O uso das mídias digitais como ferramenta de sobrevivência de pequenas e médias empresas durante a pandemia

Como a pandemia afetou pequenas e média empresas no Brasil e mundo



A pandemia repentina de COVID-19 trouxe efeitos drásticos para todos os setores da sociedade mundial, em especial à economia. O isolamento social imposto por autoridades e agentes de saúde pública forçou muitos comerciantes a fecharem as portas por longos períodos, sem perspectiva de data para um retorno definitivo às operações. Essa impossibilidade de contato direto com clientes e consumidores forçou trabalhadores e empreendedores a se reinventarem no mercado. Em qualquer outro período da história moderna, um isolamento como este traria maiores prejuízos econômicos para uma nação, mas na era atual das conexões rápidas e dispositivos inteligentes, as mídias sociais e o marketing digital foram utilizados como ferramenta de sobrevivência e expansão para muitos pequenos e médios empresários.

Entre os anos de 2020 e 2021, o acesso à Internet no Brasil cresceu para 152 milhões de usuários, cerca de 81% da população. É o que constatou a pesquisa “TIC Domicílios 2020” realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que também constatou que o maior aumento partiu de moradores de aŕeas rurais, indo de 53% em 2019 para 70%. A taxa de pessoas acima dos 60 anos na Internet também aumentou, de 34% para 50%. 

Todo esse alto fluxo de usuários na Internet se deu por causa do isolamento social, que forçou os cidadãos a permanecerem dentro de suas residências. Durante o ano de 2020 o Brasil ficou na lista de países com maior crescimento de novos usuários de redes sociais. Já somos o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais, uma média de 3 horas e 42 minutos por dia, segundo dados da Hootsuite e WeAreSocial. Por estes motivos, os feeds automáticos das redes sociais acabam se tornando o principal meio pelo qual cidadãos brasileiros têm acesso a informações diversas, não mais e-mails ou websites dedicados. É neste ponto que o marketing digital faz toda a diferença.

Empresas de serviços e produtores hoje em dia não só competem entre si, mas também com os demais conteúdos distribuídos por meio da Internet. É uma disputa pela maior parte da atenção de usuários contra os vídeos de plataformas do YouTube, memes, produções para serviços de streaming etc. Para não se tornar irrelevante nesse meio virtual, o pequeno e médio empresário precisa definir uma estratégia de comunicação digital com o seu público, investindo na produção de mensagens que sejam relevantes e interessantes ao público consumidor de seu produto ou serviço vendido. 

A comunicação deve ser segmentada, é o chamado Marketing de Relacionamento, que personaliza a comunicação digital para diferentes grupos a fim de criar uma relação de confiança mais próxima com o público. É preciso fidelizar o consumidor, fazer com que busque e replique o conteúdo produzido pela empresa para as mídias digitais.

O ambiente das mídias digitais também proporciona um maior alcance de campanhas publicitárias com pouco ou nenhum gasto quando comparado aos anúncios nos meios de comunicação tradicionais. Tomando vantagem disso e do espaço quase infinito dessas redes, um bom marketing da empresa pode mostrar mais. Características do produto ou serviço, história de criação deles, benefícios oferecidos. Isso tudo agrega valor à marca e a destaca das demais no cenário competitivo digital.

A migração para as mídias digitais aliviou os impactos causados pela pandemia. O Brasil, bem como o resto do mundo, já vivenciava um estado de transição do presencial para o digital, porém, com advento da pandemia de Coronavírus esse processo acelerou nos dois últimos anos. Segundo pesquisa da Intuit QuickBooks, 49,7% das pequenas empresas brasileiras migraram para o ambiente virtual durante os meses de pico da pandemia.

O futuro pós-pandemia ainda é incerto, mas as transformações realizadas nos setores de vendas e consumo permanecerão e continuarão a ser trabalhadas. O isolamento social foi o grande teste que convenceu muitos usuários e consumidores a experimentarem pela primeira vez o modelo completamente digital de busca e compras de bens e serviços. As empresas, pequenos e médios empreendedores que quiserem prevalecer nessa nova realidade devem investir pesado no marketing digital e ficar de olho nas grandes tendências do mundo digital para tirar vantagem e associar sua marca a determinado evento relevante.

Fontes:

Indicadores. Cetic.br. Nic.br. 2020. Acesso disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/

Pequenos negócios geraram 72% dos empregos no país em fevereiro. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Revista Globo. 27 de maio de 2019. Acesso disponível em: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/03/pequenos-negocios-geraram-72-dos-empregos-do-pais-em-fevereiro.html


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