Tutorial: Como rodar jogos de MAME que pedem CHDs e imagens de ROMs extras

O MAME diz que o seu jogo está com arquivos faltando, siga esse guia para aprender a corrigir esse problema


Quando eu escrevi o meu tutorial do MAME para iniciantes, eu apenas pincelei o assunto dos Romsets "Merged". Alguns seguidores vieram no meu canal de Youtube me pedindo ajuda para jogos que não abrem no MAME porque o emulador diz que faltam arquivos. Esse rápido tutorial irá te ensinar resolver esse erro em alguns minutos, vamos nessa!



"Por que o MAME está dizendo que faltam arquivos de sistema ou CHD?"

Como expliquei no tutorial original, uma Romset é uma pasta zipada que carrega todos as ROMs eeprom ripadas da placa de arcade original. Diferente de um cartucho de console caseiro, que só tem uma única ROM na grande maioria dos casos, uma placa ou cartucho de fliperama carrega muitos chips ROMs, todos eles contém dados que compõem o jogo da máquina. Quando o MAME diz que faltam arquivos, significa que dentro da pasta zip do seu jogo o emulador não encontrou ROMs necessárias para o jogo dar boot. É como se o jogo estivesse faltando uma parte, cortado pela metade.

Se você ainda tiver alguma dúvida em como fazer, então assistia ao meu vídeo-tutorial de Como completar um Romset de MAME, um tutorial simples e direto de 5 minutos e os mesmos dois exemplos que eu usei nesse texto:


Na maioria dos casos esses arquivos extras são arquivos de sistema, extraídos direto do sistema de arcade na qual o jogo rodava originalmente. Pense nesses arquivos como BIOS e Firmwares. Eu irei usar como exemplo o jogo Virtua Racing, um jogo de corrida 3D desenvolvido pela Sega para o sistema Sega Model 1. Esse jogo não irá iniciar caso os arquivos de sistema da Model 1 não estejam presentes na pasta do Romset do jogo. Esse é um exemplo muito simples, será fácil de entender como funciona o processo.

Exemplo 1) Virtua Racing


OK, você baixou o jogo (ex: Romset vr.zip), botou na pasta roms, mas quando tenta abrir o MAME mostra uma tela vermelha e diz que faltam imagens ROMs ou CHDs. Essa tela é importante pois o emulador mostra exatamente quais arquivos estão faltando. Do lado esquerdo mostra o nome das ROMs faltantes, e do lado direito em "NOT FOUND" (NÃO ENCONTRADO) mostra o nome das Romsets em que você encontrará essas ROMs que faltam.

Daí é só questão de você botar o nome dessas Romsets no Google e caçar elas. No caso do Virtua Racing, estão faltando as ROMs epr-14869.25, epr-14869b.25, epr-14869c.25 do Romset model1io.zip; e a ROM epr-15112.17 do Romset m1comm.zip.


Depois de encontrar e baixar os Romsets model1io e m1comm, abra as pasta zip e certifique-se de que os arquivos dentro deles batem com as ROMs que o MAME está pedindo.

Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Extract to model1io/ e Extract to m1comm/. Isso irá extrair o conteúdo das pastas zip para duas pastas normais com os nomes das Romsets. É necessário que essas pastas normais tenham o nome das Romsets que o MAME te pede! Abra as pastas e veja as respectivas ROMs estão dentro das pastas corretas.


Abra o Romset do seu jogo problemático. Clique, segure, e arraste as pastas m1comm e model1io para dentro do Romset do jogo. Quando aparecer uma caixa de dialogo para adicionar ao arquivo comprimido, selecione apenas Ok.


Pronto, agora sua Romset está completa. No caso do Virtua Racing, o Romset deverá estar assim:


Agora tente abrir o seu jogo novamente no MAME. Agora o jogo deverá iniciar sem mais problemas.




Exemplo 2) The King of Fighters 2002


Vou adicionar um segundo exemplo, este sendo um pouco mais complicado. O famoso jogo de luta The King of Fighters 2002 apresenta essa tela vermelha no MAME 0.219. Essa tela me diz que faltam todos esses arquivos ROMs dentro do Romset desse jogo (kof2002.zip). Preste a atenção: na coluna azul o MAME diz quais são os arquivos específicos que faltam dentro do Romset do jogo, e entre parenteses a relação de tamanho do arquivo. Já do lado direito na coluna verde, em "NOT FOUND" diz o nome do Romset onde você encontrará esse arquivo que está faltando.

