O que aconteceu com o Sonic Overture? A verdade finalmente revelada!

 O fan game do Sonic que nunca foi terminado. Assédio dentro da equipe de desenvolvedores foi um dos motivos


 

Na edição de 2014 da SAGE - um evento anual para mostrar fan games do Sonic e relacionados -  um projeto que chamou a atenção do público foi o Sonic Overture, uma prequela do primeiro jogo do ouriço, ambientado na Christmas Island, um local até então apenas mencionado de passagem no manual japonês do Sonic 1 do Mega Drive.
 
O jogo se destacou por se inspirar nos elementos descartados durante o desenvolvimento do Sonic 1, trazendo ambientes e mecânicas anteriormente apenas vistas em material promocional e círculos de discussão on-line. A paleta de cores vibrante e as animações fluídas evocavam uma visual estético remanescente dos jogos do 32X, dando um toque mais profissional para o fan game
 
A trilha sonora completamente original, salvo alguns remixes do Sonic 1, também se destaca por trazer melodias que soam nostálgicas e calorosas, perfeito para a ascensão do ouriço mais famoso do mundo na sua primeira aventura contra o Dr. Eggman.
 
O jogo era bonitão, e tinha ótima performance, considerando que era feita na Sonic Worlds
 
 
Tudo isso dentro de uma primeira demo. Então imagine como o jogo ficaria nas próximas versões. Mas elas não vieram. Após a SAGE 2014 Act 2 o Sonic Overture nunca mais retornou com novo conteúdo. A thread oficial no fórum da Sonic Retro recebia novas mensagens, e haviam promessas de uma segunda demo com uma nova fase chamada "Granite Zone". Mas nada se concretizou. Sonic Overture caiu na obscuridade, com a última atualização na thread em 2 de setembro de 2017. O que aconteceu?

Por anos eu simplesmente aceitei que o Sonic Overture foi cancelado. Era apenas um fan game, algo feito de graça por fãs para mostrar apreciação ao seu jogo predileto e praticar game making. Não é algo incomum de se acontecer, o projeto do remake do Sonic Chaos do canal A+Start também sumiu após apenas uma demo na SAGE 2018. 
 
O assunto parecia encerrado, até que em 11 de setembro de 2023 um usuário do Twitter/X chamado @C0YOTEA (Alexander) vazou todos os dados do projeto e deu a sua versão dos motivos que levaram ao cancelamento do fan game. Considere este artigo como um encerramento definitivo para todos aqueles que, assim como eu, aguardaram por anos por notícias do Sonic Overture.

Desde o começo...

 

Tela de título da época que o jogo se chamava Sonic: From the Beginning

Sob a liderança de "Jassbec", a produção do jogo teve início com o nome de "Sonic: From the Beginning". A ideia de utilizar elementos descartados do protótipo do Sonic 1 do Mega Drive já estava presente, mas foi só na metade de 2013, após mudanças na equipe, que a produção recomeçou com um novo coordenador, chamado "Mr Lange". Foi assim que o jogo passou a se chamar Sonic Overture.
 
Eles começaram fazendo o jogo na Sonic Worlds, uma engine popular na época para jogos amadores do Sonic feita para funcionar em conjunto com o programa Multimedia Fusion 2. Mr Lange sentia que o projeto estava sendo limitado por programas como o MMF2, então por volta de 2016 ele, com a ajuda de um colega chamado "Tpod", começou a criar uma nova engine para o jogo, chamada Teal Engine. A ideia era dar maior flexibilidade na criação do jogo, mas isso só acabou atrasando mais as coisas. Ao que tudo indica a Teal Engine nunca foi terminada.

O Mr Lange é a grande figura central por de trás dos problemas internos que levaram ao cancelamento do Sonic Overture. Ele não só era o coordenador do projeto, de acordo com o documento vazado pelo C0YOTEA, mas também um dos compositores da trilha sonora. O documento do projeto atribui os temas das fases Sunrise Gate Act 1 e Act 3 ao Mr Lange.
 

Ambiente de trabalho estressante


Tudo de desencadeou a partir de uma controvérsia em um servidor de Discord, quando o Mr Lange teria feito um insulto racial. 
 

