Review: Wacom Intuos CTL 4100 | Mesa Digitalizadora Boa e Barata

 Wacom Intuos 4100 é uma ótima tablet para desenhos custo benefício


Se você é um artista ou está começando a aprender arte digital e quer comprar sua primeira Pen Tablet para desenhar no PC, mas a grana está baixa, então a CTL 4100 da Wacom é uma ótima escolha custo benefício.

Por cerca de 350 reais você leva uma dessas para casa!



Confirma essa review toda no vídeo acima

Primeiro, o que é um Pen Tablet? Pen Tablet ou Mesa Digitalizadora é um dispositivo de entrada que traduz os movimentos da sua escrita para o computador, por meio de uma caneta especial. Desse modo você pode controlar o ponteiro do mouse para realizar diversas tarefas, como desenhar. Esse tipo de aparelho é muito procurado por artistas digitais, pois te permite desenhar e pintar direto no seu programa favorito, sem precisar ficar mexendo com lápis, borracha, papel e scanner. E no concorrido mercado de Pen Tablets de entrada, a CTL 4100 da Wacom se destaca por oferecer um bom produto por um preço bem acessível.

Recomendo cobrir a mesa com pelo menos duas folhas de papel para diminuir o risco de
arranhar a superfície e desacelerar o gasto das pontas da caneta. 

Este modelo tem tamanho 200 x 160 x 8.8 mm e uma área ativa de 152.0 x 95.0 mm, que é onde você desenha efetivamente. A mesa tem uma resolução de 2540 LPI, o que vai ter um desenho bem nítido, e na área superior ela já vem com quatro botões programáveis. Você pode programar cada um destes botões da forma que quiser para realizar diferentes funções no seu sistema ou dentro de aplicativos específicos.

A caneta não precisa ser recarregada, ela funciona via aproximação.

A caneta que vem com ela é a Wacom Pen 4K, modelo LP-1100K, que oferece 4096 níveis de pressão, o que é o dobro do que outros tablets na mesma faixa de preço oferecem. Isso te permite um maior controle sobre como você desenha a sua linha, permitindo desenhos mais detalhados. A velocidade de resposta é de 133 pps, bem rápido, eu não reparei nenhuma demora no registro das minhas linhas e escrita. Outra coisa legal sobre a caneta é que ela também tem esses dois botões programáveis, e ela já vem com três pontas de reposição extra. Essa caneta não usa bateria, então você não precisa se preocupar com recarga da caneta.

As pontas gastam com o tempo de uso. Felizmente a caneta já vem com essas 3 pontas de reposição. 

A CTL 4100 se conecta ao seu PC via Cabo USB, que em já está incluído na caixa. Você terá que instalar os drivers da Pen Tablet para fazer ela funcionar e configurar os botões programáveis. Eu já testei tudo, e CTL 4100 é compatível com sistemas Windows do 7 para cima, MacOS X 10.11 ou mais recente, ela também funciona em Chromebooks com ChromeOS 87 ou posterior, e funciona em smartphones e tablets com Android 6.0 ou superior. Usuários de Linux não precisam se preocupar, eu testei essa mesa no Pop!_OS e no Linux Mint que eu rodo no meu PC também e funcionou perfeitamente, até os botões programáveis.


Essa Pen Tablet também inclui licenças de 3 meses para usar os programas Corel Painter Essentials 8, Corel Aftershot 3, e Clip Studio Paint Pro. Você precisa registrar o aparelho para resgatar essas licenças.

A Wacom Intuos CTL 4100 pode ser encontrada na faixa de 350 reais, o que torna ela uma opção muito atrativa para quem busca fazer arte digital, mas não quer gastar muito. Apesar do preço e limitações, essa Pen Tablet te permite desenhar o que você quiser, afinal, não é a qualidade do material que faz a arte, e sim o que o artista faz com o material que ele tem.

Se quiser ajudar a manter este blog, a Chave Pix é: pixzenny@gmail.com
Qualquer doação ajuda muito. Obrigado.

Comentários