Supermodel, emulador de Sega Model 3 para PC - Tutorial Completo (+ Model 3 UI 2019)

Supermodel é um emulador de Sega Model 3 que te permite jogar Daytona USA 2, Scud Race, e outros clássicos dos arcades no seu PC!



Seguindo o grande sucesso da placa Model 2, a Sega se une em parceria com a Real3D (na época, ainda da Lockheed Martin) para desenvolver um novo sistema de arcade. Batizada de Model 3, essa placa foi lançada em 1996 com os jogos Virtua Fighter 3 e Scud Race, para grandes elogios do público. Tendo suas raízes em simuladores de voo de alta tecnologia, a Model 3 carregou o título de sistema de arcade mais poderoso do mundo por 2 anos, capaz de visuais e efeitos gráficos que os computadores e consoles domésticos da época nem podiam sonhar! No centro desse poder todo estavam uma CPU IBM-Motorola PowerPC 603e (que podia rodar em 66, 100, ou 166 MHz, dependendo do jogo), 33 MB de memória RAM, e duas GPUs Lockheed Martin Real3D/Pro-1000. Esse arsenal dava à Model 3 gráficos que podiam rivalizar até os primeiros jogos do Playstation 2! A Model 3 foi substituída em 1998 pela placa NAOMI - que era bem parecida com o hardware do Dreamcast - e foi efetivamente descontinuada no ano seguinte.



Embora não tenha sido tão popular no Brasil quanto a Model 2, o legado que a Model 3 deixou não pode ser ignorado. Berço de alguns dos melhores jogos de fliperama 3D, muitos de seus jogos nunca receberam ports de qualidade para outras plataformas, como é o caso de Sega Rally 2, e outros simplesmente nunca foram portados, como Daytona USA 2 Battle on the Edge/Power Edition e Scud Race. Felizmente temos muito a comemorar, pois o projeto do emulador Supermodel continua recebendo suporte até os dias de hoje. Esse Tutorial irá te ensinar a baixar, instalar, e configurar o emulador, e adicionar uma interface gráfica atualizada. Gentlemen, Start your Engine!



Caso você ainda tenha alguma dúvida com esse tutorial, assista ao meu vídeo sobre como instalar e usar o emulador Supermodel:


--Sobre o Supermodel--

Supermodel é um emulador de Sega Model 3 para PC Windows, Mac OS e Linux, com desenvolvimento iniciado em 2011 por Bart Trzynadlowski e Nik Henson. O emulador está disponível em versões 32 bit (x86) e 64 bit. Agora, enquanto eu normalmente encorajo o download de builds oficiais dos sites oficias dos desenvolvedores para todos os emuladores, com o Supermodel as coisas se tornam complicadas.

A última build oficial foi a v0.2a, lançada em 2013. Enquanto funcional, ainda está em estágio muito primitivo, e o projeto foi deixado de lado. Você ainda pode ir no site oficial do Supermodel e baixar essa build de lá e rodar no seu PC clicando aqui, mas eu não recomendo usar essa versão, pois ela está muito desatualizada. Ao invés disso, nós vamos usar uma build SVN.


--Baixando o Supermodel SVN--

As builds SVN são mantidas pela comunidade de fãs e desenvolvedores de fora, feitas em cima do código fonte do Supermodel, que foi liberado pelos criadores originais. Nós vamos baixar a versão mais recente, então clique aqui para acessar o Supermodel Forum.


Clique para ampliar as imagens

Você precisa ser membro para acessar qualquer parte do fórum.
Registre-se no fórum para logar e entrar na board The Catwalk e click na thread em destaque "Supermodel Latest Builds for Download (currently SVN r[nº da versão atual)". Clique no Link de "SVN [nº da versão atual] Release" para baixar.



Se você não conseguir entrar no fórum por qualquer motivo, então use essa mirror que eu coloquei no meu Gdrive da SVN r787 para você baixar: https://drive.google.com/file/d/1Exj6gTzwzSP28kaSLzVUW5lkJ8s7VvD8/view?usp=sharing

*Eu vou tentar manter esse link alternativo atualizado com as builds mais recentes, mas a build r787 é a que eu uso no meu PC.

Você pode baixar builds SVN antigas clicando aqui.



Agora que você já baixou a versão mais atual do emulador, vamos para o próximo passo: a interface de usuário.


--Baixando o Sega Model 3 UI--

O Supermodel não tem uma interface gráfica, ele é operado via linha de comando pelo Prompt de Comando. Vamos tornar a experiência mais amigável, vamos adicionar uma interface ao emulador.