Incidentes do tipo acontecem o tempo todo na Internet. Mas Mr Lange não é qualquer pessoa, ele é o criador do Sonic Utopia! Eu acho que é seguro afirmar que o Sonic Utopia é um dos fan games mais famosos do Sonic, dentro e fora da fandom. Quando a Sega revelou que o Sonic Frontiers seria um jogo de "zona aberta" as comparações com Utopia foram inevitáveis.
 
Por essa razão as notícias de que o criador do Sonic Utopia estava sendo chamado de racista logo chegaram nos grupos brasileiros de fãs do Sonic. Foi assim que eu me toquei do que estava acontecendo.
 
Aproveitando o momento, o usuário do Twitter C0YOTEA se apresentou como um ex-membro da Overture Team e começou a postar sobre a sua experiência com o Mr Lange no projeto do Sonic Overture. Foi aí que ele publicou o arquivo SonicFTB.zip, com todo o material do fan game cancelado, tudo o que foi produzido antes da equipe se desfazer.
 
Entre parênteses: em nenhum dos documentos do arquivo SonicFTB.zip o C0YOTEA é mencionado por nome nos créditos da Overture Team, o que põe em dúvida seu envolvimento com o projeto e o Mr Lange. Entretanto, uma pessoa identificada pelo pseudônimo "InfinityAlex" é creditada pelas cutscenes junto com Mr Lange, e como um dos artistas conceituais. Eu acredito que InfinityAlex e C0YOTEA são a mesma pessoa, porque o apelido do perfil de C0YOTEA no Twitter/X é Alexander, e atualmente ele é um artista furry. Isso é apenas a minha teoria, nada comprovado.
 
De acordo com o testemunho do C0YOTEA o Mr Lange era um "chefe terrível" que se incomodava com as menores coisas. Ele também alega que o Mr Lange, na época, teria assediado alguns membros da Overture Team, alguns deles sendo menores de idade naquela época (veja a foto abaixo dessa).
 

 
LakeFeperd, um desenvolvedor de jogo indie respeitado dentro da comunidade de Sonic e criador dos fan games Sonic Before/After de Sequel, e da série de jogos Spark the Electric Jester, retweetou  o que C0YOTEA disse, corroborando seu testemunho. Lake é listado nos créditos de Sonic Overture na parte "agradecimento especial". Ele também contou sobre a sua experiência com o Mr Lange de quando ele tinha 16 anos.



Lake conta que o Mr Lange é uma pessoa obstinada, que continua insistindo e perseguindo as pessoas por muito tempo, até elas se renderem. Sua história é de 2010, quando ele estava fazendo Sonic Before the Sequel, e Mr Lange insistia que Lake adicionasse as suas modificações no código fonte do jogo, o que Lake não queria fazer. Mr Lange teria continuado a insistir por horas na conversa, chegando ao ponto de assédio, só terminando após Lake se distanciar da conversa. Esse comportamento continuaria o mesmo nas interações que eles tiveram entre 2018 e 2019.

Lake ainda adiciona que Mr Lange teria "se infiltrado" no projeto do Sonic Overture, abusando de todas as pessoas envolvidas nele. Considerando essas e as informações do artigo da Sonic Retro, parece que o Mr Lange entrou no projeto do Sonic: From the Beginning e tomou controle de tudo para forçar os membros da equipe à transformarem o jogo naquilo que ele queria. Logo, Overture era a visão do Mr Lange, enquanto From the Beginning foi sacrificado junto com seus criadores para surgir esse novo fan game.

Você se pergunta como alguém consegue entrar e se apossar de um fan game assim e abusar dos seus colegas de equipe on-line ao ponto de que todos eles sofrem burnout e abandonam o projeto? Não é impossível quando a maioria dos membros da Overture Team eram menores de idade na época, e Mr Lange já era adulto.
 
De acordo com o anônimo do /vp/, Mr Lange também era uma pessoa extremamente vingativa, e tinha raiva de um antigo funcionário da Sonic Fan Games HQ

 
Então, de acordo com as informações apresentadas, o Sonic Overture teria sido cancelado porque muitos dos membros da equipe de desenvolvimento não suportavam mais o ambiente de trabalho tóxico criado pelo coordenador Mr Lange. Ele, por sua vez, ou foi expulso dos fóruns da Sonic Retro ou deletou sua conta em algum momento após setembro de 2017, porque o seu perfil do fórum não carrega mais.
 