Na lista diz que estão faltando todos esses arquivos, mas olhando na coluna azul dá pra ver que todos eles pertencem ao Romset "neogeo.zip". Então, é só procurar e baixar esse Romset atualizado para a versão do seu MAME. Nesse segundo caso, eu teria que procurar o Romset neogeo.zip para o MAME 0.219.

Baixe o neogeo.zip, extraia o conteúdo para uma pasta neogeo, e adicione essa pasta ao Romset do kof2002.zip.


Após essa atualização, inicie o MAME novamente e abra o The King of Fighters 2002. Essa tela irá aparecer:


Nessa tela o MAME vai te perguntar qual versão da BIOS você quer usar. Como o TKoF2002 é um jogo de arcade Neo Geo, então eu escolho uma opção com "MVS" no nome (MVS é nome da versão arcade do Neo Geo, AES é a versão console caseiro). Eu gosto de usar a opção US MVS (Ver. 2?), para iniciar a versão americana (em inglês) do jogo, e ter menos slowdowns. A tela vai piscar verde algumas vezes as o jogo logo deverá iniciar.


Daqui é só dar o comando Coin 1 e começar a jogar.

Se esse tutorial te ajudou, deixe um comentário agradecendo, e siga esse blog. Um abraço e até a próxima!

Se quiser ajudar a manter este blog, a Chave Pix é: pixzenny@gmail.com
Qualquer doação ajuda muito. Obrigado.

Comentários

  1. Vc pode me ajudar com um problema aqui ? No meu emulador sempre que abro jogos de neogeo em modo janela aparece essa mensagem : "Lightgun not supported in windowed mode".......a mensagem fica o tempo todo na tela e não some....existe alguma forma de tirar? eu uso o mame 32 br 0.100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso é algum jogo de arminha de luz (tipo Duck Hunt)? Essa mensagem diz "Arma de luz não suportada no modo janela". Já tentou jogar no modo fullscreen? Aperte o Menu Tab e vá em Entrada (esta máquina), veja para qual botão o gatilho da arma de luz está selecionada. Geralmente os emuladores colocar uma mira na tela e simulam a arma de luz com o mouse. Ah, e essa sua versão do MAME já está muito desatualizada. A versão mais atual agora é a 0.215.

      Excluir
  2. O meu Mame atual 0.215 não abre mais certos jogos que abriam nas versões anteriores como o Killer Instinct e Final Fighter 2.Estranho isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal. Pra revisar: Cada versão de MAME trabalha com versões de Romsets (jogos) diferentes. Isso acontece pois os desenvolvedores descobrem novos aspectos dos sistemas que eles estão emulando, ou removem hacks do código do emulador para deixar a emulação mais precisa. Isso pede novas dumps (dados extraídos dos chips) dos jogos pro MAME. Você preciusar usar Romsets de Killer Instinct e Final Fight 2 pro MAME 0.215.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não tem gambiarra nenhuma, você deve ter clicado no link errado. Esse tutorial aqui é para o MAME original para PC Windows/Linux/Mac. As Romsets abordadas nesse tutorial são para o MAME original 0.208 e 0.219. Em nenhum momento nesse texto eu mencionei esse tal de ClrMAMEPro.

      Excluir
  4. Amigo boa noite,
    Seguir suas instruções e quero parabenizar o blog, conseguir rodas alguns jogos com suas dicas.
    Apenas os jogo de neogeo que ficam lentos, sabe me dizer como corrigir?
    Ex: The king of fighters 2002 o jogo está muito lento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho que já te respondi no Youtube, mas vou deixar uma resposta aqui também: essa lentidão em alguns jogos é um bug do MAME e eu realmente não sei porque isso acontece. Já perguntei no Reddit em r/MAME e r/MAMEdev e ninguém sabe ao certo. Isso também acontece comigo e para "corrigir" eu tenho que reiniciar o jogo voltando pro menu do MAME ou fechar e abrir o emulador até o jogo rodar normalmente. E sim, o ToF2002 também fica lento no meu PC as vezes. Tentei atualizar o meu MAME do 0.208 pro 0.219 e o bug continua.

      Excluir
  5. Amigo primeiramente quero agradecer o blog, conteúdo excelente para ajuda nas versões do mame.
    Estou com dificuldades nos jogos do neogeo, já baixei as bios e os jogos estão rodando muito lento, sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Vc pode me ajudar com um problema aqui ? No meu emulador sempre que abro o Road Riot 4WD e acusa que arquivos estão faltando. existe alguma forma de tirar? eu uso o mame 32 br 0.105

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, os arquivos e romsers que você deve buscar são para o MAME versão 0.105.

      Excluir

Postar um comentário