Como rodar o Steam no Linux consumindo menos memória RAM | Steam sem o Web Helper

 Aprenda como rodar o Steam no seu sistema Linux consumindo menos RAM do seu PC




No mundo dos jogos de PC, cada gotinha de recursos conta, então ninguém gosta de ter processos desnecessários rodando em segundo plano, consumindo recursos importantes, como RAM e tempo de CPU. O cliente do Steam famosamente utiliza módulos denominados Web Helper para gerencias suas funções da rede. Esses processos pode conseguir muita memória RAM, o que muita gente não gosta, então vamos remover isso. 

Pelo Terminal:

Você pode iniciar o cliente do Steam sem o suporte para o Web Helper e navegador digitando esse comando no Terminal:  steam -no-browser steam://open/minigameslist
Tecle Enter e o Steam irá iniciar no modo redusido.

Modo avançado: Criando um atalho com essas propriedades

Copie o atalho do Steam em /usr/share/applications/ (provavelmente será chamado /usr/share/applications/steam.desktop ou Steam.desktop) e cole em ~/.local/share/applications/.

PS: Caso a pasta .local não apareça no ~/ (Home) na Interface Gráfica, vá nas configurações do seu explorador de arquivos e marque a opção de exibir arquivos e pastas ocultas.

Edite a cópia do atalho (nano ~/.local/share/applications/steam.desktop ou você pode utilizar o Editor de Texto da Interface Gráfica também). Troque todas as linhas que dizem Exec= (Todas as linhas que iniciam com Exec=, você pode utilizar a função Localizar no Editor de Texto para te ajudar) para Exec=steam -no-browser steam://open/minigameslist. Feito isso, salve as alterações. Agora toda vez que você iniciar o Steam, o cliente irá abrir no modo reduzido e sem as funções de Web Helper, reduzindo o consumo de memória RAM. O lado ruim é que algumas funções do cliente podem não funcionar agora, como o navegador embutido, e até a página da loja. Se você usa Dual Boot, você ainda pode iniciar o Steam no Windows e fazer sua compras lá, ou pelo browser.

Caso queira reverter as alterações, basta deletar o atalho steam.desktop em ~/.local/share/applications/, que as configurações de usuário do atalho do Steam serão deletada e na próxima execução do programa usará as configurações globais do sistema.

A razão pela qual você precisa copiar o atalho para ~/.local/share/applications e editar esta cópia é proque: 

  1. Não é recomendável editar arquivos de sistema ao menos que seja realmente necessário e você saiba o que está fazendo.
  2. As edições irão persistir mesmo após atualizações do cliente do Steam, o que não aconteceria caso você tivesse editado o atalho original. Colocando uma cópia do arquivo steam.desktop em ~/.local/share/applications permite que uma configuração específica do Steam para o usuário seja carregada ao executar o cliente.
Espero que essas dicas tenham te ajudado. Até a próxima!

Comentários