No mesmo fórum, ainda em The Catwalk, desça e clique na thread  "Sega Model 3 UI". O Sega Model 3 UI é uma interface gráfica criada por Nuexzz para funcionar com as versões mais recentes do Supermodel SVN. Desça na thread e click no link do Uploaded para baixar a versão mais atual da UI.



Novamente, se você não conseguir baixar do link oficial, então use a minha mirror no Gdrive: https://drive.google.com/file/d/1kzihIfVWOcf1eUJjViAXFTYL7VwoW0fU/view?usp=sharing

Após baixar o Supermodel SVN e o Sega Model 3 UI, crie uma pasta para os arquivos do emulador. Você vai precisar de um programa como o WinRar ou 7zip para descompactar os arquivos.


--Descompactando e organizando os arquivos do emualdor--



Abra a pasta zipada do Supermodel r[nº da versão SVN]. Dentro você encontrará duas pastas, uma com o final x86 e ou x64. Caso o seu sistema operacional seja 32 bit, então você irá descompactar os arquivos e pastas da pasta Supermodel x86. Mas caso seu sistema operacional seja 64 bit, é recomendável que você use a versão x64 para ter melhor desempenho.

Abra a pasta correspondente ao seu tipo de sistema operacional, selecione e extraia todos os arquivos e pastas lá dentro, conforme mostra a imagem acima.

Ainda não terminamos, ainda precisamos colocar os arquivos da UI. Abra a pasta zipada Sega Model 3 WIP [data da versão].



Selecione e arraste todas as pastas e arquivos para dentro da pasta para onde você extraiu os arquivos do emulador Supermodel. Caso o programa pergunte se você quer sobrescrever pastas iguais, faça isso. Sua pasta completa ficará assim:


Pasta completa do Supermodel SVN
Vamos colocar alguns jogos aqui dentro.


--Adicionando Romsets ao Supermodel--

O Supermodel trabalha com Romsets iguais aos de MAME. Eu já expliquei aqui no blog nos tutoriais do MAME e do Nebula Model 2 que Romsets de arcade sempre vem no formato ZIP, não podem ser extraídas, e não podem ter seus nomes alterados.

Você pode encontrar os jogos da Model 3 em compilados de Romsets de MAME ou mesmo se pesquisar Romset full de Sega Model 3 no Archive.org.



Baixe e coloque as Romsets de Model 3 dentro da pasta ROMS.

Se você quiser saber quais arquivos o Supermodel procura dentro de cada Romset para iniciar os jogos, então abra o documento Games.xml no Bloco de Notas, que está dentro da pasta Config. Nesse documento tem listado informações de todas as Romsets individuais de cada jogo da placa Model 3. Você pode conferir o inventário das ROMs que cada jogo deve ter para dar boot.


Não edite nenhuma informação nesse documento, a menos que você
realmente saiba o que está fazendo
A Lista de Compatibilidade completa do Supermodel SVN está disponível aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sgQGWL2HR-bfEkGu3BGEj-ujRBahmEWRxF_h_rE2W4Q/edit?usp=sharing

--Iniciando o Supermodel com a UI--

Duplo clique no programa Sega Model 3 UI para iniciar o emulador com a interface gráfica. Essa UI do Nuexzz é a interface de usuário mais atualizada disponível, tendo sua atualizada em 2019. O objetivo desse programa é tornar a utilização do Supermodel mais simples, amigável para novos usuários, e principalmente menos poluído. Sempre que você quiser jogar o emulador, você tem que abrir o Sega Model 3 UI. 



Do lado esquerdo você tem a lista de jogos da Model 3 e seus respectivos Romsets, que nem no Nebula Model 2 Emulator. Basta dar dois cliques sobre o nome do jogo para iniciar a emulação. Mas primeiro eu irei explicar como configurar o Supermodel por essa UI:

Primeiro, clique no botão Folder em Roms Directory para indicar para o emulador onde as suas Romsets de Model 3 estão guardadas. Sem isso o emulador não vai conseguir abrir nenhum jogo da lista.

HideCMD: ao iniciar um jogo no Supermodel, uma janela do prompt de comando aparece junto com informações do emulador. Se você quer uma experiência mais limpa, marque essa opção, para a UI "esconder" essa janela do prompt de comando toda vez que você iniciar um jogo.
*Apenas marque isso se você souber se a sua Romset funciona, pois o CMD mostra status do emulador. Você pode chegar os mesmos logs do Supermodel para o último jogo executado nele através do documento error.log (abra com o Bloco de Notas), que está na raiz da pasta do emulador.

