Vazaram novas betas do Pokémon Diamond e Pearl (NDS). Veja todas as novidades

Vamos explorar o conteúdo cortado encontrado nas novas betas dos jogos Pokémon Diamond e Pearl


No último dia 24 de julho um anônimo na board /v/ do 4chan vazou vários dados dos servidores da Nintendo e do iQue (branding que a Nintendo usa na China), revelando diversos protótipos e códigos fonte de muitos jogos da Nintendo e associadas, datando até a era do Nintendinho. No meio de todos esses arquivos foi encontrado um repositório particular de um programador da Game Freak que tinha códigos fonte de várias builds dos jogos Pokémon Diamond e Pokémon Pearl (NDS, 2007), em diferentes estágios de desenvolvimento. Através desse material fonte foi possível compilar as ROMs e rodar nos emuladores e flashcards e as descobertas foram incríveis! Muitos sprites beta e place holders foram encontrados na build de março de 2006, mostrando um pouco do processo de desenvolvimento dos jogos de Pokémon antes da era-3D (quando a Game Freak desenhava os sprites antes, para finalizar os designs depois). Aqui vão alguns dos sprites mais notáveis:

Através dos números em verde e vermelho podemos descobrir
quais são os Pokémon. Nº 487 é o Giratina.


Place holder, Arceus

Yanmega, design beta

Linha evolutiva do Gible. Faz mais jus ao tipo Terra

Place holder, Regigigas

Design beta, Torterra

Design beta do Snover

Sprite beta do Cranidos, não mudou muito

Abomasnow beta

Placce holder, Rotom

Design beta, Bronzong

Place holder, Probopass

Designs descartados para os líderes de Sinnoh, encontrada
nas ROMs de maio e junho

Place holder, Darkrai

Design beta, Shinx

Design beta do Togekiss. A aparência lembra um Pokémon
descartado durante o desenvolvimento de Gold & Silver


--Sobre as ROMs em si--


As ROMs precisam ser compiladas do código fonte vazado. Para compilar elas, é precisa ter o SDK do Nintendo DS instalado na sua máquina, e nem todo mundo sabe usar isso. Por essa razão, até então existem três ROMs betas de DP sendo distribuídas pela Internet, duas bem próximas da versão final datadas de 30 de maio e 30 de junho de 2006, mas foi delas que esses sprites betas foram encontrados. A mais antiga é datada de 17 de março de 2006 (screenshots abaixo), e é a ROM mais instável de todas. Essa build de março apenas alguns poucos Pokémon de Sinnoh estão programados, como Electivire, Lucario, Buneary e os iniciais. Um menu de debug pode ser aberto ao pressionar R+Start, que te dá acesso à muitas funções de testes, como pular para um mapa, testar animações, testar condições de climas e etc. Esse debug menu é similar ao menu encontrado na ROM na build de agosto de 2006 que vazou em 2019, mas com algumas opções faltando ou em lugares diferentes.



As ROMs vem no formato .SRL, para serem lidas por emuladores e flashcards, troque a extensão para .NDS no final. Todas as ROMs betas estão encriptadas, então para rodar nos emuladores você terá que usar as BIOS ARM7 e ARM9 do Nintendo DS, ou o jogo não dará boot. No hardware real as funcionam sem problemas, apesar de serem um pouco instáveis. Testei com sucesso no meu 3DS via R4, mas ainda não testei via TWiLight Menu++.

Eu comecei uma série explorando o mapa beta de Sinnoh na build de 17/03/06, e descobri muita coisa legal, desde mapas inacabados, cenários faltando, até eventos removidos da versão final. 

A Parte 1 foi uma live stream, onde eu explorei à pé o mapa de Sinnoh no modo "história", indo do início em Twinleaf até a Rota 205. Entrar no mapa da Eterna Forest trava o jogo.



A Parte 2 é bem menor, pois foi um vídeo gravado. Aqui eu exploro um pouco do menu de depuração da ROM, que te permite fazer muitas coisas. Ao lado você pode ver uma tradução dos menus para o inglês. A tradução dos menus foi possível graças à documentação do site The Cutting Room Floor, que já tinha traduzido o menu de depuração da build de agosto de 2006 que foi vazada no final do ano passado.



Novas ROMs foram compiladas a partir do código fonte, atualmente são ao todo 8 ROMs (16 se você contar ambas as versões). A build mais antiga agora é a ROM datada de 17 de fevereiro de 2006. Essa build está bem primitiva e é a menor de todas (apenas 44 MB), pois muitos elementos ainda não foram programas à essa altura do desenvolvimento do jogo. A história é bem diferente no início, com o jogador tendo um pai, morando na casa do Rival, e tendo que entregar uma Pokédex que o Professor Rowan esqueceu na sua casa. Após os eventos de Sandgem Town nada mais está programado, nem mesmo dialogo dos NPCs. Batalhas crasham o jogo instantaneamente. Veja o gameplay abaixo:


Entra lá no nosso Servidor do Discord para discutir mais sobre essas betas e outras coisas. Lá eu postei as ROMs pra baixar também! Para acessar o servidor do Discord, clique aqui.


