Dog Ningen: A Web Comic mais bizarra que você já viu

Uma web comic  diferente




Se tem uma coisa que eu curto bastante são as histórias por trás das grandes obras dos animes e mangás. Como muitas das séries que conhecemos e amamos tiveram começos bem simples e a estrada para o sucesso dos autores foi cheia de tropeços. Eu acho que nessas horas você se lembra do mangá One Punch Man, que começou como uma web comic mal desenhada, satirizando os poderes dos protagonistas dos shonens modernos, e que ganhou o reconhecimento do mercado de mangás pela ótima história e personagens cativantes. Eu mesmo estou começando a me aventurar pelo mundo da arte digital e histórias originais e por isso acabo vendo de tudo um pouco na busca por inspiração. Foi em uma dessas viagens que eu descobri Dog Ningen.

Dog Ningen conta a história de Rex, uma criatura meia humana e meia cachorro que nasceu da união pecaminosa entre um homem e uma cadela, e que por ser uma anomalia no mundo, Rex sofreu muito preconceito na sua juventude. O enredo segue Rex numa jornada em busca de vingança contra seu pai, a quem ele jurou… violenta-lo.


Esse é um mangá muito bizarro, onde a narrativa balança entre a sátira ao gênero shonen com todas as grandes lutas imaginativas com os super poderes, e a seriedade com as histórias dramáticas dos personagens. O meu personagem favorito é o Neo, um assassino enviado pelo pai do Rex para matar ele. Durante o combate dele com o Rex a gente tem um extenso flashback da infância do Neo, de como ele queria ser um artista quando crescesse, mas era constantemente desencorajado por seu próprio pai ao ponto de ser agredido. Sua mãe era a única que acreditava no potencial para arte dele, já seu pai queria que ele seguisse a tradição da família e se tornasse um assassino profissional. O jeito como os painéis são construídos e as falas escritas são tão cativantes que o leitor facilmente simpatiza com o Neo, afinal quem já não teve um hobby ou paixão desaprovada por outras pessoas? Mas ao mesmo tempo é engraçado porque, esse é só o quarto capítulo do mangá e o Neo acabou de aparecer pela primeira vez e já tem toda essa bagagem emocional despejada de uma vez, enquanto o personagem titular só tem umas quatro páginas.


O enredo é autoconsciente, e acredito que tudo isso seja intencional por parte do autor, pois mais pra frente tem um arco sobre Tiroteio em Escola, e nas palavras do próprio autor: “onde você já viu um mangá que aborda esse tema?”

A arte do mangá também é algo que eu gosto bastante. Nos últimos anos em venho apreciando cada vez mais esse estilo de arte mais rabiscada, quase inacabada. O mangá de Jujutsu Kaisen segue muito por esse estilo, com linhas rápidas e rabiscadas, pouco ou nenhum sombreamento. Quando eu vejo isso, eu me sinto inspirado, confiante, porque eu vejo que grandes histórias não precisam de um traço perfeito para serem contadas. Eu recomendo que você dê uma olhada nos outros trabalhos do artista, ele é fera mesmo.

Bem, eu só queria falar sobre essa curiosidade que eu encontrei por aí, porque acho que não tem nenhum brasileiro falando sobre esse mangá ainda. Atualmente o mangá tá com 31 capítulos divididos em 5 volumes, dá uma conferida.

Confira o canal do criador de Dog Ningen. É isso, a próxima.

Comentários