Vamos relembrar a aventura natalina de NiGHTS no Sega Saturn, PS2 e PC
É comum que em dezembro, mídia ao nosso redor incorpore a temática do Natal. Seja um episódio especial de uma série de TV, um desenho animado, um filme, o importante é que muitas vezes faz sentido fazer isso e nós procuramos esse tipo de mídia. Ainda mais quando somos crianças, é bem mais fácil se impressionar com tudo, então ver um episódio de Natal do seu desenho favorito é sempre legal, e quase todo desenho já teve um desses, é quase uma regra não escrita da televisão. Mas, e quanto os videogames? E se o seu game favorito recebesse uma versão especial de Natal? Bem, esse é o caso do Christmas NiGHTS, uma demo de NiGHTS into Dreams com temática natalina. Vamos relembrar um pouco desse curioso game. E se você nunca jogou, hora de conhecer um dos títulos mais curiosos da Sonic Team.
NiGHTS into Dreams é um game de Score Attack, desenvolvido pela Sonic Team e lançado pela Sega em meados de 1996, originalmente para o Sega Saturn, e anos depois foi portado para o PS2 e PC Steam. Visão de Yuji Naka, o game foi pensado como um jogo onde o jogador só tinha uma ação: voar. Pela maior parte do tempo isso é verdade, o titular NiGHTS apenas voa, e pode empurrar inimigos e objetos. A história do jogo conta sobre as crianças Elliot e Claris, moradores da cidade Twin Seeds. Em seus sonhos eles entram no mundo de Nightopia. Após descobrirem que o mago Wizeman está reunindo energia para dominar essa terra, eles se juntam ao palhaço NiGHTS, para por um fim nos planos do vilão.
O gameplay é no "2.5 D". Enquanto os cenários são renderizados em 3D, a movimentação é limitada a ir para frente e para trás apenas. Começamos controlando Elliot ou Claris, que são muito lentas e não podem se defender. Ficar tempo demais exposto irá atrair a atenção de um relógio que o desperta, e se isso acontecer, Game Over. Corra para o Dream Gate, a base central, para despertar o NiGHTS, que é onde a diversão está. Guie o NiGHTS pela fase para coletar 20 Blue Chips (orbs azuis) para destruir os contêineres. Ao atingir a marca de 20 blue chips, corra até o contêiner para destruí-lo, depois disso é só voltar para a base para iniciar a próxima volta. São ao todo 4 (quatro) voltas na fase, sempre explorando caminhos diferentes. Iniciar uma volta bloqueia acesso a tudo que estava na volta anterior. Após destruir um dos contêineres, os Blue Chips se tornam Yellow Chips, e valem o dobro de pontos. Como o objetivo do jogo é marca pontos, pense bem como irá organizar sua volta e coleta de pontos, e quando irá passar para a próxima volta, para maximizar sua pontuação, pois cada volta é temporizada em 2 minutos. Se o tempo acabar, NiGHTS volta para base e você perde todos os seus pontos e Chips, e é forçado a jogar com a criança humana até alcançar a base.
Após completar todas as voltas, você enfrenta um chefão. Cada fase tem seu chefão, e cada um funciona de forma única. Derrota-lo termina a fase e você recebe sua pontua final naquela fase.
Um gameplay tão simples, porem tão efetivo. Acho que isso já deve dar uma ideia de como é o jogo, agora vamos falar do que interessa: Christmas NiGHTS.
Lançado originalmente como uma demo promocional de NiGHTS into Dreams, Christmas NiGHTS nunca foi vendido em nenhuma loja. Cópias do disco foram distribuídas através de revistas de jogos ao longo dos anos de 96 e 97. De início, Christmas NiGHTS saiu primeiro na edição nº 14 da revista inglesa Sega Saturn Magazine, para depois sair como partes de bundles com o console por lá. No Japão, essa demo foi parte de um bundle apenas no Natal de 96, tanto que a capa japonesa estampava a mensagem "Only this winter" (Apenas nesse inverno). Nos EUA cerca de 100.000 cópias foram distribuídas em edições das revistas Ultra Game Players e Next Generation. Ainda nos EUA, Christmas NiGHTS foi depois distribuído em bundles com outros jogos de Saturn, como Daytona USA: Championship Edition, e como aluguel gratuito em algumas lojas Blockbuster de lá, mas com capas de papelão, para reduzir custos.