--Curiosidades e descobertas--

Através do Menu de Depuração eu pude descobrir alguns detalhes curiosos sobre o desenvolvimento desses jogos:



Nessa build de março de 2006, todos os interiores tem uma perceptiva 3D. Esse efeito chegou a aparecer em material promocional em revistas durante o desenvolvimento do jogo, mas foi cortado na versão final para uma visão mais próxima dos jogos anteriores. Essa câmera 3D nos interiores das casas só serial adotada oficialmente a partir de Pokémon Black & White (2010).



Originalmente o Pokétch era entregue por esse NPC na saída oeste de Jubilife City, nada de ter que encontrar três palhaços e juntar três bilhetes. De início apena o relógio digital está disponível.



Nesse ponto do desenvolvimento, os líderes de ginásio ainda não estavam prontos. Roark é o único líder programado na ROM com batalha completa e equipe final, mas ele usa o sprite do Maxie (da Equipe Magma) como place holder. Todos os outros ginásios estão vazios. Nas builds de maio e junho os líderes já foram implementados, apesar de usarem designs beta.



As insígnias também são apenas figuras genéricas para guardar os espaços. O sistema de limpar as insígnias já funcionava aqui.



Muitas cidades usam esses modelos de casas e prédios sem textura. Muitos elementos animados do mapa, como os cataventos do Valley Windworks, são apenas caixas marrons usadas para marcar os lugares. Nem sempre o formato das casas beta espelha a construção usada na versão final, você pode perceber isso acima na loja de flores de Floaroma.


Esse aqui é um evento do Cyrus descartado, mas o script ainda pode ser encontrado na versão final com tradução em inglês. Cyrus conversaria com o jogador assim que ele chegasse em Floaroma pela primeira vez. Levando em conta que a cidade e a rota ao  lado são palco de uma missão contra a Equipe Galáctica faria sentido, e esse seria o primeiro encontro do jogador com o Cyrus, bem antes no Mt. Coronet. Estranhamente, conversar com ele irá desbloquear todos os apps do Pokétch de uma vez.



O menu de depuração pode ser acessado no overworld ao pressionar R+Start. Você pode ver como esse menu funciona no meu segundo vídeo sobre essa beta logo acima.



Internamente, o ginásio da cidade Pastoria é listado como o primeiro ginásio. Os puzzles funcionam, mas o lugar está vazio. Não creio que o ginásio do Crasher Wave seria o primeiro ginásio dentro do contexto da história do jogo, mas sim que esse foi o primeiro ginásio feito para esse jogo.



Falando de ginásios, o de Canalave City é listado como segundo ginásio. Ele está 100% funcional e populado com treinadores, mas a parte mais interessante é que sair dele te leva para a entrada da Turnback Cave!



Até onde sei não existe Turnback Cave nessa ROM, mas é bem estranho que essa entrada de caverna te leva para o ginásio do Byron. A entrada do ginásio de Canalave também te leva para dentro desse ginásio, só para um espaço fora do mapa do prédio.

























Esse é Sinnoh Undreground nessa beta. Procurar e minerar fósseis e gemas funciona, mas esse mapa é meio instável. Sair daqui irá crashar o jogo.



Esse app de Pokétch descartado funcionaria como um menu na tela de toque. Aqui nenhum botão faz nada, mas deveria funcionar como o menu da tela de baixo de HG/SS e jogos seguintes.



Menu de configurações e ajustes. Quadros diferentes pra caixa de dialogo não foram implementados nessa ROM ainda.


Encontrado na ROM de 17 de fevereiro de 2006 (a mais antiga até então). Ao tentar fugir de batalhas contra Pokémon selvagens, o jogo te pergunta se você quer mesmo escapar. Isso só é possível ver usando o comando R+X, pois tentar iniciar uma batalha qualquer irá travar o jogo.


Tileset beta para interior das cavernas encontrados na build de 17 de fevereiro de 2006. O tileset da água nessa build parece estar corrompido, e não há colisão programada nela.


A Mystery Zone (void) nessa build de fevereiro se chama Nameless Zone, e ela sempre carrega esse mesmo mapa desse lago sem colisão com essas placas. Todas as áreas onde deveriam ter um vazio escuro carregam esse mesmo mapa e o repetem. Algumas cidades e áreas do mapas que ainda não tem um "endereço", como a Fight Area e a Liga Pokémon, carregam a Nameless Zone. É possível ver esse mapa também nos limites de alguns mapas mais completos, como Oreburgh City e Rota 209.

Esse post será atualizado conforme eu descobrir mais coisas, parece que as pessoas não exploraram muito o mapa das betas e a página do tcrf ainda não atualizou. Fique de olho! Até lá, dá uma olhada no artigo sobre as ROMs beta de 1997 do Pokémon Gold & Silver do Game Boy.



Comentários