Poucas horas depois de fazer o exposed do Mr Lange, C0YOTEA deletou o seu perfil e sumiu. Quem viu, viu, e quem não viu, não viu. O usuário MotorRoach do X/Twitter disse que C0YOTEA apagou seu perfil por medo da repercussão negativa de ter vazado todos os assets do Sonic Overture sem a permissão dos desenvolvedores originais, e ter feito isso em um perfil que abrigava conteúdo +18.

É realmente triste a história do Sonic Overture, ou devo dizer, do Sonic: From the Beginning. Esse fan game tinha muito potencial, foi o meu favorito da SAGE de 2014, e apesar dos abusos sofridos a equipe era muito talentosa, você consegue ver isso bem ao explorar o arquivo SonicFTB.zip, tudo muito organizadinho e caprichado, algo do nível de uma produção profissional mesmo.
 
O arquivo SonicFTB completo. Note como tudo é muito bem organizadinho. Eles tinham até "contrato" de trabalhador e um hino.

 
Eu acho que sob a liderança de alguém mais competente o Sonic Overture teria se tornado um dos melhores fan games do ouriço, talvez até rivalizando alguns jogos oficiais. Eu espero que algumas das vítimas do Mr Lange tenham conseguido se recuperar e voltar a trabalhar com produção de jogos.
 
E se você gosta de Sonic Utopia ou Sonic Overture, não se sinta mal por isso só por causa da associação com o Mr Lange. Saiba separar a arte do artista. Apesar das controvérsias, estes dois jogos continuam bastante divertidos e merecem ser jogados ainda. O legado de Sonic Overture não foi esquecido pela comunidade de Sonic.

Finalmente podemos botar esse assunto para descansar

Legado


Muitos elementos da demo de 2014 foram incorporados à outro fan game chamado Sonic Legends, que vem com a proposta de recriar 20 anos de história de fan games do Sonic. A demo de junho de 2023 trás uma recriação da Sunrise Gate Zone e o  Bam the Rabbit. Vale a pena acompanhar.


O chão da sala de corte


Agora que sabemos o que aconteceu com o projeto do Sonic Overture, e o seu futuro em Sonic Legends, que tal dar uma olhada no material que a Overture Team produziu ao longo desses anos mas nunca implementou no jogo? São muitos arquivos e informações, realisticamente eu não tenho como mostrar tudo neste artigo, por isso mostrarei apenas o que achei mais interessante. Se você quiser explorar tudo no seu ritmo, clique aqui para baixar o arquivo completo.

--Ordem das Zonas--


Apesar da demo de 2014 só ter uma única zona, várias delas estavam em fase de planejamento, com muitos detalhes já elaborados no arquivo SonicOverture.rtf. Aqui vai uma breve descrição de todas elas:

Sunrise Gate Zone

Visual descartado para a Sunrise Gate antes da SAGE 2014

"Ocorre ao nascer do sol. Bem no limite da Christmas Island, bem contra o oceano, o Sunrise Gate funciona como porta de entrada para a Christmas Island, já que o resto da ilha é cercado pela Grande Muralha do Natal. Aparentemente a parede pode ser vista do espaço [...]". Em Sonic: From the Beginning essa fase se chamava Green Gate Zone.

Loam Palace Zone


"Ruínas de estruturas semelhantes a templos em uma selva coberta de vegetação e ao lado de um vulcão, com desenhos de ferro forjado ao longo das estruturas. O nível avança pelas áreas externas e interna [...]." É capaz que essa seja a Granite Zone que o Mr Lange falava sobre nos fóruns da Sonic Retro, porque não tem nenhuma referência à esse nome em nenhum dos documentos das fases no arquivo SonicFTB.zip, mas a descrição dessa fase bate com os gráficos da Granite Zone.
 

Diamond Capital Zone


"O cenário é brilhante, colorido, como um diamante, pense em uma cidade feita de prismas ou no verso de CDs. Superfícies brilhantes, reflexivas, coloridas e transparentes [...]". Fase inspirada na cidade grande do OVA de 1996.
 
Daqui em diante não há mais sprites para as fases, as pastas estão todas vazias. Mas há fotos de referencia em SonicFTB/Reference. Eu recomendo olhar todas para ter uma ideia de como cada fase seria.

Waterworks Zone

"Uma usina hidrelétrica construída pelo Dr. Eggman. O edifício está poluindo lentamente as águas circundantes e/ou a área florestal [...]".

