O Yuzu e o Citra cairam. Saiba o que fazer para continuar jogando com segurança

 Projetos que prometem "reviver" famoso emulador podem não ser seguros



 
Cerca de uma semana atrás a Nintendo Company, por meio da Nintendo of America, processou a Tropical Haze, empresa por detrás do popular emulador de Switch Yuzu. Resumidamente, o caso montado pela Nintendo alegava que o Yuzu quebrava as barreiras tecnológicas de proteção da Nintendo ao descriptografar jogos fora do console Nintendo Switch, e isso resulta em pirataria de seus produtos. Sendo assim o Yuzu é um produto com a função de piratear produtos da Nintendo. 
 
 
Os advogados da Nintendo tinham provas de que os programadores do Yuzu também destribuiam ROMs pirateadas de jogos de Switch entre si e possivelmente entre usuários premium do emulador, apesar de terem dinheiro para comprar jogos originais.
 
Outros pontos levantados pelo caso destacavam o ganho financeiro por meio do Patreon, e os guias escritos de como hackear e extrair as chaves de desencriptação do seu Switch no website do emulador. O Marcel do canal Mini Castle fez uma ótima análise do caso todo, e eu recomendo que você assista ao vídeo para entender o que transpareceu:
 

 
A Tropical Haze a Nintendo fecharam um acordo fora do tribunal, e além do pagamento de danos à Nintendo no valor de US$ 2,4 milhões (cerca de R$ 11,8 milhões), a Tropical Haze terá que encerrar as operações do emulador Yuzu. O website oficial já foi fechado, agora apenas mostrando uma nota dos criadores (imagem abaixo), o Patreon foi encerrado, e o grupo no Discord foi bloqueado para novas mensagens. Todos os links de download e o página no GitHub do projeto foram removidos, agora só retornando erro 404. 
 
Mensagem deixada pela equipe do Yuzu no antigo website


Um efeito colateral desse processo é que o Citra, emulador de 3DS, também foi derrubado. Para quem não sabia, o Citra e o Yuzu eram desenvolvidos pelo mesmo grupo de programadores.
 

E agora?


No meio do panico on-line da queda de dois dos emuladores mais populares já feitos, muitas pessoas se levantaram afirmando estar dando continuidade do desenvolvimento do Yuzu. Como o Yuzu era open source, qualquer um poderia pegar o código fonte e criar uma cópia e lançar sua própria versão do emulador. Você deve ter ouvido falar de projetos como Nuzu e Suyu, mas é aqui que eu gostaria de deixar o meu aviso: por favor, não instale e rode nenhum desses emuladores. 
 

 
Os criadores desses projetos já deixaram claro que eles não tem experiência com programação de emuladores e controle de grandes projetos de software. Os responsáveis pelo Nuzu e o Suyu estão passando pelo subreddits de emulação recrutando qualquer um que quiser ajudar. As chances do Nuzu ou Suyu conterem código malicioso embutido são altas. 
 
Se você quiser continuar jogando jogos de Switch no PC ou Android, saiba que todas as builds mais recentes e mais o código fonte do Yuzu e do Citra foram arquivados por membros da comunidade horas antes de tudo cair. Você pode encontrar as últimas builds pré-compiladas para MacOS, Linux, Windows e Android do Citra e do Yuzu em lugares como o Internet Archive. A última build do Yuzu mainline é a 1734; a última build do Citra Nightly é a 2104; a última build do Yuzu EA e o Yuzu Pineapple é a 4176.

Todas essas builds pré-compiladas são oficiais, tiradas do GitHub do Yuzu e do Citra horas antes de tudo ser desligado. Essas builds deverão continuar funcionando normalmente por bastante tempo ainda, e devem rodar todos os jogos já lançados até março de 2024 sem grandes problemas. 
 
As versões Flatpak do Yuzu e do Citra ainda funcionam perfeitamente, embora haverá mais suporte para essas versões. No dia 7 de março o Yuzu e o Citra foram removidos da loja Flathub.
 
Caso queira utilizar um emulador de Switch mais atualizado, o Ryujinx ainda está em operação. Contudo, lembre-se que o Ryujinx é um pouco mais complicado de ser configurar e exige hardware com maior processamento do que o Yuzu. O Ryujinx está disponível para Windows, MacOS e Linux (X86 e ARM64).

Caso queria experimentar um emulador de 3DS que ainda está em desenvolvimento, o Panda3DS pode ser a segunda melhor escolha neste momento. O Panda3DS pode não estar tão maduro quanto o Citra, mas com o tempo ele deve melhorar em compatibilidade e performance. Este emulador de 3DS está disponível para plataformas Windows, MacOS e Linux.

Enfim, eu só queria deixar esse aviso. Não saia clicando e baixando qualquer projeto que diz ser o "sucessor espiritual do Yuzu/Citra". Emuladores demandam muito tempo para serem feitos e é preciso dos profissionais certos com as habilidades certas. Neste momento de incertezas há muitas pessoas com más intenções que podem se aproveitar dessa fragmentação para lançar um clone do Yuzu ou Citra que carregue um código malicioso que pode passar despercebido, pois quem está trabalhando nestes projetos pode não entender muito sobre programação de software. Continue com as builds oficiais já lançadas ou migre para outro emulador confiável e seguro.

Comentários