Christimas NiGHTS é bem mais do que uma simples demo de uma fase do jogo final com roupagem natalina. A Spring Valley está coberta de neve, NiGHTS está agora está vestindo roupa vermelha, bem como Elliot e Claris. Aqueles contêineres agora são árvores de Natal, blue chips são bolas de enfeites, os links (estrelas) são sininhos, os anéis são festões, e o dream gate é um bolo. É possível ver o Papai Noel passando ao fundo de vez em quando. O tema da Spring Valley foi substituído por um remix da famosa música Jingle Bells, e o tema de encerramento é uma versão acapela do tema principal do jogo final, Dream, Dreams.
O gameplay é exatamente o mesmo, e level design da Spring Valley está intocado. Jogar com o Elliot faz a fase ficar espelhada. Ao iniciar existe uma historinha nova, que pelo visual e narração, se assemelha a um conto de um livro. Na versão HD, esses filminhos receberam uma nova narração.
O chefão é o mesmo, Gillwing, mas ele também está no espirito natalino, pois a arena dele está enfeitada com presentes, completa com uma árvore distorcida no centro.
O aspecto mais interessante dessa demo é o sistema de datas comemorativas. Utilizando o relógio interno do Sega Saturn/PS2/Windows, o jogo pode alterar alguns eventos que acontecem durante o gameplay. A maioria dessas mudanças é cosmética, mas é um toque legal. Em dezembro o modo Christmas NiGHTS é desbloqueado, com arte adequada na tela de título, dando roupas de papai noel para as crianças e uma cutscene extra ao derrotar o chefão no final. Outras datas especiais também alteram o jogo ao longo do ano, como o Ano Novo, Dia de São Valentine (Dia dos Namorados lá fora), e Primeiro de Abril (quando o jogo te permite jogar com Reala, ao invés de NiGHTS). Se quiser saber mais sobre como esse sistema de datas e horários funciona internamente, veja no Sega Retro.
Outros modos e extras podem ser desbloqueados quanto mais o você joga a demo. Após vencer Gillwing, o jogador precisa jogar uma partida de um jogo de memória. Tirar duas imagens iguais desbloqueia algo no menu Presents. Tirar uma carta coringa (Reala) encerra a partina na hora. Alguns extras são Link Attack (quanto mais pontos você faz em uma volta), Music Box, Karaoke, Videos (dois trailers da versão completa de NiGHTS into Dreams), Museum, Time Attack, NiGHTS Goods, e Nightopian Collection.
Sonic the Hedgehog into Dreams
Talvez isso seja o que torna Christmas NiGHTS alvo de discussões até os dias de hoje. Um dos modos desbloqueáveis nessa demo é o Sonic into Dreams. Uhum, isso mesmo, você pode jogar com o Sonic no jogo do NiGHTS. Interessante que essa seria a primeira aparição do ouriço azul no universo tridimensional, 100% jogável em 3D, pois Sonic R e Sonic Jam só seriam lançados em 1997.
Você é totalmente limitado a se locomover a pé, já que Sonic não voa, então é como jogar com as crianças a fase inteira, exceto que o Sonic é mais rápido. O boss nesse modo é a Puffy com a skin do Dr. Eggman, e um remix do tema "She Had Long Ears" com o tema japonês do chefão final do Sonic CD. Um experimento legal da época. Curioso se considerarmos que NiGHTS é fruto da mente de Yuji Naka, que foi contra o uso da sua engine feita para este jogo no Sonic 3D que estava em produção para o Saturn. Essa confusão resultou aquele gameplay com a câmera olho-de-peixe do Sonic X-treme que eventualmente não levou a lugar nenhum e o projeto foi cancelado. Me faz pensar como teria sido um game do Sonic com essa engine do NiGHTS.
Eu sempre gostei de demos que tinham muitos segredos para descobrir e extras para desbloquear, isso foi algo até bem comum nas demos de jogos do Nintendo 3DS, especialmente as demos de Pokémon. NiGHTS into Dreams foi uma escolha ideal para esse tipo de demo, pois, além de mostrar o potencial gráfico do Saturn, a maravilhosa trilha sonora da Sega, e o potencial do controle 3D, NiGHTS praticamente já era um jogo que se encaixa com qualquer evento. Tudo se passa dentro de um sonho, e o que as crianças Elliot e Claris sonham, se torna realidade em Nightopia. Eu sempre achei que a fase Fronzen Bell do jogo completo já tinha estética e músicas natalinas o bastante, mesmo que essa não fosse a intensão.
