Bye Bye Nintendo 3DS

Encerramento das funções online do 3DS marca o fim do ciclo de vida do console portátil da Nintendo

 


 
Enfim chegou a hora do Nintendo 3DS dizer adeus. No dia 8 de abril de 2024, cerca de 21h00 (Brasil) os servidores do Nintendo Network foram oficialmente desligado no mundo todo, encerrando as funções on-line de jogos de Wii U e Nintendo 3DS. Como orgulhoso dono de um 3DS Flame Red desde 2013 eu fiz questão de estar lá nas últimas horas e aproveitas ao máximo esse momento. O 3DS é um console importante pra mim, porque foi o primeiro console que eu comprei ainda no início da sua vida útil e pude acompanhar seu desenvolvimento e lançamento de jogos novos junto com todo mundo. Pokémon X foi o primeiro jogo original que comprei na minha vida, com meu próprio dinheiro, fruto do meu trabalho quando eu tinha uns 16 anos. Consegui comprar ele 4 dias após seu lançamento oficial, e assim se seguiu com meus outros jogos originais de 3DS.
 
O encerramento do Nintendo Network marca o fim de uma era em que partidas on-line em consoles podiam ser feitas de forma gratuita. Tá certo que o modelo dos Friend Codes já era datado em 2011,  mas pelo menos tudo era grátis - que na minha opinião, deveria ser sempre assim. Você vai ter que desembolsar uma grana anualmente para contratar o (terrível) serviço do Nintendo Switch Online se quiser jogar partidas multiplayer pela Internet. 
 
Nas últimas horas do Nintendo Network eu joguei um pouco de todos os meus jogos de 3DS que ainda tinham comunidades ativas on-line - Pokémon X, Y, OmegaRuby, Moon, UltraSun, Mario Kart 7, e Super Smash for 3DS. Gravei toda a minha experiência junto com os comentários e publiquei em formato de vídeo no meu canal de YouTube para a posteridade. Então fica aqui nesse post as minhas últimas experiências com dos meus jogos de 3DS on-line nos servidores oficiais e as minhas interações com a galera do SpotPass Archival Project no Discord.
 

Pokémon X e Y:

 
 

Pokémon OmegaRuby:

 

 

Pokémon Moon: 

 

Pokémon UltraSun: 

 

 
E sim, eu já sei sobre a existência do Pretendo.

Comentários