--Ajustes de Vídeo--

Clique na Aba Video da UI. Aqui estão presentes as opções de configuração mais importantes do emulador.

New3DEngine: por padrão vem marcado, e eu recomendo que deixe assim. Refere-se à nova engine gráfica escrita para o Supermodel nos últimos anos. Se você tem um computador moderno minimamente mediano, use essa opção.

Legacy: refere-se à engine gráfica antiga do Supermodel. Pode gerar anomalias nos gráficos em alguns jogos, mas pode ser indicado para PC muito antigos e muito fracos. Mas tente o New3DEngine antes.

Ao lado você tem uma caixa para selecionar uma resolução interna. Maiores valores garantem melhor qualidade nos gráficos 3D, sob maior utilização da sua GPU. 496x384 é o padrão dos jogos de Model 3, mas deixar em 800x600 já é o suficiente para deixar os gráficos mais bonitos. Os dois pontinhos lado lado abrem uma janela para você digitar uma resolução interna customizada para o emulador. Clique em Save para salvar as alterações.

V-Sync: marque essa caixa para ativar ou desativar a sincronização vertical. Pode ajudar a fazer o jogo rodar mais suave quando atingir 60 FPS, mas usa mais recursos do seu PC.

QuadRendering: renderiza os jogos utilizando quadriláteros, ao invés dos tradicionais triângulos que as GPUs de PC usam. A Model 3 renderizava em quadriláteros, o que permitia modelos mais bem definidos usando menos polígonos. Porém, esse método de renderização não se traduz bem para as GPUs modernas de hoje em dia. Marcar essa caixa pode tornar a renderização dos gráficos mais fiel ao hardware original, mas irá exigir bem mais do seu PC. Pode deixar desmarcado se quiser, os jogos funcionam normalmente sem isso.


Da esquerda para a direita: Model 3 (textura correta); Supermodel (renderização normal em triângulos invertidos);
Supermodel (renderização normal em triângulos)


Supermodel (Quad Rendering ligado)

GPUMultiThreaded: separa o processamento dos gráficos em diferentes threads paralelas, o que ajuda na performance do emulador. Pode deixar marcado.

MultiThreaded: emulação de áudio e drive são feitas em threads separadas da CPU. Com os processadores com múltiplos núcleos e threads de hoje em dia, não há porque não marcar essa caixa. Aumento de performance.

MultiTexture: por padrão ele vem desmarcado na UI. Não encontrei nenhuma referência para o que essa opção faz, então pode deixar desmarcado. Pelo nome, eu acredito que seja algo para melhorar a emulação das texturas dos jogos e deixar mais fiel ao arcade original. Nada muito perceptível.

Fullscreen: marque isso para rodar os jogos no modo tela cheia. Você pode apertar a tecla Esc para fechar o emulador.

Widescreen: marque isso para forçar o jogo a renderizar no aspecto de quadro 16:9. O jogo renderiza o resto do quadro, afim de preencher o resto da sua tela, mas elementos 2D permanecem na mesma posição.

Stretch: outra opção que não achei referências. Por padrão vem desmarcado. Pelo nome e posição na Aba Video, marcar essa opção deve esticar a imagem 4:3 do jogo para preencher seu monitor 16:9. Não é widescreen de verdade, a imagem apenas foi esticada. Elementos 2D também serão esticados.

ShowFrameRate: adiciona um contador de FPS à barra de título da janela do Supermodel. Não se espante caso o seu jogo fique entre 57/59 FPS, embora os jogos da Model 3 rodem em 60 FPS, a frequência que os monitores CRT operavam na época era de cerca de 59,9999..... Hz.

Throttle: marque isso para limitar os jogos a rodar em até 60 FPS. Demarcar isso pode fazer seu jogo rodar rápido demais, dependendo do seu sistema. Em alguns casos, desmarcar essa caixa não fará efeito nenhum no emulador, pois o seu driver de GPU automaticamente pode o Supermodel em 60 FPS.

PowerPCFrequency: esta é a parte mais importante do emulador para se configurar. Este slider regula a frequência da CPU virtual da Model 3. A placa Model 3 recebeu diversas revisões ao longo de sua vida útil, revisões chamadas de "Steppings". Essas revisões melhoram as especificações da máquina, e alguns jogos tirara proveito disso. O padrão do emulador é 49 Mhz, e maioria dos jogos irá funcionar sem problemas com esse número no slider. Na verdade alguns jogos irão funcionar com o mínimo de 25 Mhz.