Brass Tunnel Zone


"Fase subterrânea/cavernosa com piso, acessórios e maquinários de latão metálico [...]".
 

Sunset Peak Zone

 
"Uma das partes mais altas da Christmas Island, cuja cordilheira abriga o vulcão visto antes na Loam Palace Zone [...]".
 

Sparkling Resort Zone

 
"Um resort construído sobre um deserto. O Act 1 consiste principalmente em deserto, enquanto os Acts 2 e 3 contêm muitos elementos do beta da Spring Yard (também conhecido como Sparkling Zone) [...]".

Neon Plaza Zone


"3 da manhã, no meio da noite, em uma cidade tão iluminada em tons de azul e violeta, o ar se transforma em uma névoa luminescente. Embora grande parte da cidade seja bastante pacífica, parte dela pode ser um pouco distópica [...]".
 

Clock Work Zone

 
"Sonic pega Eggman no ato de criar um grande anel com uma máquina. Eggman, surpreso com a aparição de Sonic, aperta um grande botão que desconecta a sala da base, revelando que ela faz parte de uma enorme aeronave [...]".

E ainda haviam planos para as Zonas Especiais (presumidamente onde o jogador pode recolher Esmeraldas do Caos), e fases extras, que são desafios extras nas zonas que podem ser desbloqueados pelo decorrer do jogo. Leia sobre isso em Extra Stage Ideas.txt.

--O que restou do Sonic: From the Beginning--



Essa é a única screenshot que sobrou do Sonic: From the Beginning, antes do Mr Lange entrar na equipe e mudar tudo. Tem muito a cara de jogo feito na Sonic Worlds mesmo. LakeFeperd disse que inicialmente esse jogo não era algo super ambicioso que nem foi Overture, era algo mais simples.


Rascunho de uma fase descartada chamada "Crystal Citadel". Talvez tenha servido de inspiração para a Diamond Capital Zone de Overture.
 
 Dentro da pasta From the beginning (backup) ainda tem uma música para outra fase descarta chamada "Frozen Flora".

--Gráficos--

Segundo personagem jogável



Vários sprites e animações para uma versão jogável do coelho Bam. Na demo de 2014 ele só aparece em uma cutscene breve no final da Sunrise Gate Act 2.
 

Checkpoint

 
 
O design do checkpoint passou por inúmeras iterações. De acordo com
o testemunho do C0YOTEA, Mr Lange nunca estava satisfeito com o que lhe era apresentado.
 

Adobe Zone

 


Sprites de uma fase descartada chamada de "Adobe Zone", parece ser uma fase inspirada em ruínas civilizações asteca. Está dentro de de SonicFTB/Scratch/Stages. A artista conceitual PicsandPixels, creditada como "Pixy" em Sonic Overture, disse que essa fase é uma criação dela: 
 
"Eu fiz ela completamente do zero e ficou pairando sob minha cabeça se ela [a fase] seria ou não cortada, até que eu me cansei e saí [...]"

Contudo, Lange contestou essa afirmação da Pixy no Discord e disse que a Adobe Zone era para ter sido uma das fases extras planejadas, mas não faria parte da campanha principal. A fase teria sido cortada após o reboot do projeto, que cortou o número de zonas para apenas seis. Ele também afirma que a Adobe Zone foi inspirada por uma fase do jogo Desert Demolition Staring Road Runner  and Wily E. Coyote do Mega Drive.
 

Álbum de música

 


Uma das muitas artes de capa criadas para o álbum da trilha sonora. Está dentro de SonicFTB/Promotional/Soundtrack. São ao todo 14 artes criadas, todas elas são muito bonitas e mostram bem o talento da Overture Team.
 

Arte promocional





Há várias artes como essa feitas pelos artistas da equipe. Essa aqui também é creditada a PicsandPixels. O nome dessa arte é "Still a spotlight hog", que é um trocadilho com a palavra hedgehog (porco-espinho), e pode ser traduzida para "Ainda é um ladrão de holofotes", claramente mostrando como o Sonic pegou o lugar do Bam.
 

Level design

 
 
Há vários rascunhos de level design para várias fases do jogo, mostrando ideias que nunca puderam ser implementadas. Olhe dentro da pasta SonicFTB/Scratch, tem uma pasta para cada artista.
 