Christmas NiGHTS tem conteúdo para te divertir por bastante tempo, mesmo sendo uma demo. E não é essa a função de um jogo arcade, jogar e rejogar várias vezes até atingir a pontuação máxima? Realmente uma ótima escolha para uma demo. NiGHTS foi usado como carro-chefe do Sega Saturn nos EUA para fazer frente aos demais jogos 3D da concorrência, especialmente o Super Mario 64 da Nintendo, que revolucionou a indústria e definiu os rumos de gameplay em três dimensões que são seguidas até hoje.
Hoje em dia NiGHTS é considerado um clássico cult do Saturn. O game foi portado com gráficos melhores para o PS2, mas lançado apenas no Japão. Essa versão já tinha o modo Christmas Nights embutido, mas Link Attack, Sonic into Dreams e outros extras foram removidos. Em 2012 uma versão remasterizada desse port foi lançada para PSN, Xbox Live e PC Steam. Atualmente ainda é possível comprar e jogar a versão de PC na Steam, mas tome nota que é melhor jogar esse jogo com um controle analógico.
E por falar tanto em Sonic, sabia que a Game Freak já tentou criar o seu próprio mascote descolado e veloz? Antes do Pikachu, Pulseman vestiu o manto de mascote da Game Freak em um dos melhores games do Mega Drive. Clique aqui para ler o artigo.
É isso pessoal, boas festas e boas entradas!
Fontes:
Sega Retro
Sonic Retro
Sempre gostei da inclusão dos nomes do Sonic, Knuckles, Tails (Miles) e Amy nos leanderboards das fases |
Após completar todas as voltas, você enfrenta um chefão. Cada fase tem seu chefão, e cada um funciona de forma única. Derrota-lo termina a fase e você recebe sua pontua final naquela fase.
Um gameplay tão simples, porem tão efetivo. Acho que isso já deve dar uma ideia de como é o jogo, agora vamos falar do que interessa: Christmas NiGHTS.
Lançado originalmente como uma demo promocional de NiGHTS into Dreams, Christmas NiGHTS nunca foi vendido em nenhuma loja. Cópias do disco foram distribuídas através de revistas de jogos ao longo dos anos de 96 e 97. De início, Christmas NiGHTS saiu primeiro na edição nº 14 da revista inglesa Sega Saturn Magazine, para depois sair como partes de bundles com o console por lá. No Japão, essa demo foi parte de um bundle apenas no Natal de 96, tanto que a capa japonesa estampava a mensagem "Only this winter" (Apenas nesse inverno). Nos EUA cerca de 100.000 cópias foram distribuídas em edições das revistas Ultra Game Players e Next Generation. Ainda nos EUA, Christmas NiGHTS foi depois distribuído em bundles com outros jogos de Saturn, como Daytona USA: Championship Edition, e como aluguel gratuito em algumas lojas Blockbuster de lá, mas com capas de papelão, para reduzir custos.
Christimas NiGHTS é bem mais do que uma simples demo de uma fase do jogo final com roupagem natalina. A Spring Valley está coberta de neve, NiGHTS está agora está vestindo roupa vermelha, bem como Elliot e Claris. Aqueles contêineres agora são árvores de Natal, blue chips são bolas de enfeites, os links (estrelas) são sininhos, os anéis são festões, e o dream gate é um bolo. É possível ver o Papai Noel passando ao fundo de vez em quando. O tema da Spring Valley foi substituído por um remix da famosa música Jingle Bells, e o tema de encerramento é uma versão acapela do tema principal do jogo final, Dream, Dreams.
Se você tiver menos de 20 chips ao acertar uma árvore, ela ficará enfeitada |
O gameplay é exatamente o mesmo, e level design da Spring Valley está intocado. Jogar com o Elliot faz a fase ficar espelhada. Ao iniciar existe uma historinha nova, que pelo visual e narração, se assemelha a um conto de um livro. Na versão HD, esses filminhos receberam uma nova narração.
O chefão é o mesmo, Gillwing, mas ele também está no espirito natalino, pois a arena dele está enfeitada com presentes, completa com uma árvore distorcida no centro.
O aspecto mais interessante dessa demo é o sistema de datas comemorativas. Utilizando o relógio interno do Sega Saturn/PS2/Windows, o jogo pode alterar alguns eventos que acontecem durante o gameplay. A maioria dessas mudanças é cosmética, mas é um toque legal. Em dezembro o modo Christmas NiGHTS é desbloqueado, com arte adequada na tela de título, dando roupas de papai noel para as crianças e uma cutscene extra ao derrotar o chefão no final. Outras datas especiais também alteram o jogo ao longo do ano, como o Ano Novo, Dia de São Valentine (Dia dos Namorados lá fora), e Primeiro de Abril (quando o jogo te permite jogar com Reala, ao invés de NiGHTS). Se quiser saber mais sobre como esse sistema de datas e horários funciona internamente, veja no Sega Retro.