Alguns jogos mais pesados poderão exibir lentidão e bugs nos gráficos se você rodar no padrão 49 Mhz, como Sega Rally 2 e Fighting Vipers 2. Para corrigir isso, aumente o PowerPCFrequency para 100. Lembre-se que quanto maior for a frequência da CPU emulada, mais trabalho a sua CPU física terá que realizar para rodar o Supermodel.


--Ajustes de Áudio--

Clique na Aba Audio da UI para ter acesso às opções de Som do Supermodel.



EmulateSound: liga e desliga a emulação da placa de som da Model 3. Se essa caixa for desmarcada, os jogos rodaram sem efeitos sonoros. Pode aumentar a performance em PCs muito antigos e fracos.

FlipStereo: inverte os canais de som direito e esquerdo.

EmulateDSB: marque essa caixa para emular a Digital Sound Board (música MPEG), recomendo deixar marcado. Caso desmarcado, alguns jogos podem ter problemas no som, mas a performance pode melhorar em PCs muito antigos e fracos.

Abaixo você tem esses três sliders para controler os volumes individuais do Som, Balanço e Música. Eu acho os níveis padrão bons o suficiente.

--Ajustes de Controles--


Clique na Aba Controls para fazer ajustes nos controles. Em Input System você pode selecionar o dispositivo de entrada usado pelo emulador.

Raw Input: escolha isso para usar seu teclado.

Xinput: escolha isso para usar controles de Xbox 360. Usuários de Mac OS podem usar o driver de controle de Xbox 360 do Colin Munro.

Dinput: escolha essa opção para usar controles de PC genéricos.

O Supermodel já vem com controles pré-configurados para cada jogo individual da Model 3. Você pode conferir e editar os botões/teclas para cada tipo de jogo no documento Supermodel.ini.



Ativar Force Feedback (vibração do controle):

A função Force Feedback está disponível para os jogos Sega Rally 2, Daytona USA 2 (as duas versões), Scud Race, e Scud Race Plus, mas apenas no Windows. Para ativar a função vibração no controle desses jogos, tenha os arquivos ROM da drive board dentro dos respectivos Romsets e marque a caixa Force Feedback na UI. Confira abaixo a lista e informações das ROMs necessárias para cada jogo:




--Função Netplay--

Vamos falar da função Netplay do Supermodel.



Netplay permite ao usuário jogar partidas de dois jogadores para jogos suportados, seja entre dois Supermodels rodando no mesmo PC, ou entre dois computadores. Essa função ainda é experimental e não funciona em todos os jogos. Para usar o Netplay nessa build SVN, faça o seguinte:

Marque a caixa EmulateNet na UI, e copie esses números:

port_in = 1970
port_out = 1970
addr_out = 127.0.0.1

E não se esqueça de desmarcar as caixas MultiThreaded e GPUMultiThreaded na Aba Video, ou o emulador irá crashar ao iniciar no Modo Netplay. Por essa razão, espere performance inferior do emulador quando jogar no Modo Netplay. Você pode conferir um gameplay de exemplo do Modo Netplay numa versão antiga do Supermodel SVN no vídeo abaixo:


--Jogando no Supermodel--

Duplo clique no nome do jogo que você quer jogar na lista. Certifique-se que você tem a respectiva Romset do jogo na pasta de ROMs que você selecionou no inicio do tutorial.

As duas versões de Daytona USA 2 funcionam


Virtua Fighter 3 roda lisinho. Você precisa de dois controles
para poder jogar de 2 jogadores VS


Sim, Sega Rally 2 funciona perfeitamente. Para rodar sem bugs nos gráficos,
ajuste o PowerPCFrequency para 100 antes de iniciar o jogo

--Perguntas e Respostas--



"Estou usando a versão mais recente do Supermodel e, quando eu marco a caixa HideCMD na UI, as janelas do emulador não aparecem. Como consertar isto?"

R: A Supermodel teve algumas novas atualizações desde o lançamento deste tutorial. Desde r790, a função HideCMD da interface do Sega Model 3 da Nuezxx está com erros. Se você marcar esta caixa, as janelas do emulador não serão renderizadas.

