nos próximos anos talvez esse negócio realmente seja possível em um escala maior, é esperar para ver. Quando o Google Stadia e o Amazon Luna chegarem ao Brasil, eu trarei um teste para vocês verem também.
Se você também é um beta tester do Xcloud no Brasil, comenta aí embaixo como tá sendo sua experiência até agora.
Comentários
Postar um comentário