Tutorial: Como instalar e usar o Rivatuner (monitoramento de hardware em tempo real)

Um simples tutorial para utilizar o MSI Afterburner + Rivatuner



Você que gosta de jogar no seu PC, frequentemente já deve ter visto em vídeos de testes no YouTube jogos com textos e gráficos coloridos sobre o comportamento do hardware testado em tempo real. Aquilo é feito por meio de um programa externo, e, embora o Windows tenha um monitor de recursos robusto, é muito melhor ter acesso a essas informações dentro de um jogo fullscreen. O MSI Afterburner é um dos mais famosos que realiza essa tarefa, e é bem fácil instalar e usar. Nesse tutorial eu irei mostrar como fazer.


Primeiro precisamos baixar o MSI Afterburner. Entre no site oficial do programa e clique no primeiro botão de download, para baixar a última versão mais estável disponível. Fica lá embaixo da página, como mostra a imagem.


No arquivo zip que vir, abra a pasta com o número da versão e extraia o instalador chamado MSIAfterburner[nº da versão].exe. Execute o instalador, ele irá pedir privilégios de administrador.


Siga as instruções na tela, o assistente de instalação é bem rápido e fácil de entender. Mas preste a atenção na tela que pergunta o tipo de instalação que deseja. Marque que você quer instalar o MSI AfterBurner + Rivatuner Analytics Server. É o Rivatuner que coloca aqueles gráficos e informações na tela, e não tem como instala-lo sozinho.

Após a instalação, execute o MSI AfterBurner e clique em Configurações. 


Clique na aba Monitoramento.



Arraste e organize as ordem das informações que você quer ver na tela durante o gameplay. Marque o "check" na frente do nome e marque a respectiva caixa "mostrar informação na tela" para aquela informação aparecer. Se na propriedade estiver escrito "tela", é porque aquela informação específica irá aparecer na tela durante o gameplay. O Rivatuner funciona APENAS com jogos de computador e emuladores (em alguns caso pode apresentar fontes corrompidas).

Clique em Ok para o Rivatuner começar a rodar em segundo plano. Minimize o MSI Afterburner e ele irá para os ícones da barra de ferramentas. Para encerrar o Rivatuner, clique com o botão direito do mouse no ícone do MSI Afterburner e clique em "fechar".



O Rivatuner já está pronto para uso. Mas existem algumas pequenas configurações necessárias para uma melhor experiência. Clique no ícone do monitor azul e a janela de configurações do Rivatuner irá aparecer.


On-Screen Display rendering mode: Deixe em Raster 3D, iá funcionar na maioria dos jogos. Porém, como eu já disse, alguns emuladores podem apresentar fontes corrompidas nesse modo. Caso isso aconteça, escolha o modo Vector 3D.

On-Screen Display shadow: Coloque em ON para desenhar uma borda ao redor da fonte. Torna a leitura mais fácil e não mistura as informações com os gráficos do jogo.

On-Screen Display fill: Coloque em ON para desenhar um fundo escuro transparente. Torna a leitura mais fácil.

On-Screen Display palette: Clique no círculo colorido para mudar a cor da fonte. Por padrão ela é rosa, mas recomendo usar a cor verde. Muitos youtubers e gamers usam verde pois irrita menos os olhos e facilita a leitura ao não se misturar com as cores do jogo.

On-Screen Display zoom: Use o slider para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte.

O quadro abaixo mostra um preview das suas configurações.

Abaixo, recomendo colocar os valores 10, 20. Do contrário o texto pode ficar muito próximo da borda da tela. Pode fechar, o Rivatuner está pronto para o uso. Aqui como fica as informações na tela no Retroarch:


CPU: Unidade Central de Processamento. É o seu processador. Se quiser ver o total de uso do seu processador, então lembre-se de desmarcar e não mostrar todos os núcleos individuais do sue processador na aba Monitoramento no MSI Afterbuner.

GPU: Unidade de Processamento Gráfico. É o chip central da sua placa de vídeo.

MEM: É a VRAM da sua placa de vídeo, o quanto que o sistema está utilizando no total no momento.

RAM: É a memória RAM em utilização total atual no seu sistema.

RPM: Rotações por Minuto. Indica a velocidade de rotação de uma ventoinha, se você tiver marcado para mostrar essa informação na tela. Não se assuste se a ventoinha da sua GPU estiver parada em 0 RPM, muitas placas de vídeo modernas só ligam suas ventoinhas quando realmente necessário, ou seja, quando estão bem quentes. Verifique a temperatura máxima suportada pelo seu equipamento no site do fabricante.

OGL/D3D: OGL indica que o software atual está rodando em modo Open GL. D3D indica que o software está rodando em modo DirectX. O número que vem acompanhado indica a versão de DirectX utilizada pelo jogo. Exemplos: D3D9 = DirectX 9; D3D11 = DirectX 11.

FPS: Frames per Second/Quadros por Segundo. Velocidade em que o jogo está rodando. Normalmente, 60 FPS é a velocidade máxima padrão de muitos jogos, o que mostra que o jogo está rodando 100% na velocidade nativa dele. Porém, alguns jogos podem ser programados para rodar em apenas 30 FPS, ou podem ter velocidade de operação dinâmica, e mudam de velocidade em cenas especiais, mas retornam ao 60 FPS durante o gameplay.

*Todas as informações apresentadas pelo Rivatuner reference ao TOTAL de recursos utilizados pelo seu PC durante a execução de um jogo analisado. Se você abrir um outro programa junto com o jogo analisado, então as informações em tela irão alterar. Por tanto é recomendável fechar tudo e testar um jogo por vez.

Agora se você é usuário de Ubuntu ou outros sistemas Linux, uso o MangoHud, que realiza a mesma função que o Rivatuner. Confira o Tutorial completo aqui no blog.

E é isso. Espero que esse tutorial tenha sido útil. Até a próxima.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. o rivertuner nao esta aparecendo no computador baixa mais nao abre e nem aparece

    ResponderExcluir

Postar um comentário