Arquivos vazados incluem código fontes de jogos antigos de Pokémon
Nos últimos dias as redes sociais e a fandom de Pokémon viraram de ponta cabeça com o vazamento de uma enorme quantidade de dados confidenciais diretamente dos servidores da Game Freak, o estúdio que produz os jogos da franquia Pokémon, e uma das três entidades donas da marca.
Ao que tudo indica, o vazamento se deu quando um funcionário da Game Freak foi alvo de um golpe de pishing, permitindo que hackers acessassem remotamente os servidores do estúdio japonês e copiassem terabytes de dados sigilosos. Dada à quantidade enorme de dados coletados nessa invasão, o apelido "teraleak" foi cunhado pela comunidade, fazendo referencia ao gigaleak de 2020 - que, na época nos deu várias ROMs beta de Pokémon Diamond & Pearl.
Há muita coisa para se comentar sobre esse vazamento novo, e nem tudo nos cabe aqui no blog. Dentre conversas arquivadas sobre o planejamento da série animada e a aposentadoria do Ash e Pikachu, até designs descartados para Pokémon da 3ª geração, o que mais me chamou a atenção foi o vazamento de código fonte de vários jogos antigos da Game Freak, incluindo diferentes revisões dos jogos de Pokémon da 4ª até a 7ª geração.
Através disso, alguns membros muito talentosos da comunidade de ROM hacking e desenvolvimento conseguiram recriar as ROMs de diferentes iterações dos jogos Pokémon HeartGold & SoulSilver, Black & White, Black 2 & White 2, X & Y, OmegaRuby & AlphaSapphire, Sun & Moon, e UltraSun & UltraMoon. Isso relevou uma imensidão de coisas que até então não sabíamos sobre o desenvolvimento desses jogos.
Eu não tenho como contar todos os detalhes aqui, é muita coisa. Mas recomendo você à ler os artigos atualizados no site do The Cutting Room Floor, e ficar de olho no meu canal, porque eu irei publicar lá vídeos de gameplay e exploração dessas betas, assim como eu fiz com as betas de Pokémon DP.
O vídeo acima mostra as mudanças e evolução nos gráficos do sistema de batalha dos jogos Pokémon Black e Pokémon White, contando desde as betas de 2008, até a versão final vendida nos lojas em setembro de 2010.
Já esse outro vídeo mostra todas as mudanças da Cidade de Castelia durante o desenvolvimento dos jogos Pokémon Black & White, desde as betas de 2009, até a versão final em inglês de 2011. Castelia foi a cidade que mais sofreu alterações durante a produção do jogo, sendo retocada até poucos meses antes do lançamento inicial do jogo no Japão. O vídeo acima mostra detalhes de como cada elemento do mapa foi meticulosamente posicionado para tornar esses jogos os melhores possíveis. Recomendo ativar as legendas em português para entender melhor.
Esse post será atualizado conforme eu descobrir mais coisas,
parece que as pessoas não exploraram muito o mapa das betas e a página
do tcrf ainda não atualizou. Fique de olho! Até lá, dá uma olhada no artigo sobre as ROMs beta de 1997 do Pokémon Gold & Silver do Game Boy.
Comentários
Postar um comentário