Como instalar e usar o MAME - emulador de Arcade para PC

Tutorial descomplicado para usar o emulador MAME


Eu nunca fui um garoto de fliperama. Parte por não ter dinheiro para comprar fichas, parte pela minha falta de interesse, já que eu não sabia operar as máquinas - geralmente games de luta -, mas cheguei sim a me aventurar um pouco em alguns títulos com amigos de escola e ports para consoles caseiros. Foi a série Sega 3D Archives da M2 (já analisei um título aqui no blog) que me introduziu de vez ao mundo dos games de fliperama. Eu queria jogar esses jogos no meu PC, com uma tela maior, e um controle melhor, então fui assistir tutoriais do MAME no YouTube e oh boy... Por que essa gente faz questão de complicar tanta as coisas? Enfim, com algumas semanas de uso, acho que já peguei a prática de como o emulador funciona, e por isso estou escrevendo esse tutorial para ser o mais simples possível.


--O que você irá precisar?--

  • Um PC com acesso à Internet (rodando Windows, ou Linux, ou Mac);
  • prestar a atenção.

"O que é o MAME?" você pergunta? MAME vem de Multi Arcade Machine Emulator, uma super framework de emulação que engloba décadas de sistemas e hardware de fliperamas operados por moeda. Hoje em dia o projeto incorpora o MESS (Multi Emulator Super System) e emula muito mais do que fliperamas, mas foi com eles que o MAME ganhou fama. O MAME está disponível para Windows, Mac, e Linux. Existe uma versão para Android chamada MAME4Droid, baseada na build 0.139u1), que funciona um pouco diferente, mas em essência é o mesmo emulador. Esse tutorial será focado nas versões de PC Windows. Se tiver dúvidas, pode assistir meu vídeo-tutorial abaixo:



--Baixando o MAME do lugar CERTO--

Primeiro, baixe o instalador do MAME. Vá no site oficial do desenvolvedor do MAME, clique na aba Downloads. Aqui, você pode escolher clicar em Latest Release pra baixar a build mais recente, ou clicar em Previous Releases pra baixar uma versão anterior. Eu utilizo atualmente a build 0.208, datada de 27 de março de 2019. Não é a versão mais atual, mas me funciona muito bem e será fácil encontrar Romsets para está build. Mais sobre isso depois. 



Baixe o arquivo binário do MAME, é o link que termina em exe. Baixe a versão 32 bit se o seu sistema é 32 bit, ou baixe a versão 64 bit se o seu sistema operacional for 64 bit.
Para saber se seu sistema é 32 ou 64 bit no Windows, abra Meu Computar/Computador, clique com o botão direito do mouse no fundo e clique em Propriedades. Olhe em Tipo de Sistema.



Duplo clique no arquivo exe para instalar o MAME no seu PC. Você terminará com uma pasta com todos os arquivos do emulador. Recomendo botar essas bastas num local organizado, como em Meu Documentos.


O programa mame64.exe/mame32.exe é o executável do emulador. Já temos o MAME, agora vamos arrumar alguns jogos para ele.

--Baixando Romsets compatíveis--

O MAME é um pouco diferente dos demais emuladores no que diz respeito aos jogos que ele pode rodar. Em resumo, cada versão do MAME tem sua própria lista de ROMs compatíveis. Uma ROM de MAME é chamado de Romset, pois dentro da pasta existem vários arquivos das ROMs. Exemplo: se eu uso o MAME 0.208, então os Romsets que eu devo baixar DEVEM ser a versão 0.208.
PS: Se você usa o MAME4Droid, então as Romsets que você deve procurar são para a versão 0.139.

Você pode encontrar Romsets de MAME no site Edgeemu.

*Algumas Romsets podem funcionar em versões diferentes do MAME, mas é recomendável que você busque Romsets compatíveis com sua versão do MAME.

Todas as Romsets precisam ser colocadas dentro da pasta /roms/ dentro da pasta do MAME. Depois disso pode iniciar o emulador.

"Meu jogo não abre. O emulador diz que falta arquivos."



