Sonic continua suas ascensão nas telonas e trás a mais ambiciosa adaptação de um jogo para o cinema até então
Eu não sou alguém que tem costume de ir ao cinema, na verdade foram pouquíssimas as vezes em que eu fui assistir algum filme no cinema. Apesar disso, eu tive que ir assistir Sonic 3 O Filme nas telonas no dia 26 de dezembro de 2024 - um dia após a estreia no Brasil - porque o filme está demais! E felizmente eu estava certo. Apesar de alguns tropeços aqui e ali, Sonic 3 entrega a mais grandiosa aventura do ouriço velocista da Sega para o cinema, combinando mais elementos dos jogos com o universo original criado pelo estúdio da Paramount. Estas foram minhas impressões do filme.
Logo de cara eu quero dizer um dos aspectos que mais me incomodavam nos filmes do Sonic era a trilha sonora. Sonic é mundialmente conhecido pelas músicas de qualidade em seus jogos, e não trazer isso para os filmes é algo decepcionante- salvos algumas faixas específicas do Masato Nakamura para fãs mais nostálgicos. Sonic 3 ainda usa bastante músicas licenciadas, mas dessa vez houve um cuidado maior na seleção das trilhas. As músicas licenciadas agora ao menos se encaixam melhor com a vibe do Sonic e com as cenas.
Você ouvirá Goldfinger em cenas de descontração com Sonic e seus amigos, vai ter Traveling Wilburys numa cena de flashback muito boa, vai ter até uma música nova da banda japonesa One Ok Rock - conhecida por ter feito a música Vandalize pro Sonic Frontiers. A trilha sonora do filme conta com mais faixas tiradas diretamente dos jogos, como o tema musical do Dr. Eggman de Sonic 05/Unleashed/Colors, e até mesmo aquela música naquele momento especial. Até a música origianal pro encerramento não desaponta que nesse filme mantém o padrão com animações que homenageiam os jogos de origem desses personagens e histórias.
A melhor forma que eu consigo descrever esse filme é como um animê. Sonic 3 é 10 minutos mais curto que o filme anterior, e o você sente isso. A velocidade do roteiro é bem mais dinâmico, com a história tendo que apresentar muitos novos personagens e conceitos rapidamente. A participação de personagens humanos como Tom e Maddie foi severamente reduzida, e o pouco que eles aparecem nesse filme eles são melhor integrados com a narrativa, sendo bons personagens de suporte para Sonic, Tails e Knuckles. Se antes parecia que os personagens dos jogos eram coadjuvantes em seus próprios filmes, aqui é o opostos. Sonic, Eggman e Shadow são os protagonistas da trama, e todo o backstory do Shadow recebe seu merecido respeito. Ainda assim, eu gostaria que o filme fosse um pouco maior, pois algumas cenas eu achei curtas demais e por isso não davam tanto impacto.
Um outro probleminha que eu tive com esse terceiro filme foi no tempo de tela para o Jim Carrey. Neste filme ele interpreta dois personagens, Eggman, e seu avô, Gerald Robotnik, que diferente dos jogos, no universo dos filme ele ainda está vivo e participa como antagonista ativo ao lado de seu neto. Por causa disso, os Robotiniks tem mais tempo de tela do que qualquer outro personagem, e nem sempre o que eles fazem é interessante, ou mesmo arruína momentos que deveriam ser muito legais. Isso é mais um problema da pós-produção do que do roteiro em si, e isso eu acho que poderia ser corrigido com uma versão "Director's Cut" ou estendida do filme, pois a versão exibida no cinema tem esses problemas.
O CGI e a ação foram melhorados e atingiram seu ápice em Sonic 3. As coreografias de lutas e perseguições são mais longas e mais elaboradas, usando menos slow motion e mais ação frenéticas. Os cenários são mais diversos. Ainda não gosto do Sonic estar preso no mundo real, mas ao menos aqui os cenários de fundo são mais interessantes do que as cidades de interior dos EUA dos filmes anteriores. Sonic e Shadow vão correr por uma Tóquio noturna e iluminada, Londres, e brigar no espaço. O final e a cena pós-créditos abrem portas para uma infinidade de possibilidades para futuros filmes e séries spin-off do ouriço, com ou sem a participação do Jim Carrey. Já deixo um aviso para você: fique até o final! Sonic 3 tem duas cenas pós-créditos.
Eu não gosto de dar uma nota arbitrária para mídia, mas eu gostei bastante do filme, foi bem divertido. Sendo assim eu daria nota 9 para o filme. Como eu disse, eu tive alguns probleminhas com o filme, e eu não sei o quanto que esse filme aguenta após eu reassistir ele, eu revi o segundo filme e achei ele muito chato no meio. A Paramount já avisou que Sonic 3 chega aos serviços de streaming ainda no final de janeiro de 2025, então é esperar para (re)ver. Mas até lá, pode assistir Sonic 3 sem medo, se você fã de Sonic, ou curte filmes de ação e aventura. Minha sessão no cinema no dia 26 estava lotado de pessoas de todas as idade, mas eu especial de crianças vestidas com roupas do Sonic, e foi bem legal.
Comentários
Postar um comentário