Speedy the Rabbit

 

 
Concept art do Bam the Rabbit, feita pelo InfinityAlex. Esse personagem passou por várias revisões, e antes da demo de 2014 ele se chamava Speedy. 

Banda do Sonic

 

 
Os membros da banda do Sonic dos conceitos iniciais do Sonic 1 estariam presentes em Overture. Sprites oginais podem ser encontrados dentro de  SonicFTB/Graphics/Characters/Misc.
 

Possível disputa interna




Esse é interessante. Dentro de SonicFTB/Scratch/Tpod's concepts tem duas imagens do meme "I made this" mostrando o que eu presumo ser os avatares do InfinityAlex (imagem cima) e do Tpod reinvidicando a autoria do Sonic Overture para si mesmos. O outro avatar eu sei que é do Jassbec, porque ele usa a mesma foto na Sonic Retro. Eu não sei se isso foi feito em tom de brincadeira ou ilustra uma desavença real dentro da equipe sobre quem era o "criador" do jogo. 
 
Se considerarmos que InfinityAlex e o C0YOTEA são a mesma pessoa, podemos assumir que ele era uma pessoa muito importante dentro da equipe, por ele tinha um backup completo de todos o conteúdo do jogo.
 
E eu acho que já chega. Como eu falei são muitos arquivos e fotos, não tenho espaço para mostrar tudo aqui. Mas depois de olhar todo esse material descartado eu percebi um outro problema que pode ter ajudado a criar o clima negativo que levou ao cancelamento do Sonic Overture: a equipe começava a fazer uma coisa, sem terminar outra. 
 
Uma coisa é você ter ambição, outra é você já querer fazer o melhor jogo do mundo na sua primeira tentativa. Eles perderam tempo e se estressaram à toa porque ao invés de se concentrarem em melhorar o que eles já tinham, eles davam inicio à diferentes projetos: era a trilha sonora original, a arte da capa do algum, os visuais dos menus, o design do checkpoint, a logotipo e material promocional para as SAGEs, a demo Sonic Overture & Knuckles planejada para primeiro de abril de 2015,  as descrições das fases e a história, as fases extras desbloqueáveis etc. 
 
Termina uma coisa antes, para você começar outra depois. 
 
É melhor ter uma única coisa bem feita, do que vários projetos inacabados e a sensação de que você tem que terminar tudo. No final da história eles só conseguiram programar uma fase, a Sunrise Gate Zone, Loam Palace Zone está com gráficos incompletos, e todas as pastas das outras fases estão vazias.
 
Há indícios  dentro do SonicFTB.zip de que a produção durou até 2020. Imagina só passar 6 anos sem conseguir produzir nada porque a sua equipe está perdendo tempo com projetos laterais que não adicionam em nada ao jogo, só para agradar o seu chefe que é obcecado pelos detalhes mais desnecessários!

Se você leu tudo até aqui, parabéns, ganhou um biscoito. Até a próxima!
 
Se quiser ajudar a manter este blog, a Chave Pix é: pixzenny@gmail.com
Qualquer doação ajuda muito. Obrigado.
 

Fontes:

Comentários

  1. então foi isso que aconteceu. joguei esse jogo quando eu era adolecente e fiquei triste pq soh tinha 1 fase.

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensava que esse fangame havia sido cancelado desde que nunca mais o vi, nunca mais lançaram nas SAGES logo após, em 2016, 2017 2018... Etc. Até o natal de 2023. Quando vi no Youtube, no canal de um youtuber muito conhecido na comunidade sonic, que joga fangames de Sonic (Jaypin88), um fangame muito familhar, com Sunrise Gate e granite zone. Bem, já posso dizer que Sonic Overture está sendo continuado, mas não oficialmente, mas por fãs do próprio fan game, trocando, assim, o nome original para "Sonic Overture 95, com gráficos decentes, tão atuais, com músicas novas, mas pode-se trocar os gráficos atualizados, de 2023, para os gráficos de 2014 e as novas músicas de 2023, para as clássicas músicas da demo de 2014, para os fãs mais nostálgicos. Eu adorei jogar e revisitar sonic overture (95), e espero que continuem esse fangame, assim, reutilizando os gráficos, penso eu, que foram vazados pelo usuário do X (Twitter).

    ResponderExcluir

Postar um comentário