Muitas vezes, um único jogo pode ter vários Romsets diferentes para uma mesma versão do MAME. Se um Romset não funcionar, teste outro.
Alguns jogos pode precisar de arquivos extras para abrir. Esses arquivos são os CHD (dados ripados direto do Disco Rígido do arcade original), Samples, BIOS, e outras ROMs.

Samples precisam ser baixados separadamente. Eles ficam dentro da pasta /samples/.
Se um jogo precisar de arquivos extras, o MAME irá te avisar. Alguns jogos podem pedir arquivos extras, mas ainda abrir e funcionar, mas com algum bug ou outro.

Se você quer saber como Completar um Romset de MAME, clique aqui para ler meu tutorial.

Alguns jogos rodavam em sistemas de arcade únicos, como os jogos do Neo Geo MVS. Para esses tipos de jogos, é necessário ter o arquivo BIOS correspondente dentro da pasta bios.

Romsets de MAME geralmente são separados em três categorias:

Bootleg: é um Romset de uma cópia pirata de um arcade. Nunca usei esse tipo de Romset, apenas use em última recurso. Virtualmente deve ser idêntico ao jogo original, mas algumas podem estar modificadas. Manja os Street Fighters de rodoviária, sabe?

Clone: como o nome diz, é uma cópia exata de uma outra Romset. As vezes um jogo pode conter dados encriptados que o MAME sozinho não consegue burlar para abrir o jogo, ou algum outro problema. Os clones existem como cópias que tentam mitigar esses problemas.


Merged: eu já expliquei que um mesmo jogo de arcade pode ter várias versões. Uma Romset merged ou combinada já contém todas as ROMs de todas as versões de um mesmo jogo dentro da mesma pasta. Em adição, alguns jogos precisam de BIOS e arquivos do sistema de arcade para iniciarem no MAME. Uma Romset combinada pode ter esses arquivos já dentro da pasta zipada.

Enfim, baixe a Romset do jogo que você quer jogar e bote o arquivo zip na pasta /roms/. Não precisa mudar o nome do arquivo zip.

Romsets de MAME vem sempre em formato .zip. Não precisa descompactar.

--Jogando no MAME e configuração inicial básica--

Inicie o emulador clicando no programa mame32.exe/mame64.exe. Na barra lateral, clique em Disponível para mostrar os jogos que você tem na pasta roms. Nomes em branco são de jogos que abre/iniciam, e jogos em cinza são jogos que não abrem. Tecle Enter para abrir o jogo selecionado.

A barra lateral esquerda mostra as categorias

Se o emulador iniciar em fullscreen, pressione Alt+Enter para alternar entre modo janelado e modo tela cheia.

Vou começar com o jogo Racing Hero (rachero.zip), um simples jogos de corrida de moto da Sega. Não precisa de nenhum arquivo extra para funcionar. Tecle Enter para abrir o jogo.



Nessa tela o MAME mostra as especificações do hardware da máquina que ele está emulando no momento. Aperte qualquer tecla para prosseguir.


Daqui pra frente o jogo já está funcional, é inserir as fichas e jogar.
Por algum motivo, o MAME vem com esse filtro que borra os gráficos ligado. Se você, assim como eu, não gosta desse filtro, então faça isso desativa-lo: aperte ESC para fechar o jogo - Esc também encerra o emulador, caso esteja no menu principal.

Clique em Opções de configuração no menu principal. Clique em Opções de vídeo.


Em Filtragem Bilinear, coloque em Desativado, para desligar aquele filtro que borra a imagem. Aproveite e ative a opção Aguardar Sincronização Vertical. Isso irá ligar o v-sync no MAME, que pode ajudar a reduzir o efeito de imagem quebrada em alguns jogos. Não há porque não deixar essa opção desligada, a menos que seu PC seja muito fraco.

Clique ou enter em Voltar ao Menu Anterior, e depois em Salvar configurações. O MAME irá reiniciar. Pode abrir o jogo para ver os resultados.


