Aprenda a instalar e ajustar o MangoHud no seu PC Linux
O MangoHud é um programa de monitoramento de hardware em tempo real, que permite a adição de uma retícula sobre a janela de algum jogo que esteja sendo executado. Dessa forma o usuário pode analisar o uso de recursos do sistema enquanto o jogo está em execução. É algo parecido com o que o Rivatuner faz nos sistemas Windows, porém, diferente do programa de monitoramento da MSI, o MangoHud pode ser um pouquinho complicado de instalar e usar, por isso estou escrevendo este guia para te ajudar nesta tarefa. Meu foco será o Ubuntu e sistemas derivados.
Instalando o MangoHud
Pela Loja de Aplicativos da sua Distro: Primeiramente, procure o MangoHud no gerenciador de pacotes do seu sistemas Linux. Caso tenha uma versão disponível lá, instale essa, pois será mais fácil assim. No Linux Mint é possível instalar o MangoHud através do Gerenciador de Aplicativos.
Pelo PPA oficial: Caso não esteja disponível na loja de aplicativos da sua Distro, então entre no GitHub oficial do MangoHud e siga as instruções de instalação para a sua Distro especifica.
Configurando o MangoHud
Com o programa instalado na sua Distro, temos que configurar ele para mostrar as informações que queremos ver, do contrário ele só mostrará informações bem básicas do sistema.
Pegue o arquivo de configuração
Pegue o arquivo de configuração de exemplo que geralmente pode ser encontrado em /usr/share/doc/mangohud/MangoHud.conf.example.gz. Abra o arquivo MangoHud.conf.example.gz e extraia dele o arquivo MangoHud.conf para a pasta ~/ .config/MangoHud/
Caso não exista uma pasta chamada MangoHud em .config, crie uma com este exato nome e bote o arquivo MangoHud.conf lá dentro.
Caso você não encontre a pasta .config dentro da sua pasta home, vá nas configurações do seu gerenciador de arquivos da sua Distro e marque para exibir os arquivos e pastas ocultas |
Agora é só abrir o arquivo MangoHud.conf que está em ~/ .config/MangoHud/ em um editor de texto e fazer as alterações. Estes ajustes serão globais para o usuário especifico, outros usuários terão que fazer seus próprios ajustes, caso exista mais de um usuário no PC.
Editando o arquivo de configuração
Tudo é muito simples, basta remover o jogo-da-velha (#) da frente da informação que você quer ver na retícula do MangoHud. O GitHub do projeto tem uma tabela que explica o que cada variável faz, mas as opções que eu gosto deixo sem jogo-da-velha são:
cpu_stats (Mostra uso do processador)
cpu_temp (Mostra temperatura do processador)
cpu_power (Mostra quanto de energia o processador está puxando, em Watts)
cpu_text = "Aqui você põe o noma do seu processador, se quiser"
cpu_mhz (Mostra o clock do processador)
gpu_stats (Exibe uso da placa gráfica)
gpu_temp (Exibe a temperatura do chip gráfico da placa gráfica)
gpu_core_clock (Exibe o clock do chip gráfico da placa gráfica)
gpu_mem_clock (Exibe o clock dos chips de memória da placa gráfica)
gpu_power (Mostra quanto de energia a placa gráfica está puxando, em Watts)
gpu_text = "Põe aqui um nome para a sua placa gráfica, se quiser"
fps (Mostra à quantos quandros por segundo seu jogo está rodando)
frametime (Mostra o frametime ao lado do FPS)
frame_timing (Mostra o frame timing)
font_size=22 (Isso aqui muda o tamanho da fonte usada na retículo do MangoHud. O padrão é 24. Eu gosto de diminuir porque meu monitor é pequeno)
position=top-left (Escolhe a posição da retícula. Por padrão é no topo da tela e à esquerda. Pode ser também top-right, middle-left, middle-right, bottom-left, bottom-right, top-center.
ram (Mostra uso total de memória RAM no sistema)
vram (Mostra uso total de memória da Placa gráfica no sistema)
Experimente como quiser e veja o que funciona para você.
Ativando o MangoHud
O MangoHud é compatível com muitos jogos Vulkan e OpenGL. Nem todos os jogos são compatíveis, e por isso a retícula pode não aparecer, ou o jogo falhar em iniciar.
Por padrão, abra o Terminal e rode o comando mangohud /path/to/app
Para jogos no Steam, adicione o comentário mangohud %command% às opções de inicialização do seu jogo.
Para jogos no Lutris, vá em System Options nos Lutris (certifique-se que Advanced Options estão ativadas), e adicione o seguinte comentário em Command Prefix: mangohud
Para programas e emuladores no formato AppImage, abra o Terminal e rode o comando mangohud /caminho/para/aplicativo/./ nomedo.appimage
Comentários
Postar um comentário