Solução 1: tente desmarcar esta caixa e iniciar o jogo novamente. E verifique se o Romset que você está usando não está incompleto, danificado ou é incompatível com o emulador. Alguns jogos Emergency Call Ambulancy (eca) haviam falhado no meu Supermodel com esse mesmo comportamento, mas esse Romset/jogo era incompatível.

Solução 2: reverta para uma versão antiga do Supermodel, anterior à r790. De acordo com os changelogs no Supermodel forum, das compilações r788 à r791 não mudam nada de importante em relação à compatibilidade de emulação e jogos. Você ainda pode usar o r787 para seus jogos que ainda é totalmente compatível o Sega Model 3 UI.

"Existe alguma atualização ou melhor interface gráfica para o Supermodel? Posso usar o emulador sem este programa?"

R: A última atualização oficial da UI do Nuexzz foi em abril de 2019. Há uma versão de 2020 feita por Joaquin Gonzalves no Supermodel forum, mas são apenas algumas mudanças estéticas, nada de novo. Você pode usar o emulador sem qualquer GUI, mas precisará usar linhas de comando no CMD. Se você estiver jogando sem nenhuma GUI, melhor usar a versão mais recente do Supermodel mesmo.

"O meu Supermodel fica com a tela preta quando eu tento abrir o jogo [X]. Como resolver?"
R: Nem todos os jogos funcionam ainda, o emulador ainda é bem experimental. Olhe no documento README.txt para ver a Lista de Compatibilidade completa do emulador.

"Quando eu tenho abrir o jogo [X] o Sega Model 3 UI diz que faltam arquivos ROM no Romset."



R: O Supermodel trabaçha com Romsets de MAME, então é possível que a Romset que você tem está incompleta, faltando ROMs necessárias para que a matriz da sua versão do Supermodel inicie o jogo. Cace as ROMs restamtes na Internet e adicione elas ao Romset. Eu escrevi um Tutorial de como completar Romsets de MAME, você pode ler clicando aqui.

"O Supermodel está muito lento no meu PC!"
R: Embora o Supermodel tenha sido feito para rodar até nos computadores mais simples, ele não é perfeito. Sua maior falha é a de emular a CPU da Model 3 no Interpreter, e não no Dynamic Recompiler. A adição de um Dynarec no futuro pode melhorar muito a performance, mas está tudo nas mãos dos desenvolvedores. Na aba video, troque Legacy Engine por New Engine. A New Engine é menos fiel que a Legacy Engine, só que ela tem uma performance melhor.

"Existe outro emulador de Sega Model 3?"
R: Funcional, por hora apenas o Supermodel. MAME tem feito avanços nas últimas versões, para Model 3 e Model 2. Os desenvolvedores do Supermodel SVN compartilham informação com o MAME Team, então no futuro o MAME pode se tornar uma opção viável para esses jogos.

"Como eu passo da tela de Network Board not Present do Daytona USA 2 BotE/PE?"
R: Quando essa tela aparecer, pressione o Botão de Teste (mapeado pra Tecla 6, por padrão).



Use o Botão de Serviço (Tecla 5, por padrão) para navegar o cursor até "Game Assignments". Selecione com Teste (6).


Era assim

Em "Game Assignments", mude Link ID de "Master" para "Single" com Teste (6).


É pra ficar assim
Desça até Exit e saia do Test Menu. Esse procedimento só precisa ser realizado uma única vez, pois o emulador grava as informações da EEPROM do jogo na pasta NVRAM.

"Sega Rally 2 está com os gráficos muito bugados! Como resolver?"
R: Sega Rally 2 precisa do Power PC Frequency em 100 Mhz para funcionar. E coloque esse arquivo de save na sua pasta NVRAM para corrigir outros bugs e desbloquear o modo Free Play: https://drive.google.com/file/d/1PAlySKIkZsDmCAhT4sqJkHzNbqpnzQoO/view?usp=sharing

"Fighter Vipers 2 roda muito lento, parece que está em câmera lenta!"
R: Coloque o Power PC Frequency em 100 Mhz na UI antes de iniciar esse jogo.

"Os controles de L.A Machineguns não funcionam."
R: Você precisa entrar no Menu de Testes antes e calibrar os controles.
----
É isso, pessoal. Espero que esse Tutorial tenha ajudado. Dúvida, comente aí embaixo. Não se esqueça de seguir esse blog, avaliar e compartilhar esse post. Até a próxima.

Se quiser ajudar a manter este blog, a Chave Pix é: pixzenny@gmail.com
Qualquer doação ajuda muito. Obrigado.

Comentários