Bem melhor agora, né? O MAME vem pré-configurado para usar o seu teclado para jogar. Lembre-se que cada máquina de arcade tem controles diferentes. Recomendo fazer algumas pesquisas de como esses jogos funcionam antes de começar a baixar as Romsets e usar o MAME. Tecle TAB para abrir o menu da máquina.


Nesse menu temos algumas opções de configurações específicas da máquina emulada no momento. Vamos manter as coisas simples de entender, então você só precisa mexer nisso:
Entrada (geral): configura os controles do emulador e interface.
Entrada (esta máquina): configura os controles da máquina arcade que você está jogando no momento. Não se esqueça de configurar um botão/tecla para a opção Coin 1, para inserir moedas. O MAME é 100% compatível com controles USB, se quiser usar.
Chaves DIP (só disponível em jogos que tem suporte): simular os DIP switches do arcade original. Troque as configurações para alterar nível de dificuldade, tempo, número de vidas, e outros aspectos do jogo.
Opções de vídeo: altera algumas opções do vídeo output do jogo. Alguns jogos podem ter duas telas simultâneas, como Outrunners. Se quiser jogar com uma tela só, selecione a visão screen 0 para ver a Tela do Jogador 1 apenas.
Voltar à máquina: retorna ao jogo.

Lembrando que o jogo não pausa quando você abre o menu Tab. Jogos de arcade não tem pausa. Mas o MAME permite que você pause a emulação ao pressionar a tecla P.

Aviso: Não aperte a tecla/botão de inserir moedas (coins) várias vezes em um curto intervalo de tempo. Uma máquina de arcade só pode aceitar uma ficha por evz. Inserir tantos créditos de uma vez só poderá gerar um código de erro no jogo, código que o operador da máquina usaria para corrigir o problema.




O MAME é um projeto em constante aprimoramento. Nem todos os jogos e sistemas ainda são suportados. Jogos da era 3D (anos 90 pra cima) dos arcades podem não ter uma taxa de sucesso consistente, é tentativa e erro. Se você quer jogar games da Sega Model 2 no PC, como Daytona USA e Sega Rally, então veja o Tutorial Completo do Model 2 Emulator aqui no blog mesmo.

Caso o MAME esteja pedindo imagens de ROMs e arquivos CHD extras quando você vai iniciar um jogo, leia esse tutorial que eu fiz para resolver esse problema em alguns minutos.

Se sua praia são os clássicos jogos do Dreamcast, tem um tutorial completo do Emulador Redream para PC/Android aqui no blog também.

E é isso pessoal! Espero que esse tutorial tenha sido útil. Se tiver alguma dúvida, confira na documentação oficial do MAME, ou comenta aí embaixo. Abraços e até a próxima.

Se quiser ajudar a manter este blog, a Chave Pix é: pixzenny@gmail.com
Qualquer doação ajuda muito. Obrigado.

Comentários

  1. No MAME já emulei muitos jogos desde 2007, mas sempre tem alguns que não vão rodar 100% jogos em 2D rodam de boa agora os 3D sempre dão problema na execução, já até consegui rodar alguns de boa Street Fighter EX, EX2, Blooad Roar 2, Dead or Life ++, Rivals School e Fighting Layer , Soul Calibur rodou mais tem uns bugs no áudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a emulação de arcades dos anos 90 em diante ainda é bem questionável no MAME. Parece não ser uma prioridade da equipe do MAME no momento. EXistem alguns emuladores que tentam focar em um sistema desses ou outros, como o Model 2 Emulator para Sega Model 2, Supermodel para jogos de Sega Model 3, ouvi dizer que o DEmull roda jogos da Sega Naomi também. O melhor é ir no site emulation wiki e dar uma olhada no catálogo de emuladores dele.

      Excluir
  2. Estou com um situacao que pode ser muito simples porem nao estou conseguindo resolver: construi um fliperama porem nao consegui configurar um botao na maquina para selecionar os jogos coisa que so consigo fazer com um teclado de pc quem souber fazer por favor me explique como?

    ResponderExcluir

Postar um comentário