Outros modos e extras podem ser desbloqueados quanto mais o você joga a demo. Após vencer Gillwing, o jogador precisa jogar uma partida de um jogo de memória. Tirar duas imagens iguais desbloqueia algo no menu Presents. Tirar uma carta coringa (Reala) encerra a partina na hora. Alguns extras são Link Attack (quanto mais pontos você faz em uma volta), Music Box, Karaoke, Videos (dois trailers da versão completa de NiGHTS into Dreams), Museum, Time Attack, NiGHTS Goods, e Nightopian Collection.
Sonic the Hedgehog into Dreams
Senhoras e senhores, o primeiro Sonic em 3D |
Talvez isso seja o que torna Christmas NiGHTS alvo de discussões até os dias de hoje. Um dos modos desbloqueáveis nessa demo é o Sonic into Dreams. Uhum, isso mesmo, você pode jogar com o Sonic no jogo do NiGHTS. Interessante que essa seria a primeira aparição do ouriço azul no universo tridimensional, 100% jogável em 3D, pois Sonic R e Sonic Jam só seriam lançados em 1997.
Você é totalmente limitado a se locomover a pé, já que Sonic não voa, então é como jogar com as crianças a fase inteira, exceto que o Sonic é mais rápido. O boss nesse modo é a Puffy com a skin do Dr. Eggman, e um remix do tema "She Had Long Ears" com o tema japonês do chefão final do Sonic CD. Um experimento legal da época. Curioso se considerarmos que NiGHTS é fruto da mente de Yuji Naka, que foi contra o uso da sua engine feita para este jogo no Sonic 3D que estava em produção para o Saturn. Essa confusão resultou aquele gameplay com a câmera olho-de-peixe do Sonic X-treme que eventualmente não levou a lugar nenhum e o projeto foi cancelado. Me faz pensar como teria sido um game do Sonic com essa engine do NiGHTS.
Eu sempre gostei de demos que tinham muitos segredos para descobrir e extras para desbloquear, isso foi algo até bem comum nas demos de jogos do Nintendo 3DS, especialmente as demos de Pokémon. NiGHTS into Dreams foi uma escolha ideal para esse tipo de demo, pois, além de mostrar o potencial gráfico do Saturn, a maravilhosa trilha sonora da Sega, e o potencial do controle 3D, NiGHTS praticamente já era um jogo que se encaixa com qualquer evento. Tudo se passa dentro de um sonho, e o que as crianças Elliot e Claris sonham, se torna realidade em Nightopia. Eu sempre achei que a fase Fronzen Bell do jogo completo já tinha estética e músicas natalinas o bastante, mesmo que essa não fosse a intensão.
Christmas NiGHTS tem conteúdo para te divertir por bastante tempo, mesmo sendo uma demo. E não é essa a função de um jogo arcade, jogar e rejogar várias vezes até atingir a pontuação máxima? Realmente uma ótima escolha para uma demo. NiGHTS foi usado como carro-chefe do Sega Saturn nos EUA para fazer frente aos demais jogos 3D da concorrência, especialmente o Super Mario 64 da Nintendo, que revolucionou a indústria e definiu os rumos de gameplay em três dimensões que são seguidas até hoje.
Hoje em dia NiGHTS é considerado um clássico cult do Saturn. O game foi portado com gráficos melhores para o PS2, mas lançado apenas no Japão. Essa versão já tinha o modo Christmas Nights embutido, mas Link Attack, Sonic into Dreams e outros extras foram removidos. Em 2012 uma versão remasterizada desse port foi lançada para PSN, Xbox Live e PC Steam. Atualmente ainda é possível comprar e jogar a versão de PC na Steam, mas tome nota que é melhor jogar esse jogo com um controle analógico.
E por falar tanto em Sonic, sabia que a Game Freak já tentou criar o seu próprio mascote descolado e veloz? Antes do Pikachu, Pulseman vestiu o manto de mascote da Game Freak em um dos melhores games do Mega Drive. Clique aqui para ler o artigo.
É isso pessoal, boas festas e boas entradas!
Fontes:
Sega Retro
Sonic Retro
Comentários
Postar um comentário